Política

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Chapolin Gremista » 07 Jan 2020, 23:02

Governo de ocupação
Capacho: Governo Bolsonaro emite nota de apoio aos EUA
O Itamaraty bolsonarista colocou o país e toda população de joelhos para o imperialismo norte-americano, em decisão inédita de se colocar a serviço da “Guerra ao terror”.

“Ao tomar conhecimento das ações conduzidas pelos EUA nos últimos dias no Iraque, o Governo brasileiro manifesta seu apoio à luta contra o flagelo do terrorismo e reitera que essa luta requer a cooperação de toda a comunidade internacional” assim começa a nota emitida pelo fraudulento governo Bolsonaro nesta sexta-feira (03), por meio do que se tornou um dos mais deploráveis Mistério de Relações Exteriores existentes atualmente.

A atitude do governo é de total subserviência aos Estados Unidos, provando de uma vez por todas que o golpe de Estado veio para transformar o país em uma colônia, que seja formal ou informal. Vivemos em um verdadeiro governo fascista e de ocupação estrangeira.

Antes da declaração do Itamaraty, o próprio governo soltou declarações extremamente contraditórias com as informações posteriores. Pensando na própria sobrevivência política, o fantoche americano demonstrou preocupação em relação a alta taxa do petróleo depois do atentado que matou Seleimani. Demonstrando a própria fraqueza, se viu confrontado com mais uma faísca que poderia fazer a mobilização explodir de forma convulsiva em todo país.

Também ficou demonstrado uma preocupação militar. Na lastimável TV Band, disse: “[o Brasil] não tem forças armadas nucleares para poder dar opinião tranquilamente sem sofrer retaliações”. Isto é, também sabe que em uma guerra direta a um país como o Irã, não sobraria pedra sobre pedra de seu governo e não se sabe que no final da aventura sua cabeça ainda estará junto ao corpo.

Um dia depois, o Itamaraty surge lançando-se totalmente ao lado dos Estados Unidos na “guerra ao terror”. Mostrando que esse governo não tem autonomia nem quando a questão é sua própria sobrevivência.

Quanto mais a situação mundial é crítica, mais a situação no regime político também o é. Essa mudança no tabuleiro geopolítico produz duas consequências para o governo: sua situação de crise, como no receio na questão do petróleo, e sua severidade em relação a população e os momentos e partidos de esquerda e organizações populares.

Está colocado na ordem do dia, no aprofundamento da crise mundial e seu reflexo nacional, encher as ruas por fora Bolsonaro e todos os golpistas o quanto antes. Esperar 2022 é sarar a dor de cabeça com um tiro na boca. Uma política extremamente suicida, oportunista e anti-popular.

A hora é de luta, para mudar essa posição lamentável no cenário mundial em que o Brasil foi submetido pelo golpe de Estado.



Fora Bolsonaro!
Eleições Gerais já!
Lula Candidato!


https://www.causaoperaria.org.br/capach ... o-aos-eua/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 16883
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 1262 vezes
Curtiram: 1688 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por JF CH » 08 Jan 2020, 11:48

Meu Deus, Victor, me admira você perder seu tempo debatendo com esse cara.
Esses usuários curtiram o post de JF CH (total: 1):
gusta dos biscoitos
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Chapolin Gremista » 08 Jan 2020, 15:33

Não debata, faça que nem o presidente e fuja dos debates. :)
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Mensagens: 23404
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: Dentro da sua parede
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5242 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por bebida com metanol CH » 08 Jan 2020, 15:47

Debate improdutivo com quem leva o PCO a sério? Só fugindo mesmo.

