Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
matheusvhs
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 4 vezes
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por matheusvhs » 14 Out 2022, 20:49

Ajuniorc93 escreveu:
14 Out 2022, 19:57
Minha conta é nova porque perdi o acesso à antiga, sou o usuário Juniornct.
Encontrei esse compositor de BGMs chamado Nino Nardini. Achei o timbre bem parecido com o tema do Chapolin. Inclusive tem o uso do Moog com talkbox a partir de 0:33.

Outra

A bateria desse é claramente uma TR808, então significa que o disco é pós 1980.

o som do moog tá parecido com o lead da bgm

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 14 Out 2022, 20:52

Bazzo escreveu:
14 Out 2022, 20:37
Postaram essa no discord, é a que possui a faixa de baterias mais parecida, desacelerem o vídeo pra perceber:

e praticamente a mesma bateria da bgm, mais um pouco acelerada

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 825 vezes

Mensagem por BazzoNatalino » 14 Out 2022, 20:52

Eu sei que isso é moderação de terceiros, mas você pode por favor postar suas mensagens de uma vez só? Tá poluindo o tópico

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 14 Out 2022, 20:58

Bazzo escreveu:
14 Out 2022, 20:52
Eu sei que isso é moderação de terceiros, mas você pode por favor postar suas mensagens de uma vez só? Tá poluindo o tópico
ok, mas a drum machine da música que você postou e a mesma da bgm do chapolin, a rolando cr-78, só que acelerada

Ricardo Moro
Membro
Membro
Time de Futebol: Coritiba
Curtiu: 31 vezes
Curtiram: 32 vezes

Mensagem por Ricardo Moro » 14 Out 2022, 22:30

Boa noite pessoal, essa é minha primeira postagem no fórum, também curto encontrar essas bgm's de desenhos e seriados em geral. Eu já acompanho esse tópico a bastante tempo que até ficou nos meus favoritos no navegador. Quero deixar desde já que não trago nada de relevante sobre a BGM, para não criarem expectativas se esse meu post ficar muito longo!

1 - na minha opinião o instrumento misterioso do começo da BGM é um talkbox. Já tentaram dublar essa parte da música? Para mim para ser claramente um som feito com a boca;

2 - acho válido procurarmos em fóruns gringos também, como por exemplo o citado https://librarymusicthemes.com/, pelo que vi é um fórum bastante ativo então se alguém perguntar lá certamente vai ter alguma resposta, seja negativa ou positiva. Eu mesmo posso me registrar lá a hora que tiver um tempo e perguntar da bendita;

3 - acredito que o motivo do SBT não liberar a trilha é devido a realmente já não terem mais ela, ou pelo menos ela completa. Ou talvez alguma restrição quanto aos direitos autorais. Fico imaginando se o autor/gravadora soubesse do sucesso até que relevante dela em nosso país, a trilha branca deixaria de ser uma trilha sem dono?

4 - os últimos vídeos postados parecem estarem caminhando para que ela seja encontrada. Realmente tem semelhanças fortes.

Bom é isso, pretendo colaborar com essa busca também.

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 15 Out 2022, 06:48

Ricardo Moro escreveu:
14 Out 2022, 22:30
Boa noite pessoal, essa é minha primeira postagem no fórum, também curto encontrar essas bgm's de desenhos e seriados em geral. Eu já acompanho esse tópico a bastante tempo que até ficou nos meus favoritos no navegador. Quero deixar desde já que não trago nada de relevante sobre a BGM, para não criarem expectativas se esse meu post ficar muito longo!

1 - na minha opinião o instrumento misterioso do começo da BGM é um talkbox. Já tentaram dublar essa parte da música? Para mim para ser claramente um som feito com a boca;

2 - acho válido procurarmos em fóruns gringos também, como por exemplo o citado https://librarymusicthemes.com/, pelo que vi é um fórum bastante ativo então se alguém perguntar lá certamente vai ter alguma resposta, seja negativa ou positiva. Eu mesmo posso me registrar lá a hora que tiver um tempo e perguntar da bendita;

3 - acredito que o motivo do SBT não liberar a trilha é devido a realmente já não terem mais ela, ou pelo menos ela completa. Ou talvez alguma restrição quanto aos direitos autorais. Fico imaginando se o autor/gravadora soubesse do sucesso até que relevante dela em nosso país, a trilha branca deixaria de ser uma trilha sem dono?

4 - os últimos vídeos postados parecem estarem caminhando para que ela seja encontrada. Realmente tem semelhanças fortes.

Bom é isso, pretendo colaborar com essa busca também.
seja bem vindo a caçada, eu também acho que o instrumento que toca primeiro na bgm e um talkbox, pois sintetizador não tem esse efeito que tem na bgm, muita gente acha que é um moog minimoog, mas o som não fica tão parecido, e pode ser que o sbt não quer vazar ela por causa do que está sendo cantado na bgm, eu também acho que o som está sendo cantando ou feito com a boca, o talkbox pode estar ligado à um moog, suponho que o sbt pegou essa bgm e não sabia que era um talkbox o instrumento, ou também pode ser por causa que a bgm seja de diretos autorais, e o sbt pegou, que nem aconteceu com o chesperito, que usou uma bgm sem pagar os créditos para o autor original, e o caso de o sbt não ter mais ela, eu acredito que o sbt ainda tenha a bgm só fica um trabalho encontrar ela no acervode lps,e por isso que não querem vazala

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 11:11

Eu estou ouvindo músicas desse Giampero Boneschi a manhã toda, e a maioria delas utilizam a mesma drum machine e clarinetes, algumas inclusive possuem um instrumento similar ao lead da bgm, como essa a partir dos 17 minutos:

Consegui encontrar algumas músicas também em formato Polka com menos de 1 minuto muito similares melodicamente:

Existe um álbum de 1984, é o volume 7 de "A New Sensation In Sound", que infelizmente não consegui encontrar online, eu acho que tem grandes chances da BGM estar nesse, devido a proximadade com a primeira aparição da bgm no sbt em 1988.

Ligoiho
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: . . .
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Ligoiho » 15 Out 2022, 11:21

Bazzo escreveu:
15 Out 2022, 11:11
Eu estou ouvindo músicas desse Giampero Boneschi a manhã toda, e a maioria delas utilizam a mesma drum machine e clarinetes, algumas inclusive possuem um instrumento similar ao lead da bgm, como essa a partir dos 17 minutos:

Consegui encontrar algumas músicas também em formato Polka com menos de 1 minuto muito similares melodicamente:

Existe um álbum de 1984, é o volume 7 de "A New Sensation In Sound", que infelizmente não consegui encontrar online, eu acho que tem grandes chances da BGM estar nesse, devido a proximadade com a primeira aparição da bgm no sbt em 1988.
Nesse link (da discogs) tem o nome das músicas desse álbum, e se tentarmos achar elas separadamente?

https://www.discogs.com/release/7005963 ... ound-Vol-7

Luciano Junior
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1035 vezes
Curtiram: 1232 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 15 Out 2022, 11:28

Bazzo escreveu:
15 Out 2022, 11:11
Consegui encontrar esse álbum no Soulseek mas nenhuma das faixas nesse volume se assemelha a BGM do Chapolin. :/

Aliás, esse álbum é de 1974, acho que o ano deve estar incorreto no Discogs.
Imagem

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 11:36

Luciano Junior escreveu:
15 Out 2022, 11:28
Consegui encontrar esse álbum no Soulseek mas nenhuma das faixas nesse volume se assemelha a BGM do Chapolin. :/
Poxa, que pena. :/

Mas enfim, das que eu ouvi e citei lá em cima, essa aqui é a mais parecida, possui o mesmo BPM, a mesma escala musical, o mesmo gênero, e a melodia lembra o começo do trecho do clarinete:

Luciano Junior
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1035 vezes
Curtiram: 1232 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 15 Out 2022, 11:47

Eu resolvi procurar os álbuns dessa gravadora (CAM) onde que esse Giampero lançou essas músicas, pra ver se outro artista costuma utilizar os mesmos instrumentos, e tem alguns que usam a mesma combinação drum machine + clarinete.
Imagem

Ligoiho
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: . . .
Curtiu: 12 vezes
Curtiram: 5 vezes

Mensagem por Ligoiho » 15 Out 2022, 12:08

Achei uma Música desse Giampiero que aparenta usar a mesma drum machine:

Somente a bateria:

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 15 Out 2022, 13:39

Postei um tópico sobre a bgm no librarymusicthemes.com https://librarymusicthemes.com/index.php?topic=5044.0

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 15 Out 2022, 13:54

O inglês tá um pouco engraçado mas no geral acho que dá para eles entenderem, vamos esperar alguma resposta.

matheusvhs
Membro
Membro

Mensagem por matheusvhs » 15 Out 2022, 13:56

Bazzo escreveu:
15 Out 2022, 13:54
O inglês tá um pouco engraçado mas no geral acho que dá para eles entenderem, vamos esperar alguma resposta.
o tópico já tem 23 visualizações, como esse site tem bastante usuário online, pode ser que um deles conheça a bgm, eu também vou entrar em contanto com alguns usuários por chat, para ver se eles já viram a bgm

Trancado