Saúde e Medicina

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Saúde

Mensagem por Chapolin Gremista » 31 Jan 2020, 06:02

Falência do capitalismo
Coronavírus: os métodos antidemocráticos e a decadência capitalista
O surto do Coronavirus demonstra que a decadência do capitalismo tem trazido ao mundo, de forma recorrente, doenças que já deveriam estar erradicadas há séculos!

O surto do Coronavirus tem criado todo um alarmismo e preocupações quanto a uma possível ameaça de pandemia global. O vírus, que foi identificado por pesquisadores chineses como 2019-nCoV, tem se espalhado pela China e por países vizinhos desde o começo de dezembro passado, tendo sido divulgados dados pela OMS da morte de 170 pessoas e quase 8 mil infestados. A disseminação ocorre pelo ar, assim como o H1N1 e demais gripes, e teria como principais sintomas a insuficiência respiratória e, em casos mais graves, insuficiência renal.

A OMS (Organização Mundial de Saúde), órgão da ONU para os assuntos de saúde, com sede em Genebra, divulgou em reunião nesta quinta (30/01), que avalia ativar o Alerta de Saúde Internacional, estaria preparando um plano global de atuação contra a disseminação do vírus, tendo como pontos principais dotar os países de meios para detectar, isolar, cuidar de pacientes e realizar reportes, lutar contra a desinformação, criar uma rede global de cientistas, desenvolver uma vacina contra o vírus, criar tratamentos, métodos e equipamentos de diagnóstico.

Entretanto, apesar das informações oficiais quererem passar um tom de preocupação com a população, na prática a situação é diferente, como tem relatado moradores das áreas afetadas na China. A população da cidade de Wuhan, por exemplo, citada como origem da propagação do vírus, está enfrentando um clima “fim do mundo” em que as pessoas estão sendo mantidas confinadas e isoladas dentro de casa por vários dias, enfrentando crises de abastecimento em feiras, supermercados e farmácias, e oficialmente impedidas de deixar determinadas regiões e deixar o país, como é o caso das fronteiras da China com a Rússia e Mongólia que foram fechadas e os vários cancelamentos de vôos. Métodos estes que a intensa propaganda midiática quer fazer parecer como as únicas formas de se combater o vírus, métodos que são fundamentalmente de supressão das liberdades individuais, direitos fundamentais e essenciais de qualquer cidadão. O governo chinês disse estar monitorando cerca de 100 mil pessoas na província de Hubei, por estarem sob a possibilidade de estarem infectadas. Porém, o dito monitoramento se apoia somente no confinamento da população, o que não diminui essencialmente os riscos de contaminação, principalmente para estas pessoas que estão sitiadas.

Aproveitando a propagação do vírus, assim como foi no caso de outras doenças como o SARS e o MERS ocorridos nas duas últimas décadas, a grande imprensa imperialista internacional tem aproveitado para realizar uma intensa campanha difamatória da China. O país que é hoje a 2ª economia mais importante do mundo, atrai milhões de visitantes todos os anos, seja a lazer ou a negócios, haja vista empresas de todo o mundo estarem instaladas no país, bem como tem atraído um número cada vez maior de imigrantes e pessoas interessadas no estudo da cultura e da língua chinesa, por exemplo. A rápida propagação da campanha sobre o surto no país mostra que as intenções vão além da preocupação com a saúde, pois todos os estudos sobre o vírus são prematuros e não dão conclusões sobre origem, reprodução e propagação, a própria OMS reconheceu que o vírus aparentemente se propaga de forma mais rápida do que o SARS, mas que possui potencial de letalidade inferior (menos de 2% dos infectados), dados que possuem como base a ação do vírus sobre a população somente. Outro aspecto são as teses sobre a possível origem do vírus, a qual teria surgido pelo consumo de um animal selvagem, adquiridos num dos mercados/feiras da cidade, a tese seria embasada na semelhança do vírus 2019-nCoV com os vírus da SARS encontrados em morcegos. Afirmam ainda, que o consumo desses animais silvestres, como morcegos, cobras e roedores o que seria devido ao povo estar morrendo de fome. O que de fato, faz parte da campanha difamatória, pois, apesar das extrema pobreza marcante em diversas regiões do país, principalmente na zona rural, trata-se de um elemento da cultura do país, que possui uma população gigantesca e proporcionalmente poucas terras férteis.

