Quadrinhos & Gibis
- Rondamon
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: São Paulo
- Curtiu: 595 vezes
- Curtiram: 589 vezes
Re: Quadrinhos & Gibis
Obrigado ao @Victor235 e ao @Gordon Botijão pelas citações e posts!
Gostei do apelido, viu Mr. Prassódia! Ah, meu nome é Rafael! Eu sei que você gosta de citar os usuários pelo nome verdadeiro.
Gostei do apelido, viu Mr. Prassódia! Ah, meu nome é Rafael! Eu sei que você gosta de citar os usuários pelo nome verdadeiro.
Há 13 anos no Fórum Chaves! 
- E.R
- Colaborador

- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6358 vezes
- Curtiram: 3916 vezes
- gusta dos biscoitos
- Membro

- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 4398 vezes
- Curtiram: 931 vezes
Reupload de 24 Set 2019, 18:55
Mas olha que interessante, na tira postada antes não tem o quadradinho de "FIM" e a numeração da tira está em outra posição, além dos balões de fala que são diferentes.
Mas olha que interessante, na tira postada antes não tem o quadradinho de "FIM" e a numeração da tira está em outra posição, além dos balões de fala que são diferentes.
E.R escreveu:
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
- E.R
- Colaborador

- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 6358 vezes
- Curtiram: 3916 vezes
- Otelo
- Membro

- Curtiu: 562 vezes
- Curtiram: 753 vezes
Nessa também não.♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ escreveu:na tira postada antes não tem o quadradinho de "FIM"
-
Victor235
- Membro

- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 2574 vezes
- Curtiram: 2490 vezes
Estamos aqui pra issoRondamon escreveu:Obrigado ao @Victor235 e ao @Gordon Botijão pelas citações e posts!
A propósito, me lembrei que uma vez comentei uma HQ do Zé Carioca que referenciava o Gugu (de certa forma, em tom até crítico, mas era bem engraçada). Você lembra?
Eles quis dizer que há o espaço delimitado para inserir o "fim". Provavelmente uma versão foi feita para a internet e a outra seria publicada em algum gibi. Enfim, não faz sentido terem feito essa diferenciação, já que a tira e seu código são iguais (ou seja, não é remake nem nada, e sim a mesma tira).Gordon Botijão escreveu:Nessa também não.♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ escreveu:na tira postada antes não tem o quadradinho de "FIM"
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
- Otelo
- Membro

- Curtiu: 562 vezes
- Curtiram: 753 vezes
Eu nem tinha reparado :pVictor235 escreveu: Eles quis dizer que há o espaço delimitado para inserir o "fim". Provavelmente uma versão foi feita para a internet e a outra seria publicada em algum gibi. Enfim, não faz sentido terem feito essa diferenciação, já que a tira e seu código são iguais (ou seja, não é remake nem nada, e sim a mesma tira).
-
Victor235
- Membro

NOTÍCIAS

Hoje comentarei o gibi Pato Donald # 2150, lançado em novembro de 1998. Amanhã falarei sobre um raro encadernado que trouxe, dentre outros números, esta edição do Pato, mostrando as principais diferenças entre a edição "solta" e a que foi encadernada em um gibi que teve uma capa quase igual a esta.

O número #2150 começa com "E o poder... de quem é?", história que recebeu uma caligrafia diferente. Provavelmente, era um teste para as fontes TrueType (digitais) que passariam a ser utilizadas de forma padrão nos gibis. As demais HQs desta edição, contudo, ainda vieram com caligrafias manuais.
Vou consultar no Inducks se essa história pode ser adicionada na página da sub-série "O Diário da Margarida". Através de seu diário, Margarida relembra seus tempos de escola, onde teria estudado com Donald, Peninha e Gastão. Até o Pardal aparece na escola, mas não como aluno (será que isso explica o "Professor" de seu nome?). Segundo o roteirista Bruno Sarda, na época que Donald estava na escola Patinhas já era rico, pois um colega de classe cochicha no ônibus: "Se o Peninha ganhasse uma moeda por tombo, ia ficar mais rico que o Tio Patinhas".
Na trama, Margarida cita "Calamity Jane", também conhecida como Jane Calamidade, uma aventureira que viveu nos tempos do Velho Oeste nos Estados Unidos. A história também fala em homens liderados por Fernando Leon, talvez uma referência ao conquistador espanhol Ponce de León.
O roteiro também cita a palavra "diadema" em seu sentido literal, ou seja, um adorno em formato de meia coroa utilizado sobre a cabeça.

