Mundo

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11119
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4398 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Europa

Mensagem por gusta dos biscoitos » 14 Jan 2020, 09:52

Li tudo :)
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 16883
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 1262 vezes
Curtiram: 1688 vezes

Re: América Latina

Mensagem por JF CH » 14 Jan 2020, 11:33

Se tá escrito direitista, pra que colocar "direita" entre parênteses? :duh:
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Victor235 » 14 Jan 2020, 15:58

Chapolin Comunista escreveu:
Guaidó tentou, à força, invadir a sede da Assembléia Nacional para tomar posse, sendo impedido pela guarda leal aos poderes legal e legitimamente constituído.
Meio confuso. A outra notícia do próprio PCO afirma que a decisão de não ter entrado na Assembleia foi do próprio Guaidó, que "havia chegado uma hora antes da sessão começar e negou-se a entrar junto de seus aliados".
Chapolin Comunista escreveu:
Federação de Mulheres Cubanas tem mais de 4 milhões de filiadas
Um número impressionante, é como se praticamente todas as mulheres do país fossem filiadas a esta federação. Legal a ideia de que os conhecimentos que uma aprendia tinham que ser repassados logo depois a outras pessoas, de forma que o analfabetismo foi sendo superado pela ação das próprias pessoas que acabavam de se alfabetizar.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45376
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Barbano » 14 Jan 2020, 16:08

Phoebe Buffay escreveu:Do dinheiro que vai pro pagamento dos juros da dívida, é bandeira comum entre PCO/PCB/PSTU. Não pagar a dívida do país pra construir casas pra população e universalisar tudo.
Em um país que há anos tem despesa primária maior do que a receita primária? :lol:

Se hoje o Brasil deixar de pagar os juros da dívida, além do caos na economia, o que aconteceria é o que o orçamento do governo teria que ser reduzido, e teriam que cortar mais despesas na marra. O Brasil está há anos com déficit primário, o que significa que não só não consegue pagar juros da dívida, como está se endividando ainda mais. Quando um país tem superávit primário é porque aí sim está conseguindo pagar alguma coisa dos juros.

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Chapolin Gremista » 14 Jan 2020, 16:15

40% do orçamento vai para os bancos...
Contra o governo de Duque
Trabalhadores colombianos convocam ato para dia 21 de janeiro
A crise dos governos neoliberais latino-americanos aprofunda-se cada vez mais. Dia 21 de janeiro, sindicatos e movimentos sociais marcaram atos contra a direito em todo país.
Dando continuidade às mobilizações iniciadas pela paralisação nacional do dia 21 de novembro do ano passado, o povo colombiano está marcando mais um grande ato contra o governo genocida de Iván Duque.

Marcando dois meses de mobilização, o Comitê Nacional de Greve do país, formado pelas centrais sindicais e organizações estudantis, campesinas e indígenas – e outras – anunciou mais uma manifestação no dia 21 de janeiro.

O porta-voz do Congresso Nacional de povos e da Cúpula Agrária, Jimmy Moreno, indicou que a mobilização foi convocada para várias regiões do país e que espera-se que tenha grande adesão.

Moreno declarou ao grupo RCN que “à partir do Comitê Nacional de Greve apoiaremos a mobilização que se realizará no próximo dia 21 de janeiro. Esta mobilização já está convocada em várias cidades do país e faz parte da agenda nacional, da qual a paralisação nacional volta novamente”.

Já o presidente da Federação Colombiana dos Trabalhadores da Educação (Fecode), Nelson Alarcón disse que “decidimos participar com um panelaço à partir das 17 horas em todas a praças centrais dos municípios”.

O objetivo central da mobilização é rechaçar o “paquetazo” do governo, que inclui uma série de medidas neoliberais de contenção de gastos com políticas sociais e dezenas de privatizações, além do assassinato de dezenas de lideranças políticas dos movimentos sociais.

Na última segunda-feira, ocorreu uma reunião do Comitê Nacional de Greve em que foram tratados os seguintes pontos: calendário das próximas mobilizações e a projeção de assembléias territoriais que se realizarão entre o dia 15 e 29 de janeiro, que irão preparar o terreno para o grande encontro nacional, programado para os próximos dias 30 e 31 de janeiro.

Segundo a organização, as constantes mobilizações tem como objetivo criar as condições para uma manifestação ainda maior no mês de março. “No dia 31 de janeiro [último dia do encontro nacional] se definirá o caminho das mobilizações. Haverá momentos fortes; por exemplo, neste momento há um consenso para realizar uma paralisação nacional no mês de março”, pontuou Moreno.

Da mesma forma, o presidente da CUT colombiana, Diógenes Orjuela, explicou que a agenda de mobilização para este ano será definida no final da janeiro.