Os próprios pesquisadores chineses, entre eles da universidade de Shandong, não deixam claras as origens, afirmam ser cedo para conclusões e haver várias divergências nas primeiras teses.

Mesmo com as advertências dos pesquisadores, as agências de notícias internacionais criam um verdadeiro clima apocalíptico sobre o vírus, o que afeta diretamente, primeiro a população chinesa que está acuada por esta campanha, em seguida a economia chinesa, pois nas últimas semanas são inúmeras as fábricas paradas, lojas, transporte e até, o comércio virtual tem sido paralisado.

Entretanto, apesar da campanha difamatória e focada na China, a realidade é que o sistema capitalista está num estágio de degradação tal, que não consegue fornecer condições mínimas de sobrevivência da população pelo mundo. Doenças como a SARS, MERS, H1N1 e agora o Coronavirus, mostram que não há mecanismos básicos para erradicação de doenças que são, na verdade, comuns desde a Antiguidade. O surto de pestes que se transformaram em epidemias globais são milenares, como a varíola, febre amarela, peste bubônica, peste negra, entre outras, mostram que o sistema capitalista nada fez para melhorar as condições de vida da população e, por conseguinte, estarem livres destas doenças.

A campanha visa encobrir a decadência do sistema, tentando mostrar que a doença possui uma origem localizada, e até proveniente de uma cultura atrasada, que no caso seria a chinesa. O que é logicamente uma falácia monumental pois, os ditos países desenvolvidos não apresentam nenhuma defesa especial à sua população a qual é tratada de forma reativa, da mesma forma que a China tem feito com seus cidadãos e outros países.

Pelo contrário, o que os monopólios capitalistas dos países desenvolvidos têm a oferecer aos países de capitalismo atrasado são drogas meticulosamente desenvolvidas em laboratório para serem vendidas a peso de ouro, principalmente em momento de “surtos” como este, a governos dos países afetados, como tábua de salvação. Estes conglomerados da indústria farmacêutica atuam inclusive em total parceria com autoridades da OMS para, praticamente, impor o uso destas drogas de forma mais ampla possível, ainda mais num país de população gigantesca como a China.

Assim, é essencial que a população tanto da China como de todo o mundo não caia na intensa campanha da imprensa que amplia o clima de medo e insegurança, inclusive até para quem está muito longe da China, como o interior do Brasil, e difamatória contra o povo chinês, o qual é vítima da intensa pressão do imperialismo, e principalmente num momento em que poucas informações concretas estão disponíveis. É exatamente neste clima de medo generalizado que os tubarões de Wall Street aproveitam para abocanhar lucros incríveis, ao custo do pânico generalizado, bem como a indústria farmacêutica consegue vender estoques gigantescos que, inclusive, posteriormente com maiores estudos podem se mostrar ineficazes ou até danosos à saúde.
https://www.causaoperaria.org.br/corona ... pitalista/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 13:20, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105460
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6377 vezes
Curtiram: 3937 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por E.R » 01 Fev 2020, 04:05

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105460
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6377 vezes
Curtiram: 3937 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por E.R » 02 Fev 2020, 01:37

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105460
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6377 vezes
Curtiram: 3937 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por E.R » 06 Fev 2020, 10:48

https://www.bbc.com/portuguese/brasil-51377580

De acordo com especialistas, a grande aglomeração de pessoas num espaço restrito, como acontece no Carnaval, junto com alimentação majoritariamente inadequada e desidratação , criam as condições ideais para o alastramento de doenças.

Poderia ser esse o caso do coronavírus ?

A resposta que infectologistas ouvidos pela BBC News Brasil têm dado é que, até agora, nada justifica o cancelamento da folia, mas é preciso ficar atento ao avanço da doença, tanto no Brasil quanto nos países de onde sai a maioria dos turistas.

