Mundo

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Chapolin Gremista » 05 Mar 2020, 17:14

Golpe nas eleições
Evo diz que se MAS vencer haverá golpe, mesmo assim crê nas eleições
Evo Morales denuncia que direita prepara novo golpe caso MAS ganhe as eleições. No entanto, as mesmas eleições já são uma fraude preparada pela direita.
O ex-presidente boliviano Evo Morales, agora exilado na Argentina após o golpe militar, declarou que seu partido MAS irá vencer as eleições, baseado nas últimas pesquisas de intensão de votos divulgadas pela imprensa, no entanto pondera: “se vencermos, haverá golpe”.

Depois de toda luta interna que foi travada na Bolívia durante o ano passado, levando ao golpe militar apoiado pelo imperialismo e por uma série de embates entre a população e grupos fascistas por todo país, provocando um estado de quase guerra civil, as lideranças populares, assim como Evo, passaram a ter mais cuidado e menos esperanças em relação a política golpista.

Anteriormente Evo havia abandonado o cargo sem de fato mobilizar o povo, contudo, quando a mesma população explodiu nas ruas em sua defesa, ficou visível que o golpe de Estado era imensamente impopular e que o poder de fato da esquerda estava junto ao povo e não nas instituições burguesas e nas alianças políticas com partidos golpistas.

Evo já em exílio fora obrigado a mudar aos poucos sua postura, de alguém que pedia a paz social para uma pessoa que denuncia com mais intensidade o golpe, e agora diz abertamente que os golpistas não fizeram toda esta luta para durar apenas alguns meses e entregar tudo graças a meras eleições.

Contudo, mesmo com a acertada denúncia, Evo novamente volta a cometer o erro de assumir uma postura de “fraude consentida”, isso porque as eleições bolivianas em si já estão fraudadas desde que sua candidatura, a única possível para combater o golpe e levantar o povo, foi impedida de concorrer, colocando assim a figura de um ex-ministro, que está muito longe de representar uma real luta contra os golpistas.

Com candidatura anulada e ainda por cima eleições que serviram apenas para conter a ebulição popular, as esperanças eleitorais do MAS demonstram estar fora de sintonia com a realidade do país. Mesmo que as pesquisas feitas pelos órgãos da burguesia indiquem uma possível vitória da esquerda, um sintoma da radicalização política no país, devemos lembrar que todo este processo esta armado para a vitória do golpe.

Custe o que custar como mesmo diz Evo, os golpistas irão dar mais um golpe se for necessário. Porém, quando a esquerda na Bolívia fala que o MAS só não irá ganhar caso haja fraude, esquecem que todo o processo eleitoral em si já é uma grande fraude.

Por isso, todo o esforço agora deve se reunir em denunciar a fraude que está sendo dada na Bolívia, mais um golpe contra a esquerda e o povo, o único caminho que irá de fato derrotar os golpistas, seguindo o mesmo caso brasileiro, será a mobilização popular.
https://www.causaoperaria.org.br/evo-di ... -eleicoes/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 07:30, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Europa

Mensagem por Chapolin Gremista » 05 Mar 2020, 20:44

Burguesia italiana desesperada
Coronavírus obriga Itália a fechar escolas em meio a crises internas
Métodos antidemocráticos mostram a decadência capitalista

A Itália determinou nesta quarta-feira (4) que as escolas e universidades do país ficarão fechadas a partir de quinta (5) até 15 de março.O país país tem 3.089 casos confirmados da doença e 107 mortes, e esta medida, para além de uma tentativa desesperada de conter o novo coronavírus, demonstra o nível de crise avançada nos países capitalistas do velho continente.

