Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Baixinho
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: C.R. Vasco da Gama
Curtiu: 0
Curtiram: 70 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Baixinho » 12 Abr 2020, 22:24

Engraçado que quando falam de censura, sempre me vem a cabeça "O Mistério dos Peixinhos(73)", onde Seu Madruga mata o gato com faca de touradas.

Tio Trambique
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 2090 vezes

Mensagem por Tio Trambique » 12 Abr 2020, 22:34

Mas aí eu acho que é diferente. Não mostra a cena. Já no dos toureiros é uma criança que manuseia uma faca. Fora o tapão no Quico.

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4732 vezes

Mensagem por Barbano » 12 Abr 2020, 22:52

Esse papo tá me lembrando o meio CH no começo do século, com as teorias mirabolantes de censura do sbt

Mas sim, faz sentido que alguns episódios tenham sido censurados pela Televisa. A maioria deve ser por falhas de imagem mesmo, e alguns talvez tenham se perdido de fato.

A teoria do Guilherme faz muito sentido. Pode sim ter sumido episódio por pura desorganização.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Jacinto
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Jimmytwain91
Membro
Membro
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 218 vezes

Mensagem por Jimmytwain91 » 12 Abr 2020, 22:57

O Mágico de Pink Floyd escreveu:Os Toureiros 73 é um dos episódios mais violentos da série pra mim. Chiquinha e Chaves querendo corta a orelha do Quico, o soco na cara do Quico, fora aquela piada de humor negro do menino que perdeu o olho.
O dos carpinteiros de 1972 é o mais violento, acredito eu

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8961 vezes
Curtiram: 4934 vezes

Mensagem por Jacinto » 12 Abr 2020, 23:04

Barbano escreveu:Esse papo tá me lembrando o meio CH no começo do século, com as teorias mirabolantes de censura do sbt Imagem

Mas sim, faz sentido que alguns episódios tenham sido censurados pela Televisa. A maioria deve ser por falhas de imagem mesmo, e alguns talvez tenham se perdido de fato.

A teoria do Guilherme faz muito sentido. Pode sim ter sumido episódio por pura desorganização.
Bobagem total. Principalmente no caso dos toureiros :wacko: Se fosse assim a Televisa cancelava as versões da carabina em que os meninos pegam em uma arma, ou as versões do chiclete que o Professor acerta vários socos no Quico (mesmo sem querer), ou o Quico com o cigarro na boca, ou as versões de 72 e 77 das marteladas em que acertam várias marteladas no Professor e no Sr. Barriga, ou as versões dos zombeteiros pelo tema mais assustador... Nesse dos toureiros pra mim cancelaram por várias falhas na imagem e riscos.
Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 2):
BarbanoEl Infortunato

O Gordo
Membro
Membro
Curtiu: 879 vezes
Curtiram: 4173 vezes

Mensagem por O Gordo » 12 Abr 2020, 23:14

Ah amigos, são teorias e teorias.

Temos mais experiência do que qualquer um pra falar que Televisa que se preza nunca faz o trabalho 100% completo, nem segue seu próprio critério. Não acho impossível que tenham tirado alguns de circulação por censura mesmo. É possível que versões de um mesmo episódio sumam por pura coincidência, pq tem versões demais.

Mas pra mim é coincidência demais 3 versões da mesma parte e do mesmo episódio indo pro ralo (Chimpan parte 1).
Imagem
“Não existe episódio semelhante! Existe preguiça de ver o episódio até o fim!”
- XAVIER, Evilásio

12/04/2014 a 13/07/2014 - Toupas Prancas
13/07/2014 a 30/12/2014 - O gordo e o obeso
30/12/2014 em diante - O Gordo
MEMBRO do FÓRUM CHAVES desde 12/ABR/2014
USUÁRIO DO MÊS em DEZ/2014, FEV/2015, MAR/2015, ABR/2015, NOV/2016, FEV/2017, DEZ/2017, FEV/2018, MAI/2018 e em JUL/2018
.
MODERADOR em 09/MAI/2015 (1º mandato - DDNL); 09/NOV/2015 (2º mandato - DDNL);
MODERADOR GLOBAL em 05/MAI/2016 (3º mandato - Global)
MODERADOR em 07/MAI/2017 (4º mandato - Moderador)

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8961 vezes
Curtiram: 4934 vezes

Mensagem por Jacinto » 12 Abr 2020, 23:21

Chimpandolfo, Guerras médicas, Hittler vá lá, pelas imagens de guerras, ou outra coisa coisa envolvendo temas de países que estiveram em guerra, mas essas bobagens de soco no Quico, crianças com faca na mão, etc, não acredito não.

Ruan Fonseca
Membro
Membro
Time de Futebol: potiguar de mossoró
Curtiu: 361 vezes
Curtiram: 1709 vezes

Mensagem por Ruan Fonseca » 12 Abr 2020, 23:42

E se simplesmente a maior parte dos episódios se perdeu mesmo, por pura desorganização?
Lembrem-se que CH foi gravado em videotape, em uns rolos de fitas enormes, frágeis e delicados, que precisavam de um armazenamento especial.
Imagem

Dentre quase 600 capítulos só de CH clássico (1973-1979), quais as chances de uma emissora como a Televisa não ter perdido nada?

As fitas eram comercializadas por toda a América Latina de avião, numa dessas mandaram a fita original em vez da cópia ou danificaram as fitas originais. Pois convenhamos que a organização de seu material para distribuição nunca foi o forte da Televisa, vide a maneira como as séries chegaram ao Brasil.

Pois é. Vocês nunca acharam estranho o fato de até hoje a Televisa nunca ter mostrado a primeira esquete do Chaves, nem quase nada de 1972?

Do Chapolin sempre que possível, mostram a esquete do marciano de 1970, já do Chaves, nem mesmo na morte do Roberto mostraram o místico esquete dos balões no parque.
Editado pela última vez por Ruan Fonseca em 12 Abr 2020, 23:44, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Ruan Fonseca (total: 1):
Barbano
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

Otelo
Membro
Membro
Curtiu: 565 vezes
Curtiram: 754 vezes

Mensagem por Otelo » 12 Abr 2020, 23:43

Jacinto escreveu:Chimpandolfo, Guerras médicas, Hittler vá lá, pelas imagens de guerras, ou outra coisa coisa envolvendo temas de países que estiveram em guerra, mas essas bobagens de soco no Quico, crianças com faca na mão, etc, não acredito não.
[2]
___

Caraí, essa teoria do Guilherme faz sentido.

Jimmytwain91
Membro
Membro
Curtiu: 61 vezes
Curtiram: 218 vezes

Mensagem por Jimmytwain91 » 13 Abr 2020, 00:07

Se for censura acredito só no Chapolin como o do Chimpandolfo, mas do Chaves acho difícil.....

Cortal Cristado
Membro
Membro
Curtiu: 1286 vezes
Curtiram: 1274 vezes

Mensagem por Cortal Cristado » 13 Abr 2020, 00:25

Tio Trambique escreveu:Mas aí eu acho que é diferente. Não mostra a cena. Já no dos toureiros é uma criança que manuseia uma faca. Fora o tapão no Quico.
Isso pode parecer besteira, visto que na série inteira tem algum tipo de violência, mas não duvido que esse episódio tenha recebido censura por um desses motivos. Tanto que a primeira parte da versão de 1976 também não é distribuída...
Homessa escreveu:
10 Jun 2024, 15:42
Confesso que eu faço o TBT da punheta. Toda quinta-feira eu faço homenagem para alguma mulher (que ainda esteja viva) em algum momento de anos/décadas atrás.

AquilsasG
Membro
Membro
Curtiu: 198 vezes
Curtiram: 764 vezes

Mensagem por AquilsasG » 13 Abr 2020, 01:54

Chafundifórnios escreveu:E se simplesmente a maior parte dos episódios se perdeu mesmo, por pura desorganização?
Lembrem-se que CH foi gravado em videotape, em uns rolos de fitas enormes, frágeis e delicados, que precisavam de um armazenamento especial.
Imagem

Dentre quase 600 capítulos só de CH clássico (1973-1979), quais as chances de uma emissora como a Televisa não ter perdido nada?

As fitas eram comercializadas por toda a América Latina de avião, numa dessas mandaram a fita original em vez da cópia ou danificaram as fitas originais. Pois convenhamos que a organização de seu material para distribuição nunca foi o forte da Televisa, vide a maneira como as séries chegaram ao Brasil.

Pois é. Vocês nunca acharam estranho o fato de até hoje a Televisa nunca ter mostrado a primeira esquete do Do Chapolin sempre que possível, mostram a esquete do marciano de 1970, já do Chaves, nem mesmo na morte do Roberto mostraram o místico esquete dos balões no parque.
Ese sketch de los globos era exhibido en los años 90, no creo que esté muy perdido
@Shambler_Casper

Cláudio
Membro
Membro
Time de Futebol: Atlético - MG
Curtiu: 537 vezes
Curtiram: 1218 vezes

Mensagem por Cláudio » 13 Abr 2020, 02:09

Imagino que a censura seja a responsável por uma pequena parte dos perdidos, mas existiu.

--------------

Nessa entrevista a Carmen Ochoa chegou a falar de censura em CH (a partir de 8:04).

Teve também uma entrevista em 2005 em que Chespirito falou que a "Dirección de Radio, Televisión y Cinematografía" (RTC) tentou censurar um episódio de Chaves.

Imagem
Jornal "El Informador".

Eng. Pudim
Membro
Membro
Curtiu: 537 vezes
Curtiram: 1892 vezes

Mensagem por Eng. Pudim » 13 Abr 2020, 02:22

Então já teve roteiro recusado por falar da história do México de maneira cômica... Que curioso. :o
EN VACACIONES. DIGO, FÉRIAS EM ESPANHOL.

Tio Trambique
Membro
Membro
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 2090 vezes

Mensagem por Tio Trambique » 13 Abr 2020, 10:28

Alguém sabe que episódio é esse?

------------------
Sobre o dos toureiros, é bem provável que seja pela faca, mas também pela imagem podre. É quase no nível do Errar é humano. E sim, tenho quase certeza que ela chegou a tentar masterizar esse episódio mas nem o editor conseguiu restaurar aquilo.

Responder