"Há uma aglomeração muito grande de pessoas e ao mesmo tempo um afluxo de diferentes localidades, tanto de turismo nacional, quanto internacional. Mas não sabemos qual vai ser esse impacto agora. Tudo vai depender de como a doença vai evoluir", ressalva Alberto Chebabo, infectologista do Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em entrevista à BBC News Brasil.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 71720
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 83 vezes
Curtiram: 1274 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por CHarritO » 07 Fev 2020, 13:35



Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105460
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6377 vezes
Curtiram: 3937 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por E.R » 17 Fev 2020, 19:02

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105460
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6377 vezes
Curtiram: 3937 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por E.R » 24 Fev 2020, 03:19

Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 71720
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 83 vezes
Curtiram: 1274 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por CHarritO » 28 Fev 2020, 13:40

Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Chambón
Membro
Membro
Mensagens: 5398
Registrado em: 11 Fev 2013, 11:55
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 507 vezes
Curtiram: 287 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por Chambón » 28 Fev 2020, 15:08

''Entenda tudo sobre o CoronaVírus que CHEGOU ao BRASIL e deixou a internet ENLOUQUECIDA...''

porra, falando assim até parece que é um novo meme do twitter...
We're walking down the
Street of chance
Where the chance is always
Slim or none
And the intentions unjust

Baby there's nothing to see
I've already been
Down the street of chance

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por Victor235 » 29 Fev 2020, 21:41

Chambón escreveu:''Entenda tudo sobre o CoronaVírus que CHEGOU ao BRASIL e deixou a internet ENLOUQUECIDA...''

porra, falando assim até parece que é um novo meme do twitter...
Vírus malandro chega no Brasil e deixa a galera no veneno.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por Victor235 » 01 Mar 2020, 01:57

Como embedo esse post aqui?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por Victor235 » 01 Mar 2020, 19:37

Imagem
Multidão no Irã põe fogo em hospital que atende a pacientes com coronavírus
Por causa do medo do coronavírus, uma multidão de iranianos ateou fogo num hospital em Bandar Abas, uma das maiores cidades do sul do país. Não há informações sobre vítimas.
https://noticias.uol.com.br/saude/ultim ... avirus.htm
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Rondamon
Membro
Membro
Mensagens: 6848
Registrado em: 30 Jul 2012, 11:48
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Localização: Caieiras, SP
Curtiu: 598 vezes
Curtiram: 591 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por Rondamon » 04 Mar 2020, 10:57



Morde & Assopra - infectologista tira dúvidas sobre coronavírus e outras doenças
Há 13 anos no Fórum Chaves! :vitoria:

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105460
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6377 vezes
Curtiram: 3937 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por E.R » 05 Mar 2020, 23:01

https://g1.globo.com/jornal-nacional/no ... irus.ghtml

A Itália, o país mais atingido da Europa, registrou mais de 3.800 casos do novo coronavírus. Desses, 414 pacientes já foram curados e 148 morreram.

Sem saber até hoje como a epidemia chegou à Itália, o governo faz tudo para limitar a propagação do novo coronavírus.

Salas de aula vazias nas escolas e universidades de todo o país. Mais de 8,5 milhões de alunos vão ficar em casa por dez dias. Para cuidar dos menores, os pais poderão faltar ao trabalho.

Autoridades italianas de saúde defenderam a decisão. O presidente do Conselho Superior de Saúde da Itália sustenta que é um sacrifício útil e recomendou manter distância de um metro entre as pessoas. O ministro da Saúde pediu que quem tem mais de 65 anos fique em casa. Beijos, abraços e apertos de mão devem ser evitados por todos.

A intervenção atinge também uma área de grande renda : as bilheterias do futebol. Durante um mês, todos os eventos esportivos terão os portões fechados, sem público.
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Saúde e Medicina

Mensagem por Chapolin Gremista » 06 Mar 2020, 02:52

Efeitos do golpe de Estado
Cortes ameaçam 600 pacientes do Hospital do Câncer em Cuiabá
Mais de 600 pacientes com câncer terão seus tratamentos quimioterápicos suspensos por falta de recursos em Cuiabá. O descaso na saúde é resultado do golpe de estado de 2016

Nesta segunda-feira (2), pacientes em tratamento contra o câncer, com quimioterapia agendada, foram mandados embora do setor de Hematologia do Hospital de Câncer de Cuiabá (MT). De acordo com o responsável técnico da ala, não há recursos para a compra de medicação, por falta de repasses de verbas da prefeitura, que desde junho de 2018 já acumula a divida de R$ 6,8 milhões. Atualmente 600 pacientes estão com o tratamento em andamento e foram atingidos diretamente pela falta de medicamento.