O surto mundial do vírus já fez com que países como Israel, Japão, Alemanha, Estados Unidos, França e Coreia do Sul também fechassem escolas temporariamente ou suspendessem aulas na tentativa de combate à doença. Porém, a crise econômica e política na Itália é tão grande que os problemas com o coronavírus estão aprofundando-as e levando o país a adotar medidas como fechar escolas e universidades. Uma coisa impensável para um país imperialista e que explicita mais uma vez o tamanho da crise mundial (Ver “Coronavirus ‘some’ com US$ 6 tri do mercado mundial”, matéria publicada 29/02 no DCO).

O fechamento das instituições de educação são apenas um ponto desta crise que abala a Itália. Um rascunho de um decreto governamental prevê a proibição de eventos públicos em todo o país, para tentar conter o avanço do novo vírus, no território que exportou a doença para diversos países do mundo. A medida inclui o fechamento de cinemas, teatros e também pede aos italianos que evitem abraçar ou apertar as mãos para cumprimentos.

O texto ordena: “a suspensão de eventos de qualquer natureza que envolvam a concentração de pessoas e que não permitam que uma distância de segurança de pelo menos um metro seja respeitada”, segundo a Reuters.

O país, que se localiza no centro-sul da Europa, já havia fechado escolas e colocado 11 cidades em quarentena nas regiões de Emília-Romanha, Friul-Veneza Júlia, Lombardia, Veneto e Piedmont, todas no norte do país. Frente a isso, o país decidiu injetar 3,6 bilhões de euros na economia para aliviar os impactos do coronavírus.

Após essas notícias de aumento da crise econômica nos maiores países capitalistas do mundo, como a população vai acreditar em propagandas oficiais que defendem a utilização de álcool gel, água e sabão, para combater o vírus? Se os países que exploram todas as nações do mundo, contendo tecnologia de ponta, estão completamente desesperados, não seria um sinal claro de que este regime mundial não se importa com a situação de saúde da classe trabalhadora?

No Brasil, o desmonte da Saúde já é visível e o agravamento de uma epidemia pode acelerar o caos. Dória, que derrubou um prédio na cabeça dos moradores, alertou: “Não precisamos mudar a rotina em escolas e empresas. Vamos reforçar as regras básicas de prevenção, como o uso de álcool gel ou água e sabão e seguir as recomendações da Secretaria de Saúde”. Quem pode crer nisso?

Leia também: Coronavírus: os métodos antidemocráticos e a decadência capitalista

Uma epidemia dessa gravidade, deveria ter sido tratada com muito mais seriedade, e os governos deveriam ter gasto juntos muito mais do que se propuseram. Porém, as organizações mundiais, controladas por banqueiros, empresários sangue-sugas, e políticos fascistas, alegaram que não era nada demais, “preocupados” em não gerar pânico pelo planeta, acarretaram mortes e caos.

É óbvio que os capitalistas não querem gastar o dinheiro que roubaram durante séculos da classe trabalhadora, com a saúde desta mesma classe. Porém, a ameaça cresceu tanto, que a instabilidade se instaurou nos países que se gabam de terem ótimas clínicas e hospitais privados, e agora são obrigados a desembolsar bilhões e bilhões.

E mais além, esta epidemia mundial mostra como a ideologia capitalista está falida, caindo aos pedaços. Não se pode individualmente pagar um plano de saúde que cubra tal catástrofe mundial. Também não se pode tratar de forma individual, neoliberal, de situações em que envolvem toda sociedade, pois afetam todo o organismo vivo. O capitalismo não consegue mais dar conta dos problemas da sociedade que ele comanda, a Itália mostra claramente isso.

Nenhum problema dos trabalhadores e de toda sociedade pode ser resolvido sob o capitalismo. A derrubada do regime, o fora Bolsonaro, a luta contra a extrema-direita na Itália, França, Espanha e todos os golpistas, é tarefa urgente. A classe operária está nas ruas por conta das condições de destruição neoliberal em vários países da Europa e América Latina.

