Estados Unidos

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
BazzoNatalino
Membro
Membro
Mensagens: 6838
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 821 vezes

Estados Unidos

Mensagem por BazzoNatalino » 11 Set 2022, 12:32

Hoje é o aniversário de 21 anos do 11 de Setembro.

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Estados Unidos

Mensagem por Chapolin Gremista » 18 Set 2022, 00:13

Tudo ''teoria de conspiração'' :garg:


NOTÍCIAS
Imperialismo
Máquina de guerra: EUA realizaram 251 intervenções em 30 anos
Mais da metade das intervenções militares oficiais dos EUA ocorreram de 1991 para cá

ImagemCrise do imperialismo faz com que o regime mostre sua face e fique cada vez mais violento – Foto: Reprodução

Uma matéria do sítio Multipolarista apurou que os Estados Unidos realizaram 469 intervenções militares desde 1798, sendo que pelo menos 251 dessas ocorreram a partir do fim da guerra fria, em 1991. Isso significa que pouco mais de metade de todas as intervenções militares dos EUA foram realizadas apenas nos últimos 30 anos. Essas informações foram publicadas em março deste ano pelo Congressional Research Service (CRS).

Quase todas as nações do planeta já tiveram a “bela” oportunidade de serem militarmente abusadas pelos EUA, o que inclui praticamente toda a América Latina, com exceção apenas da Guiana Francesa, a qual, por sua vez, é controlada pela própria França e, portanto, por mais que não tenha recebido uma operação militar dos EUA, também é dominada pelo imperialismo.

A variação entre os períodos analisados é absurda e se acentua ao fracionarmos os números em outros pequenos períodos. Por exemplo, 18 dessas intervenções aconteceram nos últimos 4 anos, uma média de 4,5 intervenções por ano. Mas foi entre 1991 e 2004 que a estatística surpreende: nesse período, foram contabilizadas 100 intervenções militares, com uma média de aproximadamente 7,7 por ano.

ImagemPaíses onde os EUA admitem ter intervindo militarmente. Imagem: Multipolarista.

É preciso ressaltar que esses números são extremamente conservadores e desconsideram uma variedade imensa de intervenções. No documento com as informações, por exemplo, não consta absolutamente nada sobre qualquer tentativa de intervenção em nenhum momento durante a Ditadura Militar brasileira — a única coisa que de fato aparece no ano de 1964, por exemplo, é uma constatação de que aviões foram enviados ao Congo para resgatar o exército no país da população insurgente.

A lista não conta com ajudas financeiras, operações de treinamento, operações especiais, e diversas outras ocorrências que, no fim das contas, são partes fundamentais de uma intervenção. Também devemos considerar as diversas intervenções, diretas e indiretas, que simplesmente não estão oficialmente documentadas. Um fato que ilustra essa possibilidade é que, na prática, existem apenas 11 declarações formais de guerra dos EUA em toda sua história, as quais não incluem conflitos como a Guerra do Vietnã, a Guerra das Coreias e a Guerra do Golfo.

Outra pesquisa interessante a ser analisada é um levantamento feito pelo Military Intervention Project, na universidade de Tufts, localizada em Boston, nos EUA. A pesquisa afirma que, no período de 1776 até 2017, os EUA realizaram mais de 500 intervenções militares no mundo todo, sendo que quase 60% dessas ocorreram entre 1950 e 2017.

ImagemIntervenções norte-americanas por período e região, entre 1776 e 2017. Imagem: Military Intervention Project.

Apesar do buraco ser bem mais embaixo, essas informações já são mais que o suficiente para constatar como o imperialismo norte-americano é uma das coisas mais absurdas e violentas que já existiram na humanidade. E, como dito anteriormente, é preciso considerar que todos esses números são extremamente conservadores e não consideram uma série de intervenções significativas.