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Chapolin Gremista » 08 Jan 2020, 15:50

Se a esquerda tivesse levado o PCO a sério em 2013, talvez não estivessemos nesta destruição em que o país se encontra.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Mensagens: 23404
Registrado em: 07 Mai 2010, 19:59
Programa CH: La Chicharra
Localização: Dentro da sua parede
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5242 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por bebida com metanol CH » 08 Jan 2020, 16:13

Bom, minha mãe conseguiu ano passado um emprego fixo e estável pela primeira vez em um bom tempo. E ouvi o mesmo de muitas familias de pessoas que conheço, de vários circulos sociais diferentes. Não tou vendo nenhuma destruição que seja maior do que a que teve nos governos anteriores ao do Temer.
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
Barbano

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Chapolin Gremista » 08 Jan 2020, 16:33

Victor235 escreveu:Também acho que foi um movimento popular, mais ligado à esquerda no início, sendo com o tempo "tomado" pela direita. Mas a explicação desse fenômeno deve ser bem mais complexa. Foi algo que tomou um rumo bem maior que o esperado inicialmente.
Não ignorar a luta de classes
A direita não “criou” 2013, tirou proveito da capitulação da esquerda
Malu Aires critica politica capitulado da esquerda que se juntou à direita nas manifestações contra o governo do PT mas desconsidera movimento real contra os governos da direita

A companheira Malu Aires, ativista da luta contra o golpe, que participou ativamente da luta contra o impeachment e pela sua
anulação, impulsionando essa mobilização junto com o PCO (Partido da Causa Operária) e alguns setores minoritários da esquerda, em oposição à política capitulado da maioria da esquerda burguesa e pequeno burguesa que se recusaram a realizar uma ampla mobilização contra a derrubada da presidenta Dilma Rousseff, que defenderam “virara-se a página” do golpe(esquece-lo) e até mesmo se integrar aos golpistas, publicou nas redes sociais texto em que procura se colocar frente ao debate em torno do balanço que a esquerda vem realizando sobre as manifestação de julho de 2013, principalmente, após as declarações do ex-presidente Lula acusando os “EUA de promover manifestações de Junho de 2013 com o objetivo de derrubar Dilma“, que foram criticadas pelo presidente do PSOl, em nome do suposto estudo realizado por “centenas de historiadores, sociólogos e cientistas políticos de ESQUERDA“.

Visando, corretamente, criticar a política direitista de setores da esquerda (como a maioria do PSOL) que embelezaram aquelas manifestações e até chegaram a apresentá-las como a chegada da revolução ao Brasil, enquanto adotavam uma política profundamente reacionária de apoiar ou se curvar diante da tomada das manifestações pela direita, justamente para atacar o governo, o PT e a maioria da esquerda, a companheira Malu desconsidera – como quase toda a esquerda – que as manifestações surgiram de um movimento real fruto da enorme revolta popular contra a brutal repressão empregada pelos Resultado de imagem para repressão PM SP junho 2013governos da direita – em primeiro lugar do governo tucano de Alckmin (SP), contra as manifestações – de maioria estudantil. – contra o aumento das passagens. As quais fizeram os protestos de alguns poucos milhares de jovens se transformarem em atos gigantescos a partir do dia 13 de junho daquele ano.

Essa esquerda realiza uma analise subjetiva dos acontecimentos, sobre a base dos desdobramentos das manifestações, deixando de lado o que de fato aconteceu naquele movimento. Passam por cima do fato de que as mobilizações de 2013 Resultado de imagem para junho 2013foram, inicialmente, típicas manifestações de esquerda e populares, iniciadas tendo como centro a palavra de ordem contra o aumento da passagem. Se tornaram ainda mais populares quando Geraldo Alckmin do PSDB colocou sua polícia (essa sim fascista) para “arrepiar” os manifestantes nas ruas de São Paulo. Com isso, o movimento transbordou e a luta contra a repressão também se tornou uma palavra de ordem do movimento.