O que virá depois? A proibição de manifestações para conter o coronavírus? A ditadura da burguesia está matando o povo!
https://www.causaoperaria.org.br/corona ... -internas/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 19:25, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 05 Mar 2020, 21:01

Oriente Médio
Netanyahu vence em Israel mas crise política tende a se aprofundar
O primeiro-ministro israelense, capacho do imperialismo norte-americano, consegue vitória apertada nas eleições legislativas


Nas eleições legislativas israelenses da última segunda-feira (2), o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu conseguiu uma vitória importante. Com 90% dos votos apurados – quando fechávamos esta edição – Netanyahu obteve 59 dos 120 assentos da casa. O bloco que apoia o atual primeiro-ministro israelense é formado por partidos conservadores e ortodoxos, sendo que o Likud, que é diretamente liderado por Netanyahu, obteve 36 desses 59 votos.

Essa é a terceira vez no último ano em que o parlamento isralense realiza eleições com vistas a formar um governo. Na última tentativa, o Likud havia obtido apenas 32 votos, e o bloco pró-Netanyahu, 55. Nesse sentido, as últimas eleições representaram um avanço, ainda que artificial, da influência de Netanyahu.

Embora o resultado tenha sido comemorado por Netanyahu, ainda não se sabe se os votos serão suficientes para garantir que o primeiro-ministro obtenha a maioria. Em caso contrário, terá de fazer um acordo com a legenda Yisrael Beiteinu, do ex-ministro Avigdor Lieberman, que possui sete cadeiras no momento. Após as últimas eleições israelenses, Lieberman havia se recusado a integrar o governo de Netanyahu. Embora também seja de direita, Lieberman é considerado uma liderança “secular”, o que dificulta a aliança com os ultraortodoxos.

Se por um lado Netanyahu obteve uma importante vitória parcial para o imperialismo, as condições em que essa vitória foi conquistada revelam uma crise de enormes proporções na região. Afinal de contas, essa foi a terceira tentativa de formar um governo — e mesmo assim, há a possibilidade de Netanyahu não conseguir governar sozinho. Além disso, Netanyahu se encontra em um profundo desgaste, enfrentando inclusive denúncias de corrupção — indício de que há uma parcela da burguesia israelense em contradição com o primeiro-ministro.

As dificuldades que Netanyahu vêm passando são resultado da crise do imperialismo, que se agudiza em todo o mundo, particularmente a crise no Oriente Médio, que se agravou ainda mais no início do ano com o assassinato do general Qasem Soleimani. Israel é o principal enclave do imperialismo na região, é um Estado artificial criado de maneira criminosa pelo imperialismo para interferir diretamente e ameaçar de todas as maneiras os povos árabe, palestino, turco, persa e demais. Na medida em que a direita vai perdendo o controle da situação em Israel, o controle do imperialismo no Oriente Médio ficará ainda mais débil.
https://www.causaoperaria.org.br/netany ... profundar/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Dias
Membro
Membro
Mensagens: 2927
Registrado em: 30 Dez 2014, 15:39
Programa CH: Chapolin
Localização: São João de Meriti - RJ
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 282 vezes

Re: Europa

Mensagem por Dias » 05 Mar 2020, 22:19

Qual a melhor forma de se prevenir contra o coronavirus?

a)Evitar contato com pessoas, cobrir a boca pra tossir, evitar lugares concentrados de pessoas, lavar bem as mãos

b)Fora Bolsonaro e todos os golpistas blá blá blá!!!
"Está vendo como às vezes é bom ser burro?" - Chaves

Avatar do usuário
BazzoNatalino
Membro
Membro
Mensagens: 6838
Registrado em: 08 Nov 2017, 11:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 821 vezes

Re: Europa

Mensagem por BazzoNatalino » 05 Mar 2020, 22:23

Dias escreveu:Qual a melhor forma de se prevenir contra o coronavirus?

