Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Chamone
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 580 vezes

Mensagem por Chamone » 16 Nov 2022, 20:51

Ligoiho escreveu:é improvável que seja um recorte. Pois todas as partes que muda o sintetizador para o clarinete é tocada a mesma nota, inclusive, essa mesma nota toca quando a bgm acaba no veja o gordo, indicando que é o final da mesma.
Quando me refiro à "recorte" é sobre a origem da trilha. Ela pode ter sido recortada de algum filme/série, etc.
(...)

YellowVM
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Internacional
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 40 vezes

Mensagem por YellowVM » 16 Nov 2022, 20:53

Chamone escreveu:
16 Nov 2022, 20:51
Ligoiho escreveu:é improvável que seja um recorte. Pois todas as partes que muda o sintetizador para o clarinete é tocada a mesma nota, inclusive, essa mesma nota toca quando a bgm acaba no veja o gordo, indicando que é o final da mesma.
Quando me refiro à "recorte" é sobre a origem da trilha. Ela pode ter sido recortada de algum filme/série, etc.
Sempre "pode ser" ou "acho". Até há pouco falava-se de outras pessoas sobre achismo.

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 16 Nov 2022, 21:18

YellowVM escreveu:
16 Nov 2022, 20:53
Sempre "pode ser" ou "acho". Até há pouco falava-se de outras pessoas sobre achismo.
Meu caro, não se sabe absolutamente nada sobre essa trilha até hoje: artista, origem, lançamento, gênero, instrumentação e como foi obtida pelo SBT. Os únicos fatos conhecidos são que ela existe e foi usada em 3 ocasiões no SBT. Todo o resto são conjecturas da parte dos usuários.

Quem estiver afirmando qualquer coisa categoricamente jamais conseguiu demonstrar qualquer prova.
(...)

oasis wonderwall da silva blur
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 367 vezes
Curtiram: 1485 vezes

Mensagem por oasis wonderwall da silva blur » 16 Nov 2022, 23:31

O que eu vou dizer agora é senso comum básico, mas acho que vale a pena ressaltar porque infelizmente estou vendo muita gente ignorando isso: existem "achismos" mais e menos embasados.
É totalmente diferente você fazer uma presunção baseada em constatações sólidas (ex.: afirmar que a trilha é provavelmente inspirada em uma polka, pelo ritmo e melodia terem sonoridade similar), de fazer um mero palpite sem fundamento algum (ex.: "o Wendel Bezerra trabalha com dublagem, então ele deve saber a origem da trilha").
O processo científico sempre se inicia com um "achismo". Mas esse achismo tem que estar fundamentado em algo (correlação), para que então possa se aferir se há relação causal ou não.
Não é porque tudo é "achismo" que todo achismo tem o mesmo valor. Precisa estar correlacionado com algo, ou seja, ter base.

Hipóteses do tipo "a trilha tem sonoridade parecida com X" são muito bem-vindas para a busca, pois nos dão um ponto de partida inteiro a se explorar.
Já palpites sem fundamento como "a HBO deve saber a origem da trilha" não servem de nada.
Esses usuários curtiram o post de oasis wonderwall da silva blur (total: 2):
OteloArieel
Desde 2012 aqui.
E eu sou de 2000. Ou seja, já passei mais da metade da minha vida nessa porra.

Imagem

Pedro de Abreu
Membro
Membro
Curtiu: 125 vezes
Curtiram: 202 vezes

Mensagem por Pedro de Abreu » 17 Nov 2022, 16:42

Eu gostava muito de acompanhar (quietinho) esse tópico, mas já perdeu a graça e tá uma bagunça só.
Chaves - Fotos Raras, sua melhor fonte de conteúdo CH inédito e raro no Facebook. https://www.instagram.com/chfotosraras/

Ligoiho
Membro
Membro
Time de Futebol: . . .
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Ligoiho » 18 Nov 2022, 16:58

Ligoiho escreveu:
16 Nov 2022, 19:10
Chamone escreveu:
16 Nov 2022, 01:17
Caramba, deletaram minhas mensagens e tinha coisa relevante nelas. Vamos lá...

Ponto 1:

O usuário problemático recebeu a sugestão de que o tema poderia ser de um game show. Isso é plausível especialmente tratando-se de SBT. O Silvio Santos importava/copiava formatos americanos e europeus então o SBT deveria ter acesso amostras desses programas. A minha lógica é que a trilha foi extraída em mono de alguma outra fonte, podendo ser um recorte sonoro nesse contexto especialmente considerando-se como a trilha é "low-budget". Dias atrás descobri que o Giampiero Boneschi compôs o tema de um game-show italiano chamado "OK, il prezzo è giusto!" então essa teoria é possível e pode ser uma boa linha de investigação.