Assim, a crise dos governos neoliberais aprofunda-se na América Latina.
https://www.causaoperaria.org.br/trabal ... e-janeiro/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 07:54, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Europa

Mensagem por Chapolin Gremista » 14 Jan 2020, 16:26

Reino Unido
Brexit é aprovado facilmente em Parlamento dominado pela direita
Com Parlamento dominado por Boris Johnson após as eleições de dezembro, deputados aprovaram o Brexit, que deverá acontecer dia 31 de janeiro[/i]

A novela do Brexit, saída do Reino Unido da União Europeia UE), está terminando. Depois de muitas idas e vindas, com tentativas da burguesia de anular o resultado do referendo de 2016, em que os eleitores rejeitaram a continuidade do Reino Unido na UE, um acordo para o Brexit foi aprovado no dia 9. Agora o projeto precisa passar pela Câmara dos Lordes e ser sancionado pela Rainha, passos meramente formais antes que o acordo seja efetivado no dia 31 de janeiro e o Reino Unido então deixe a UE. Um período de transição deverá se estender até o dia 31 de dezembro.

Dessa vez, o Brexit foi aprovado com facilidade, depois de anos de impasse. Esse resultado veio depois da vitória esmagadora dos conservadores nas eleições legislativas antecipadas do dia 12 de dezembro. O primeiro-ministro Boris Johnson aproveitou-se das vacilações do Partido Trabalhista liderado por Jeremy Corbyn e apresentou-se como candidato do Brexit nas eleições. Os trabalhistas adotaram uma posição ambígua, recusando de seu posicionamento original, ao aproximaram-se de setores da burguesia e estabeleceram compromissos que permitiram à extrema-direita levar amplas doses de demagogia ao processo eleitoral.

O Brexit foi proposto em 2016 em um referendo realizado pelo então primeiro-ministro David Cameron. Representante da direita tradicional, Cameron acabou derrotado ao se colocar contra o Brexit. A intenção do governo era se fortalecer com a vitória, mas o desfecho acabou encerrando a carreira política de Cameron, marcando a crise do regime político e de seus partidos tradicionais.

Desde então, passando pelo governo de Theresa May, em permanente crise pelos impasses do Brexit, o Partido Conservador acabou se deslocando completamente a extrema-direita. Por ocasião do referendo, Boris Johnson, ex-prefeito de Londres, defendeu o Brexit de dentro do Partido Conservador. Poucos anos depois, Johnson aparece liderando o partido, marcando um deslocamento a direita de todo o regime.

A ascensão da extrema-direita combinada com a crise dos partidos tradicionais do regime é um fenômeno que vem se repetindo por toda a Europa. Os grandes partidos de esquerda tradicionais dentro desses regimes estão atrelados ao regime político da burguesia e às políticas neoliberais, permitindo que a extrema-direita apresente-se como verdadeira oposição ao neoliberalismo e aos bancos que controlam a UE. As concessões desses partidos a políticas direitistas fortalecem a própria direita e estimulam o deslocamento do regime político nessa direção. Seria preciso radicalizar à esquerda para combater a extrema-direita efetivamente.
https://www.causaoperaria.org.br/brexit-2/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 19:48, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Mundo

Mensagem por Chapolin Gremista » 14 Jan 2020, 16:35

Crise no Irã
Imperialismo manipula repercussão da derrubada do Boeing contra o Irã
Visando intensificar a crise no país do Oriente Médio, os norte-americanos vêm incentivando protestos da população iraniana contra o regime de Ali Khamenei

Com a admissão, pelo governo do Irã, da derrubada do Boeing ucraniano por engano, os EUA logo viram uma oportunidade para usar o fato em favor de seus interesses. Visando intensificar a crise social no país do Oriente Médio, os norte-americanos apoiados pela mídia vêm incentivando protestos da população iraniana contra o regime do líder supremo Ali Khamenei.

Para se entender a disputa entre Irã e EUA é necessário considerar a situação de terror a que os iranianos estão submetidos, especialmente, após o atentado do imperialismo contra o maior líder militar do país, o general Qasem Soleimani. A pressão que os EUA vêm exercendo sobre o Irã, realizando constantes manobras militares em seu espaço aéreo faz com que as forças de defesa estejam em constante alerta para o risco de novos bombardeios. Com isso, é compreensível o engano cometido pela Guarda Revolucionária no incidente que resultou na morte de 176 pessoas, não sendo um exagero responsabilizar o imperialismo pela derrubada do avião ucraniano.

Diante disso, em meio às manifestações contra o governo iraniano em Teerã, o presidente Donald Trump manifestou apoio ao povo e ainda condenou a suposta repressão do governo contra a população, através do Twitter. Em persa, escreveu: “O governo do Irã deve admitir que grupos de direitos humanos monitorem e relatem fatos in loco sobre os protestos que o povo iraniano está realizando. Não pode haver outro massacre de manifestantes pacíficos nem a internet ser derrubada. O mundo está assistindo.”

