Eu achei bem aleatório os critérios para ressaltar palavras nessas HQs. Também ressaltaram Bexiga, Inovação, Entrada, Estou...Victor235 escreveu:NOTÍCIAS- Não entendi porque ressaltaram a palavra "clara" neste diálogo. Talvez faria sentido colocarem a palavra em negrito e itálico se a personagem se chamasse Clara (em trocadilho com "claro"), mas ela se chama Ana Celeste.
Quadrinhos & Gibis
- Barbano
- Administrador

- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 2171 vezes
- Curtiram: 4731 vezes
Re: Quadrinhos & Gibis
-
Victor235
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 2574 vezes
- Curtiram: 2490 vezes
No último quadro da última imagem, também ressaltaram o ER 
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
-
Victor235
- Membro

![]() Condorito está em campanha no Catarse para voltar ao Brasil http://www.universohq.com/noticias/cond ... ao-brasil/ |
- E.R
- Colaborador

- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6358 vezes
- Curtiram: 3916 vezes

- Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 2):
- gusta dos biscoitos • Bia N

-
Victor235
- Membro

NOTÍCIAS

Recentemente, troquei com o Jonas alguns gibis do Mickey que ele tinha em duplicata. Mickey # 337, de novembro de 1980, é uma ótima edição, a começar por sua capa, que ressalta a história principal. "Furtos à domicílio" tem uma narrativa interessante, embora tenha alguns "furos", como destacado pelo Jonas no último mês de abril. Também soa estranho a transferência temporária do escritório da polícia de Patópolis para o meio do mato. O roteiro também diz que é proibido soltar fogos de artifício, e vemos que as "latinhas" de inseticidas não são tão "inofensivas" como imaginava o Coronel Cintra.

Alguém sabe se esses "Passatempos" publicados nesta edição fazem referência a alguma HQ real do Pato Donald?

Margarida não foi nem um pouco compreensível no final de "O escravo da sorte". Donald enfim consegue ganhar um carro num concurso, mas por azar acabam batendo em seu automóvel antes de Donald estreá-lo. Por isso, Margarida deixa seu namorado na mão e sai com Gastão. Em seguida, foi publicada uma história bem engraçada do Pateta, chamada "Dito e feito!".

Além da história de capa, o outro grande destaque desta edição sem dúvida é a HQ "O conde de Montecristal", roteirizada por Ivan Saidenberg como parte da sub-série "Metralhas Históricos". Eu já havia lido essa história na Edição de Luxo # 02 - Metralhas na História, de novembro de 1989, que comentei em junho de 2016. A trama traz os personagens Conde de Montecristal e Edmundo Metralhês. A propósito, o plano de fuga do conde deixou de fazer sentido quando ele resolveu agir sozinho e socou Edmundo. Desta forma, os guardas veriam um prisioneiro caído no chão e a terra revolvida, o que entregaria que um outro tentou fugir. O plano só daria certo se ambos agissem juntos até o fim. Edmundo acaba revidando e consegue fugir, mas submerge junto com um mapa. Apesar de molhado, o mapa ficou intacto! Nessa história vemos ainda citação ao Castelo de If e palavras como "gendarme" e "mandrião".
-----

- Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
- gusta dos biscoitos
- E.R
- Colaborador

-
Victor235
- Membro

NOTÍCIAS

Um dos títulos Disney que eu nunca havia visto era o Superalmanaque Disney, criado no final dos anos 90 para comercialização em supermercados. A publicação em formato grande (as imagens foram redimensionadas nesse post) era mista e por vezes também trazia personagens não-Disney. Recentemente, consegui o Superalmanaque Disney # 60, de janeiro de 2003. A "linha editorial" do gibi é bem próxima ao "Especial de Férias", lançado recentemente pela Editora Culturama. A diferença é que o "Superalmanaque" também trazia passatempos. Uma borda publicada nas páginas mostrava desenhos de personagens Disney.

A edição #60 é aberta com um frontispício que recupera uma capa que já havia sido utilizada no próprio "Superalmanaque Disney", em 2001. Outra "folga" foi chamarem o dinheiro de "reais" em todas as citações, em vez de "patacas". As histórias também são republicações, e algumas foram "esticadas" para o formato de página grande e ficaram "pixelizadas". "Lagarteando" é da época que Dr. Sabetudo era chamado no Brasil de Dr. Nozelo. O inventor cria um novo protetor solar e Mickey utiliza todo o conteúdo da embalagem quando o doutor sai para testá-la. O curioso é que todos os personagens ficaram queimados pela exposição ao sol, menos Pateta, pois sua "pele naturalmente bronzeada é imune".
@Maylene

A HQ nacional "O rei do Free Style", de Orlando Paes Filho e Dave Santana, ganhou uma peculiar publicação no Reino Unido.