Ponto 2:

Outro ponto levantado foi da insistência em considerar a drum machine da trilha como pertencente ao exato modelo Roland CR-78. Este site especializado faz as seguintes considerações:
Nobody paid much attention to the CR78 when it first appeared. Kakehashi claims that it was the first musical instrument to contain one of those new-fangled microprocessor thingies but, at first sight, it seemed no more interesting than any of a host of other manufacturers' rhythm boxes. It offered just 14 sounds and four-note polyphony and, while it was nicely designed, its numerous bossanova, samba, mambo, beguine, rhumba and waltz presets did little to dispel the 'home organ' impression. Nevertheless, there were a couple of bits of magic about the CR78. These were 'Program Rhythm' and the WS1 Write Switch, which made the little box the first drum machine that allowed you to devise, store, and replay user-programmed patterns.
Basicamente o som dessa drum machine não tem nada de especial e soa tal qual outras que já existiam no mercado. O único diferencial era ser programável, algo inovador para época. É importante derrubar essa afirmação porque leva erroneamente a acreditar-se que que a trilha é pós-1978, ano de lançamento do modelo. Não há evidências concretas de que seja ou não esse modelo tampouco qual o ano ou década da trilha, gênero e nacionalidade.

Em vez de afirmar coisas categoricamente faça pesquisa, contextualize e deixe possibilidades em aberto.

Ponto 3:

Desde a semana passada ando vendo vídeos do SBT antigo. Já havia pesquisado programas de humor e resolvi olhar os programas do Gugu entre 1988 e 1993. Pra minha surpresa o programa TV Animal usou as trilhas da Bruton usadas no Chaves nos seus mini documentários narrados pelo Lombardi.

Exemplo 1 (1988) no início e 1:10
Exemplo 2
Exemplo 3 (1992)
Exemplo 4(1991?)

Curiosamente usaram a trilha do Perrey em um dos quadros (1989).

E este programa usa as risadas do Chaves: Exemplo 1, Exemplo 2

É curioso como as séries CH abandonaram essas trilhas nos anos 90 mas as mesmas continuaram em outros programas do SBT. Seja lá quem fazia esses serviços para os programas do Gugu ainda tinha acesso a essas fontes sonoras antigas. No meio dos anos 90 elas desapareceram por complet

Esses programas do TV Animal possuem créditos, então quem for na linha de contactar pessoas que o faça porque eu não vou.
é improvável que seja um recorte. Pois todas as partes que muda o sintetizador para o clarinete é tocada a mesma nota, inclusive, essa mesma nota toca quando a bgm acaba no veja o gordo, indicando que é o final da mesma.
Aqui um vídeo especificando:

Red Caboose
Membro
Membro
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 390 vezes
Curtiram: 233 vezes

Mensagem por Red Caboose » 18 Nov 2022, 18:51

Tá... Pergunta idiota:
E se essa música tiver uma variação?
Tipo: "Comedy Theme #1", "Comedy Theme #2", "Synthet Polka A", "Synthet Polka B"? :ponder:

Bom, talvez não, mas... Só uma pergunta mesmo, quem souber, me responde
Imagem

Me Sacaron del Programa CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 504 vezes
Curtiram: 4834 vezes

Mensagem por Me Sacaron del Programa CH » 18 Nov 2022, 19:21

o que que tem

se a gente achar uma variação, é um passo pra achar a normal

RetroDev
Banido
Banido
Curtiu: 0
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por RetroDev » 18 Nov 2022, 19:35

Bem, eu estive vendo esse tópico já faz um tempo, e, eu queria contribuir de alguma forma, já que eu só ficava lendo, e então eu decidi por fazer uma recriação da BGM, juntando tudo que temos de informação, e usando os instrumentos que tenho a disposição, mesmo que não ajude muito, eu tentei, aqui está ela:
Esses usuários curtiram o post de RetroDev (total: 2):
TheGamercrafterBRBarbano

Red Caboose
Membro
Membro
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 390 vezes
Curtiram: 233 vezes

Mensagem por Red Caboose » 18 Nov 2022, 19:52

Riddle Snowcraft escreveu:
18 Nov 2022, 19:21
o que que tem
É que eu analisando melhor o trecho do Veja o Gordo... Sei lá... Me pareceu soar mais como uma "variação da BGM", tipo, uma trilha separada, do que uma continuação

Mas, é só teoria
juniorminecraft2008 escreveu:
18 Nov 2022, 19:35
Bem, eu estive vendo esse tópico já faz um tempo, e, eu queria contribuir de alguma forma, já que eu só ficava lendo, e então eu decidi por fazer uma recriação da BGM, juntando tudo que temos de informação, e usando os instrumentos que tenho a disposição, mesmo que não ajude muito, eu tentei, aqui está ela:
:chocado:

Gente do Céu... FICOU MUITO BOM!! Adorei
Imagem

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 18 Nov 2022, 20:28

Red Caboose escreveu:
18 Nov 2022, 19:52

É que eu analisando melhor o trecho do Veja o Gordo... Sei lá... Me pareceu soar mais como uma "variação da BGM", tipo, uma trilha separada, do que uma continuação

Mas, é só teoria
Bom insight, pois existe precedente onde uma composição tem várias versões no mesmo disco. E aquela parte que foi revelada no Veja o Gordo não parece ter a mesma energia do que a gente entende como o início da trilha. Mas eu ainda penso que são partes de uma mesma faixa.

Eu mesmo quero fazer uma recriação usando o software do Playstation 1, mas são notas demais e não achei um bom jeito de fazer um link dessas partes existentes.

Edit: Eu estou ouvindo aquela montagem com velocidade reduzida só imaginando o trabalho para transpor as notas. Quando ouço a original ela parece que está na velocidade da luz. Mas daí daí veio uma constatação, esse trecho inicial é sim ao meu ver tocado rápido demais. Baseado nisso vou lançar outro insight:

O instrumento no trecho inicial da trilha não está sendo tocado na velocidade em que foi gravado.

Explicando o processo: No estúdio de gravação o instrumentista grava sua parte sobre o instrumental previamente gravado em velocidade reduzida. Quando a gravação é reproduzida na velocidade normal isto se inverte, a parte do instrumentista parece ser a mais rápida. Esta técnica foi famosamente usada pelos Beatles na canção "In My Life" onde o solo de "cravo" na verdade é um piano acelerado.

Se o instrumento for um clarinete (uma tese que defendo) isto faz todo sentido pois existem alguns disparos de notas absurdamente rápidos. E se o efeito o efeito por cima do instrumento for uma espécie de Wah-wah, que é controlado por um pedal, ele seria mais fácil de controlar em uma velocidade reduzida, pois os "miados" (não achei palavra melhor, desculpe) são precisamente controlados. Então o processo de montagem da gravação seria:

velocidade reduzida -> performance clarinete + efeito pedal -> velocidade normal

Não estou seguro desta teoria, mas ela faz mais sentido que a explicação simples do moog. Nenhum moog na história soa como nessa gravação.
Editado pela última vez por Chamone em 18 Nov 2022, 22:32, em um total de 1 vez.
(...)

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 18 Nov 2022, 21:11

18 Nov 2022, 19:35
Muito boa. Meus parabéns! 👏👏
Red Caboose escreveu:
18 Nov 2022, 18:51
Tá... Pergunta idiota:
E se essa música tiver uma variação?
Tipo: "Comedy Theme #1", "Comedy Theme #2", "Synthet Polka A", "Synthet Polka B"? :ponder:

Bom, talvez não, mas... Só uma pergunta mesmo, quem souber, me responde
Se houver uma variação, coisa que acho bem improvável, acho que a Original estaria junto dela. Já que geralmente as trilhas localizadas em sites de produtoras (lugar mais provável que a BGM pode ser achada) tem a versão principal e suas variações.
Faz até sentindo se utilizaram e há uma variação, pois nas próprias novelas infantis e outras novelas que são sonorizadas com trilhas do SBT alguns instrumentais são usados em 2 versões.
Como a Música "Hunt To Kill" de Bruce Chianese e Geoff Levin.

(Sim, esse tópico já chegou ao nível de falar de Instrumental de novela infantil)

Aproveitando, talvez seja de alguém que já conhecemos como compositor, vale lembrar que o SBT já utilizou músicas do Christopher Franke em CH, e também já usou para sonorizar novelas outras músicas dele. (Não que seja tão útil.)

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 19 Nov 2022, 08:44

Fiz alguns recortes, separei o Lead do Acompanhamento.

Lead:

Acompanhamento:

RetroDev
Banido
Banido
Curtiu: 0
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por RetroDev » 19 Nov 2022, 09:09

Hey gente, eu tenho uma pergunta, eu não sei se alguém sabe mas, qual é a BPM da música? eu na minha recriação usei 216, mas estou meio em dúvida.

Ligoiho
Membro
Membro

Mensagem por Ligoiho » 19 Nov 2022, 09:37

19 Nov 2022, 09:09
Hey gente, eu tenho uma pergunta, eu não sei se alguém sabe mas, qual é a BPM da música? eu na minha recriação usei 216, mas estou meio em dúvida.
Não entendo nada de música, usei um site que identifica BPM e usei a montagem do LeoCH.
Deu 107 BPM.

Trancado