a)Evitar contato com pessoas, cobrir a boca pra tossir, evitar lugares concentrados de pessoas, lavar bem as mãos

b)Fora Bolsonaro e todos os golpistas blá blá blá!!!
Letra B, óbvio.
Imagem

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 16883
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 1262 vezes
Curtiram: 1688 vezes

Re: Europa

Mensagem por JF CH » 05 Mar 2020, 22:24

Dias escreveu:Qual a melhor forma de se prevenir contra o coronavirus?

a)Evitar contato com pessoas, cobrir a boca pra tossir, evitar lugares concentrados de pessoas, lavar bem as mãos

b)Fora Bolsonaro e todos os golpistas blá blá blá!!!
Segundo os americanos, é parar de beber Corona :vamp:
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105456
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3919 vezes

Re: América Latina

Mensagem por E.R » 05 Mar 2020, 23:09

https://oglobo.globo.com/mundo/brasil-r ... s-24287932
O governo brasileiro publicou nesta quinta-feira no Diário Oficial portarias para a remoção de quatro diplomatas e 11 funcionários brasileiros de sua embaixada em Caracas, dos consulados na capital venezuelana e em Ciudad Guayana e do vice-consulado em Santa Elena do Uairén, cidade próxima à fronteira com Roraima.

Além disso, funcionários da embaixada venezuelana em Brasília foram informados no início deste mês que têm 60 dias para deixar o Brasil, informou uma fonte próxima ao Palácio do Planalto. Caso contrário, serão expulsos do país.

O processo de retirada total dos funcionários brasileiros da Venezuela também pode demorar em torno de dois meses, mas os diplomatas e demais representantes em Caracas receberam a confirmação de sua remoção na última quarta-feira.

A portaria publicada no Diário Oficial informa a decisão de remover a ministra de primeira classe Elza Moreira Marcelino de Castro e os conselheiros Francisco Chaves do Nascimento Filho, Carlos Leopoldo Gonçalves de Oliveira e Rodolfo Braga. Segundo fontes brasileiras, também deixará o posto nas próximas semanas o encarregado de negócios, Rodrigo Andrade.

Com a retirada, os brasileiros no país vizinho podem perder acesso a serviços como emissão de passaporte e certidão de nascimento. Brasília ainda está estudando como será prestada a assistência consular, informou uma fonte. Estima-se que cerca de 10 mil brasileiros vivam na Venezuela.
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Chapolin Gremista » 06 Mar 2020, 02:36

Capacho do imperialismo
Boicote a mando dos EUA: Bolsonaro retira diplomatas da Venezuela
Movimentações recentes por parte do governo Bolsonaro indicam um plano para que o Brasil rompa completamente as relações diplomáticas com o governo venezuelano.

Segundo informações repassadas por pessoas ligadas ao governo da Venezuela, o governo Bolsonaro já haveria expressado seu interesse em fechar todos os postos diplomáticos do Brasil no país caribenho. Na última terça-feira (4), conforme publicado pelo Diário Oficial da União (D.O.U), o ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, notório bolsonarista e inimigo dos governos nacionalistas da América Latina, removeu ao menos quatro pessoas que exerciam alguma função diplomática:

Elza Moreira Marcelino de Castro, ministra de primeira classe do Quadro Especial da carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, do consulado-geral do Brasil em Caracas para a Secretaria de Estado.
Francisco Chaves do Nascimento Filho, conselheiro do Quadro Especial da carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, do consulado do Brasil em Ciudad Guayana para a Secretaria de Estado.
Carlos Leopoldo Gonçalves de Oliveira, conselheiro da carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, da embaixada do Brasil em Caracas para a Secretaria de Estado.
Rodolfo Braga, conselheiro da carreira de Diplomata do Ministério das Relações Exteriores, da embaixada do Brasil em Caracas para a Secretaria de Estado.
Com as portarias do Ministério das Relações Exteriores, as ameaças do governo Bolsonaro de extinguir os postos diplomáticos se tornaram ainda mais concretas. No entanto, essa não foi a única movimentação do governo de extrema-direita em direção ao boicote ao país vizinho. No fim da tarde de ontem (5), próximo ao fechamento desta edição, o jornal golpista Folha de S. Paulo, representante dos interesses da burguesia que sustenta o governo Bolsonaro, publicou uma matéria afirmando que Bolsonaro iria tomar medidas efetivas contra o governo Maduro. Segundo a matéria, os representantes do governo venezuelano devem deixar o país em um prazo determinado e os representantes diplomáticos brasileiros serão retirados da Venezuela.

Se isso for consolidado, será um dos gestos mais significativos do governo Bolsonaro contra o governo venezuelano. Embora Bolsonaro e seu chanceler Ernesto Araújo sejam verdadeiros capachos do governo norte-americano, o Brasil ainda não havia rompido completamente suas relações com a Venezuela, devido às diversas relações que a burguesia de ambos países são obrigadas a ter, visto o atraso econômico do Brasil e da Venezuela e a posição geográfica em que se encontram.

A movimentação do governo Bolsonaro mostra, mais uma vez, que o governo brasileiro é inimigo de todos os governos nacionalistas da América Latina e, portanto, um verdadeiro capacho do imperialismo — o que leva, obrigatoriamente, à conclusão de que é um governo inimigo do povo brasileiro e de todos os oprimidos. É preciso, diante disso, denunciar o servilismo do governo Bolsonaro, seu golpismo e até mesmo sua irresponsabilidade para com os brasileiros, uma vez que poderá colocar o país em um confronto que só causará prejuízo aos trabalhadores.

https://www.causaoperaria.org.br/boicot ... venezuela/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 07:28, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 06 Mar 2020, 11:30

Enganar é uma arte americana
EUA ignoram cessar-fogo e bombardeiam talibãs no Afeganistão
Os EUA não respeitam ninguém e agem como se fossem naturalmente os senhores do mundo. Forçaram um acordo com o Talibã e quatro dias depois os atacaram.

O Afeganistão tem uma longa história de dominação e resistência. Atualmente tem fronteira com a Turquia, o Uzbequistão, Turcomenistão, Irã e China. Registra-se que por volta do ano por volta de 500 a.C, foi conquistado por Dario I da Babilônia, e em 329 aC por Alexandre, o Grande, entre outros.

Já foi parte de um grande império, junto com o que hoje é o Irã e a Índia, conquistado por Mahmud de Ghazni, no século 11 d.C., e até mesmo Genghis Khan teria assumido o território no século 13 d.C, mas somente no século XVIII o território reconhecido atualmente foi, de fato, unificado em um único país.*

No século 19, a Inglaterra, com a desculpa de proteger seu império indiano da Rússia, procurou anexar o Afeganistão, o que levou a uma série de guerras entre britânicos e afegãos (1838-42, 1878-80, 1919-21).

Assim, em 1921, os ingleses, que já estavam sitiados após a Primeira Guerra Mundial, são derrotados e o Afeganistão, finalmente, se torna uma nação independente.

Entre as décadas de 1950 e 1970, após derrubada da monarquia, o Afeganistão se aproxima da União Soviética e tem forte influência do comunismo. No entanto, em 1978, há uma rebelião de líderes islâmicos contra as mudanças introduzidas pela constituição de 1975-77, que concedia direitos às mulheres e apontava para a modernização do estado amplamente social.

Em 1979, o embaixador americano Adolph Dubs é morto e os EUA cancelam toda a ‘assistência’ ao Afeganistão. Nesse ponto, há uma intensa luta pelo poder entre Nur Mohammad Taraki, um dos membros fundadores do Partido Comunista Afegão, e o vice-primeiro ministro Hafizullah Amin. Taraki será morto em 14 de setembro em um confronto com apoiadores de Amin.

A União Soviética invade o país em 24 de dezembro e, em 27 de dezembro, Amin e muitos de seus seguidores são executados. O vice-primeiro ministro Babrak Karmal se torna primeiro ministro, mas se forma uma enorme oposição a ele e aos soviéticos, o que vai gerar manifestações públicas violentas.

No início de 1980, os rebeldes Mujahadeen** se uniram contra invasores soviéticos e o Exército Afegão apoiado pela URSS.

A partir de então, muitos afegãos fogem para a Turquia e o Irã. Em 1984, Osama Bin Laden, vindo a Arábia Saudita, chega ao país para se unir aos anti-soviéticos e posteriormente receberá apoio armada dos Estados Unidos, Grã-Bretanha e China via Paquistão.

Após uma década de confrontos, em 1995, a milícia islâmica recém-formada, Talibã, chega ao poder com promessas de paz. A maioria dos afegãos, exaustos por anos de seca, fome e guerra, aprovam o Talibã por defender os valores islâmicos tradicionais.

Agora quem se opõem ao governo afegão, dominado pelo Talibã, são os Estados Unidos que se colocam como inimigos do estado e o pressiona fortemente.

Em 1998, depois dos atentados a duas embaixadas americanas na África pela Al Qaeda, o presidente Clinton ordena ataques aos campos de treinamento de Bin Laden no Afeganistão.

Em 2000, os norte-americanos exigem a extradição de Bin Laden, o que é ignorado pelo Talibã. Em 2001, após o ataque da Al Quaeda aos EUA (Torres Gêmeas e Pentagono), com a recusa do Afeganistão em entregar Osama Bin Laden, os EUA e a Inglaterra lançam um pesado ataque ao país.

O Talibã é forçado a se refugiar e um governo interino, com apoio dos EUA, é assumido por Hamid Karzai. O governo interino que deveria durar 6 meses, vai se estender até 2004.

No entanto, os talibãs e a Al-quaeda continuam atuando no país e os conflitos jamais cessaram, tornando o pais um dos mais violentos do mundo. Com essa desculpa, a OTAN assume o controle de Cabul e implementou uma guerra continuada, sob comando dos Estados Unidos, que vão durar, oficialmente, até 2014, data em que as tropas estrangeiras deveriam ter deixado o país.

No entanto, os embates com os talibãs se mantiveram e, somente em 29 de fevereiro deste ano, os Estados Unidos e o Talibã teriam assinado um acordo, pondo fim aos conflitos e a saída das tropas norte-americanas e da OTAN, em até 14 meses.

Passados 4 dias, com a desculpa de executar um ataque defensivo, os EUA executaram um bombardeio em Nahr-e Saraj, em Helmand, contra supostos combatentes talibãs, acusados de atacarem as forças de segurança afegãs.

OU seja, faz mais de duas décadas que os norte-americanos e seus aliados europeus atacam o Afeganistão e com a conivência internacional colocaram tropas dentro de seu território. Quando finalmente se chega a um acordo para a saída de tropas estrangeiras, os norte-americanos fazem como sempre fizeram, inventam um conflito, uma conspiração inexistente, para descumprir acordos.

O Afeganistão não é o único caso, mas é um bom exemplo. Os americanos fazem acordos para outros cumprirem, eles não precisam cumprir e geralmente não cumprem ou encontram modos de justificar o descumprimento.

O que importa é manter sua posição de força e seu domínio, que seja à custa do uso de armas e da morte de civis.

NOTAS:

* É importante ressaltar que somente em 1870, após ser conquistado por árabes, o Islã se enraizou no país.

**Posteriormente constituiram a Unidade Islâmica do Mujahidin do Afeganistão (Aliança Mujahidin dos Sete Partidos ou Sete de Peshawar), entre 1981 ou 1985, entre os sete partidos afegãos mujahidin que lutavam contra os soviéticos – na época eram os que davam sustentação à República Democrática do Afeganistão (Guerra Afegã-Soviética).
https://www.causaoperaria.org.br/eua-ig ... eganistao/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
Dona Clotilde
Membro
Membro
Mensagens: 9297
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chaves
Localização: Casa nº 71
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 964 vezes

Re: Europa

Mensagem por Dona Clotilde » 06 Mar 2020, 12:09

Nenhum problema dos trabalhadores e de toda sociedade pode ser resolvido sob o capitalismo. A derrubada do regime, o fora Bolsonaro, a luta contra a extrema-direita na Itália, França, Espanha e todos os golpistas, é tarefa urgente. A classe operária está nas ruas por conta das condições de destruição neoliberal em vários países da Europa e América Latina.
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Derrubar o Bolsonaro pra eliminar uma pandemia global. Ainda bem que a Dilma caiu pra eliminar a epidemia de Ebola... :rolleyes:

Com todo o respeito aos leitores, mas quem escreveu esse papel higiênico melado com borra de bosta que chamam de notícia é um alucinado do caralho.
Esses usuários curtiram o post de Dona Clotilde (total: 1):
Bugiga
Imagem

Avatar do usuário
Bugiga
Membro
Membro
Mensagens: 4776
Registrado em: 06 Fev 2009, 23:33
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Inter
Localização: Porto Alegre - RS
Curtiu: 2782 vezes
Curtiram: 1291 vezes

Re: Europa

Mensagem por Bugiga » 06 Mar 2020, 12:49

Phoebe Buffay escreveu:Com todo o respeito aos leitores, mas quem escreveu esse papel higiênico melado com borra de bosta que chamam de notícia é um alucinado do caralho.
E quem compartilha uma "notícia" dessas é mais alucinado ainda.
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105456
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3919 vezes

Re: América Latina

Mensagem por E.R » 07 Mar 2020, 00:32

https://agenciabrasil.ebc.com.br/politi ... nald-trump

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro vai se reunir com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, amanhã (7), em Palm Beach, na Flórida, Estados Unidos.

A situação política da Venezuela será um dos temas da reunião.

Trump e Bolsonaro discutirão oportunidades para restaurar a democracia na Venezuela.
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Europa

Mensagem por Chapolin Gremista » 07 Mar 2020, 03:40

Alucinado é quem vem com argumento de ''mimimi comunista não pode ter iphone'''. Cresce, direitista pobre de direita pé de chinelo !

Conflitos na Síria
Rússia convence Turquia sobre cessar-fogo, mas Síria ainda é vítima
Erdogan garantiu que irá responder com todo o seu poder a qualquer ataque por parte de Damasco, muito embora a posição da Síria no conflito seja defensiva


Após mais de seis horas de negociações no Kremlin, os presidentes da Rússia, Vladimir Putin, e da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciaram um cessar-fogo para encerrar semanas de confrontos na região síria de Idlib. A notícia foi divulgada na quinta-feira (5/03), em uma coletiva de imprensa em Moscou.

Com as negociações, a Rússia pretende diminuir as tensões entre Moscou e Ancara, sob o regime de Bashar al-Assad. Desde que se iniciaram os conflitos na região, incentivados pelo Imperialismo, a Rússia tem sido uma aliada fundamental da Síria em sua guerra contra o Estado Islâmico e outros grupos.

O acordo entre russos e turcos prevê ainda a criação de um corredor de segurança em alguns setores da estrada M4, que atravessa a província de Idlib e se constitui num eixo estratégico para Damasco. A criação do corredor de segurança demonstra que a Rússia não pretende abandonar o apoio que dá ao regime de Bashar al-Assad, apesar da aproximação com a Turquia. No local, serão organizadas patrulhas conjuntas de Moscou e Ancara.

Apesar do anúncio de cessar-fogo, a Síria ainda se encontra em risco já que a Turquia mantém bases militares na região de Idlib. Além disso, o presidente turco garantiu que irá responder com todo o seu poder a qualquer ataque por parte de Damasco, muito embora a posição da Síria no conflito seja defensiva.

