Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Ligoiho
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: . . .
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Ligoiho » 19 Nov 2022, 10:08

Extraí um drum track de uma música que achei um pouco parecida com a da segunda parte da clarineta. É de uma música do Giampiero Boneschi.

Ricardo Moro
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Coritiba
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 18 vezes

Mensagem por Ricardo Moro » 19 Nov 2022, 11:10

Chamone escreveu:
18 Nov 2022, 20:28
Red Caboose escreveu:
18 Nov 2022, 19:52

É que eu analisando melhor o trecho do Veja o Gordo... Sei lá... Me pareceu soar mais como uma "variação da BGM", tipo, uma trilha separada, do que uma continuação

Mas, é só teoria
Bom insight, pois existe precedente onde uma composição tem várias versões no mesmo disco. E aquela parte que foi revelada no Veja o Gordo não parece ter a mesma energia do que a gente entende como o início da trilha. Mas eu ainda penso que são partes de uma mesma faixa.

Eu mesmo quero fazer uma recriação usando o software do Playstation 1, mas são notas demais e não achei um bom jeito de fazer um link dessas partes existentes.

Edit: Eu estou ouvindo aquela montagem com velocidade reduzida só imaginando o trabalho para transpor as notas. Quando ouço a original ela parece que está na velocidade da luz. Mas daí daí veio uma constatação, esse trecho inicial é sim ao meu ver tocado rápido demais. Baseado nisso vou lançar outro insight:

O instrumento no trecho inicial da trilha não está sendo tocado na velocidade em que foi gravado.

Explicando o processo: No estúdio de gravação o instrumentista grava sua parte sobre o instrumental previamente gravado em velocidade reduzida. Quando a gravação é reproduzida na velocidade normal isto se inverte, a parte do instrumentista parece ser a mais rápida. Esta técnica foi famosamente usada pelos Beatles na canção "In My Life" onde o solo de "cravo" na verdade é um piano acelerado.

Se o instrumento for um clarinete (uma tese que defendo) isto faz todo sentido pois existem alguns disparos de notas absurdamente rápidos. E se o efeito o efeito por cima do instrumento for uma espécie de Wah-wah, que é controlado por um pedal, ele seria mais fácil de controlar em uma velocidade reduzida, pois os "miados" (não achei palavra melhor, desculpe) são precisamente controlados. Então o processo de montagem da gravação seria:

velocidade reduzida -> performance clarinete + efeito pedal -> velocidade normal

Não estou seguro desta teoria, mas ela faz mais sentido que a explicação simples do moog. Nenhum moog na história soa como nessa gravação.
@Chamone e quanto a primeira parte da música, você não levaria em consideração ser um talkbox ou vocoder? Sempre fiquei com isso na cabeça, mesmo vendo os vídeos de guitarra com wah-wah não consigo imaginar isso sendo uma guitarra, parece ser algo falado mesmo.

Tem uma bgm do Boneschi que o som da bateria é exatamente o mesmo porém é de 1971, vejo que o pessoal tem procurado algo mais dos anos 80. Quem sabe essa bgm do chapolin possa ser mais antiga ainda.

Tem um album do Boneschi de 1974 em que todas as faixas tem a possível duração aproximada da bgm porém não encontrei na internet.

https://www.discogs.com/fr/release/1403 ... nic-Mosaic

O consenso é de que o possível autor seja esse Boneschi porém tudo é achismo mesmo. Pelo menos vai mantendo o tópico vivo.

Ricardo Moro
Membro
Membro
Time de Futebol: Coritiba
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 18 vezes

Mensagem por Ricardo Moro » 19 Nov 2022, 11:15

Red Caboose escreveu:
18 Nov 2022, 18:51
Tá... Pergunta idiota:
E se essa música tiver uma variação?
Tipo: "Comedy Theme #1", "Comedy Theme #2", "Synthet Polka A", "Synthet Polka B"? :ponder:

Bom, talvez não, mas... Só uma pergunta mesmo, quem souber, me responde
Desculpem o repost, mas seria algo assim? Vejam mais uma do Boneschi!

https://www.discogs.com/fr/release/6621 ... Synthetics

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 19 Nov 2022, 11:39

Ricardo Moro escreveu:
19 Nov 2022, 11:15
Red Caboose escreveu:
18 Nov 2022, 18:51
Tá... Pergunta idiota:
E se essa música tiver uma variação?
Tipo: "Comedy Theme #1", "Comedy Theme #2", "Synthet Polka A", "Synthet Polka B"? :ponder:

Bom, talvez não, mas... Só uma pergunta mesmo, quem souber, me responde

Isso são músicas diferentes. É tipo Mambo no. 5, mambo no. 6 e vai indo. Não são variações.

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 582 vezes

Mensagem por Chamone » 19 Nov 2022, 12:54

Ricardo Moro escreveu:
19 Nov 2022, 11:10

@Chamone e quanto a primeira parte da música, você não levaria em consideração ser um talkbox ou vocoder? Sempre fiquei com isso na cabeça, mesmo vendo os vídeos de guitarra com wah-wah não consigo imaginar isso sendo uma guitarra, parece ser algo falado mesmo.
Este short explica a diferença entre talkbox e vocoder, portanto não é nenhum dos dois. apesar de ser uma técnica contemporânea.

Eu sei de um único exemplo de voz com wah-wah onde é possível discernir palavras sendo ditas. A trilha não indica qualquer linguagem humana, e sim possivelmente fraseados de clarinete embaixo de um efeito.
Ricardo Moro escreveu:

Tem uma bgm do Boneschi que o som da bateria é exatamente o mesmo porém é de 1971, vejo que o pessoal tem procurado algo mais dos anos 80. Quem sabe essa bgm do chapolin possa ser mais antiga ainda.

Tem um album do Boneschi de 1974 em que todas as faixas tem a possível duração aproximada da bgm porém não encontrei na internet.

O consenso é de que o possível autor seja esse Boneschi porém tudo é achismo mesmo. Pelo menos vai mantendo o tópico vivo.
Não é consenso algum. Eu mesmo trouxe esse autor para o tópico e pesquisei boa parte dos releases dele nos anos 70, inclusive coisas que não estão em nome próprio e participações. Coisas que tenho do Boneschi:

Imagem

Entenda que contextualmente esses autores compõe para um único instrumento. O Boneschi compõe primariamente para teclado com a ocasional participação de um clarinetista então em raras ocasiões o arranjo se aproxima.

De tudo que ouvi de trilha branca os italianos são os que mais usam essas drum machines primitivas com instrumentos tradicionais especialmente em discos com temas humorísticos e infantis.

No caso específico da trilha acredito que seja composição e performance de um clarinetista de ponta a ponta.

E eu não faço essas afirmações no vácuo. Eu ouvi literalmente milhares de faixas de trilhas brancas nos últimos meses.
(...)

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 19 Nov 2022, 14:53

Chamone escreveu:
19 Nov 2022, 12:54
Ricardo Moro escreveu:

Este short explica a diferença entre talkbox e vocoder, portanto não é nenhum dos dois. apesar de ser uma técnica contemporânea.

Eu sei de um único exemplo de voz com wah-wah onde é possível discernir palavras sendo ditas. A trilha não indica qualquer linguagem humana, e sim possivelmente fraseados de clarinete embaixo de um efeito.
Ricardo Moro escreveu:

Não é consenso algum. Eu mesmo trouxe esse autor para o tópico e pesquisei boa parte dos releases dele nos anos 70, inclusive coisas que não estão em nome próprio e participações. Coisas que tenho do Boneschi:

Imagem

Entenda que contextualmente esses autores compõe para um único instrumento. O Boneschi compõe primariamente para teclado com a ocasional participação de um clarinetista então em raras ocasiões o arranjo se aproxima.

De tudo que ouvi de trilha branca os italianos são os que mais usam essas drum machines primitivas com instrumentos tradicionais especialmente em discos com temas humorísticos e infantis.

No caso específico da trilha acredito que seja composição e performance de um clarinetista de ponta a ponta.

E eu não faço essas afirmações no vácuo. Eu ouvi literalmente milhares de faixas de trilhas brancas nos últimos meses.
Pra ser um clarinete, tem que estar bem sintetizado mesmo, porque não aparenta ser.
E se tentássemos aproximar a primeira parte do clarinete que já foi comprovada ser igual a parte sintetizada com o início editando e colocando efeitos para poder confirmar se pode ou não ser um clarinete? (Ficou confuso, eu sei)

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 19 Nov 2022, 15:34

Ligoiho escreveu:
19 Nov 2022, 14:53
Pra ser um clarinete, tem que estar bem sintetizado mesmo, porque não aparenta ser.
E se tentássemos aproximar a primeira parte do clarinete que já foi comprovada ser igual a parte sintetizada com o início editando e colocando efeitos para poder confirmar se pode ou não ser um clarinete? (Ficou confuso, eu sei)
Eu fiz e postei exatamente isso meses atrás:

Se você ouvir a versão com velocidade reduzida pode fazer um melhor julgamento:

Um moog não precisaria de efeitos aplicados na performance pois ele mesmo gera um efeito a cada disparo de nota, então existe uma clareza no ataque de cada nota e intensidade similar. No caso da trilha existe vários trinados, variação de intensidade... uma bagunça. É impossível transcrever 100% o que está sendo tocado.
(...)

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 19 Nov 2022, 20:14

Chamone escreveu:
19 Nov 2022, 15:34
Ligoiho escreveu:
19 Nov 2022, 14:53
Eu fiz e postei exatamente isso meses atrás:

Um moog não precisaria de efeitos aplicados na performance pois ele mesmo gera um efeito a cada disparo de nota, então existe uma clareza no ataque de cada nota e intensidade similar. No caso da trilha existe vários trinados, variação de intensidade... uma bagunça. É impossível transcrever 100% o que está sendo tocado.
Interessante, realmente essa BGM é tocada de forma única, nunca ouvi nenhuma música que chegue sequer a ser parecida com esse instrumento desconhecido.
É como já disseram aqui, deve ser uma música de fundo de quintal que fez sucesso por sorte e foi lançada em um LP estrangeiro para compras nacionais e internacionais.

RetroDev
Banido
Banido
Curtiu: 0
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por RetroDev » 20 Nov 2022, 08:35

Hey gente, bem, estou de volta aqui, desta vez pra mostrar a versão 2.0 da minha recriação da música, dessa vez bem melhorada, com mudança no volume de alguns instrumentos e adição de Reveerb na música além de algumas adições para ficar mais semelhante comparado com a música original, espero que gostem!

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 20 Nov 2022, 08:57

juniorminecraft2008 escreveu:
20 Nov 2022, 08:35
Hey gente, bem, estou de volta aqui, desta vez pra mostrar a versão 2.0 da minha recriação da música, dessa vez bem melhorada, com mudança no volume de alguns instrumentos e adição de Reveerb na música além de algumas adições para ficar mais semelhante comparado com a música original, espero que gostem!
Por onde você faz essas recriações?

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 20 Nov 2022, 09:13

Bazzo escreveu:
10 Nov 2022, 16:43
Trecho do Veja o Gordo em maior qualidade:

Eu sei que provavelmente alguém já de e ter percebido e dito isso, mas como não achei vou falar. Todas as vezes que a BGM toca em Chamadas e também no Veja o Gordo, ela parece estar com o Pitch alterado e um pouco de Reverb.

Red Caboose
Membro
Membro
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 390 vezes
Curtiram: 233 vezes

Mensagem por Red Caboose » 20 Nov 2022, 16:49

Ricardo Moro escreveu:
19 Nov 2022, 11:15

Não, me referia algo mais ou menos nessa linha:
► Exibir Spoiler
Mas esqueçam o que eu disse, vai que não são duas trilhas fundidas em uma, não é?
Imagem

RetroDev
Banido
Banido
Curtiu: 0
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por RetroDev » 20 Nov 2022, 17:17

Ligoiho escreveu:
20 Nov 2022, 08:57
juniorminecraft2008 escreveu:
20 Nov 2022, 08:35
Por onde você faz essas recriações?
Bem, demorei por causa que estava estudando, já que tenho prova amanhã mas, eu uso o FL Studio, e uso a soundfont SGM, Jazz Guitar para o baixo, TR-808 Drum Kit, Clarinet e Bass and Lead com Wah Wah colocado depois no Audacity.

Enzodel8
Membro
Membro
Curtiu: 709 vezes
Curtiram: 268 vezes

Mensagem por Enzodel8 » 20 Nov 2022, 21:40

Chamone escreveu:

Cara, você já conseguiu acender a minha lanterninha para a hipótese da música ser retirada de outra multimídia.

E agora, isso... Através da versão com a velocidade reduzida, me lembra bastante como se fosse uma guitarra, mas com aqueles efeitos para dar aquela variada nas nuances do som. Um tempão a gente procurando por "moog polka", e agora vamo procurar "guitar polka"...

:rindo:
Imagem

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 20 Nov 2022, 22:35

Enzodel8 escreveu:
20 Nov 2022, 21:40
Chamone escreveu:

Cara, você já conseguiu acender a minha lanterninha para a hipótese da música ser retirada de outra multimídia.

E agora, isso... Através da versão com a velocidade reduzida, me lembra bastante como se fosse uma guitarra, mas com aqueles efeitos para dar aquela variada nas nuances do som. Um tempão a gente procurando por "moog polka", e agora vamo procurar "guitar polka"...

:rindo:
Se quiser vá nessa linha. Tratando-se de guitarra encontrei essas faixas, mas nada significativo para expandir a busca:

Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
Enzodel8
(...)

Trancado