Adotando uma consideração de tipo fatalista (foi assim porque estava estabelecido a priori assim) esses analistas que não baseiam suas analises nos fatos, ignoram a luta de classes. Desconsiderando os fatos a esquerda deixa de lado que as manifestações que foram controladas e infiltradas pela direita, “pautadas” pelas reivindicações apresentadas pela Rede Globo, surgiram da revolta não contra o governo Dilma, mas sim contra os governos da direita cujas PM’s dispararam contra trabalhadores e estudantes, alguns para ocultar o fato de que dirigentes da esquerda, como o então prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, não denunciaram a selvageria da direita e não se colocaram ao lado das manifestações contra a repressão da direita, mas buscaram achar uma solução comum pra conter os protestos, realizando reuniões conjuntas para conter as manifestações, buscando inclusive transferir parte da responsabilidade ara o governo Dilma.

Malu embarca nessa perspectiva comum, entre outros, aos que ao que ela chama de “galera” que “que saiu mesmo com a extrema-direita às ruas, naquela suruba apartidária” e aos que foram vítimas dessa ofensiva (como Lula e o PT), sem se dar conta do fato de que os primeiros apoiaram – no fundamental – a politica e os métodos reacionários que a direita buscou ditar para o movimento (apartidarismo, apoio à reacionária campanha contra a corrupção comandada pelos corruptos, frete com a direita contra o PT etc.) e os segundos se colocaram contra a mobilização real, fizeram frente com os governos da direita (como Haddad com Alckmin), não chamaram a mobilizar contra a repressão e a direita, entregaram as ruas para a direita etc.

A companheira chega ao ponto de desconsiderar essa mobilização anterior e posterior à repressão da direita, apontado que “lançar a esquerda nas ruas”teria sio apenas uma “tentativa de neutralizar a sana fascista da classe média, que já erguia suas plaquinhas, contra a PEC 37, em favor do conluio da LJ”.

Com a colaboração ativa e/ou passiva da maioria da esquerda, o movimento foi entregue à direita, e aprofundou a defensiva que levou a que a imensa maioria da esquerda não lutasse – de fato – contra o golpe (não indo além de uma rala oposição parlamentar ao impeachment), abandonasse a defesa do governo Dilma e da anulação do impeachment (o que a companheira Malu sabe foi eito por uma minoria) e buscasse uma integração cada vez maior com os golpistas, defendendo o “plano B” de substituição de Lula por outro candidato aceitável pela burguesia golpista, se recusando a mobilizar contra a prisão e pela liberdade do ex-presidente e defendo uma frente, cada vez mais ampla, com partidos golpistas que ajudaram a extrema direita a “virar” as manifestações de junho de 2013 contra a esquerda.

Mas essas consequências das derrotas sofridas em 2013 e nos anos posteriores, não deve levar a esquerda a ignorar que o movimento de 2013 foi uma grande mobilização popular, com condições inclusive de colocar em risco o regime político direitista, em particular os governos estaduais de São Paulo (PSDB), Minas Gerais (PSDB) e Rio de Janeiro (PMDB). A burguesia, sabendo desse risco, aproveitou-se da política capituladora da esquerda para tomar para si os rumos do movimento. Entregar todo aquele movimento popular para a direita é dar um atestado de que a direita é popular, tem apoio e que portanto talvez o golpe deve até ter sido merecido e Bolsonaro seria o herdeiro legítimo de tudo isso.Resultado de imagem para fora Bolsonaro
Acaba servido também à política dos que querem se opor a qualquer mobilização real contra o golpe, que hoje tem que
assumir a forma de luta pelo Fora Bolsonaro e todos os golpistas, apresentando a fatalidade de que isso não é possível (como não era possível, para eles, evitar a derrubada de Dilma ou lutar pela anulação do impeachment, porque – supostamente – a direita seria toda poderosa e as massas incapazes de enfrentar e derrotar sua ofensiva).

https://www.causaoperaria.org.br/malu-aires/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105460
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6410 vezes
Curtiram: 3959 vezes

Re: Política

Mensagem por E.R » 08 Jan 2020, 16:53

https://veja.abril.com.br/blog/radar/de ... o-escolar/

Inspirado no Ceará, que tem 82 das 100 melhores escolas públicas do país, o deputado estadual Daniel José (Novo) quer atrelar a destinação de ICMS para municípios com melhor desempenho escolar.