Na seção "Nossos Amiguinhos", estranhei ao ver que o gato de duas leitoras se chamava Pussy. Me surpreendi ao pesquisar que originalmente a palavra "pussy" realmente significava "gatinho", e não aquela outra coisa.

A história "O teste" cita, fazendo referência direta, a revista Tititi, publicada pela Editora Abril na época. Porém, na trama a dica que teria sido dada pela revista acaba colocando Donald em maus lençóis.

Em "Uma questão de sorte", Donald trabalha como motorista de bonde e Margarida convida Gastão para dar uma volta. Acho que a frase de Donald "Puxa, Margarida! Nunca pensei que você fizesse isso comigo!" ficaria melhor redigida como "Nunca pensei que você faria isso comigo!".

Em "A volta do terror espacial", o inimigo interestelar de Patinhas To Petão foi chamado de Táti Bitate. Segundo o dicionário, "tatibitate" é uma forma de fala caracterizada pela articulação defeituosa de certas consoantes, algo que não ocorre com este personagem, que apareceu em seis histórias dinamarquesas. No roteiro desta, Patinhas relembra o objetivo deste personagem: "Quaac! Táti Bitate! O ET maluco que tentou roubar minha fortuna tempos atrás?". Pelas imagens do Inducks, vemos que To Petão (ou Táti Bitate ou Tuti) foi colorizado de verde em algumas HQs. Nesta, ele é bege, mas fica verde após provar "chucrute com bolinhos".

Nessa história, Huguinho, Zezinho e Luisinho batizam de Mickey um rato de estimação:

Confira o artigo "O soldado Mickey":

Tira/Expediente:

------

- Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
- E.R • gusta dos biscoitos
- Rondamon
- Membro

@Victor235 , não me lembro não, depois procuro aqui.
-
Victor235
- Membro

- Rondamon
- Membro

Achei: http://www.forumchaves.com.br/viewtopic ... a#p1070188Rondamon escreveu:@Victor235 , não me lembro não, depois procuro aqui.
- Barbano
- Administrador

- Curtiu: 2171 vezes
- Curtiram: 4731 vezes
Até que faz sentido. Só traduzir como xaninha...Victor235 escreveu:NOTÍCIASNa seção "Nossos Amiguinhos", estranhei ao ver que o gato de duas leitoras se chamava Pussy. Me surpreendi ao pesquisar que originalmente a palavra "pussy" realmente significava "gatinho", e não aquela outra coisa.
- Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
- gusta dos biscoitos
-
Victor235
- Membro

Não lembrava desta propaganda, mas não era ela. Era uma história do Zé Carioca cujo roteiro referenciava o programa do Gugu e seu sensacionalismo da épocaRondamon escreveu:Achei: http://www.forumchaves.com.br/viewtopic ... a#p1070188Rondamon escreveu:@Victor235 , não me lembro não, depois procuro aqui.
-
Victor235
- Membro

NOTÍCIAS
[EXCLUSIVO]

Recentemente, encontrei à venda um raro gibi do Pato Donald. Esta edição ainda não estava indexada no Inducks nem no Guia dos Quadrinhos, motivo pelo qual eu nem sabia de sua existência. Lançada como "Pato Donald # 1, trata-se de um encadernado oficial da Editora Abril composto pelas edições Pato Donald # 2150, Pato Donald # 2151 e Mickey # 588. Em nenhum momento a publicação indica se tratar de um encadernado composto por outras edições sem capa. A capa deste volume, provavelmente lançado com distribuição regionalizada, tomou por base a capa de Pato Donald # 2150 (ver abaixo). As diferenças entre as capas são as seguintes: número, código, código de barras, preço e um selo com a indicação "196 páginas" que não consta na capa original de PD # 2150.

Além disso, o encadernado foi lançado com lombada quadrada. Algumas páginas mais centrais da revista ficaram bem rentes à lombada, o que dificulta a leitura dos balões mais próximos à margem das páginas. Outra diferença pode ser vista na propaganda do verso da primeira capa. Enquanto PD # 2150 traz uma propaganda da Faber-Castell, "Pato Donald # 1" tem nesta mesma posição uma propaganda de "Natal de Ouro Disney # 20", o que indica que a data de lançamento do encadernado remete ao final de 1998. Provavelmente, a empresa das canetinhas "Prestocolor Lig" havia anunciado apenas no número periódico do pato, e não na "republicação" dele.

No post de ontem, falei sobre as histórias que compõem Pato Donald # 2150, primeira edição deste encadernado oficial da Editora Abril. Confira agora um resumo das demais edições que compõem este "Pato Donald # 01".
Pato Donald # 2151 abordou a ideia de "realidade virtual". Na época, os jogos com essa tecnologia eram rodados em computador e era necessária a utilização de fios. Huguinho, Zezinho e Luisinho também citam uma ferramenta chamada "controle dos pulsos". É legal que a história, feita há mais de vinte anos, mostra até uma espécie de "hub", usado para ligar vários cabos ao mesmo tempo em uma só entrada do computador. Dividida em duas partes, esta HQ termina no final deste número do pato. Em dado momento, Maga tenta derreter a moeda número um de Patinhas dentro de sua casa. Ela não deveria fazer isso aos pés do Vesúvio?

Com exceção de uma tira de meia página, este número do pato trouxe apenas HQs produzidas na Dinamarca.

Em "O amigo do Lampadinha", Pardal constrói um amigo para Lampadinha brincar, chamado Faísca. O final do personagem é trágico: Faísca entra num foguete que estava em desenvolvimento e acaba queimado (com esse nome, só poderia ser um "predestinado"). Em meio às chamas do novo autômato, Pardal salva Lampadinha.

"O prefeito" chegou a ser republicada em 2008, em plena época que em tese o gibi do Donald só apresentava HQs inéditas. Na ocasião, o título foi trocado para "Um pato contra o crime".

No Inducks, veja a forma "psicodélica" com que essa história foi publicada na República Checa: https://inducks.org/story.php?c=D+95110

Em Mickey # 588", a história "Os Ladrões Temporais" foi publicada com uma indicação escrita à mão na lateral de uma página: "Color: Leather Settee". Em "A sorte maluca", um jacaré branco aparece no subsolo de Patópolis. "O espirro alpino" revela que Pateta estava usando uma "bermuda tirolesa" que, segundo Mickey, "é muito leve pro frio". A seção de cartas "Olá, amigos" trouxe um desenho de Mickey mexendo no computador. Porém, o rato solicitou que leitores enviassem cartas mesmo, e não e-mails. A conexão via internet ainda era rara no Brasil naquela época.
Uma HQ da série "Jaime Scond, o Agente 7-00", paródia do 007 que chegou até a ganhar uma edição especial no Brasil, saiu nesta edição do Mickey. Porém, algo muito estranho aconteceu na impressão dela. A cada página ou quadro a paleta de cores muda, tendo os personagens tons estranhíssimos ou mesmo ficando em preto-e-branco, ou azuis, em alguns quadros. Parece até que algumas partes da história foram redesenhadas, pois até o estilo e a grossura dos contornos dos personagens fica se alternando. Não poderei digitalizar essas páginas por causa da lombada quadrada, e os scans deste número do "Mickey" não estão disponíveis em separado na internet. Quanto ao roteiro desta HQ, também não tem muito sentido.
Ao contrário das demais, "Roupa suja", HQ da Minnie, saiu com fonte digital. Assim como a HQ anterior, do Jaime Scond, esta também é francesa e conta com Bafo e Fuinha. A clássica tira do Pluto "Um sonho", que saiu em Mickey # 26, foi republicada neste número, que também teve duas HQs da sub-série "Transportes Zum" (será do José Rico?). Na segunda delas, toras que foram recuperadas passam a fazer parte de um "projeto de reflorestamento". Por fim, houve a repetição do artigo "O soldado Mickey", que vocês podem ler no meu post de ontem (sobre PD # 2150).

Recentemente, encontrei à venda um raro gibi do Pato Donald. Esta edição ainda não estava indexada no Inducks nem no Guia dos Quadrinhos, motivo pelo qual eu nem sabia de sua existência. Lançada como "Pato Donald # 1, trata-se de um encadernado oficial da Editora Abril composto pelas edições Pato Donald # 2150, Pato Donald # 2151 e Mickey # 588. Em nenhum momento a publicação indica se tratar de um encadernado composto por outras edições sem capa. A capa deste volume, provavelmente lançado com distribuição regionalizada, tomou por base a capa de Pato Donald # 2150 (ver abaixo). As diferenças entre as capas são as seguintes: número, código, código de barras, preço e um selo com a indicação "196 páginas" que não consta na capa original de PD # 2150.

Além disso, o encadernado foi lançado com lombada quadrada. Algumas páginas mais centrais da revista ficaram bem rentes à lombada, o que dificulta a leitura dos balões mais próximos à margem das páginas. Outra diferença pode ser vista na propaganda do verso da primeira capa. Enquanto PD # 2150 traz uma propaganda da Faber-Castell, "Pato Donald # 1" tem nesta mesma posição uma propaganda de "Natal de Ouro Disney # 20", o que indica que a data de lançamento do encadernado remete ao final de 1998. Provavelmente, a empresa das canetinhas "Prestocolor Lig" havia anunciado apenas no número periódico do pato, e não na "republicação" dele.

No post de ontem, falei sobre as histórias que compõem Pato Donald # 2150, primeira edição deste encadernado oficial da Editora Abril. Confira agora um resumo das demais edições que compõem este "Pato Donald # 01".
Pato Donald # 2151 abordou a ideia de "realidade virtual". Na época, os jogos com essa tecnologia eram rodados em computador e era necessária a utilização de fios. Huguinho, Zezinho e Luisinho também citam uma ferramenta chamada "controle dos pulsos". É legal que a história, feita há mais de vinte anos, mostra até uma espécie de "hub", usado para ligar vários cabos ao mesmo tempo em uma só entrada do computador. Dividida em duas partes, esta HQ termina no final deste número do pato. Em dado momento, Maga tenta derreter a moeda número um de Patinhas dentro de sua casa. Ela não deveria fazer isso aos pés do Vesúvio?

Com exceção de uma tira de meia página, este número do pato trouxe apenas HQs produzidas na Dinamarca.

Em "O amigo do Lampadinha", Pardal constrói um amigo para Lampadinha brincar, chamado Faísca. O final do personagem é trágico: Faísca entra num foguete que estava em desenvolvimento e acaba queimado (com esse nome, só poderia ser um "predestinado"). Em meio às chamas do novo autômato, Pardal salva Lampadinha.

"O prefeito" chegou a ser republicada em 2008, em plena época que em tese o gibi do Donald só apresentava HQs inéditas. Na ocasião, o título foi trocado para "Um pato contra o crime".

No Inducks, veja a forma "psicodélica" com que essa história foi publicada na República Checa: https://inducks.org/story.php?c=D+95110

Em Mickey # 588", a história "Os Ladrões Temporais" foi publicada com uma indicação escrita à mão na lateral de uma página: "Color: Leather Settee". Em "A sorte maluca", um jacaré branco aparece no subsolo de Patópolis. "O espirro alpino" revela que Pateta estava usando uma "bermuda tirolesa" que, segundo Mickey, "é muito leve pro frio". A seção de cartas "Olá, amigos" trouxe um desenho de Mickey mexendo no computador. Porém, o rato solicitou que leitores enviassem cartas mesmo, e não e-mails. A conexão via internet ainda era rara no Brasil naquela época.
Uma HQ da série "Jaime Scond, o Agente 7-00", paródia do 007 que chegou até a ganhar uma edição especial no Brasil, saiu nesta edição do Mickey. Porém, algo muito estranho aconteceu na impressão dela. A cada página ou quadro a paleta de cores muda, tendo os personagens tons estranhíssimos ou mesmo ficando em preto-e-branco, ou azuis, em alguns quadros. Parece até que algumas partes da história foram redesenhadas, pois até o estilo e a grossura dos contornos dos personagens fica se alternando. Não poderei digitalizar essas páginas por causa da lombada quadrada, e os scans deste número do "Mickey" não estão disponíveis em separado na internet. Quanto ao roteiro desta HQ, também não tem muito sentido.
Ao contrário das demais, "Roupa suja", HQ da Minnie, saiu com fonte digital. Assim como a HQ anterior, do Jaime Scond, esta também é francesa e conta com Bafo e Fuinha. A clássica tira do Pluto "Um sonho", que saiu em Mickey # 26, foi republicada neste número, que também teve duas HQs da sub-série "Transportes Zum" (será do José Rico?). Na segunda delas, toras que foram recuperadas passam a fazer parte de um "projeto de reflorestamento". Por fim, houve a repetição do artigo "O soldado Mickey", que vocês podem ler no meu post de ontem (sobre PD # 2150).

- Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
- gusta dos biscoitos