Caminhoneiros

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Você é a favor ou contra a paralisação dos caminhoneiros?

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Mensagem por E.R » 30 Out 2021, 11:41

NOTÍCIAS
https://www.gazetadopovo.com.br/economi ... indicacao/

Caminhoneiros de todo o país estão decididos a entrar em greve na segunda-feira, 1º de novembro. A disparada no preço do óleo diesel inflamou uma insatisfação da categoria.

A pauta de reivindicações vai muito além do custo nas bombas. A agenda do setor contém ao todo 14 itens, sendo os 4 itens principais :

. A constitucionalidade do piso mínimo de frete;
. Uma nova política de preços da Petrobras;
. Aposentadoria especial;
. Maior fiscalização nas rodovias.

"O principal, hoje, são essas pautas", diz o presidente da Associação Brasileira de Condutores de Veículos Automotores (Abrava), Wallace Landim, o "Chorão", um dos coordenadores da convocação da paralisação.

As outras 10 pautas são :

Caminhão 11 eixos

Caminhoneiros são contra os super rodotrens, caminhões de 11 eixos. Esses caminhões haviam sido proibidos em atendimento a demandas de concessionárias de rodovias e voltaram a ser liberados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). São veículos mais caros e que podem tirar alguns autônomos do mercado, dizem líderes.

Voto em trânsito

A permissão de que qualquer seção eleitoral do país possa permitir que o caminhoneiro exerça seu direito de voto caso esteja em viagem a trabalho.

BR do Mar

Caminhoneiros desejam mudanças no projeto do "BR do Mar", texto que incentiva a navegação de cabotagem. A matéria tramita no Senado.

DT-e

A categoria quer uma "trava" do piso no Documento de Transporte Eletrônico (DT-e), que unifica dezenas de documentos utilizados no transporte rodoviário de cargas.

PPDs
Construções de novos pontos de parada e descanso (PPDs) em rodovias brasileiras.

Marco regulatório

O marco regulatório, que está no Senado, define questões como condições de contratação, pagamentos, seguro do caminhão e da carga, contratação direta entre autônomo e embarcador, entre outras.

Renovação de frota

Caminhoneiros autônomos pedem uma cesta de soluções para viabilizar a troca de um caminhão antigo por um novo sem o aumento da frota de veículos no país.

Cargas da Conab

Transportadores querem 30% das cargas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para as cooperativas.

INSS pago pelo caminhoneiro

Caminhoneiros querem que a contribuição do INSS seja descontada por mês, e não por viagem, como ocorre atualmente.

Exame toxicológico

Os trabalhadores querem que o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) custeiem o exame toxicológico dos profissionais.
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Mensagem por BazzoNatalino » 01 Nov 2021, 13:05


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Mensagem por E.R » 01 Jan 2022, 18:48

NOTÍCIAS
https://www.gazetadopovo.com.br/

O governo federal transformou em lei o projeto aprovado pelo Congresso do "MEI caminhoneiro".

Sem vetos, a sanção presidencial permite que o transportador autônomo de cargas se inscreva como microempreendedor individual caso tenha um faturamento anual de até R$ 251,6 mil.

Pela lei, o valor mensal da contribuição dos caminhoneiros enquadrados como MEI para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) será de 12% sobre o salário mínimo mensal.

A ideia da lei é estimular a formalização dos caminhoneiros como empresários individuais e atender a um dos pleitos da categoria.
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Mensagem por Rondamon » 16 Jan 2022, 22:13

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Caminhoneira conhecida como 'Musa das Estradas' sofre acidente e passa por cirurgia em MT - https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/not ... m-mt.ghtml
Há 13 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

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Mensagem por BazzoNatalino » 16 Jan 2022, 22:46

Que pena, sempre gostava de ver os caminhões :rolleyes2:

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Mensagem por HOMESSA » 17 Jan 2022, 00:22

Sei. Só se for o capô.
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Mensagem por E.R » 12 Mar 2022, 02:00

NOTÍCIAS
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/painel/

Alguns líderes de caminhoneiros prometeram que vão parar de trabalhar e ficar em casa por causa do aumento dos combustíveis feito pela Petrobras.

O governo federal conta com a aprovação de projetos de redução do preço de gasolina e diesel no Congresso para esfriar os ânimos.
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Mensagem por E.R » 12 Mai 2022, 01:42

NOTÍCIAS
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/p ... reco.shtml

O presidente Jair Bolsonaro (PL) espera que o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, consiga encontrar uma solução para o problema dos preços dos combustíveis sem precisar intervir na Petrobras.

O novo ministro foi o autor da ideia de dar uma linha de crédito para caminhoneiros anteciparem valores a serem recebidos pelos fretes.

Geralmente, eles são remunerados somente após a conclusão do serviço e, pelo programa, podem antecipar valores em até 120 dias, com juros de 1,79%.

Relatos de assessores do Planalto afirmam que Bolsonaro se irritou com o último reajuste de preços do diesel, de 8,87%, feito pela Petrobras.
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Mensagem por Chapolin Gremista » 15 Mai 2022, 20:06

Greve já!
Contra preço do diesel, caminhoneiros anunciam nova greve
Mobilização da categoria pode representar mais uma etapa na crise do governo de Bolsonaro

ImagemCaminhoneiros fazem greve contra aumento no preço do diese – Reprodução

Nessa sexta-feira, 11, em nota oficial, o Sindicam-ES (Sindicato dos caminhoneiros do Espírito Santo) reafirmou que a situação dos caminhoneiros é impraticável e declarou em nota oficial:

“O Sindicam/ES, a ACA e a Coopercolog, juntamente com os representantes dos caçambeiros, apoiam esse movimento. Entendemos que a situação dos autônomos ficou insustentável depois de tantos reajustes, seja no preço do diesel ou dos insumos que compõem o dia a dia do caminhoneiro”.

Muitas categorias que são atingidas pela alta dos combustíveis estão se unindo para discutir a organização de uma grande paralização, a imprensa golpista não está divulgando a mobilização e o chamado para greve, até nisso a categoria está sendo cerceada.

Segundo relatos recebidos pelo Wallace Landim, o popular Chorão, líder dos caminhoneiros, “muitos caminhoneiros já pararam seus caminhões por falta de dinheiro para abastecer, e que tem alguns companheiros que estão deixando seus caminhões no destino do frete e voltando pra casa de ônibus por não ter dinheiro para abastecer seus veículos”.

Devido à precificação do petróleo e à entrega das refinarias para o “mercado”, principal aliado na política econômica do ministro Paulo Guedes, que resultou em mais um aumento de R$ 0,40 no litro do Diesel e insumos gerais, o presidente da Associação Fluminense de Transportadores de Carga, Isaac de Oliveira, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro já perdeu 80% do apoio que tinha da categoria no início do seu governo:

“Mais uma vez esse governo joga a culpa para os outros. Porque quem bota e tira o presidente e quem é o sócio majoritário da Petrobrás, que é o governo. Se ele não tomar essa atitude é porque ele não quer, o presidente não cumpriu a palavra dele. Ele continua com esses presidentes fantoches da Petrobrás que fazem exatamente o que ele quer. A situação se tornou insustentável”.

O chamado de greve está sendo feito pelos caminhoneiros e se estende aos taxistas, motoristas de fretes e aplicativos que dependem do combustível para trabalhar.

Assista ao chamado de Wallace nas redes sociais nesta última sexta-feira, 11:



As soluções para o problema da alta dos preços atual pode vir de diversas ações, como por exemplom a revogação da política de preços da empresa, chamada de PPI (Preço de Paridade Internacional), instituída no governo Temer, a qual o ex-presidente Lula já afirmou em sua campanha eleitoral, que vai extinguir e reestatizar a companhia.

“Nós não vamos manter o preço dolarizado. Eu acho que os acionistas de Nova York, os acionistas do Brasil, têm direito de receber dividendos quando a Petrobras der lucro, mas é importante que a gente saiba que a Petrobras tem que cuidar do povo brasileiro”, afirmou Lula em uma entrevista a Rede de Rádios do Paraná (RDR).

Para o ex-presidente, não faz sentido que os acionistas da empresa enriqueçam enquanto a população brasileira tenha de se prejudicar economicamente.

“Eu não posso enriquecer um acionista americano e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e paga mais caro por causa do preço da gasolina”, argumentou Lula.

A solução para a categoria que pode literalmente parar o país, é a greve e as urnas em outubro, com Fora Bolsonaro e Lula Presidente.

https://www.causaoperaria.org.br/rede/c ... ova-greve/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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Mensagem por Barbano » 18 Mai 2022, 17:27

Essa greve só sai do papel no ano que vem, se trocar o presidente.
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Mensagem por Chapolin Gremista » 18 Mai 2022, 17:29

E com a ajuda da ''esquerda radical'' que não fez porra nenhuma em 4 anos. :lol:
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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Mensagem por E.R » 18 Mai 2022, 17:34

NOTÍCIAS
https://economia.estadao.com.br/noticia ... 0004068546

O governo federal editou uma medida provisória que permite a revisão da tabela do frete sempre que houver oscilação superior a 5% no preço do óleo diesel em relação ao preço de referência.

O gatilho anterior para o aumento dos valores do frete era de 10%.

A medida foi tomada para aliviar a pressão dos caminhoneiros ao governo diante da escalada do preço dos combustíveis.
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Mensagem por Chapolin Gremista » 01 Nov 2022, 20:52

NOTÍCIAS
AUTORITARISMO
Direita manda polícia reprimir protestos nas rodovias
Após decisão antidemocrática de Alexandre de Moraes, governadores estão convocando as polícias militares para atacar os protestos bolsonaristas


Após o resultado do segundo turno das eleições gerais deste ano, que definiu Lula como o novo presidente do Brasil, pequenas manifestações bolsonaristas surgiram em algumas regiões do País.

Os participantes, em sua maioria caminhoneiros, reivindicam, contra Lula, a realização de uma intervenção militar que coloque Bolsonaro na presidência novamente, afirmando que o pleito realizado no último final de semana foi uma farsa. Para tal, estão bloqueando rodovias com seus caminhões.

Frente a isso, o skinhead de toga Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na segunda-feira (31), que o governo adote “todas as medidas necessárias” para desobstruir os trechos ocupados pelos bolsonaristas.

Entretanto, averiguando que sua medida inicial não havia sido suficiente para dispersar os manifestantes, Moraes, nesta terça-feira (1°), decidiu, por meio do STF, que as polícias militares podem atuar da maneira que acharem necessário contra as obstruções.

“As polícias militares dos estados possuem plenas atribuições constitucionais e legais para atuar em face desses ilícitos, independentemente do lugar em que ocorram, seja em espaços públicos e rodovias federais, estaduais ou municipais”, colocou Moraes em sua decisão.

A intervenção da polícia para reprimir esses bloqueios é absurda, uma medida repressiva que ataca o direito do povo de livre manifestação. Tanto é que, segundo informações da Folha de S. Paulo, agentes da Polícia Rodoviária Federal estão utilizando spray de pimenta para dispersar as manifestações em Guarulhos.

Os manifestantes, apesar de defenderem uma reivindicação reacionária, não passam de um setor minoritário da população que está sendo manipulada em prol dos interesses dos empresários e políticos bolsonaristas para fazer a sua vontade. Mesmo assim, sua atuação é prejudicial à burguesia, como mostra a reação tanto da imprensa capitalista, quanto dos aliados de Bolsonaro nos estados, que estão enviando a PM para atacar as manifestações.

Romeu Zema (Novo), governador reeleito do estado de Minas Gerais, publicou em seu Instagram uma defesa da abertura imediata das vias, convocando o aparato repressivo sob o seu comando para reprimir as manifestações.

“Já solicitei às nossas Forças de Segurança que tomem as medidas necessárias para desobstruir qualquer via ou estrada que esteja interditada pelas manifestações. A eleição acabou e agora temos que assegurar o direito de todos de ir e vir, e também que as mercadorias cheguem onde for preciso (…). Vamos cumprir a lei”, disse o governador direitista.

Antes, é ainda mais uma situação em que Alexandre de Moraes, extrapolando completamente as suas atribuições constitucionais, abusa de seu poder, demonstrando ser um verdadeiro ditador. Afinal, as manifestações são miúdas, mas a sua repercussão na imprensa é imensa e procura pintar um quadro caótico. Tudo para, no final das contas, garantir ainda mais poder ao ministro do STF para que possa acabar com os direitos democráticos do povo.

Nesse sentido, é preciso ficar claro que Moraes não se preocupa em “defender a democracia”, muito menos defender a eleição de Lula. Sua atuação contra os bolsonaristas não passa de um jogo de cena que tenta caracterizá-lo como um democrata. Entretanto, cria-se um precedente para atacar, acima de tudo, a esquerda e a classe operária. Depois dos acontecimentos em questão, por que ele não poderia, por exemplo, reprimir uma greve que bloqueia determinada rodovia?

É o mesmo que ocorreu em relação à liberdade de expressão. Sob o pretexto de combate ao fascismo, Xandão rasgou a Constituição e promoveu uma verdadeira censura que, no final, se voltou contra a esquerda como demonstrou o caso do Partido da Causa Operária (PCO). O mesmo acontece agora, mas, dessa vez, em relação ao direito do povo de se manifestar.


https://causaoperaria.org.br/2022/direi ... -rodovias/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 02 Nov 2022, 13:22

O mito abandonou seus eleitores.


NOTÍCIAS
TRAÍRA
Bolsonaro abandona os caminhoneiros
Não há apoio do presidente atual jair Bolsonaro para as manifestações


O atual presidente golpista, perdedor na última eleição, Jair Bolsonaro, finamente fez seu pronunciamento e pelas palavras proferidas, abandona toda a militância dele que estão nas ruas indignadas com o resultado do pleito.

“Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas. Mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedades, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir.”, disse Bolsonaro no discurso.

Um golpista não tem o que oferecer à população a não ser golpe atrás de golpe. Ele abadonou e autorizou junto ao STF que as polícias agissem com violência contra esses atos e manifestações.

https://causaoperaria.org.br/2022/bolso ... nhoneiros/
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Mensagem por Chapolin Gremista » 05 Nov 2022, 20:54

NOTÍCIAS
EXPLORAÇÃO DO TRABALHO
Em defesa dos caminhoneiros contra as transportadoras
Transportadoras utilizam caminhoneiros para suas intenções políticas. Transportadoras não aceitam Lula para manter a alta exploração dos caminhoneiros. A CUT precisa agir.

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Aeleição de Lula representa a derrota (ao menos parcial) do golpe de Estado. Todavia, em virtude de ampla polarização, diversos segmentos da sociedade bloquearam estradas e foram às portas de quartéis pedir “intervenção federal” contra suposta “fraude eleitoral”. A organização de bloqueio das estradas circulou em grupos nas redes sociais, antes mesmo do fim do segundo turno. De acordo com reportagem, grandes grupos de Telegram atuaram na convocação dos atos. Outras reportagens sobre o bloqueio de estradas no interior do Brasil, demonstraram a diferenciação social e geográfica do movimento de fechamento de estradas contra a eleição de Lula. Em Foz do Iguaçu, na fronteira com a Argentina e Paraguai, os organizadores são o agronegócio, grandes transportadoras internacionais que atuam na fronteira, mas, principalmente, militantes bolsonaristas municiados por políticos locais e empresários.

Os caminhoneiros foram usados como “bois de piranha” e a esquerda pequeno-burguesa endossou o discurso repressivo da imprensa, pedindo que a polícia fosse utilizada contra os protestos, legítimos, embora reacionários. Bolsonaro, que catalisou grande parte dos movimentos populares, atuou diretamente durante a controversa greve de 2018 e se fez “porta-voz” de parte da categoria. Desta vez, durante a onda de protestos contra o resultado eleitoral, novamente circulou vídeo de Bolsonaro, rememorando o papel dele durante a greve dos combustíveis de 2018.

De fato, a greve era legítima, embora a disparada de combustíveis se deu justamente por causa do golpe de Estado contra os trabalhadores, que Bolsonaro ajudou a sedimentar. Contudo, de modo oportunista, Bolsonaro vocalizou a ira dos caminhoneiros, já que para a maioria, Temer não era um golpista, mas o “Vice da Dilma do PT”. Naquela ocasião, a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), foi uma das mobilizadoras da greve. Hoje, um dos líderes daquelas greves, Walace Landim afirma em entrevista que as empresas estão usando os caminhoneiros para o bloqueio de estradas.

“A gente tem a nossa pauta econômica. A gente sempre tá lutando para beneficiar a nossa categoria […] tem a questão do marco regulatório. O que me deixa muito triste é que muitos estão usando o nome da categoria […]. A nossa pauta principal é o fim do PPI (Paridade de Preço de Importação) […] isso [o que está acontecendo] é um movimento de extrema-direita que não representa os caminhoneiros […]. As empresas estão por trás disso porque o caminhão parado não é de caminhoneiro, ninguém rasga dinheiro. Quem tá por trás disso, alguns dizem que é o presidente.” , afirma Landim.

Landim é taxativo em afirmar que caminhoneiros sofrem na mão dos capitalistas, porém admite que muitos são bolsonaristas. Esse fenômeno pode ser explicado pela natureza da ocupação de caminhoneiro, uma categoria de trabalhadores da indústria dos transportes, que se diferenciam entre si. Uma parcela não tem caminhão, o aluga de outro caminhoneiro ou prestam serviços às empresas. O leasing é muito comum e fazer muitas viagens é uma forma de poder pagar o próprio caminhão. Outra parte dos caminhoneiros possui minifrota, colocando-o na condição de pequeno-burguês, um pequeno empresário do setor, mas que presta serviços aos capitalistas. Algumas transportadoras cresceram a partir de trabalho familiar e se envolveram com os protestos, deslocando caminhoneiros para ajudar no bloqueio das estradas.

Apesar do movimento claramente ter uma parcela de sua base social trabalhadora e outra parcela pequeno-burguesa e reacionária, não permite que a esquerda peça repressão policial. Isso demonstra grande atraso político. Por outro lado, de fato as repressões ocorreram pelos policiais militares.

Deste modo, o movimento ganha duas características: o potencial aumento da adesão para o confronto ao futuro governo Lula, e o descontentamento de muitos trabalhadores com os protestos, amplamente divulgados em redes sociais. A maioria dos empresários discordaram do trancamento de estradas e pressionaram a imprensa, pressionaram as PMs e demais forças de segurança a reprimir os manifestantes. A esquerda endossou o coro dos empresários para alegria da direita tradicional. Rui Costa, atual governador da Bahia, foi o primeiro a reprimir as manifestações.

Mais de 1,6 milhão de caminhões são registrados no Brasil, mas 27 mil empresas concentram de 5 ou mais caminhões, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT). Nessa concentração, cerca de 200 empresas possuem mais de 100 caminhões e atuam com centros logísticos nas maiores cidades do Brasil em todos os Estados. Trata-se de um setor poderoso econômica e politicamente. Numa situação de elevada concentração e exploração dos caminhoneiros, a pejotização é predominante. Trabalhadores são subcontratados e trabalham em condições extremamente precárias. É preciso um conjunto de leis trabalhistas que estabeleçam direitos aos caminhoneiros.

Essa relação de trabalho também produz concorrência entre caminhoneiros (enquanto há cartel entre os operadores logísticos). Nesse cenário há caminhoneiro arrendando caminhão e outras relações de trabalho ainda mais precárias. Não há dúvida que o caminhoneiro é um trabalhador, porém, não há dúvidas que existe a diferenciação na categoria. É nessa possibilidade de ascensão social que mira parte da categoria. As relações de exploração de trabalho do caminhoneiro, convivendo com o discurso liberal das rádios, de seus patrões, promove confusão política, facilitando a alta exploração por parte das transportadoras e demais empresas com logística própria. A CUT precisaria atuar melhor no setor, não compactuando com os ataques aos caminhoneiros que estão em protesto, mas recuperando-os para a luta de classes que eles vivem cotidianamente. Por isso Lula precisa dialogar com caminhoneiros, sem renunciar à organização estatal da indústria de transporte.

O caminho para conquistar os caminhoneiros é um discurso mais direto, voltado para as demandas urgentes da categoria, desde a saúde até a recomposição do frete valor. Sinalizar com mais ferrovias para mobilizar mais fluxos especificamente aos caminhoneiros, que poderiam ter o monopólio dos fretes a partir das estações. Porém, há de se ressaltar que o movimento que estamos assistindo, de bloqueios, trata-se de um movimento amplo, que usa caminhoneiros para fechar estradas, mas não significa que os caminhoneiros endossem aqueles protestos contra Lula, pelo contrário, muitos caminhoneiros votaram em Lula.



https://causaoperaria.org.br/2022/em-de ... JDscnSAnS8
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

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