A publicação de "Azar no vôo 171" ignorou que a história pertence à sub-série italiana "Hai chiuso il gas". A lousa que originalmente é utilizada para a inclusão do título da série ficou vazia no Brasil. Outra coisa ignorada nesta história foi a origem do personagem Peninha, que em sua primeira história americana atuava como piloto de avião. Em "Azar no vôo 171", o pato nunca havia sequer viajado num avião. Nessa história aparece também um gato chamado Chanim.

A tradução de "Viagem futurista" nomeou no Brasil o primo de Prof. Pardal originalmente nomeado Chip Gearloose. Por aqui ele foi chamado de "Primo Pardeco, do século trinta". Para Lars Jensen e Christopher Spencer, os Metralhas também terão descendentes no próximo século, os B-Boyz. O roteirista também nos apresenta o meio de transporte futurista chamado "andarilho público". Na trama, Patinhas viaja ao futuro para recuperar sua moeda número um, que no próximo século ficaria exposta em um museu. Isso não causaria um paradoxo temporal? Se a viagem fosse bem sucedida, o pato voltaria ao presente com duas moedas iguais?!
-----

-
Victor235
- Membro

![]() Grandes personagens das HQs marcaram presença no suplemento Super PLÁ Super PLÁ foi o nome de batismo de um suplemento em quadrinhos da editora homônima, publicado em 1971, que trouxe diversos personagens famosos – dentre eles, por exemplo, Fantasma, Tio Patinhas, Príncipe Valente, Popeye, Pinduca, Brick Bradford, Pafúncio, Pato Donald, Príncipe Valente e Flash Gordon. http://www.universohq.com/museu-dos-qua ... super-pla/ |
-
Bia N
- Membro

- Curtiu: 129 vezes
- Curtiram: 323 vezes
@Victor235
Esse superalmanaque acabei desfazendo há pouco tempo, mas vi no Inducks que as histórias vem das revistas dessa mesma época ou um pouco antes. Devo ter tido uma revista com a história "Azar no Vôo 171". Quando eu olho as revistas também vasculho as da Disney dessa época pra trás, quem sabe me deparo com a tal revista com essa história.
Esse superalmanaque acabei desfazendo há pouco tempo, mas vi no Inducks que as histórias vem das revistas dessa mesma época ou um pouco antes. Devo ter tido uma revista com a história "Azar no Vôo 171". Quando eu olho as revistas também vasculho as da Disney dessa época pra trás, quem sabe me deparo com a tal revista com essa história.
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.
Desde 2011
Desde 2011
- E.R
- Colaborador

- Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 2):
- gusta dos biscoitos • Bia N

-
Victor235
- Membro

Sei que você tinha pois a capa que está no Guia dos Quadrinhos foi enviada por você. O que fez com ele? Essas edições são difíceis de aparecer.Maylene escreveu:Esse superalmanaque acabei desfazendo há pouco tempo, mas vi no Inducks que as histórias vem das revistas dessa mesma época ou um pouco antes. Devo ter tido uma revista com a história "Azar no Vôo 171". Quando eu olho as revistas também vasculho as da Disney dessa época pra trás, quem sabe me deparo com a tal revista com essa história.
-
Bia N
- Membro

- Curtiu: 129 vezes
- Curtiram: 323 vezes
Doei pra uma biblioteca volante, junto com as duas coleções históricas que tinha, uma revista da tmj, e outras mais, em troca pelas revistas antigas, tanto da turminha quanto da disney, que tinham lá.Victor235 escreveu:Sei que você tinha pois a capa que está no Guia dos Quadrinhos foi enviada por você. O que fez com ele? Essas edições são difíceis de aparecer.Maylene escreveu:Esse superalmanaque acabei desfazendo há pouco tempo, mas vi no Inducks que as histórias vem das revistas dessa mesma época ou um pouco antes. Devo ter tido uma revista com a história "Azar no Vôo 171". Quando eu olho as revistas também vasculho as da Disney dessa época pra trás, quem sabe me deparo com a tal revista com essa história.
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.
Desde 2011
Desde 2011
-
Victor235
- Membro

NOTÍCIAS
[POST ESPECIAL DE NATAL]

*propaganda via Zé Carioca # 1519, de dezembro de 1980

O gibi que posteriormente foi classificado como Natal de Ouro Disney # 02 foi lançado oficialmente em dezembro de 1980 com o título "Edição Especial - Natal". O expediente desta revista, que segue o padrão gráfico do "Disney Especial", a classificou como "edição especial de Mickey nº 338". Na arte que ilustra o frontispício desta edição, feita por Luiz Podavin, Pluto não foi colorizado. O título trouxe 19 histórias natalinas. Para comentá-las, ilustrarei meu post com imagens do scan feito por "Ricardus TehMarx", disponível no site A Gibiteca.

Este especial de Natal começa com um grande clássico, "Natal nas Montanhas", que marca a primeira aparição de Patinhas nos quadrinhos. Como não há indicação disso nesta publicação (exceto por um balão narrativo na última página da HQ, de forma indireta: "E assim, pela primeira vez em sua vida solitária, ressoam na mansão do Tio Patinhas risos de alegria"), me pergunto se os leitores da época tinham consciência da importância desta história, que marca a estreia do pato milionário. Alguns leitores desta época anterior à "catalogação" histórica de Carl Barks podem até ter estranhado o perfil mesquinho de Patinhas que pode ser visto em boa parte desta história, afinal, conheceram o Patinhas "transformado" antes de descobrir seu primeiro temperamento, que no início era mais áspero. Nesta tradução, o motorista James foi chamado de Jarbas.

Não confunda: os esquilos que aparecem na primeira página de "Quem muito quer..." não são Tico & Teco.

(nunca republicada)

Em "Um capacho no capricho", descobrimos que o personagem Zé Grandão trabalha em um armazém. Essa informação pode ser confirmada em outra história deste mesmo especial (e nunca republicada), "Um Natal trabalhoso", na qual Zé Grandão, ao fazer um "bico" como "tirador de neve", afirma: "Estou economizando o dinheiro do tirador de neve pra consertar o armazém neste Natal!".

Um personagem que tem características físicas diferentes das do Silva foi mencionado em todas as ocasiões como "Silva" na história "Espírito Natalino". Apesar da "padronização", tudo indica que esse personagem seja outro vizinho de Donald, e não o famoso Silva. Também não é o Anacleto, vizinho do pato que aparece em algumas histórias italianas. O cadastro desta história dinamarquesa no Inducks não indica o nome oficial do "novo" vizinho.

Das histórias deste especial, sem dúvida a mais peculiar é "O Natal pelo Mundo". Com ares "promocionais", a HQ misturou personagens de universos distintos, unidos por "cartões de Natal" que teriam sido recebidos por Donald. Também aparecem diversos personagens com traços humanos, algo raro no universo disneyano. A trama foi publicada originalmente nos Estados Unidos, no especial "Christmas Parade", lançado em 1959. No roteiro, vemos particularidades da comemoração de Natal em outros países, algumas bem curiosas. Na Suécia, por exemplo, no Dia de Santa Lúcia, que "abre" a festa de Natal, "a filha mais velha da família coloca um vestido branco com uma faixa vermelha na cintura e uma coroa de sempre-vivas na cabeça com sete velas acesas". Não é invenção do roteirista: imagens desta celebração podem ser encontradas no Google. Ainda ficamos sabendo que, na Suécia, escurece às três da tarde. Na França, por sua vez, "as crianças ficam esperando que o Petit Noel, o Menino Jesus, e não o Papai Noel, desça pela chaminé". Apesar de ser de madeira, Pinóquio foi colorizado com cor de pele branca nessa história. Ainda podemos ver Zé Carioca nos traços de Al Hubbard:

"Dezembro de 1980" é uma republicação da história "Dezembro de 1973", com as citações ao ano devidamente alteradas. Na trama, Patinhas prepara uma surpresa de Natal para seus parentes, amigos e inimigos. Apesar de Prof. Pardal também ser presenteado, o inventor parece não ter sido remunerado por seu trabalho. Pardal preparou um avião para Patinhas, que não precisou pagar "nada, já que forneceu todo o material". Gansolino e Vovó Donalda, por sua vez, ganharam um trator, que ficou suspenso na ponta de um pinheiro de Natal, uma situação (e desenho) bem desproporcional. Quando Donald pergunta "Para onde vamos?" e Patinhas responde "até o aeroporto", acredito que a réplica "Eu quis dizer o destino, e não o local de saída!" ficaria melhor do que a utilizada "Eu quis dizer o lugar, e não o meio de transporte!". Ao final, Patinhas diz: "- Chamem o piloto e vamos cear". Das duas, uma: ou o avião pousou ou ativaram o "piloto-automático".

Em "O Peru de Natal", outro clássico de Barks, o membro dos Escoteiros-Mirins Holsworthy Hog ganhou o nome em português General Afonsinho. A tradução da história também fala em "cabelos ondeados".

Outro clássico natalino de Barks é "A princesa da neve". Nesta tradução, os meninos que Huguinho, Zezinho, Luisinho e Donald tentam ajudar foram chamados de "filhos da viúva Anita". Os sobrinhos de Donald são bons até demais nessa história, e pensam em não participar de um concurso somente para não ter remorso de levar o prêmio sobre outra pessoa que também deveria ter esse mérito. Posteriormente, eles pensam em fazer uma estátua de neve para ajudar os filhos da viúva, e ainda assim refletem: "Isso não é muito honesto, mas é por uma boa causa...". Destaque para a "cena" de Huguinho, Zezinho e Luisinho molhando as buchas usadas por Donald.

"O São-Bernardo Mirim", história que tornou-se célebre por ser publicada em Tio Patinhas # 01, foi republicada neste especial de Natal. Após ver um jornal que reconhecia o trabalho dos cachorros São-Bernardo, Banzé motiva-se a ser "um banzé-bernardo".

(nunca republicada)

"O golpe de Natal do Capitão Gancho", história nunca republicada, foi publicada com um código também em sua segunda página (o comum é saírem na primeira página).

• Pateta

-----

*propaganda via Zé Carioca # 1519, de dezembro de 1980

O gibi que posteriormente foi classificado como Natal de Ouro Disney # 02 foi lançado oficialmente em dezembro de 1980 com o título "Edição Especial - Natal". O expediente desta revista, que segue o padrão gráfico do "Disney Especial", a classificou como "edição especial de Mickey nº 338". Na arte que ilustra o frontispício desta edição, feita por Luiz Podavin, Pluto não foi colorizado. O título trouxe 19 histórias natalinas. Para comentá-las, ilustrarei meu post com imagens do scan feito por "Ricardus TehMarx", disponível no site A Gibiteca.

Este especial de Natal começa com um grande clássico, "Natal nas Montanhas", que marca a primeira aparição de Patinhas nos quadrinhos. Como não há indicação disso nesta publicação (exceto por um balão narrativo na última página da HQ, de forma indireta: "E assim, pela primeira vez em sua vida solitária, ressoam na mansão do Tio Patinhas risos de alegria"), me pergunto se os leitores da época tinham consciência da importância desta história, que marca a estreia do pato milionário. Alguns leitores desta época anterior à "catalogação" histórica de Carl Barks podem até ter estranhado o perfil mesquinho de Patinhas que pode ser visto em boa parte desta história, afinal, conheceram o Patinhas "transformado" antes de descobrir seu primeiro temperamento, que no início era mais áspero. Nesta tradução, o motorista James foi chamado de Jarbas.

Não confunda: os esquilos que aparecem na primeira página de "Quem muito quer..." não são Tico & Teco.

(nunca republicada)

Em "Um capacho no capricho", descobrimos que o personagem Zé Grandão trabalha em um armazém. Essa informação pode ser confirmada em outra história deste mesmo especial (e nunca republicada), "Um Natal trabalhoso", na qual Zé Grandão, ao fazer um "bico" como "tirador de neve", afirma: "Estou economizando o dinheiro do tirador de neve pra consertar o armazém neste Natal!".

Um personagem que tem características físicas diferentes das do Silva foi mencionado em todas as ocasiões como "Silva" na história "Espírito Natalino". Apesar da "padronização", tudo indica que esse personagem seja outro vizinho de Donald, e não o famoso Silva. Também não é o Anacleto, vizinho do pato que aparece em algumas histórias italianas. O cadastro desta história dinamarquesa no Inducks não indica o nome oficial do "novo" vizinho.

Das histórias deste especial, sem dúvida a mais peculiar é "O Natal pelo Mundo". Com ares "promocionais", a HQ misturou personagens de universos distintos, unidos por "cartões de Natal" que teriam sido recebidos por Donald. Também aparecem diversos personagens com traços humanos, algo raro no universo disneyano. A trama foi publicada originalmente nos Estados Unidos, no especial "Christmas Parade", lançado em 1959. No roteiro, vemos particularidades da comemoração de Natal em outros países, algumas bem curiosas. Na Suécia, por exemplo, no Dia de Santa Lúcia, que "abre" a festa de Natal, "a filha mais velha da família coloca um vestido branco com uma faixa vermelha na cintura e uma coroa de sempre-vivas na cabeça com sete velas acesas". Não é invenção do roteirista: imagens desta celebração podem ser encontradas no Google. Ainda ficamos sabendo que, na Suécia, escurece às três da tarde. Na França, por sua vez, "as crianças ficam esperando que o Petit Noel, o Menino Jesus, e não o Papai Noel, desça pela chaminé". Apesar de ser de madeira, Pinóquio foi colorizado com cor de pele branca nessa história. Ainda podemos ver Zé Carioca nos traços de Al Hubbard:

"Dezembro de 1980" é uma republicação da história "Dezembro de 1973", com as citações ao ano devidamente alteradas. Na trama, Patinhas prepara uma surpresa de Natal para seus parentes, amigos e inimigos. Apesar de Prof. Pardal também ser presenteado, o inventor parece não ter sido remunerado por seu trabalho. Pardal preparou um avião para Patinhas, que não precisou pagar "nada, já que forneceu todo o material". Gansolino e Vovó Donalda, por sua vez, ganharam um trator, que ficou suspenso na ponta de um pinheiro de Natal, uma situação (e desenho) bem desproporcional. Quando Donald pergunta "Para onde vamos?" e Patinhas responde "até o aeroporto", acredito que a réplica "Eu quis dizer o destino, e não o local de saída!" ficaria melhor do que a utilizada "Eu quis dizer o lugar, e não o meio de transporte!". Ao final, Patinhas diz: "- Chamem o piloto e vamos cear". Das duas, uma: ou o avião pousou ou ativaram o "piloto-automático".

Em "O Peru de Natal", outro clássico de Barks, o membro dos Escoteiros-Mirins Holsworthy Hog ganhou o nome em português General Afonsinho. A tradução da história também fala em "cabelos ondeados".

Outro clássico natalino de Barks é "A princesa da neve". Nesta tradução, os meninos que Huguinho, Zezinho, Luisinho e Donald tentam ajudar foram chamados de "filhos da viúva Anita". Os sobrinhos de Donald são bons até demais nessa história, e pensam em não participar de um concurso somente para não ter remorso de levar o prêmio sobre outra pessoa que também deveria ter esse mérito. Posteriormente, eles pensam em fazer uma estátua de neve para ajudar os filhos da viúva, e ainda assim refletem: "Isso não é muito honesto, mas é por uma boa causa...". Destaque para a "cena" de Huguinho, Zezinho e Luisinho molhando as buchas usadas por Donald.

"O São-Bernardo Mirim", história que tornou-se célebre por ser publicada em Tio Patinhas # 01, foi republicada neste especial de Natal. Após ver um jornal que reconhecia o trabalho dos cachorros São-Bernardo, Banzé motiva-se a ser "um banzé-bernardo".

(nunca republicada)
"O golpe de Natal do Capitão Gancho", história nunca republicada, foi publicada com um código também em sua segunda página (o comum é saírem na primeira página).

• Pateta

-----

- Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
- gusta dos biscoitos • E.R
- E.R
- Colaborador

-
Victor235
- Membro

NOTÍCIAS

Em julho de 2018, Jonas comentou sobre Zé Carioca # 553, lançado em junho de 1962. Consegui essa edição na livraria My Bookcase, através de um exemplar que já pertenceu a Georges Bonnet. A primeira HQ é "Além da imaginação", na qual Zé Carioca tenta descobrir o "desarranjo" do televisor da Rosinha. Ao mexer na antena, a imagem da televisão da periquita chegou até mesmo a ficar de cabeça para baixo. O colorista da HQ parece não ter se ligado em um dos pedidos que Rosinha fez ao extraterrestre Desejoso nº 5: o vestido novo pedido por Rosinha veio no mesmo tom de verde que o antigo.

Em "Espelhos da sorte", vemos uma curiosidade sobre Lobão: o personagem tem uma "casinha de cachorro" em casa, mas não tem animal de estimação. O porquinho Prático explica: "aquele palhaço supersticioso não tem cachorro... a casinha é só para afastar os gatos pretos do seu caminho".

Em "Operação Arca-de-Noé", Mickey recebe uma bronca de Minnie.
- Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
- gusta dos biscoitos