A população síria é quem mais tem sofrido com o conflito na região desestabilizada nas últimas décadas por culpa do Imperialismo. Quase um milhão de pessoas fugiram em direção à fronteira com a Turquia que já abriga 3,6 milhões de sírios em seu território.
https://www.causaoperaria.org.br/russia ... -e-vitima/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 19:24, em um total de 2 vezes.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 07 Mar 2020, 03:42

Afeganistão
EUA tentam se blindar da culpa por crimes de guerra no Afeganistão
EUA fazem de tudo para barrar as investigações sobre seus crimes de guerra no Afeganistão, incluindo perseguição aos investigadores e denunciantes

Os Estados Unidos farão todo o possível para obstruir investigações sobre crimes de guerra cometidos por eles durante a ocupação do Afeganistão, segundo uma fala de Mike Pompeo, secretário de estado norte-americano. A fala se deu no momento em que o Tribunal Penal Internacional (TPI), do qual não fazem parte os Estados Unidos, abriram uma investigação para apurar os crimes de guerra em território afegão. Tanto o exército quanto a CIA tiveram participação nos crimes de guerra.

No ano passado, a responsável pelo pedido de abertura do inquérito, Fatou Bensouda, teve seu visto para viajar para os EUA recusado, após Mike Pompeu ter falado que o país imperialista recusaria o visto de todos os que apoiassem as investigações. Segundo Bensouda, os EUA “cometeram atos de tortura, tratamento cruel, ultrajes à dignidade pessoal, violações e violência contra detidos”.

Dentre os crimes de guerra dos EUA estão o desaparecimento, mortes, torturas e execuções tanto militares quanto de civis. O exército norte-americano também matou presos sob custódia, destruiu artefatos culturais importantes, bombardeou hospitais e dizimou povoados inteiros, sendo que alguns desses povoados foram invadidos e destruídos à noite, enquanto as pessoas dormiam.

Em 2015, veio à tona que o Departamento de Defesa dos EUA deram carta branca para que seus aliados das forças armadas afegãs tivessem crianças como escravos sexuais, o que possivelmente ainda ocorre dentro do país. Pelo menos 9 crianças morreram ou foram mutiladas por dia desde que os EUA invadiram o país árabe. As crianças são também as principais vítimas dos ataques aéreos norte-americanos, que simplesmente destroem casas de civis e vilarejos inteiros.

Em 2009 e em 2010, ficou famoso também o caso de três afegãos mortos por militares norte-americanos, que após fuzilarem os três civis, tiraram fotos com os corpos e levaram seus pertences embora como se fossem troféus de caça (Bacurau não está nem um pouco longe da realidade). Bem conhecidos são também os casos de tortura na prisão de Bragam, em que os prisioneiros eram duramente torturados e assassinados. Alguns deles eram acorrentados elos pulsos e, depois, eram puxados pelas correntes de modo a se chocarem com o teto.

Durante as buscas por Osama Bin Laden, vários afegãos foram mortos pelo exército de ocupação dos EUA, que preferiam
matar qualquer um que se parecesse com Osama à “perder a oportunidade” de não pegar o verdadeiro chefe da Al-Qaeda.

Há de se lembrar que os EUA e o Talibã assinaram um acordo no último dia 29 de fevereiro, que previa a retirada total dos exércitos norte-americanos do Afeganistão. No entanto, o exército de ocupação já realizou operações militares no país e não dá mostras de que respeitará o acordo feito.
https://www.causaoperaria.org.br/eua-te ... eganistao/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 16883
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 1262 vezes
Curtiram: 1688 vezes

Re: Europa

Mensagem por JF CH » 07 Mar 2020, 10:59

"Direitista pobre de direita"

Se é direitista, é óbvio que é de direita, animal...
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Responder