A declaração de Trump deixa claro sua hipocrisia ao se dirigir aos iranianos na sua língua nativa. Nem o presidente norte-americano, nem o imperialismo de uma maneira geral se importam com o povo do Irã ou de qualquer país atrasado. Basta lembrar da declaração recente do fascista que ameaçou bombardear pelo menos 52 localidades no país do Oriente Médio, incluindo pontos de importância histórica e cultural da antiga civilização persa.

Além disso, os recentes acontecimentos demonstram que o recuo do imperialismo nas atividades militares no Irã não significou que estivesse abrindo mão da disputa na região que se aprofundou com o assassinato do general Soleimani. Tratava-se apenas de uma mudança de estratégia dos EUA.

Outro fato envolvendo a crise no Oriente Médio e que foi denunciado pelo ministro das Relações Exteriores britânico, Dominic Raab, foi a prisão do embaixador do Reino Unido no Irã, Rob Macaire. Ele foi detido por algumas horas pelas autoridades iranianas enquanto participava dos protestos impulsionados pelo imperialismo em Teerã, no dia 11 de janeiro. A acusação é de conspiração contra o governo, já que Macaire estava ajudando a promover os protestos, o que é uma ingerência ilegal nos assuntos iranianos.

Apesar dos protestos pró-imperialistas no Irã, vem crescendo a insatisfação com a presença norte-americana e de seus aliados na região. Nações como Iêmen, Iraque, Síria, Palestina e no próprio Irã tiveram manifestações anti-imperialistas. A crise tem colocado em risco a dominação do imperialismo no Oriente Médio que é o plano de fundo dos acontecimentos.
https://www.causaoperaria.org.br/imperi ... tra-o-ira/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Mundo

Mensagem por Victor235 » 14 Jan 2020, 22:06

Chapolin Comunista escreveu:
[...] e toda sua propaganda mentirosa e caluniadora
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Barbano
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 16883
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 1262 vezes
Curtiram: 1688 vezes

Re: Mundo

Mensagem por JF CH » 14 Jan 2020, 23:24

Ri alto agora :garg:
Esses usuários curtiram o post de JF CH (total: 1):
Victor235
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105460
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6359 vezes
Curtiram: 3920 vezes

Re: América Latina

Mensagem por E.R » 15 Jan 2020, 02:30

https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2 ... tina.shtml

Em um gesto ao governo Jair Bolsonaro, os Estados Unidos vão formalizar que consideram uma prioridade o ingresso do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Os americanos entregaram uma carta à organização oficializando que querem que o Brasil seja o próximo país a iniciar o processo de adesão à entidade.

Na prática, a ação americana significa que Washington defende que o Brasil ocupe a vaga que era da Argentina na fila de postulantes a um lugar no chamado clube dos países ricos.

“Os Estados Unidos querem que o Brasil se torne o próximo país a iniciar o processo de adesão à OCDE. O governo brasileiro está trabalhando para alinhar as suas políticas econômicas aos padrões da OCDE enquanto prioriza a adesão à organização para reforçar as suas reformas políticas”, disse a embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Dona Clotilde
Membro
Membro
Mensagens: 9297
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chaves
Localização: Casa nº 71
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 964 vezes

Re: Europa

Mensagem por Dona Clotilde » 15 Jan 2020, 05:33

베네치아: 물에 잠겼던 이탈리아 베네치아... 지금 모습은?
Imagem
이탈리아 베네치아 운하 물 높이가 낮아졌다
두 달 전, 극심한 홍수로 이탈리아 도시 전역에 홍수가 나면서 범람했던 베네치아 운하들이 지금은 거의 마른 상태가 됐다.

수위가 급격히 낮아지면서 보트들이 대체로 부두에 정박해있는 모습이 목격되고 있다.

물이 빠지면서 운하가 진흙 참호처럼 되다 보니, 사람들이 주변을 돌아다니기가 어려워 문제가 되고 있다.

2019년 11월, 베네치아는 50여 년 만에 최고 수준의 수위를 기록했다. 이를 두고 기후변화의 직접적인 결과라고 보는 시선도 있었다.

당시 베네치아 3분의 2 이상이 물에 잠겼으며 베네치아 시는 피해 규모가 10억 유로(약 1조2900억 원) 이상이라고 집계했다.

산마르코 광장 같은 관광 명소는 물에 잠겼고, 각종 가게나 회사는 문을 닫아야 했다.

최근 수위가 낮아진 현상 역시 예외적이지만, 아예 없었던 일은 아니다.

