O tempo de espera por motoristas da Uber em Congonhas chegou a aumentar até 300%, segundo a própria empresa, no primeiro dia de uma ação da Prefeitura de São Paulo no aeroporto que mudou o sistema de embarque e desembarque.
A Uber disse não ter sido avisada com a devida antecedência das mudanças feitas pela gestão Bruno Covas (PSDB).
Segundo a empresa, nem a data da mudança estava clara. Para a Uber, não houve tempo para efetuar mudanças físicas (como sinalização no aeroporto) e mudanças em sua tecnologia.
A empresa também diz que já é possível observar o impacto que a nova regra trará ao trânsito local. A Uber destaca que todos os veículos de aplicativos, particulares e ônibus que queiram sair da avenida Washington Luís para chegar ao aeroporto deverão passar por apenas uma faixa.
Para a empresa, isso deve aumentar o trânsito nas imediações de Congonhas.
Durante a tarde desta sexta, o primeiro dia da ação, o trânsito esteve sempre congestionado nos 4,5 km entre o parque do Ibirapuera e Congonhas, a principal ligação do centro com o aeroporto, passando pelo Corredor Norte-Sul. As sextas costumam ser um dia intenso tanto para o trânsito na cidade como para o movimento no aeroporto.
Segundo a prefeitura, o objetivo da mudança é justamente aumentar a fluidez dos veículos que chegam e partem do terminal aéreo e minimizar o congestionamento nas avenidas 23 de Maio, Moreira Guimarães e Washington Luís. A mudança é tratada como um projeto piloto pela gestão Covas.
Pela nova organização, os carros de aplicativos e carros particulares comuns que queiram pegar passageiros, devem parar no piso inferior do aeroporto. O desembarque de passageiros por esses veículos deve ser feito no piso superior.
Já os táxis podem embarcar e desembarcar no piso superior. Ainda assim, os taxistas tem 5 vagas também no piso inferior. Os táxis ficaram mais também visíveis ao passageiro do aeroporto que sai do terminal de desembarque e logo vê uma fila de veículos disponíveis.
A mudança causou grande espera entre os passageiros e houve quem perdesse o voo. As companhias aéreas chegaram a alertar seus clientes de que a mudança poderia causar atrasos na chegada ao aeroporto.
A psicóloga Arlene Nunes, 43, ficou uma hora esperando um motorista. “O aplicativo escolhe motoristas que estão sempre longe daqui e os motoristas cancelam ou passam reto”, diz ela que veio de Curitiba e disse nunca ter tido tanto trabalho sair do aeroporto.
Na tela de seu celular, o aplicativo indicava que seu motorista demoraria ainda 24 minutos para chegar. “Estou conversando com ele para que ele não cancele”.
O ideal é pegar táxi no aeroporto e, na volta, pegar um carro de aplicativo, do hotel para o aeroporto.
Já aqui no Rio, como falei outra vez, o ideal é na rodoviária, andar um pouco e pegar um ônibus com ar condicionado, que ficam bem perto da rodoviária.
No caso do aeroporto, aí o negócio é pegar carro de aplicativo, pois os táxis credenciados no aeroporto do Rio de Janeiro são bem mais caros. Em São Paulo, os preços dos táxis do aeroporto são mais justos.