As intervenções militares listadas no relatório vão desde a evacuação de civis feita pela marinha norte-americana até a autorização do ex-presidente, Bill Clinton, de assassinar Osama Bin Laden bombardeando instalações no Afeganistão. Se fossemos reformular a lista, nesse balaio também poderíamos colocar a Guerra no Iraque, no Afeganistão, na Síria, os bombardeios na Iugoslávia e na Líbia, as intervenções na América Latina e até mesmo o conflito na Ucrânia, o qual tem sido amplamente financiado pelos EUA.

Cabe destacarmos o aumento drástico das intervenções após o fim da guerra fria, algo que consta em ambas as pesquisas. O Military Intervention Project chega até mesmo a afirmar que a tendência após esse período era de diminuição, uma vez que “tanto o fascismo quanto o comunismo estavam derrotados”, não sobrando um inimigo a ser de fato combatido.

Essa tese, entretanto, se mostra falha tanto na prática, quanto na teoria. As estatísticas claramente mostram um aumento estrondoso no número de intervenções dos últimos 30 anos, e isso tem sim uma explicação.



Toda essa agressividade é fruto de uma crise no atual sistema capitalista, o qual já está em sua fase final, o imperialismo. Com seu desenvolvimento máximo atingido, o imperialismo, aliado com as políticas neoliberais, tratou de apresentar ao mundo a verdadeira face de um sistema completamente decadente. Este período é o mesmo das chamadas “reformas neoliberais”, ou seja, da transição de diversos regimes que se intitulavam comunistas novamente para o capitalismo puro, desta vez ainda mais agressivo. Era a época da “vitória da democracia contra o comunismo”.

O capitalismo está em crise terminal. O velho leão já teve cerca de três infartos, e atualmente é sustentado por aparelhos, já estando completamente caduco. Conforme essa condição se acentua, o imperialismo fica mais agressivo e descontrolado, demonstrando a verdadeira natureza do regime capitalista, um sistema violento, que mantém os oprimidos sob a vigília do chicote já que não consegue manter o controle de outro jeito.

A população mundial é cada vez mais consciente dessa situação, com insurgências cada vez mais fortes brotando pelo mundo inteiro. A polarização e a coragem para enfrentar a burguesia são cada vez maiores, e isso faz com que o imperialismo precise pegar ainda mais pesado para manter o controle.

Fica evidente que o capitalismo está fadado ao fracasso. A tendência cada vez mais forte e certa é a organização da classe trabalhadora contra esse sistema, impondo a revolução proletária e substituindo o capitalismo decadente pelo socialismo.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... m-30-anos/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Estados Unidos

Mensagem por Chapolin Gremista » 21 Set 2022, 02:15

NOTÍCIAS
Velho impopular
Apesar de melhora, 53% dos americanos reprovam Joe Biden
Inimigo dos trabalhadores do mundo todo, presidente dos EUA continua vivendo uma crise política no país

ImagemJoe Biden não é nada popular – Foto: Reprodução

Uma pesquisa realizada pela Associated Press-NORC Center afirmou que a aprovação de Joe Biden subiu na população norte-americana. A pesquisa foi publicada nesta quinta-feira (15) e afirma que Biden estaria com 45% de aprovação registrados em agosto, comparado com os 36% registrados em julho.

A crise política nos Estados Unidos é inigualável. São crises atrás de crises, com aumento dos combustíveis, baixos salários, péssimas condições de vida e alta da inflação.

Apesar desse aumento – que está relacionada com a proximidade das eleições para o Congresso – uma aprovação de 45% é baixíssima e, por consequência, também significa que a desaprovação está na casa dos 55%, o que é um número absurdo.

Com esses número, é fácil desconfiar de uma manipulação, até porque Biden não fez nada de fato para merecer esse pequeno aumento em sua aprovação.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/i ... joe-biden/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Estados Unidos

Mensagem por Chapolin Gremista » 26 Set 2022, 01:34

NOTÍCIAS
Diz especialista
Empresas e governo dos EUA agravam crise global de alimentos
EUA não tomaram nenhuma medida para conter especulação e apoiaram fundos e bancos na aquisição de ações ou investimentos em larga escala no setor agrícola no exterior

ImagemAgricultor opera uma colheitadeira em um campo de trigo na província de Sweida, no sul da Síria, no dia 2 de julho de 2022. – Foto: Reprodução

─Xinhua ─

Os Estados Unidos não tomaram nenhuma medida para conter a especulação e apoiaram fundos e bancos na aquisição de ações ou investimentos em larga escala no setor agrícola no exterior, inclusive na Ucrânia e na África, disse um especialista dos EUA.

Nova York, 19 set (Xinhua) — Comportamentos especulativos de empresas de Wall Street e gigantes de grãos no mercado global, e o apoio do governo dos imperialismo americano a essas empresas, agravaram a crise alimentar mundial em meio à operação especial russa na Ucrânia, disse um especialista dos EUA.

Frederic Mousseau, diretor de políticas do Oakland Institute, destacou que um grande problema é o salto de preços resultante da especulação de mercado por empresas de investimento e grandes corporações de alimentos.

Assim que a operação russa na Ucrânia começou, “muitos especuladores pularam no mercado para comprar futuros de alimentos, para apostar no mercado. Então os preços ficaram muito altos”, disse Mousseau em entrevista recente à Xinhua.

O especialista, que trabalha no assunto há quase duas décadas, argumentou que o mercado global de alimentos é amplamente dominado e controlado por muitas empresas americanas e europeias.

“Vimos enormes lucros dessas empresas no ano passado”, disse Mousseau, citando os lucros crescentes de gigantes globais de alimentos.

Imagem
Foto tirada no dia 4 de agosto de 2022 mostra a Casa Branca em Washington, D.C., Estados Unidos.
Essas empresas se beneficiaram do aumento dos preços, às custas de muitos países pobres que não puderam comprar alimentos adequados no mercado global por causa da manipulação “louca”, disse Mousseau.

Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) mostraram que o Índice de Preços de Alimentos aumentou para 159,7 em março, ante 135,6 em janeiro e 125,7 em 2021.

Além disso, a proteção de décadas do imperialismo americano às grandes agroindústrias dos EUA contribuiu para a crise alimentar, disse o especialista.

Os Estados Unidos não tomaram nenhuma medida para conter a especulação e apoiaram fundos e bancos na aquisição de ações ou investimentos em larga escala no setor agrícola no exterior, inclusive na Ucrânia e na África, disse Mousseau.

Grandes empresas de investimento nos Estados Unidos investiram em quase todas as empresas agroquímicas nos setores de fertilizantes, sementes e pesticidas, disse o especialista.

As decisões dos EUA em termos de agrocombustíveis, apoio aos agricultores e se exportam ou mantêm a oferta e o que fazer com a produção tenha um grande impacto nos mercados globais, disse Mousseau.

Descrevendo o imperialismo americano como “hipócritas”, ele disse que, embora Washington tenha dito a outros países “para não restringir o comércio, não proteger seu mercado, não restringir as exportações, os Estados Unidos são dominantes no mercado”.

O especialista em políticas também propôs que os países mais vulneráveis ​​tomem medidas para melhorar sua própria segurança alimentar, incluindo a redução da dependência de importações de alimentos e a promoção da produção agrícola local.

https://www.causaoperaria.org.br/artigo ... alimentos/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Estados Unidos

Mensagem por Chapolin Gremista » 29 Set 2022, 01:06

NOTÍCIAS
EUA
Republicanos ameaçam não aceitar perder eleições legislativas
Crise política e institucional no coração do imperialismo mundial pode se acirrar no próximo período

ImagemDonald Trump – Reprodução

Depois do episódio da não aceitação dos resultados das eleições de 2020, em que o ex-presidente Donald Trump se recusou a aceitar e só o fez depois de recontagem de votos, os republicanos do congresso, que o seguem, cogitam em fazer o mesmo.

Segundo a imprensa local, que contatou os candidatos republicanos e democratas em 20 disputas importantes para governos de estados e o Senado, todos os democratas disseram, ou já afirmaram publicamente, que respeitariam os resultados de novembro.

Porém, vários candidatos republicanos apoiados por Trump se negaram a afirmar que não contestarão os resultados, alguns culparam as autoridades eleitorais estaduais democratas, acusando-os até de trapaceiros.



https://www.causaoperaria.org.br/artigo ... islativas/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Mozer da Silva Reis
Membro
Membro
Mensagens: 1320
Registrado em: 20 Jun 2013, 18:20
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 47 vezes
Curtiram: 84 vezes

Estados Unidos

Mensagem por Mozer da Silva Reis » 30 Set 2022, 13:06

Será que o Trump sai candidato nas próximas eleições?

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Estados Unidos

Mensagem por E.R » 30 Set 2022, 16:03

Mozer da Silva Reis escreveu:
30 Set 2022, 13:06
Será que o Trump sai candidato nas próximas eleições?
Tomara que não.

Seria melhor se o candidato republicano fosse o Ron DeSantis.
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Estados Unidos

Mensagem por Chapolin Gremista » 01 Out 2022, 19:23

Acho que sim e a tendência é ele ganhar.





NOTÍCIAS
Prisão ilegal
Muçulmano tem condenação anulada após 23 anos preso nos EUA
Caso comprova mais uma vez como o sistema judicial e político norte-americano é uma ditadura

ImagemAdnan Syed – Reprodução

Nos Estados Unidos, uma juíza anulou nesta segunda-feira, 19, a condenação de um homem detido há 23 anos por um homicídio que sempre negou ter cometido. Adnan Syed, de 42 anos, foi condenado a prisão perpétua em 2000 pela morte de sua ex-namorada, Hae Min Lee, em Baltimore, na costa leste dos Estados Unidos.

A promotora da cidade, Marilyn Mosby pediu na semana passada a anulação da sentença, explicando que havia dúvidas sobre sua culpa, e pediu sua liberdade com o uso de tornozeleira eletrônica.

Em 30 dias ocorrerá uma nova audiência para inserção de outros 2 suspeitos e reavaliação do caso. A questão é, quem vai devolver os já 23 anos de pena cumpridos em regime fechado?



https://www.causaoperaria.org.br/rede/t ... o-nos-eua/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Estados Unidos

Mensagem por Chapolin Gremista » 04 Out 2022, 18:14

NOTÍCIAS
Imperialismo
Crise nos EUA faz com que não consiga proteger seu próprio país
Furacões são constantentes na costa dos Estados Unidos, mas a cada ano número de mortos e feridos fica maior

ImagemFuracão Ian atinge a Flórida – Reprodução

Na última semana, o furacão Ian, após passar por Cuba, atingiu os Estados Unidos com força catastrófica, foi classificado em categoria 4, com ventos de até 240 km/h deixando 45.000 famílias desabrigadas.

Esse tipo de “evento natural” é comum nos EUA, inclusive estava tão violento que Cuba pediu ajuda inusitadamente ao governo dos EUA. O número de mortos por conta da passagem do furacão chegou a 103, segundo as equipes de resgate da Flórida, estado onde a destruição foi maior.

Na Flórida, foram 78 mortes e mais 21 relatadas por autoridades de nove outros condados. As autoridades da Carolina do Norte disseram que quatro pessoas morreram no estado pelo evento que aterroriza a população e é muito mau gerido pelo governo dos EUA que consegue visualizar o problema vindo, mas não é eficaz suficientemente na contenção e amparo dos cidadãos atingidos.

https://www.causaoperaria.org.br/artigo ... rpio-pais/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Estados Unidos

Mensagem por E.R » 04 Out 2022, 18:17

Ainda bem que o velho gagá do Biden vai perder a eleição em 2024.

De preferência com o partido Republicano lançando um outro nome com menos rejeição que o Trump.
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Estados Unidos

Mensagem por Chapolin Gremista » 04 Out 2022, 18:19

Falando do Biden...


NOTÍCIAS
EUA, maior violador
Irã critica hipocrisia de Biden sobre direitos humanos
Governo norte-americano fustiga protestos golpistas no país persa

ImagemO porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Pérsia, Naser Kanani – Reprodução

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Irã, Naser Kanani, criticou o presidente dos EUA, ontem em sua rede social:

“Teria sido melhor para o Sr. Joe Biden pensar um pouco sobre o histórico de direitos humanos de seu país antes de fazer gestos humanitários, embora a hipocrisia não precise ser pensada”.

Essa declaração se deu durante uma manifestação pela morte da mulher iraniana, Mahsa Amini, que estava sob custódia da polícia. Há muitos anos, o mundo inteiro vê o verdadeiro EUA aniquilando todos os direitos humanos na Palestina, Afeganistão, Iraque, Iêmen, Síria e até em seu próprio território e se propondo a “ajudar” outros países a encontrarem a paz e a democracia.

As ações de invasão dos EUA nas políticas de outros países são inaceitáveis. Com essa desculpa, os EUA controlam o mundo, lucrando incessantemente às custas dos países pobres.


https://www.causaoperaria.org.br/artigo ... s-humanos/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
BazzoNatalino
Membro
Membro
Mensagens: 6838
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 821 vezes

Estados Unidos

Mensagem por BazzoNatalino » 04 Out 2022, 18:22

E.R escreveu:
04 Out 2022, 18:17
Ainda bem que o velho gagá do Biden vai perder a eleição em 2024.
Nem sabia que ele pretendia se reeleger, ele está velho demais, e como tem tanta convicção de que ele perderá? Tem alguma pesquisa? Se o Trump voltar ou se o Partido Republicano lançar outra figura tão patética e radical quanto o próprio Trump, eu acho que o Biden leva as eleições de 2024.

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Estados Unidos

Mensagem por E.R » 04 Out 2022, 18:26

O governo democrata atual tá sendo um desastre : crise econômica, fracasso na política internacional, fracasso na política de imigração.

É só colocar algum dos governadores mais populares do partido Republicano (com o apoio do Trump), porque na verdade, o partido Republicano só perdeu a eleição em 2020 por causa da rejeição pessoal ao Trump.

O partido Democrata, infelizmente, não é mais sombra daquele partido bom e sério do passado, quando teve Bill Clinton e até mesmo no começo do mandato do Barack Obama.

Virou uma reunião de gente como Bernie Sanders, Elizabeth Warren, Kamala Harris, nenhum deles chega aos pés do que Clinton e outros políticos mais moderados e competentes foram no passado.

Os Estados Unidos está perdendo o respeito que já teve anos atrás, a Rússia não teria invadido a Ucrãnia se os Estados Unidos tivesse um líder forte e respeitado.
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Estados Unidos

Mensagem por Chapolin Gremista » 04 Out 2022, 18:29

Biden é extremamente impopular e seu governo vem sendo um desastre do ponto de vista do próprio imperialismo (fracassos no Afeganistão e Ucrânia). Não seria surpresa a vitória do Trump.
Esses usuários curtiram o post de Chapolin Gremista (total: 1):
E.R
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105459
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3917 vezes

Estados Unidos

Mensagem por E.R » 04 Out 2022, 18:57

O melhor cenário seria Ron DeSantis candidato a presidente em 2024 e o Donald Trump ser candidato a governador da Flórida.

Eu já previa uma vitória de Biden em 2020 e acredito em uma vitória de DeSantis daqui a 2 anos.
Imagem
Imagem
Imagem

Responder