O a ala do Hospital de tratamento de câncer atende pacientes de todas as regiões do estado. Cerca de 2,5 mil tratamentos quimioterápicos são feitos mensalmente na unidade. A ausência de recurso também se expande em outros setores como de Endoscopia, Colonoscopia e Iodoterapia, que somam o débito de R$ 276 mil. Os repasses de Incentivo Municipal por qualificação profissional, a divida é de R$ 693 mil. Serviços ambulatoriais de novembro a dezembro somam R$ 3,6 milhões e os serviços de média e alta complexidade R$ 168 mil.

O hospital no geral atendeu 107.326 pessoas somente no ano passado, em 2018 foram mais de 130 mil atendimentos. O problema financeiro da unidade não é de agora, porém a situação vem se agravando. Até o final do ano passado uma UTI pediátrica, inaugurada em 2018 com dez leitos para crianças em tratamento de câncer, ainda não tinha sido utilizada por falta de verbas, segundo a administração faltaram cerca de R$ 3 milhões para fechar as contas e os equipamentos de ultima geração estavam parados.

O médico André Crepaldi responsável pelo setor de Hematologia disse em reportagem para a Midia News que “no nosso setor foi só o começo. Sem esse repasse, o problema irá se alastrar para outras áreas do hospital, pode atingir todo mundo”. “Sem o devido tratamento, a vida dos pacientes é colocada em perigo, em casos graves, a suspensão do tratamento pode ser fatal, a interrupção pode afetar a cura, alerta o médico.

Cleuza Dias, presidente da Ong MT-Mama, que atua com pacientes com câncer de mama, prepara um grupo para realizar a 7ª Marcha Rosa neste sábado (7), em Cuiabá. A concentração será as 7h30, na praça Alencastro. Entre as reivindicações está mais dignidade aos pacientes de câncer, que estão sendo afetados com o atraso nos repasses. “Todo ano a gente faz a marcha, para reivindicar aumento de profissionais especializados, equipamentos, agilidade do SUS na liberação desse tratamento. São políticas públicas que iremos reivindicar”, afirma Cleuza.

A falta de médicos, funcionários, medicamentos e dinheiro para Hospitais não é exclusividade do Hospital de Câncer de Cuiabá. Essa decadência e descaso com a saúde pública é a política do governo, que vem sendo aplicada no país inteiro desde o golpe de Estado de 2016. Está sendo continuada pelo presidente fraudulento Bolsonaro. A PEC 55, mais conhecida como a ‘PEC do fim do mundo’, aprovada na gestão do ilegítimo Michel Temer, congela o teto de gastos com saúde, educação e outras questões sociais por 20 anos.

Fica claro que esses governos golpistas não tem preocupação nenhuma com o que é público no país, muito pelo contrário, incentivam a deterioração e o desinvestimento, trabalham diretamente para destruir a atacar os serviços gratuitos e sociais de interesse dos trabalhadores e da população pobre em geral. O objetivo, no caso da saúde é que todo setor passe para a mão de empresas privadas, e se o povo quiser tratamento ou medicamento que pague por eles.

Em um país do tamanho do Brasil, com a quantidade de desempregados e subempregados, que apresenta tal nível de desigualdade entre a população, e o atual valor do salário mínimo, pagar um plano de saúde é o mesmo que uma sentença de morte. O efeito drástico dos cortes em gastos sociais está afetando a maioria dos brasileiros. O povo não deve tomar as ruas, organizar e mobilizar para por abaixo todo esse regime de golpe de Estado, que asfixia cada dia mais a classe trabalhadora no país.
https://www.causaoperaria.org.br/cortes ... em-cuiaba/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 13:19, em um total de 2 vezes.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder