Transporte Público

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Mensagem por E.R » 24 Fev 2022, 01:03

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Mensagem por E.R » 26 Fev 2022, 02:14

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Mensagem por E.R » 26 Fev 2022, 18:14

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https://oglobo.globo.com/rio/tarifa-do- ... l-25411019

A tarifa básica do metrô do Rio de Janeiro passará a custar R$ 6,80, a partir de 2 de abril.

O aumento foi autorizado em sessão regulatória pelo Conselho Diretor da Agetransp.

O reajuste da tarifa, previsto no contrato de concessão entre o governo do estado e a concessionária Metrô Rio.
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Mensagem por E.R » 07 Mar 2022, 22:31

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https://www.metrocptm.com.br/licitacao- ... -de-julho/

Em audiência realizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) foi apresentado o processo para a concessão do Metrô de Belo Horizonte, hoje operado pela CBTU, órgão federal.

O BNDES apresentou os documentos que serão necessários para as empresas que quiserem participar da licitação bem como também para receber sugestões e contribuições para o processo.

A data prevista para o pregão é dia 28 de julho de 200, sendo o edital lançado 45 dias antes.

A concessão prevê a modernização e a ampliação da Linha 1 além da construção da Linha 2 de Belo Horizonte, com operação dos serviços por 30 anos.

Serão destinados R$ 3,2 bilhões para o metrô, sendo R$ 2,8 bilhões do Governo Federal e cerca de R$ 428 milhões do Governo de Minas Gerais, vindos do acordo de reparação com a Vale.

Os investimentos totais são estimados em R$ 3,7 bilhões e serão complementados pela iniciativa privada.

Hoje a Linha 1, única existente em Belo Horizonte, conta com 28,1 km e 19 estações ligando Contagem a capital mineira. Já a Linha 2 terá cerca de 10 km e 7 estações, ligando o bairro Calafate, na região Oeste de Belo Horizonte, ao Barreiro. Ela se conectará à Linha 1 na estação Nova Suíça e juntas devem transportar diariamente cerca de 260 mil passageiros.
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Mensagem por E.R » 12 Mar 2022, 20:22

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Mensagem por E.R » 15 Mar 2022, 22:30

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https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/ ... meyer.html

Moradores da Favela do Vidigal reclamam da falta de ônibus circular, conhecido por Troncal 04, que não está circulando na Avenida Niemeyer, que liga São Conrado ao Leblon.

A linha de ônibus vai de São Conrado até a Central do Brasil, passando por dentro de Copacabana. Segundo os moradores, no momento, apenas o integrada 02, 09 e 557 estão circulando pela via.

Veja a posição da Rio Ônibus :

Assim como a Troncal 4, outras linhas têm sido gravemente prejudicadas pela crise financeira do setor. O último golpe sofrido pelos consórcios de ônibus foi o recente aumento de 25% no preço do óleo diesel, que, como já relatado ao poder concedente, inviabiliza a operação já fragilizada de alguns trajetos.

Os usuários da Troncal 4 têm como alternativa de deslocamento as linhas 100, 472, 539, 554 e 112, que podem ser integradas gratuitamente pelos usuários do Bilhete Único Carioca.
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Mensagem por E.R » 26 Abr 2022, 03:20

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https://br.noticias.yahoo.com/obra-metr ... 00065.html

Um trecho da pista expressa da marginal Pinheiros, em São Paulo, será interditado todas as noites desta semana por causa das obras da linha 17-ouro do Metrô.

O término dos trabalhos está previsto para o próximo sábado, dia 30 de abril de 2022.

Ficará fechado, no sentido Castelo Branco, o pedaço entre a rua Engenheiro Mesquita Sampaio e a ponte Octávio Frias de Oliveira (ponte Estaiada). A alternativa é utilizar a pista local da marginal.
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Mensagem por E.R » 11 Mai 2022, 15:46

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Mensagem por E.R » 18 Mai 2022, 13:27

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https://blogs.oglobo.globo.com/ancelmo/ ... gavea.html

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Faixas como esta estão espalhadas pela Gávea, convocando moradores para um ato público marcado para amanhã, dia 19 de maio de 2022, em frente ao Planetário.

A ideia é chamar a atenção de autoridades e da população para as consequências da paralisação das obras do Metrô na Gávea desde 2015.
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Mensagem por E.R » 20 Mai 2022, 17:54

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Mensagem por E.R » 26 Mai 2022, 10:09

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https://oglobo.globo.com/rio/noticia/20 ... 2022.ghtml

O acordo judicial firmado entre o Ministério Público do Rio (MPRJ), a prefeitura do Rio de Janeiro e empresários do setor de transporte para restruturação das linhas de ônibus prevê R$ 308 milhões em subsídios ao longo de 2022.

A partir de 1º de junho de 2022, o repasse às empresas será feito com base na quilometragem rodada, e não mais em relação ao número de passageiros transportados, o que tende a aumentar o número de coletivos circulando pelas ruas, melhorando a qualidade do transporte.

A expectativa da Secretaria municipal de Transportes é que, ao longo dos meses, o acerto faça com que parte das linhas inoperantes voltem a circular e as linhas que estão com menos coletivos nas ruas sejam regularizadas sem aumento da passagem para o passageiro : o valor da tarifa de ônibus permanecerá em R$ 4,05, ao menos, até o fim do ano.

A secretária de Transportes, Maína Celidônio, explica que a receita a ser paga mensalmente às empresas terá como base as tarifas dos usuários somada ao subsídio de R$ 1,78 por quilômetro rodado por coletivo:

— A empresa vai receber os R$ 4,05 de cada passageiro e vai ganhar o subsídio por quilometragem. Ou seja, não será mais vantajoso colocar poucos ônibus lotados nas ruas e, ao mesmo tempo, não fará sentido andar com os coletivos vazios, com uma oferta maior do que a necessária, até porque haverá um número de viagens preestabelecido.

De acordo com a pasta, 208 das 478 linhas de ônibus cadastradas (43,5% do total) estão fora de circulação ou operando com menos de 20% da frota original.

Em 2010, quando foi feita a licitação para exploração das linhas, a frota contava com 8.732 carros; hoje, opera com 36% daquele montante: 3.143 veículos. Desde então, 15 empresas faliram e 11 entraram com pedido de recuperação fiscal.

Maína Celidônio explicou que nem todas as 208 linhas voltarão a circular. A secretaria já definiu quais são as prioridades para retorno e também para a regularização das que estão em operação.

— A nossa ideia é fazer uma rede que atenda todo o território da cidade : todos os bairros e as principais ligações, mas não inclui todas as linhas de volta. Nessa semana, estamos fazendo um alinhamento operacional com os consórcios para fechar esse plano definitivo. Vamos apresentar a proposta e ver se é necessário fazer alguma adequação — diz.

Para chegar ao subsídio de R$ 1,78 por quilômetro, a prefeitura estimou que, de junho até dezembro, todos os ônibus devem percorrer cerca de 173 milhões de quilômetros; além disso, deve haver uma alta de 23% na demanda devido à reestruturação do sistema.

— No fim do ano, vamos ver como foi esse comportamento: se a demanda for acima da nossa previsão, reduzimos o valor do subsídio. Se acontecer o contrário, a gente vai precisar aumentar. Mas isso só vai ser revisado no fim do ano, junto à revisão tarifária da inflação — concluiu a secretária.
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Mensagem por E.R » 28 Mai 2022, 13:02

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https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... idos.ghtml

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A Prefeitura do Rio de Janeiro finalizou a compra de 71 ônibus convencionais e 220 ônibus articulados para o sistema do BRT.

Os 71 veículos convencionais devem chegar em dezembro de 2022.

Já os outros 220 ônibus articulados só estarão disponíveis em março de 2023.

Com a licitação concluída, o município vai contar com 291 novos veículos.
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Mensagem por E.R » 06 Jun 2022, 07:03

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https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/ ... -rio.ghtml

Mais seis linhas de ônibus voltam a operar na cidade do Rio de Janeiro a partir de segunda-feira.

Com essas, são 17 rotas retomadas desde que a prefeitura fez um acordo com as viações.

O plano operacional tem como objetivo regularizar de forma gradual o serviço de ônibus, de forma a atender todas as regiões do Rio de Janeiro.
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Mensagem por Chapolin Gremista » 08 Jun 2022, 14:40

Ditadura
A justiça é fascista: greve de ônibus em Aracaju é julgada ilegal
No Brasil, o direito de greve é atacado constantemente pelo judiciário, direito este garantido pela Constituição

ImagemOs trabalhadores e suas organizações devem passar por cima das decisões fascistas do judiciário – Foto: Reprodução

Os rodoviários de Aracajú estavam em greve desde o dia 2 de junho. Na última segunda-feira (06), a justiça ordenou a suspensão da greve, alegando que a greve feria a oferta de ônibus e autorizou o uso da força policial contra os piquetes da categoria. O sindicato, de forma errada, aceitou o recuo da greve. Porém, alguns trabalhadores, de forma correta, estavam impedindo a saída dos ônibus.

A cada dia que passa, estamos mergulhando em uma ditadura sobre o pretexto da defesa das instituições democráticas do Estado. Entretanto, presenciamos, na prática, a mordaça sendo colocada no povo trabalhador, provando que todo o aparelhamento do regime burguês vem no sentido de atacar os trabalhadores.

Temos aqui uma medida abusiva e ditatorial. Afinal, a Constituição Federal garante o direito de greve, mas, como está se tornando usual na justiça brasileira, os juízes criam leis para massacrar o povo e rasgam a lei máxima do País.

Fica cada vez mais claro que o que estamos vivendo se trata de uma ditadura. O pretexto de greve ilegal tem sido usado corriqueiramente nos últimos anos. Ou seja, é o regime burguês atacando um dos direitos mais fundamentais da classe operária, que é o direito à greve. Finalmente, são julgamentos arbitrários.

Na prática, uma das medidas que esses juízes têm aplicado para atacar as greves são multas diárias de cifras altas que ameaçam a extinção dos sindicatos, como foi o caso de Aracaju. Foi imposta uma multa diária de R$ 1.000,00 a todos aqueles que tentarem impedir a circulação dos veículos na cidade.

A greve, além de um direito histórico, é o único mecanismo efetivo de obtenção das reivindicações da classe operária. Nesse sentido, é preciso de uma medida de força contra tais determinações autoritárias da justiça. Os sindicatos liderados pela CUT e demais organizações dos trabalhadores devem realizar uma ampla campanha pelo livre direito à manifestação e à greve.

A justiça no Brasil está cada dia mais tirana, pois rasgaram todos os direitos dos trabalhadores em nome da agenda neoliberal de esmagamento do povo trabalhador. Os exemplos são muitos, como a perseguição ao presidente Lula, o Mensalão, a Lava Jato e, agora, as Fake News, além das inúmeras greves que são julgadas “abusivas”.

É uma medida fascista que deve ser ultrapassada pelos trabalhadores e suas organizações os quais, por sua vez, devem continuar e intensificar a sua greve. É preciso uma ampla campanha de luta contra a ditadura do judiciário sobre os demais poderes em nome de uma “democracia” do indivíduo. A democracia é, supostamente, o direito de todos. Greve, manifestação e liberdade de expressão são pilares fundamentais deste decadente regime que devem ser defendidos até às últimas consequências.

Somente a mobilização e a denúncia vai colocar em xeque essa política nefasta da ditadura do judiciário sobre a “cabeça” do trabalhador. Todo apoio a greve dos trabalhadores e pela retomada por suas reivindicações mais que legítimas.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... da-ilegal/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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