Mundo

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 27 Nov 2022, 06:40

NOTÍCIAS
RESISTINDO AO IMPERIALISMO
A resistência diária de Cuba contra o bloqueio
No início do mês, o jornal Granma fez uma crônica sobre os cidadãos comuns e sua vida diante do bloqueio econômico dos EUA

Imagem
─Leticia Martínez Hernández e Ronald Suárez Rivas, Granma ─ Em Mántua — a mais de 200 quilômetros de Havana — o primeiro-secretário do Comitê Central do Partido e presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, acompanhou, em 3 de novembro, a votação contra o bloqueio nas Nações Unidas.

Ali, onde, por mais de um mês, vem se lidando com os danos de um furacão muito intenso, e por mais de 60 anos —tal como na Ilha como um todo — contra o furacão permanente de hostilidade do governo dos EUA, o presidente testemunhou como a tela da Assembléia Geral foi pintada de verde, acima dos pouquíssimos pontos amarelos e vermelhos. Houve 185 votos a favor, dois contra e duas abstenções sobre a Resolução que Cuba apresenta há 30 anos.

Os punhos levantados em sinal de vitória comovente e os aplausos em um modesto salão onde se falava de mais de mil casas danificadas (44% recuperadas), do restabelecimento da água, da eletricidade e das comunicações no município, foram a essência da visita deste dia a Pinar del Río. Em outras palavras, um país que sofre um bloqueio brutal e que se levanta todos os dias para superá-lo.

Foi a oitava visita do chefe de Estado ao território, desde que Ian entrou por La Coloma e saiu por Puerto Esperanza, derrubando tudo o que podia em seu caminho.

Desta vez a rota foi Sandino, Guane e Mántua, que estão recuperando suas vidas diárias, com as feridas de suas casas danificadas ainda abertas: 2.106 em Sandino; 4.352 em Guane; e 1.166 em Mántua.

«É significativo que, precisamente quando este apoio a Cuba está acontecendo, estamos aqui em Mántua, em Pinar del Río, compartilhando com nosso povo, porque este reconhecimento da comunidade internacional na luta contra o bloqueio, além de reconhecer os valores da Revolução Cubana, é um reconhecimento do heroísmo deste povo do qual todos fazemos parte», disse Díaz-Canel a dezenas de mantuenses que se reuniram na cidade quando souberam que o primeiro-secretário estava lá.

No que mais parecia um ato de fervor pela retumbante vitória do que uma das habituais trocas que ocorrem nestes passeios, o presidente salientou que, com um bloqueio intensificado, mais a passagem de um ciclone que nos devastou, nosso povo fez o impossível, e em todos os municípios da província trabalharam muito duro. «Este heroísmo do povo cubano é o que faz o mundo nos entender e nos apoiar», disse.

O percurso começou em Sandino, onde o presidente visitou uma horta organopônica e o Combinado de Lacticínios do município, e trocou informações com as autoridades locais e a população sobre a recuperação do território, o mais ocidental da província. Reconheceu a agilidade com que «se restabeleceram», e a solidariedade demonstrada quando suas brigadas, após recuperarem os danos ali causados, passaram para outras localidades.

Díaz-Canel — acompanhado pelo vice-primeiro ministro Alejandro Gil Fernández, e por Gerardo Hernández Nordelo, herói da República e coordenador nacional do Comitês de Defesa da revolução (CDRs)— foi então para Guane, onde visitou a fábrica de impregnação de postes telefônicos e elétricos, que está em altíssima demanda nesta fase de recuperação.

Também visitou a escola primária Celestino Pacheco, que foi resgatada dos danos causados por Ian, e que pôde continuar seu curso educacional.

O chefe de Estado visitou então Maria de los Ángeles Dorta, conhecida no bairro como Pupy, para quem está sendo construída uma confortável casa de madeira com dois quartos, uma sala, cozinha e banheiro. Este é um projeto piloto, que será montado em cerca de dez dias e que, devido à sua força e facilidade de construção, deverá ser estendido ao resto da província.