Ou seja : quem tiver melhor evolução nas notas, recebe a maior fatia do bolo.

O Projeto de Lei já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de São Paulo.
Imagem
Imagem
Imagem

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45419
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2180 vezes
Curtiram: 4769 vezes

Re: Política

Mensagem por Barbano » 08 Jan 2020, 16:55

Projeto meritocrático, mas que tende a melhorar o que já está bom, e piorar o que já é ruim. Faca de dois gumes.
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Política

Mensagem por Chapolin Gremista » 08 Jan 2020, 17:26

Uma concepção pequeno-burguesa
Psol quer uma saída individual para os negros
Deputada Erika Hilton afirma que a solução para os negros é conseguir altos cargos no regime burguês

Em entrevista à Carta Capital intitulada Diversidade, a codeputada Erika Hilton da bancada ativista do PSOL, apresenta a sua opinião sobre diversos temas como “participação política”, “cotas”, “feminicídio” entre outros e o caso que chama mais atenção é a proposta de luta defendida por Erika para a população negra.

Um dos argumentos dela é que os partidos de esquerda devem “dar protagonismo para as minorias como negros, mulheres e LGBT’s, ocuparem cargos, ascenderem economicamente”. Ou seja, a deputada do Psol não tem um programa de luta para o povo negro, ela propõe que o problema seja resolvido de maneira individual e em última instância através da simples integração do negro às instituições da burguesia, numa completa adaptação ao regime político. Dentro dessa proposta também, apenas alguns negros conseguiriam ascender politicamente. E os outros milhões de negros do País, haverá cadeiras suficiente para todas a pessoas negras?

Outro argumento apresentado por ela é a política de que os negros devem acreditar que pelo parlamento e pelas eleições eles irão resolver os problemas deles, inclusive os casos de chacinas nas comunidades. A visão dela é completamente institucional. Para ela não existe movimento de luta, nem uma organização independente, existe apenas a saída institucional. Essa é tradicionalmente a política do Psol, uma política de desorientação para a população que acaba sendo enganada que se votar num representante negro, a luta já está ganha e ele, sozinho na luta parlamentar, apoiado apenas pelos votos, conquistará uma vitória para o coletivo.

Outro ponto também para demonstrar o erro desse tipo de política é acreditar que basta ser negro para representar as reivindicações dos negros. Temos exemplos que mostram como representantes das ditas minorias podem defender apenas o interesse da direita, como o vereador Fernando Holiday e Sérgio Nascimento de Camargo, indicado pelo próprio Jair Bolsonaro para presidente da Fundação Palmares.

Por fim, é preciso levar em consideração que o País está sob um golpe de Estado. A direita e a extrema-direita dominam todas as instituições do regime político, e organizações fascistas estão nas ruas, levantando a cabeça a cada dia, como por exemplo o ataque a moradores de rua que foram cruelmente assassinados por grupos nazistas que atearam fogo em seus corpos enquanto dormiam. Nesse momento, uma política que joga a população negra para a crença nessas instituições é não apenas inócua. É jogar fumaça nos olhos do povo negro.

O único caminho possível é a luta política real nas ruas, a mobilização das amplas massas da população, em particular dos negros, contra os golpistas e a extrema-direita, responsáveis pelos maiores ataques contra o povo. Do mesmo jeito que a direita está organizada promovendo todos esses ataques a esquerda e as organizações do povo negro devem se organizar para uma reação à altura nas ruas, não nas eleições e nas instituições.

https://www.causaoperaria.org.br/erika-hilton/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Victor235 » 08 Jan 2020, 21:04

É o que eu disse outro dia: apesar dos textos do PCO serem altamente refutáveis, o Gremista está originando maior debate e discussão no Bar, que ficou mais movimentado desde sua volta. Podemos discordar e questionar os textos, mas assim os tópicos ficam mais plurais, com notícias e debates de diversas correntes de opinião diferentes.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Victor235 » 08 Jan 2020, 22:15

"Pai quer o filho homem e a filha mulher", ataca Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro criticou, nesta terça-feira (7) a diversidade sexual e de gênero. Em um pronunciamento ao lado do ministro da Educação, Abraham Weintraub, o presidente atacou o que chamou de "ideologia de gênero" nas escolas. Ele e o ministro também atacaram o que chamam "kit gay".
Sem citar diretamente o nome de Vélez, Bolsonaro afirmou que apesar de "bem intencionado" faltou "malícia" da parte do ex-ministro para "algumas funções que tinham de ser mudadas".
https://www.terra.com.br/noticias/pai-q ... d5dok.html
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Chapolin Gremista » 08 Jan 2020, 23:02

Polêmica com Emir Sader
Golpe ou “falta de consciência do povo”?
Em artigo do dia 2 de janeiro, Emir Sader atribui à “falta de consciência do povo” a responsabilidade pela ascensão da extrema-direita.

No dia 2 de janeiro, o portal Brasil 247 publicou o artigo E agora, Brasil?, assinado pelo sociólogo Emir Sader. No texto, Sader discute rapidamente a situação do país e apresenta o livro E agora, Brasil?, que reúne escritos de diversas figuras com atuação na política nacional. Chama atenção, no entanto, que Sader elabora uma tese confusa para justificar o avanço da extrema-direita: a de que os brasileiros “valorizam” cada vez menos a “democracia”.

A tese de Emir Sader sobre a “desvalorização” do que chama de “democracia” aparece em vários momentos do artigo:

Que os brasileiros valorizem cada vez menos a democracia é uma grande vitória da direita e uma grande derrota para as forças democráticas. A direita governa contra a democracia, estreitando suas margens, atacando seus valores, exercendo o poder de forma autoritária, liberando as polícias para o uso indiscriminado da força contra a população mais pobre.

(…)

O povo não costuma valorizar a democracia porque ela não lhe trouxe muitas coisas. Na saída da ditadura, o governo Sarney foi um misto de continuidade do velho regime e de elementos novos, que esgotou o impulso democrático que vinha da resistência à ditadura.

(…)

A democracia não tinha representado mudança das condições de vida da população em relação à ditadura. O povo brasileiro não tinha por que valorizar a democracia.

Da forma como Emir Sader expõe o problema, poder-se-ia concluir que o povo brasileiro, incapaz de compreender os fenômenos ao seu redor, não teria atingido a maturidade suficiente para contemplar o valor universal da democracia. Isto é, a democracia seria, portanto, uma espécie de auge da civilização, um valor sagrado que deveria ser defendido a todo custo, embora houvesse muita gente que não tivesse a “consciência” de sua superioridade.

Essa tese, no entanto, apresenta dois problemas centrais: em primeiro lugar, a democracia não é um valor universal, é apenas um regime sob o qual o capitalismo procura ocultar toda a sua podridão; em segundo lugar, o povo brasileiro, muito diferentemente do que coloca Sader, não carece de uma “conscientização” para entender o que é melhor para si.

Que a democracia deve ser refutada pelos trabalhadores de todo o mundo, já está exaustivamente comprovado. Todas as democracias que existiram até hoje foram democracias burguesas – portanto, verdadeiras ditaduras da classe dominante sobre seus subjugados. Em todas as democracias que existira, a burguesia era sempre a classe que controlava todas as instituições – deste modo, a democracia era nada mais que uma farsa para os trabalhadores que lutavam pelos seus direitos.

A democracia norte-americana acabou de assassinar um líder popular iraniano, a democracia brasileira substituiu uma presidenta democraticamente eleita por um capacho do imperialismo em 2016, a democracia colombiana vem promovendo uma perseguição sangrenta a toda a oposição há anos, os códigos penais em todo o mundo engordam a cada período que se passa… A democracia, portanto, não é um valor universal, é um recurso para perpetuar a dominação da burguesia.

Já a tese de que o povo precisaria ser “conscientizado” da necessidade da democracia é, por si, absurda, pois levaria à conclusão de que haveria um setor da sociedade que já teria alcançado a “consciência” da importância da democracia, segregando o mundo entre uma fração a ser educada e uma fração educadora. O problema de tal hipótese de que seria necessário considerar que a fração educadora foi educada também, o que tornaria a questão da “democracia” uma espécie de saber divino, desvinculado da experiência prática dos seres humanos.

No fim das contas, a tese absurda de que os brasileiros não souberam “valorizar” a “democracia” apenas serve para culpar o povo pela situação em que o país se encontra. Afinal, se os brasileiros fossem conscientes dos benefícios da “democracia” – consciência essa que Sader, implicitamente, atribui para si -, a extrema-direita e sua ofensiva contra os direitos democráticos não teriam qualquer êxito.

Essa tese, embora esteja disfarçada de autocrítica por parte do sociólogo – Emir Sader aponta que a esquerda não procurou “promover a consciência democrática na massa da população” -, serve apenas para que os ideólogos da esquerda pequeno-burguesa ocultem a verdadeira responsabilidade pela situação em que o mundo se encontra. Não faltou ao povo “valorizar” a “democracia” – até porque o povo é, por definição, democracia. Onde o povo procura se reunir, há organizações democráticas. Independente das lições dos ideólogos pequeno-burgueses, os trabalhadores, no último período, procuraram se sindicalizar, formar comitês de luta contra o golpe, comitês de greve e todo tipo de associação que são muito mais importantes para os direitos da população do que o parlamento burguês.

O que faltou – e tem faltado -, por parte das direções da esquerda pequeno-burguesa é justamente isso: uma política que organize os trabalhadores para o enfrentamento contra a direita. É nisso que se apoia o fascismo, o golpismo e toda a ofensiva contra os povos do continente: diante da falta de iniciativa das direções da esquerda nacional, diante da indisposição em se chocar com o regime político, a direita se sente à vontade para passar por cima de qualquer direito democrático.

https://www.causaoperaria.org.br/golpe- ... a-do-povo/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
CHarritO
Membro
Membro
Mensagens: 71827
Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Localização: Indaial/SC
Curtiu: 84 vezes
Curtiram: 1283 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por CHarritO » 08 Jan 2020, 23:36

Imagem
"Imprecionante" esse debate de vocês! :asso:
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Jair Bolsonaro

Mensagem por Chapolin Gremista » 08 Jan 2020, 23:44

Capacho
Bolsonaro abre o quintal dos EUA para sediar reunião de ataques ao Irã
Brasil vai sediar reunião de aliados militares dos EUA para discutir a ampliação do assédio imperialista contra a nação persa

Da redação – O Brasil vai sediar, nos dias 5 e 6 de fevereiro, uma reunião entre os aliados militares dos Estados Unidos para discutir a possibilidade de agressão militar mais ampla ao Irã, após a crise instalada com o assassinato do general Qassem Soleimani, na última sexta (03) a mando de Donald Trump.

Oficialmente, o encontro faz parte do Processo de Varsóvia, que serve para debater a situação de refugiados pelo globo. No entanto, na prática, servirá para abordar os ataques ao Irã, uma vez que deverão estar presentes os principais fantoches dos EUA no Oriente Médio, como Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes, Bahrein, Jordânia e Afeganistão. Por outro lado, Rússia, China e França (cujos interesses de seus monopólios se veem contrariados com a escalada nas tensões entre EUA e Irã) rejeitaram o processo.

Trata-se de uma clara utilização do Brasil como quintal dos Estados Unidos, administrado pelo cãozinho de Trump, Jair Bolsonaro.

Após o bombardeio norte-americano que matou Soleimani, o Itamaraty – liderado pelo devoto de Trump, Ernesto Araújo – emitiu nota vergonhosa apoiando a ação criminosa do imperialismo, ao mesmo tempo em que denunciou o ataque em retaliação, realizado contra a embaixada dos EUA em Bagdá, no Iraque.

https://www.causaoperaria.org.br/bolson ... es-ao-ira/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder