Falsa liberdade
O capitalismo e o neoliberalismo geram sociedades mais violentas?
A exploração se generalizou e normalizou tanto que passa despercebida, só existe possibilidade de trabalhar sendo explorado e quem perde... bem, quem perde é você!!
Mapa do mundo com divisas concentradas – Imagem: Reprodução
─Sputnik News ─ Com a chegada de governos de esquerda na maior parte da América Latina, o questionamento de sistemas capitalistas como o neoliberalismo abriu o debate sobre o quanto a ideologia por trás desses modelos gera violência na sociedade.
A ideia de que sistemas que priorizam a propriedade privada e o livre mercado tornam-se focos de violência e problemas sociais foi proposta desde o Iluminismo por filósofos como Jean-Jacques Rousseau e foi ampliada e estudada por autores como Karl Marx , Karl Marx Polanyi , Mark Fisher e até Rosa Luxemburgo , entre outros.
Em entrevista ao Sputnik, David Pavón-Cuellar , doutor em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela, acredita que “o capitalismo é essencialmente violento” na medida em que seus “processos de mercantilização e liberalização só conseguiram se estabelecer violentamente minando o rasgo separar e aniquilar instituições, culturas e sociedades inteiras”.
Nesse sentido, Pavón-Cuellar considera que a própria estrutura capitalista do modelo neoliberal, que tende à expansão, gera violência estrutural toda vez que “a acumulação de capital, sua operação básica e necessária, implica uma acumulação primitiva incessante, uma conquista de novos mercados, uma extração de novos recursos, uma destruição de novos ecossistemas, uma colonização de novas terras, uma desarticulação e subsunção de novas regiões de nossa cultura e nossa subjetividade”.
“Para que o capital cresça como cresce, é preciso violar grande parte da população mundial, condenando-a aos mais diversos males, incluindo o excesso de trabalho com suas consequências como o estresse ou a fadiga crônica, a miséria que resulta da exploração do trabalho no sul global e as doenças e mortes prematuras das vítimas da desertificação e poluição como resultado de uma lógica capitalista perversa de superprodução e superconsumo”, aponta o pesquisador.
O capital cresce no individualismo
Aníbal Garzón , sociólogo da Universidade Autônoma de Barcelona, considera que a violência estrutural do modelo capitalista se manifesta “quando as necessidades básicas” da população não são atendidas, e eles são responsabilizados por suas deficiências, apesar das desigualdades perceptíveis . em praticamente todas as nações e apesar de cada pessoa e família ter um contexto diferente.
Segundo relatório do Banco Mundial, nos últimos 30 anos a mobilidade econômica entre gerações estagnou, principalmente nos países em desenvolvimento.
O neoliberalismo implementou a partir de sua maquinaria ideológica um individualismo extremo, onde o egoísmo, o fracasso na vida não se deve a um mecanismo do modelo econômico, mas o fracasso é você, o que acaba gerando é uma pressão constante, psicológica, uma pressão ao nível social ” que leva a atos de violência e crime, diz Garzón em uma conversa para o Sputnik.
Para o professor universitário, o sistema capitalista alimenta a ideia de que o indivíduo é pequeno e insuficiente, portanto, deve competir para crescer, mas sempre focado na superação do outro e não no crescimento coletivo, que por sua vez estimula o egoísmo.
“Temos que ser competitivos […]. A competição pode ser boa, pode ser saudável e pode gerar iniciativa, mas essa competição nunca pode ser separada da cooperação e da identidade coletiva, eu posso competir com o outro, mas com a ideia disso eu arrasto a outra pessoa de tirar um benefício comum”, comenta.
Nesse sentido, David Pavón-Cuellar aponta que os modelos capitalistas produzem indivíduos possessivos, cumulativos, assertivos, agressivos e competitivos que podem ser vistos nos líderes de organizações criminosas, bem como em especuladores da bolsa ou em empresários e empreendedores com “mentalidade de tubarão”. “que sempre aposta para vencer e dominar acima de tudo.
“A violência desses indivíduos se explica pela competitividade, sim, mas também por muitos outros fatores, incluindo o desengajamento interno da comunidade, um desengajamento que por sua vez gera várias atitudes que favorecem a violência, como egoísmo, abuso, desconfiança, hostilidade com os outros e obviamente rivalidade e competitividade”, explica.
Além disso, o autor de Psicanálise e Revolução aponta que o capitalismo promove a ideia de que o vizinho deixa de ser “parceiro, familiar, amigo, companheiro ou concidadão para se tornar um simples parceiro, fornecedor, potencial comprador, ser humano explorável ”. recurso ou um concorrente .”
Ambos os especialistas concordam que esse egoísmo inerente à competição voraz do capitalismo não poderia ocorrer sem promover o individualismo, ou seja, deixar de pensar no coletivo para focar apenas no subjetivo, mesmo que isso coloque em risco a existência de uma comunidade. sujeito às condições impostas pelos empresários e pelo Estado.
“O capital não precisa apenas do individualismo para dividir e derrotar a humanidade em geral, mas também para substituir qualquer entidade coletiva humana particular, culturalmente particularizada, que possa resistir a ele e impedir seus processos”, diz Pavón-Cuellar.
Por isso, os aparatos ideológicos e repressivos do Estado subjugam os indivíduos para transformá-los em cidadãos dóceis e trabalhadores explorados, sob uma ideia de falsa liberdade em que ninguém é obrigado a trabalhar, mas todos precisam trabalhar para sobreviver, mesmo se isso acontecer, em condições de operação.
A exploração se generalizou e normalizou a ponto de passar despercebida, porque o trabalho explorado acabou se tornando o único trabalho possível, porque não há outra maneira de trabalhar senão sendo explorado, mas também porque os aparatos ideológicos e disciplinares do capitalismo nos fizeram aceitar e até desejar nossa exploração, amar nossas cadeias, como na servidão voluntária que Étienne La Boétie já denunciava no século XVI”, diz David Pavón.
A falsa e armada liberdade do capitalismo
As narrativas que o capital adotou como a falsa ideia de liberdade ou auto-aperfeiçoamento como meta de sucesso sem mediar as desigualdades sociais e os privilégios das classes dominantes, são recursos que são usados para sustentar o poder, justificar violências estruturais e guerras em outros países.
Um exemplo disso, segundo Aníbal Garzón, é o discurso estadunidense de democracia e respeito aos direitos humanos ao bombardear a Síria , que mostra “uma sociedade do tipo mundo feliz onde os oligarcas” se apropriam de discursos completamente contrários às suas ações.
“Não é preciso dizer que essas justificativas e outras são apenas pretextos com os quais a atenção se desvia dos reais motivos das guerras modernas, motivos geralmente associados ao sistema capitalista, como o controle do comércio, a pilhagem de territórios, a proteção dos investimentos , a conquista de novos mercados, o fornecimento de matérias-primas estratégicas, a defesa dos interesses de empresas nacionais ou transnacionais, o desenvolvimento da lucrativa indústria bélica”, afirma David-Pavón Cuellar
Somente nos últimos dois anos, os principais arsenais dos EUA registraram lucros de mais de 1 bilhão de dólares apenas com a venda local de fuzis AR-15 , segundo relatório apresentado ao Congresso dos Estados Unidos, país que concentra 34% das armas globais vendas.
Segundo dados do Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (SIPIR), entre 2013 e 2017, as vendas de armas no mundo cresceram 10% em relação ao período entre 2008 e 2012, o que deixa uma receita de mais de 100 bilhões de dólares por ano.
Este setor será tanto mais próspero quanto mais violência houver no mundo. O negócio deles é a violência, tanto a guerra criminal quanto a legal. Recentemente, soubemos, por exemplo, do aumento exponencial dos preços das ações dos fabricantes de armas graças à lucrativa guerra na Ucrânia. Talvez esta guerra seja uma catástrofe para quem a vive, mas é a melhor notícia do ano para os acionistas da indústria militar”, lembra David Pavón-Cuéllar.
A indústria de armas é fundamental para o funcionamento do capitalismo, pois não só legitima a violência do Estado que combate o crime e os “comunistas” que ameaçam roubar tudo, como também gera um círculo vicioso que permite que o crime organizado se adapte à dinâmica capitalista para acumular e dominar, graças à venda de arsenais internacionais, enquanto as grandes transnacionais evitam críticas ao não basear suas estratégias em ataques armados.
É mais fácil pensar na violência do crime organizado do que nas grandes empresas, como refrigerantes açucarados e junk food, que matam muito mais pessoas com seus venenos do que os piores cartéis de drogas”, diz Pavón-Cuellar.
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