Aqui também chegou à serraria Combate de las Tenerías, uma das maiores do país, onde a azáfama é constante, tendo em vista a colheita do fumo e a recuperação das casas.

E tudo isso estava acontecendo enquanto na ONU o mundo estava cerrando fileiras com Cuba em sua batalha contra o bloqueio, e o ministro das Relações Exteriores Bruno Rodríguez Parrilla falava em nome desta Ilha que resiste e cria.

Eu o faço, disse, «em nome do povo corajoso, nobre e digno de Cuba, que apesar das adversidades não foi e não será derrotado; em nome de nossas crianças e jovens, que se opõem às políticas de ódio, mas sofrem seus efeitos cruéis; em nome das gerações de cubanos que nasceram e daqueles que nascerão sob o mais cruel e prolongado sistema de medidas coercitivas jamais aplicado contra qualquer país, e que deve ser abolido, para o bem de todos».

Continuaremos fazendo progressos na recuperação

Embora ainda haja muito a ser feito, o primeiro-ministro Manuel Marrero Cruz disse nesta província que foi feito um trabalho duro para apagar os vestígios do furacão Ian.

O chefe de governo visitou áreas relacionadas com a produção de alimentos e materiais de construção, a construção de casas para as vítimas e a reabilitação dos objetivos sociais afetados pela tempestade.

Perguntou que progressos foram feitos e que questões estão impedindo novos resultados, bem como questões sensíveis como a situação das famílias cujas casas foram completamente destruídas.

No município de Consolación del Sur, o segundo mais populoso de Pinar del Río, e um dos mais atingidos por Ian, ele soube que mais de 17.900 famílias foram afetadas, das quais apenas 1.657 puderam ter acesso a materiais.

Marrero Cruz perguntou sobre o funcionamento dos escritórios, o ritmo de construção e a previsão do tempo necessário para que o território complete a recuperação.

A este respeito, René Mesa Villafaña, ministro da Construção, assinalou que existem municípios que concentraram os materiais em um só lugar, enquanto o resto dos pontos permanecem sem abastecimento, e até garantiu que os recursos nem sempre estão localizados onde tem mais moradores afetados.

Vivian Rodríguez Rodríguez, diretora nacional de Habitação, advertiu que não há correspondência entre a quantidade de materiais que foram vendidos e o número de casas que foram recuperadas.

Neste sentido, disse que não resolvemos problemas quando entregamos os recursos, mas quando o problema é resolvido.

Outro dos obstáculos que têm impedido o progresso da recuperação tem sido a falta de ferramentas, uma questão sobre a qual o também membro do Bureau Político do Comitê Central do Partido pediu para tirar experiências de outras províncias, onde muitos utensílios são feitos a partir do uso de aparas e indústrias locais.

Na creche Clodomira Acosta, no município de Consolación del Sur, pôde apreciar o trabalho das crianças que compõem La Colmenita daquele território, e a forma de funcionamento da instituição, apesar dos danos causados pelo furacão.

O chefe do Governo aproveitou a oportunidade para entregar uma doação de brinquedos, enviados pelos filhos do pessoal diplomático que trabalha na embaixada de Cuba na França.

Marrero Cruz explicou que, em seu trânsito por Paris, como parte de sua recente viagem pelos países asiáticos, o embaixador cubano naquela nação lhe falou sobre a iniciativa que os filhos de nossos funcionários de lá haviam tomado espontaneamente, depois de saber dos enormes danos causados por Ian em Pinar del Río.

Outro dos objetivos da visita foi a fazenda El Mango, pertencente ao agricultor Amado Blanco Rodríguez, ligado à Empresa Integral e de Fumode Consolación del Sur, onde esteve interessado na estratégia de replantio das áreas danificadas e das culturas que estarão disponíveis para a população até o final do ano.

Também recebeu uma explicação detalhada das ações que estão sendo realizadas para garantir a campanha do fumo. Entre elas, a construção acelerada de cerca de 600 casas de secagem natural, que devem estar prontas o mais tardar até fevereiro.

«Muito trabalho duro foi feito na província», disse o primeiro-ministro.

No Conselho Municipal de Defesa, perguntou sobre a recuperação de serviços vitais como eletricidade, que atualmente atinge 93% dos clientes, e instou a tomar todas as precauções para evitar outro incidente como aquele que custou a vida, nos últimos dias, de um jovem eletricitário da província de Camaguey, que estava trabalhando em Pinar del Río.

A pedreira Reinaldo Mora e o centro de criação de suínos El Tigre também foram incluídos na visita, na qual foi acompanhado por Rubén Ramos Moreno, o governador provincial.

Como de costume nestas visitas, o chefe de Governo também trocou com as pessoas que vieram ao seu encontro, e afirmou que, embora não seja possível resolver todos os problemas deixados pelo furacão ao mesmo tempo, continuaremos progredindo na recuperação.

https://causaoperaria.org.br/2022/a-res ... -bloqueio/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 30 Nov 2022, 02:22

Eu estava conversando com americanos no DISCORD e reparei como muitos deles nem fazem ideia que o EUA produz um embargo contra vários países, Cuba é apenas mais um.


NOTÍCIAS
EMBAIXADOR CUBANO NA ONU
“Bloqueio dos EUA é o maior obstáculo para prosperidade de Cuba”
ONU realizou novamente votação pelo fim do embargo

Imagem
Embaixador de Cuba, Pedro Luis Pedroso Cuesta, afirmou que o bloqueio econômico, comercial e financeiro dos EUA, que já dura 60 anos, é o principal empecilho para o desenvolvimento da ilha.

A Organização das Nações Unidas (ONU) votou, pelo 30° ano seguido o fim desse bloqueio. Durante a votação, 185 nações foram a favor do fim do embargo, duas se abstiveram (Brasil e Ucrânia) e EUA, assim como Israel, foram contra o término do bloqueio. As autoridades cubanas ressaltam que a medida causa prejuízos na casa dos bilhões de dólares.

Os EUA justificam o embargo afirmando que o governo cubano viola direitos humanos, além de apoiar Nicolás Maduro na Venezuela.

As consequências da medida impactam diretamente a população cubana, que tem dificuldades para acessar bens básicos, como alimentos e remédios.


https://causaoperaria.org.br/2022/bloqu ... e-de-cuba/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45374
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mundo

Mensagem por Barbano » 30 Nov 2022, 08:32

Se parassem de violar direitos humanos e de apoiar o ditador Maduro, acho que seria válido rever o embargo. Como não fazem isso, que se lasquem.

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 30 Nov 2022, 12:22

Como se os EUA se preocupassem por direitos humanos, logo eles os que jogam bombas nos países que não são ''civilizados''... :lol:
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 30 Nov 2022, 21:37

NOTÍCIAS
SABOTAGEM IMPERIALISTA
Parlamento Europeu corta laços com Irã em claro apoio golpista
Organização do imperialismo europeu intervém ilegalmente nos assuntos internos do país persa

Imagem
Seguindo a campanha e o movimento golpista contra o Irã, o Parlamento Europeu interrompe as relações com o país como forma de apoiar as manifestações imperialistas que acontecem na região.

O anúncio foi feito pela presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que destacou que está do lado do povo iraniano que está nas ruas protestando.

O governo do Irã recentemente afirmou que as políticas direcionadas aos direitos humanos são contraprodutivas, já que não acrescentam em nada para garantir os direitos do povo na comunidade internacional.

Embora o Irã tenha oferecido ajuda com relação à crise energética na Europa, o imperialismo europeu tem enviado espiões e agentes estrangeiros para desestabilizar o governo do país do Oriente Médio.



https://causaoperaria.org.br/2022/parla ... -golpista/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 01 Dez 2022, 03:03





Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 02 Dez 2022, 01:50

NOTÍCIAS
DEMOCRACIA OPERÁRIA
Cuba convoca eleições nacionais
As eleições para eleger os deputados à Assembleia Nacional do Poder Popular para um mandato de cinco anos serão realizadas em 26 de março de 2023

Imagem
─Granma ─ O Conselho de Estado, de acordo com as disposições da Constituição da República e da Lei nº 127: Lei Eleitoral de 13 de julho de 2019, concordou em convocar os eleitores da República para as eleições nacionais.

As eleições para eleger os deputados à Assembleia Nacional do Poder Popular para um mandato de cinco anos serão realizadas em 26 de março de 2023.

Uma vez terminadas as eleições, o Conselho Nacional Eleitoral informará nosso povo sobre os resultados.

https://causaoperaria.org.br/2022/cuba- ... nacionais/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 03 Dez 2022, 02:27

NOTÍCIAS
FOME
Com crise, britânicos são obrigados a comer ração para cães
Situação desesperadora causada pela inflação mais alta das últimas décadas é noticiada até mesmo pela BBC

Imagem
Agrave crise econômica no Reino Unido já está fazendo com que a população do Reino Unido chegue a medidas desesperadoras. De acordo com meios de comunicação biritânicos, as pessoas estão recorrendo a comidas de cachorro, porque já não podem comprar alimentos de verdade nos mercados.

Os jornais do país também relatam que o preço dos alimentos aumentaram novamente no mês passado, com o valor acrescido em 12% em relação ao ano anterior.

Em entrevista para a agência de notícias BBC, Mark Seed, que dirige um projeto comunitário em Trowbridge, ao leste de Cardiff, afirmou que há pessoas que tentam esquentar comida, quando conseguem, no radiador ou por meio de uma vela. Ele ainda disse que o governo precisa mudar a política e voltar-se para a população.

Os funcionários da organização falam que o salário pago às pessoas não é o suficiente para comprar o essencial, já que a crise aumentou o custo de vida, refletindo a crise histórica em que o Reino Unido, assim como outros importantes países da Europa, se encontra.



https://causaoperaria.org.br/2022/com-c ... para-caes/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 03 Dez 2022, 15:02

NOTÍCIAS
AMÉRICA CENTRAL
Situação política no Haiti é de caos total
País passa por uma situação de crise aguda, com intervenções imperialistas e protestos massivos

Imagem
Há vários meses, a cidade haitiana de Cabaret, ao norte de Porto Príncipe (capital), vem sofrendo com vários ataques promovidos por gangues locais. Um dos ataques ceifou a vida de 12 pessoas, além de incendiar várias casas. Segundo o prefeito da cidade, Joseph Guillaume, “os bandidos voltaram à região após terem sido perseguidos há alguns dias pela polícia e por membros da comunidade. Esta manhã descobrimos vários cadáveres carbonizados”. Além desse episódio relatado pelo prefeito, no dia 11 de novembro alguns membros dessas gangues já haviam incendiado um carro blindado da polícia em Porto Príncipe.

“Um dos pontos mais importantes do país, que fica na região, não pode funcionar há vários dias. Nossos cidadãos vivem com medo de ser atacados”, disse Joseph Guilaume.

Essa violência pela qual passa o Haiti é mais uma de um longo processo de crise social, política e econômica, intensificado sobretudo após o assassinato do presidente Jovenel Moisse, ocorrido em julho de 2021. O Ministro das Relações Exteriores do Haiti, Jean Victor Geneus, na Assembleia Geral das Nações Unidas, ocorrida em 24 de setembro deste ano, disse que o país, para resolver esse caos político, precisaria do “apoio efetivo de nossos parceiros”, o que se somou como um pedido de intervenção militar estrangeira a outros realizados por representantes do governo do primeiro-ministro Ariel Henry.

Corriqueiramente atingido por problemas ambientais como terremotos e furacões, o Haiti foi um dos primeiros países a conquistar sua independência da França, em 1804, mas atualmente deve continuar resolvendo seus problemas com a gerência de seu próprio povo, pois as intervenções imperialistas dos americanos foram nefastas para o desenvolvimento e soberania do país. Os americanos ocuparam o Haiti de 1915 a 1934; depois apoiaram uma ditadura de 1957 a 1986; apoiaram dois golpes contra o presidente Jean-Bertrand Aristide, um progressista, em 1991 e 2004, além de o país ter passado também por uma intervenção da Organização das Nações Unidas (ONU) entre os anos de 2004 a 2017, mostrando que essas intervenções só aprofundaram a crise social, política e econômica que hoje assola a nação, cuja maior parte da população não tem acesso à água potável, à saúde, à educação e moradia dignas. Com cerca de 11,4 milhões de habitantes, mais de 4 milhões sofrem com a fome e cerca de 70% com desemprego.

Se o país tiver que receber algum apoio terá que ser de forma muito equilibrada e sem qualquer ingerência com relação à vontade de seus governantes e do seu próprio povo, pois o saldo dessas intervenções externas não trouxe prosperidade e nem condições adequadas para a efetivação da soberania haitiana.

https://causaoperaria.org.br/2022/situa ... aos-total/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 04 Dez 2022, 13:26

NOTÍCIAS
2 BILHÕES DE DÓLARES
Alvo do imperialismo, Irã inicia construção de usina nuclear
Conhecida como Karoon, a usina deve ser concluída em 8 anos e custará cerca de dois bilhões de dólares ao país

Imagem
Neste sábado (03), segundo comunicado da imprensa estatal iraniana, o Irã iniciou a construção de uma nova usina nuclear no sudoeste do país. Conhecida como Karoon, ela terá potência de 300 megawatts e custará cerca de US$2 bilhões (mais de 10 bilhões de reais). As obras devem ser finalizadas em cerca de 8 anos.

O anúncio ocorreu duas semanas após o país persa declarar que conseguiu enriquecer urânio a 60% de pureza, algo que levantou alarde ao imperialismo uma vez que o Irã já consegue produzir armas nucleares mais básicas.

O desenvolvimento cada vez mais acelerado do programa nuclear iraniano é ainda mais uma prova do porquê o imperialismo está atacando o país com tanta veemência nos últimos meses. Os protestos golpistas que vêm ocorrendo no Irã são parte disso, uma tentativa do imperialismo de invadir o país e acabar com a sua soberania, impedindo que se desenvolva como uma força anti-imperialista no Oriente Médio.




https://causaoperaria.org.br/2022/alvo- ... a-nuclear/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 06 Dez 2022, 01:37

NOTÍCIAS
GUERRA NA UCRÂNIA
Italianos protestaram contra o envio de armas para a Ucrânia
Povo italiano se coloca contra os interesses do imperialismo norte-americano

Imagem
Aguerra na Ucrânia segue rendendo novos acontecimentos. Dessa vez, na Itália, a população protestou contra o envio de armamento para a Ucrânia no enfrentamento contra a Rússia. No centro de Milão, centenas de pessoas se reuniram para condenar o envio de armar e as sanções impostas contra a Rússia. Os manifestantes, inclusive, levaram uma faixa com os seguintes dizeres: “Basta de armas para Kiev e sanções contra a Rússia”.

Ameo Avondet, um dos organizadores do ato, deu esta declaração: “Nosso país, por causa da política do governo, está pagando pelas consequências da crise pagando aos ricos, às multinacionais e aos Estados Unidos”. Ele ainda complementa: “Agora a Itália está ocupada por base dos EUA e da OTAN, e não se deve ter medo de dizer que 17.000 soldados estão na Itália e mantêm nosso governo sob a mira de uma arma”.

Depois do início do conflito na Ucrânia, muitas sanções foram impostas à Rússia, o que levou ao aumento do preço de alimentos e combustíveis, levando a Europa a uma grave crise social e econômica.

https://causaoperaria.org.br/2022/itali ... a-ucrania/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 06 Dez 2022, 17:39

NOTÍCIAS
ARGENTINA
Juízes e Clarín conspiram para prender Cristina Kirchner
Presidente argentino determinou abertura de investigação sobre o caso

Imagem
Alberto Fernández, atual presidente da Argentina, declarou que iniciará uma investigação sobre um encontro entre juízes e diretores do Grupo Clarín, veículo de comunicação que faz oposição ao governo, na mansão do inglês Joe Lewis, na Patagônia, assim como sobre o financiamento da viagem.

A determinação foi dada após uma publicação do jornal Tiempo Argentino, divulgada no último domingo (04/12). O veículo teve acesso ao que foi dito na reunião por meio de um grupo de Telegram, chamado “Operación de Página 12”.

O nome é relacionado ao jornal Página 12, que expôs o encontro na mansão do britânico e divulgou a ligação de integrantes do Judiciário e aliados do ex-presidente argentino Mauricio Macri.

Entre os nomes que estavam presentes na reunião, destacam-se o de Julián Ercolini, um dos juízes que lidera o processo contra Kirchner, o de Marcelo D’Alessandro, ministro da Justiça de Buenos Aires, Tomás Reinke, empresário especialista em campanhas digitais, e Leo Bergroth, ex-membro da Agência Federal de Inteligência.

Na conversa divulgada, era discutido como falsificar as provas sobre a viagem e sobre como mostrar que cada um arcou com as próprias despesas.



https://causaoperaria.org.br/2022/juize ... -kirchner/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Mundo

Mensagem por E.R » 06 Dez 2022, 18:37

NOTÍCIAS
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022 ... pcao.ghtml

Imagem

A vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi condenada pela Justiça de seu país nesta terça-feira a 6 anos de prisão pela acusação de ter sido a chefe de uma organização criminosa para desviar dinheiro do Estado.

Apesar da condenação, Cristina Kirchner não vai ser presa porque tem foro privilegiado. Na Argentina, o vice-presidente também ocupa o cargo de presidente do Senado.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Mundo

Mensagem por E.R » 07 Dez 2022, 16:55

NOTÍCIAS
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Mundo

Mensagem por E.R » 12 Dez 2022, 08:52

NOTÍCIAS
https://oglobo.globo.com/mundo/

Imagem

Roger García Ordaz não esconde suas muitas tentativas de fuga. Ele tentou deixar Cuba 11 vezes em barcos feitos de madeira, isopor e resina, e tem uma tatuagem para cada tentativa fracassada, incluindo três contratempos de barco e oito vezes pego no mar pela Guarda Costeira dos Estados Unidos e enviado de volta para casa.

Centenas de barcos precários de fabricação caseira partiram este ano da costa de Baracoa, uma vila de pescadores a oeste de Havana onde mora García, 34 anos, mora. Os moradores locais chamam a cidade de "Terminal Três".

— Claro que vou continuar me jogando no mar até chegar lá — conta. — Ou se o mar quiser tirar minha vida, que assim seja.

As condições de vida em Cuba sob o regime comunista há muito são precárias, mas hoje, o agravamento da pobreza e a desesperança desencadearam o maior êxodo da nação insular caribenha desde que Fidel Castro chegou ao poder, mais de meio século atrás.

Cuba foi atingida por um golpe duplo de sanções mais rígidas dos Estados Unidos e pela pandemia de Covid-19, que impactou em uma das principais fontes de renda de Cuba — a indústria do turismo.

A comida tornou-se ainda mais escassa e cara, as filas se formam antes do amanhecer nas portas das farmácias com poucos suprimentos e milhões de pessoas enfrentam blecautes diários de horas de duração.

No ano passado, cerca de 250 mil cubanos, mais de 2% dos 11 milhões de habitantes da ilha, migraram para os Estados Unidos, a maioria deles chegando à fronteira sul por terra, segundo dados do governo americano.

Mesmo para uma nação conhecida pelo êxodo em massa, a onda atual é notável — maior do que o Êxodo de Mariel em 1980 e a crise das jangadas cubanas de 1994 juntas, até recentemente os dois maiores eventos migratórios da ilha.

A avalanche de cubanos saindo também se tornou um desafio para os Estados Unidos. Agora uma das maiores fontes de migrantes depois do México, Cuba se tornou um dos principais contribuintes para o fluxo de migrantes na fronteira Estados Unidos-México, que tem sido uma grande responsabilidade política para o presidente Joe Biden e que o governo considera um sério problema de segurança nacional.

— Os números de Cuba são históricos e todos reconhecem isso — confessa um alto funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

Washington anunciou recentemente que reiniciaria os serviços consulares em Havana em janeiro e emitiria pelo menos 20 mil vistos para cubanos no próximo ano, segundo acordos de longa data entre as duas nações. Assim, as autoridades esperam dissuadir algumas pessoas de tentar fazer viagens perigosas para os Estados Unidos.

Havana concordou em voltar a aceitar voos dos Estados Unidos de cubanos deportados, outra medida para tentar desencorajar a migração.

O governo Biden também reverteu o limite de dinheiro que os cubano-americanos podem enviar para parentes e licenciou uma empresa americana para processar as transferências eletrônicas para Cuba.

O governo cubano há muito culpa as sanções de Washington e um embargo comercial de décadas por prejudicar a economia do país e expulsar as pessoas da ilha, e diz que uma lei em vigor desde 1966 que dá à maioria dos cubanos que atendem a certos critérios um caminho rápido para a residência é a principal razão para os surtos de migração.

A lei assume essencialmente que todos os cubanos são refugiados políticos que precisam de proteção, mas tem sido amplamente criticada por conceder-lhes privilégios que não são concedidos a nenhuma outra nacionalidade.

Mas Cuba também tem uma longa história de usar a migração para livrar a nação daqueles que considera descontentes. Quando a agitação política crescia, Fidel Castro declarava publicamente aos agitadores — ele os chamava de "degenerados" e "vermes" — boa viagem.

A queda livre de Cuba foi acelerada pela pandemia : nos últimos três anos, as reservas financeiras de Cuba diminuíram e o país tem lutado para abastecer as prateleiras da costa. As importações — principalmente alimentos e combustível — caíram pela metade. A situação é tão terrível que a companhia elétrica do governo se gabou neste mês de que o serviço elétrico funcionou ininterruptamente naquele dia por 13 horas e 13 minutos.

No ano passado, fartos do declínio econômico e da falta de liberdade agravada pelo bloqueio imposto pela política de contenção da Covid-19, dezenas de milhares de cubanos foram às ruas nos maiores protestos antigovernamentais em décadas. Seguiu-se uma repressão, com quase 700 pessoas ainda presas, de acordo com um grupo cubano de direitos humanos.

Cubanos com menos recursos tentam sair construindo barcos improvisados, e pelo menos 100 morreram no mar desde 2020, segundo a Guarda Costeira dos EUA. O órgão americano interceptou quase 3 mil cubanos no mar apenas nos últimos dois meses.

Mas hoje em dia a maioria dos migrantes cubanos voa para fora da ilha, com parentes no exterior muitas vezes pagando a passagem aérea, seguida de uma difícil viagem por terra. Cuba suspendeu a exigência de visto de saída por via aérea há uma década, embora ainda seja ilegal sair por mar.

As comportas se abriram no ano passado, quando a Nicarágua deixou de exigir visto de entrada para os cubanos. Dezenas de milhares de pessoas venderam suas casas e pertences e voaram para Manágua, pagando contrabandistas para ajudá-los a fazer a viagem de cerca de 2.736 km por terra até a fronteira dos Estados Unidos.

Katrin Hansing, antropóloga da City University de Nova York que está de licença sabática na ilha, observou que os números crescentes de migração não representam os milhares que partiram para outros países, incluindo Sérvia e Rússia.

— Esta é a maior fuga de cérebros quantitativa e qualitativa que este país já teve desde a revolução — avalia. — São os melhores, os mais brilhantes e os que têm mais energia.

A partida de muitos cubanos mais jovens e em idade de trabalhar augura um futuro demográfico sombrio para um país onde a expectativa média de vida de 78 anos é maior do que no restante da região, disseram especialistas. O governo mal consegue pagar as magras pensões de que depende a população idosa do país.

A hemorragia de cubanos de sua terra natal é nada menos que “devastadora”, disse Elaine Acosta González, pesquisadora associada da Florida International University.

— Cuba está se despovoando — afirma.

Apenas alguns anos atrás, o futuro do país parecia muito diferente. Com o governo Obama afrouxando as restrições às viagens a Cuba, os turistas americanos injetaram dólares no incipiente setor privado da ilha.

Agora, as viagens estão, de novo, severamente limitadas e os anos de crise econômica extinguiram para muitos cubanos as últimas brasas de otimismo.
Imagem
Imagem
Imagem

Responder