베네치아 운하 조수는 때에 따라 약 0.5m 이상 차이가 나기도 한다.
Imagem

Avatar do usuário
Dona Clotilde
Membro
Membro
Mensagens: 9297
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chaves
Localização: Casa nº 71
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 964 vezes

Re: Mundo

Mensagem por Dona Clotilde » 15 Jan 2020, 05:49

Na página anterior tem notícia de bundão do PCO dizendo que o imperialismo mentia ao dizer que o Irã abateu o avião. Acho que como ninguém acessa essa merda, eles mudam descaradamente de opinião a vontade.
Esses usuários curtiram o post de Dona Clotilde (total: 2):
Barbanogusta dos biscoitos
Imagem

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 16883
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 1262 vezes
Curtiram: 1688 vezes

Re: Europa

Mensagem por JF CH » 15 Jan 2020, 10:58

O Bar tá virando várzea mesmo...
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45376
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Re: Europa

Mensagem por Barbano » 15 Jan 2020, 12:01

Vamos alterar o nome para Bar da Causa Operária
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Victor235
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: América Latina

Mensagem por Chapolin Gremista » 15 Jan 2020, 17:41

Direito de autodefesa
Mesmo moderado, Evo está certo ao dizer que bolivianos devem se armar
O ex-presidente faz um movimento importante à esquerda, dando suporte à luta contra o golpe na Bolívia e a ampliação dos comtiês de autodefesa
No último domingo (12), o ex-presidente da Bolívia, Evo Morales afirmou que o povo tem o direito de se armar para se defender. Em entrevista a Reuters, ele afirmou que

“Na Bolívia, se as forças armadas estão atirando no povo, matando o povo, o povo tem o direito de organizar sua segurança… Em alguns momentos (esses grupos) foram chamados de milícias, em outros foram chamados de segurança sindical ou polícia sindical e, em alguns lugares, é chamado de guarda comunal. Não é novo.”

Evo Morales ratificou assim áudio divulgado pela rádio Kawsachun Coca Tropico e mostra um desenvolvimento do seu posicionamento político depois da postura capitulado adotada diante do golpe de Estado na Bolívia.

Morales venceu as eleições, no entanto, aceitou a auditoria do Ministério das Colônias, a Organização dos Estados Americanos (OEA), teve seu governo sitiado por milícias de extrema direita nas ruas e acabou coagido pelas forças armadas a renunciar. Até este ponto, não apenas não esboçou nenhuma reação, como só repetiu pedidos de paz e de acordos com os próprios golpistas e o imperialismo que os financia.

Daí para o exílio, a perseguição continuou, em dezembro, o governo golpista de Jeanine Áñez emitiu um mandado de prisão para Morales por acusações de sedição e terrorismo. E agora em janeiro, com o ex-presidente na Argentina, foi emitido um mandato de captura para que ele não possa participar de eventos nos outros países sul-americanos.

Apesar de toda a moderação, vacilação e capitulações seguidas de Evo Morales, que resultaram em sua derrubada sem qualquer luta por parte de seu governo e partido. Ao defender o direito do povo a autodefesa, o ex-presidente faz um movimento importante à esquerda. Dá suporte político aos setores combativos da população da Bolívia, de maioria indígena, que, desde o princípio, travou nas ruas a luta contra o golpe militar e em defesa de seu mandato. Reforça na prática os setores mais avançados, sobretudo de El Alto, de onde partiu a mais enérgica resistência aos golpistas e onde os trabalhadores se organizaram em comitês de autodefesa. Também estimula o setor mais a esquerda de seu próprio partido, o MAS (Movimento Al Socialismo), que diferente das renúncias dos parlamentares, manteve-se nas ruas contra os golpistas.

Após diversos apelos à paz e a acordos com os golpistas e o imperialismo, após tantas agressões, ameaças e assassinatos de indígenas, talvez Evo Morales tenha se dado conta que para sobreviver enquanto liderança política e enquanto pessoa, será necessário organizar a população boliviana, única capaz de derrotar o golpe.

Este Diário, que cobriu e denunciou o golpe militar na Bolívia desde o início; defendeu e impulsionou a mobilização do povo contra os golpistas e em defesa do mandato de Evo Morales; chamou a construção de comitês de autodefesa contra a extrema direita e os golpistas; sempre esclareceu que o direito a autodefesa do povo é um direito democrático elementar, o único capaz de de garantir todos os demais direitos.

Neste sentido a posição do ex-presidente Evo Morales, que expressou seu acordo do direito dos trabalhadores se defenderem da agressão estatal do governo golpista da Bolívia e das suas milícias fascistas, é um avanço contra toda a direita e o imperialismo na América latina e deve ser defendida por toda a esquerda.
https://www.causaoperaria.org.br/mesmo- ... e-armar-2/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 07:54, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder