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Mensagem por E.R » 03 Dez 2022, 05:28

NOTÍCIAS
https://www.omelete.com.br/filmes/diret ... e-aladdin/

Em entrevista ao The Hollywood Repoter, o diretor Guy Ritchie, que dirigiu o live-action de Aladdin (2019), disse que o ator Will Smith está mais que convidado para retornar à sequência do título, já anunciada pela Disney.

"Nunca conheci um homem mais adorável, e trabalhar com ele foi uma das experiências mais maravilhosas e incríveis que já tive", disse o diretor à publicação. "Eu nunca vi nada além de um cavalheiro. Eu não teria nenhum problema em escalar Will Smith para qualquer coisa".
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Mensagem por Chapolin Gremista » 03 Dez 2022, 13:48

NOTÍCIAS
CINEMA E POLÍTICA
O cinema deve incendiar a vida
Assistir a um filme do casal Straub-Huillet é encontrar uma abordagem crítica e engajada sobre a conjuntura sócio-histórica

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Na semana passada, o cinema mundial perdeu um de seus criadores mais engajados: o diretor francês Jean-Marie Straub, aos 89 anos. Ao longo de 50 anos, ele e a esposa Danièle Huillet, falecida em 2006, dirigiram mais de 30 filmes que mostram um grande compromisso com a criação de uma arte que é política em sua essência. “O cinema deve atear fogo à vida”, disse ele em uma entrevista.

De fato, assistir a um filme do casal Straub-Huillet é encontrar uma abordagem crítica e engajada sobre a conjuntura sócio-histórica, que nos convida à reflexão e a estudos mais aprofundados sobre os temas e a forma escolhida para apresentá-los. Os cineastas foram, antes de tudo, artistas conscientes da importância do cinema como meio de apontar as contradições do sistema capitalista.

É o caso de Relações de Classe (Klassenverhältnisse, 1984), filme que escolhi para a análise desta semana. Trata-se de um longa-metragem baseado no romance de Franz Kafka, O Desaparecido ou Amerika, escrito na década de 1910, mas só publicado em 1927. Uma das características do cinema de Straub-Huillet é sempre usar um texto já existente como ponto de partida de seus filmes.

No enredo, acompanhamos as desventuras do jovem Karl Roßmann (Christian Heinisch) ao chegar nos Estado Unidos como um imigrante alemão. Os encontros e desencontros de Karl ao longo do caminho são marcados pelas relações de classe que o filme quer enfatizar como tema.

Em sua primeira cena importante, ainda dentro do navio que chega a Nova York, o vemos confrontar o capitão na defesa de um trabalhador que está sofrendo nas mãos de seu superior imediato. Seu papel de defensor é interrompido pela interferência de seu tio milionário, que estabelece qual deve ser seu lugar no mundo.

Após uma desobediência que o leva a perder as benevolências do tio, Karl parte em busca de sustento e acaba encontrando um emprego em um hotel, onde é contratado como ascensorista de elevador. Em um dado momento, ele perde o emprego e o que temos é uma encenação primorosa das relações de poder e de classe.

Karl está no seu posto de trabalho quando é interrompido por um conhecido que lhe pede dinheiro. O homem não está se sentindo bem e Karl o leva ao dormitório dos funcionários do hotel para descansar. Ao voltar ao trabalho, recebe a ordem de comparecer à gerência imediatamente.

O que vemos na sequência é a encenação de um julgamento. Karl é duramente repreendido por deixar o seu posto e a punição é seu imediato afastamento. Os papéis são definidos: a gerência do hotel, representando a classe média, está na posição de acusadora e seus argumentos distorcem as boas intenções do jovem. Karl é apresentado como um mentiroso, que se relaciona com vagabundos, bêbados e prostitutas. No papel de juiz está a burguesia, neste caso a dona do hotel, que profere a sentença de demissão, não dando a ele outra chance.

A representação do julgamento de Karl é claramente uma reflexão sobre a luta de classes dentro do sistema capitalista. Na diegese do filme, a cena é um espelho da que vimos no navio, quando Karl assumiu a posição de defensor. Aqui, não há ninguém para defendê-lo. De uma forma mais ampla, a cena representa, de maneira alegórica, a função da justiça dentro das condições estabelecidas pelo estado burguês. A opressão sobre Karl, que aqui está na posição de trabalhador, é brutal e qualquer ideia de sonho americano é cortada pela raiz.

Relações de Classe é um filme que convida a esquerda ao debate. Cada encontro de Karl com outros personagens pode ser objeto de discussão e de aprendizado. Vale ressaltar os aspectos formais da encenação. Há muitos estudos que classificam o cinema de Straub-Huillet como brechtiano, ou seja, vinculado às ideias do teatro épico, formuladas por Bertold Brecht, e de suas técnicas como o efeito de estranhamento.

De fato, o filme é narrativo, mas passa longe das fórmulas mais comerciais. Recentemente, discutimos essa questão em um texto sobre um filme de julgamento intitulado Argentina, 1985. É absolutamente evidente a diferença no ponto de vista de classe sobre o tema da justiça nos dois filmes.

Apesar de situar sua ação nos Estados Unidos, Relações de Classe foi todo filmado na Europa, com algumas cenas externas em solo americano (como a da Estátua da Liberdade). Todo falado em alemão e em preto e branco, é evidente que o filme foge da encenação dita como “realista” do cinema mais comercial, contrapondo-a. Aqui, claramente, há uma questão que envolve o ponto de vista sobre o narrado. Já sabemos que a narrativa mais comercial naturaliza os valores da classe dominante.

Um detalhe interessante está na sub-titulagem de Relações de Classe. Os subtítulos em inglês do vídeo que assisti são mínimos e permitem o entendimento do que está sendo dito no limite. É como se os autores nos obrigassem a ouvir alemão e a permanecer com os olhos nas imagens, algo que é limitante quando se tem que ler legendas. Para aquelas pessoas que, como eu, não falam alemão, o efeito de estranhamento é evidente. É impossível mergulhar no filme e perder-se, como um peixe fisgado, em sua encenação.

Para finalizar, deixo aqui alguns materiais interessantes para quem pretende se aventurar a assistir este filme:

Relações de Classe pode ser assistido no YouTube, de graça, com legendas em inglês, neste link.

Neste link do Vimeo, há um making of do cineasta Harun Farocki, ator no filme, sobre os ensaios em Relações de Classe e o trabalho com Straub-Huillet.

E, neste link, da revista Senses of Cinema, também em inglês infelizmente, há uma excelente entrevista sobre este filme que o casal concedeu em 1984.

https://causaoperaria.org.br/2022/o-cin ... ar-a-vida/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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Mensagem por E.R » 04 Dez 2022, 15:03

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Mensagem por E.R » 05 Dez 2022, 02:38

NOTÍCIAS
O ESTADO DE S.PAULO

Depois da pandemia de Covid-19, a questão das janelas de exibição no cinema – jargão no mercado para o tempo de espera entre a tela grande e outras mídias, como o streaming – virou uma questão sem solução para os produtores de filmes.

Se nos tempos das locadoras as produções só chegavam em vídeo três ou seis meses após o lançamento no cinema, hoje não há mais um padrão.

Esse foi um dos temas debatidos durante a semana passada no evento Ventana Sur, um dos mais importantes da indústria audiovisual latino-americana, em Buenos Aires, na Argentina.

Quando o financiamento é dos serviços de streaming, o espaço de negociação é mínimo : varia de zero a poucas semanas a exibição em salas de cinema.

Se a produção é independente – o que, na América Latina, geralmente inclui o uso de leis de incentivo do poder público –, o dilema que se estabelece é outro: bater o pé e exigir uma “janela” mais longa ou ceder para encontrar uma audiência maior nas plataformas ?

Por trás dessas questões está o fato de que filmes de baixo ou médio orçamento, como as produções mais artísticas e voltadas ao público adulto, estão sofrendo para encontrar uma audiência nesses tempos pós-pandemia. O público mais velho, ainda temendo a covid-19, resiste a voltar para o ambiente fechado dos cinemas.

Como resultado, blockbusters, como os filmes da Marvel ou da DC Comics, têm tido bons resultados nas bilheterias.

Enquanto isso, filmes de prestígio, incluindo o mais recente de Steven Spielberg – Os Fabelmans –, vêm encontrando dificuldade para achar seu público.

Esse dilema sobre as janelas de exibição, que parece insolúvel, foi tema de um painel do Projeto Paradiso, entidade filantrópica brasileira voltada a fomentar o planejamento e a busca de público para o cinema nacional.

Durante o painel, no entanto, mostrou-se que, em meio a tanta incertezas, algumas possibilidades de convencer o público a sair de casa estão aparecendo. Foi o que conseguiu a produtora La Unión de Los Rios, que realizou para a Amazon o sucesso Argentina 1985, com Ricardo Darín.

Depois de negociar com a plataforma duas semanas nos cinemas, disse a produtora Agustina Campbell no painel, outro problema se apresentou : as grandes redes de cinema se recusaram a exibir a película, que estaria disponível no Prime Video. Resultado : a produtora fez um acordo com redes independentes, que, segundo ela, abraçaram o conteúdo. “Foi emocionante de ver. E o filme trouxe o público adulto de volta para essas salas, que sofreram muito durante a pandemia”, disse.
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Mensagem por Pedro Gomes » 05 Dez 2022, 11:16


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Mensagem por E.R » 07 Dez 2022, 19:12

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Mensagem por E.R » 11 Dez 2022, 06:37

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Mensagem por E.R » 12 Dez 2022, 03:49

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Mensagem por E.R » 12 Dez 2022, 17:14

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Indicados ao Globo de Ouro 2023 :

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MELHOR FILME – DRAMA

. "Os Fabelmans"
. "Tár"
. "Top Gun : Maverick"
. "Avatar : O caminho da água"
. "Elvis"

MELHOR FILME - COMÉDIA/MUSICAL

. "Os Banshees de Inisherin"
. "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo"
. "Babilônia"
. "Glass Onion"
. "Triângulo da tristeza"

MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

. "Pinóquio"
. "Gato de Botas 2 : O Último Pedido"
. "Red : Crescer é uma Fera"
. "Inu-Oh"
. "Marcel the Shell with Shoes On"

MELHOR DIRETOR

. Steven Spielberg - "Os Fabelmans"
. James Cameron - "Avatar : O caminho da água"
. Baz Luhrmann - "Elvis"
. Daniel Kwan e Daniel Scheinert - "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo"
. Martin McDonagh, "Os Banshees de Inisherin"

MELHOR ATRIZ EM FILME – DRAMA

. Cate Blanchett - "Tár"
. Michelle Williams - "Os Fabelmans"
. Ana de Armas - "Blonde"
. Olivia Colman - "Império da luz"
. Viola Davis - "A mulher rei"

MELHOR ATRIZ EM FILME - COMÉDIA/MUSICAL

. Michelle Yeoh - "Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo"
. Emma Thompson - "Boa sorte, Leo Grande"
. Margot Robbie - "Babilônia"
. Anya Taylor-Joy - "O Menu"
. Lesley Manville - "Sra. Harris vai a Paris"

MELHOR ATOR EM FILME – DRAMA

. Brendan Fraser - "The Whale"
. Austin Butler - "Elvis"
. Hugh Jackman - "The son"
. Bill Nighy - "Living"
. Jeremy Pope - "The inspection"

MELHOR ATOR EM FILME - COMÉDIA/MUSICAL

. Colin Farrell, "Os Banshees de Inisherin"
. Daniel Craig, "Glass Onion: Um Mistério Knives Out"
. Adam Driver, "Ruído branco"
. Ralph Fiennes, "O Menu"
. Diego Calva, "Babilônia"

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM FILME

. Angela Bassett, "Pantera Negra : Wakanda para sempre"
. Kerry Condon, "Os Banshees de Inisherin"
. Carey Mulligan - "Ela disse"
. Jamie Lee Curtis, "Tudo em todo Lugar ao mesmo tempo"
. Dolly De Leon, "Triângulo da tristeza"

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM FILME

. Brendan Gleeson, "Os Banshees de Inisherin"
. Ke Huy Quan, "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo"
. Barry Keoghan, "Os Banshees de Inisherin"
. Eddie Redmayne, "O enfermeiro da noite"
. Brad Pitt, "Babilônia"

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL EM FILME

. "Hold My Hand", Lady Gaga ("Top Gun : Maverick")
. "Lift Me Up", Rihanna ("Pantera Negra : Wakanda para sempre")
. "Carolina", Taylor Swift ("Um Lugar Bem Longe Daqui")
. "Ciao Papa", Guillermo del Toro & Roeban Katz ("Pinóquio")
. "Naatu Naatu", Kala Bhairava, M. M. Keeravani, Rahul Sipligunj ("RRR")

MELHOR ROTEIRO

. Daniel Kwan & Daniel Scheinert, "Tudo em todo lugar ao mesmo tempo"
. Martin McDonagh, "Os Banshees de Inisherin"
. Todd Field, "Tár"
. Tony Kushner & Steven Spielberg, "Os Fabelmans"
. Sarah Polley, "Entre mulheres"
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Mensagem por Pedro Gomes » 12 Dez 2022, 23:22


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Mensagem por E.R » 14 Dez 2022, 00:26

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Mensagem por Pedro Gomes » 19 Dez 2022, 08:24


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Mensagem por E.R » 20 Dez 2022, 00:06

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Mensagem por Pedro Gomes » 21 Dez 2022, 12:06


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Mensagem por E.R » 22 Dez 2022, 00:56

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