O ESTADO DE S.PAULO
Com 20 anos de experiências no empreendedorismo digital, Felipe Matos faz sua estreia como colunista do jornal O Estado de S.Paulo amanhã.
Na coluna, que será publicada mensalmente dentro do I – Ideias, Inovação e Empreendedorismo, Felipe Matos vai abordar temas relacionados a startups, inovação e tecnologia.
“Há um desafio enorme em mostrar o papel da tecnologia para um público mais amplo. O momento maluco que vivemos, com a quarentena, é uma oportunidade bacana para aumentar o diálogo sobre a tecnologia”, diz Felipe Matos, que começou a empreender aos 14 anos. “Quando eu comecei, os telefones não eram nada ‘smart’. Meu primeiro aplicativo foi feito num telefone monofônico, monocromático e com uma conexão de internet precária. Mas já era o começo de uma transformação muito grande.”
Ao longo de sua carreira, Felipe Matos foi líder do pioneiro fundo Criatec, criado em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, para investimento em empresas digitais. Foi fundador da Startup Farm, uma das principais aceleradoras da América Latina, e dirigiu o programa Startup Brasil, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.
Ele também foi um dos mentores do Startup Weekend, evento que levou à criação de empresas como a Easy Taxi, um dos primeiros grandes casos de sucesso do ecossistema brasileiro de startups.
Na coluna, ele revezará seu espaço com Silvio Meira, Maurício Benvenutti e Camila Farani às quartas-feiras. Para ele, é importante trazer um “olhar local” para a discussão sobre a tecnologia. “Quero dar espaço para os desafios de se empreender no País, como a burocracia e a regulação, mas também mostrar como as empresas estão criando soluções para atender às demandas do brasileiro”, diz.
Na primeira coluna, Felipe Matos já pretende abordar como a quarentena está mudando as relações de trabalho. “É um período de crise, mas, com ela, muita gente está sendo forçada a participar do mundo digital de um jeito diferente de antes. Há muitas oportunidades vindo aí também.”