Transporte Público

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 01 Nov 2019, 11:17

https://www.diariodepernambuco.com.br/n ... iario.html



O presidente Jair Bolsonaro disse que pretende investir no transporte ferroviário no Brasil.

Em viagem recente por países do Oriente Médio e Ásia, Jair Bolsonaro disse ter atraído investimentos, os quais ele pode destinar para infraestrutura. "Vou fazer um agrado aqui para o Tarcísio Freitas (ministro da Infraestrutura)", disse. "Queremos aqui ressuscitar o modal ferroviário", disse, em transmissão semanal ao vivo feita pelo Facebook.

Ele disse ainda que falta construir mil quilômetros da ferrovia Norte-Sul. "A previsão é mais um ano e meio para concluir essa obra", afirmou. "Vamos fazer o Brasil entrar nos trilhos", disse.

"Conseguimos, através da infraestrutura, fazer renascer o modal ferroviário, diminuir o preço do transporte, aperfeiçoar tecnologia. Nós podemos fazer a nossa mercadoria chegar de forma mais competitiva nesse país", declarou.
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Re: Transporte Público

Mensagem por Victor235 » 08 Nov 2019, 20:27

Passageira é picada por escorpião em ônibus, relata testemunha
Veículo deixava a rodoviária de Ribeirão Preto, quando a jovem teria desembarcado para buscar ajuda na UBDS Central; empresa diz que intensificará dedetização.
"A mulher tinha 20 e poucos anos de idade. O ônibus estava a uns 100 metros para frente da rodoviária, quando ela começou a gritar de dor, pois tinha sido picada por um escorpião. O animal não era pequeno, do tipo amarelo", afirmou o passageiro.
https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto ... eirao.aspx
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Re: Transporte Público

Mensagem por Victor235 » 10 Nov 2019, 03:23

Billy Drescher escreveu:Várias empresas que fazem a ligação Centro / Zona Sul ainda utilizam ônibus sem ar.
Deve ser difícil andar nesses ônibus à vácuo e ficar sem respirar.
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 10 Nov 2019, 10:43

https://extra.globo.com/noticias/rio/mo ... 72073.html

Motoristas do Movimento em Defesa do Transporte Alternativo (MDTA) vão se mobilizar na próxima segunda-feira para que cobrar do prefeito Marcelo Crivella mudanças na gestão do serviço de vans no Rio de Janeiro.

Caso as alterações não sejam feitas, os integrantes do grupo cogitam pedir a ajuda do Ministério Público.

Determinada por uma lei assinada em julho deste ano por Marcelo Crivella, a anistia das multas pela chamada "fuga de rota" é uma das reivindicações dos motoristas.

Elas são aplicadas aos condutores de vans que supostamente saem de seus itinerários previstos, de acordo com informações repassadas por um equipamento de GPS instalados nos veículos.

Outra reivindicação é a redução da taxa administrativa cobrada pela Riocard pela bilhetagem para as vans. Ela é de 8% do valor da passagem para o setor, enquanto cai para 5% no transporte intermunicipal e chega a ser de até 2% em cidades como Campos.

- Vamos aguardar uma resposta do prefeito a nossa solicitação e, caso isso não ocorra, entraremos com uma ação no Ministério Público pedindo que a lei que ele assinou seja colocada em prática - afirmou Vitor Rodrigues, diretor do MDTA.

De acordo com números fornecidos pelo movimento, o setor de transporte alternativo legalizado emprega mais de 40 mil pessoas na cidade atualmente - entre motoristas, cobradores e outros profissionais.
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 11 Nov 2019, 23:22

https://veja.abril.com.br/blog/radar/an ... ransporte/

A Abrati, entidade que representa empresas de transporte rodoviário de passageiros, decidiu questionar decisão da ANTT que mudou o marco regulatório do setor.

Na avaliação da entidade, a agência reguladora adotou a medida, que abre o mercado a qualquer empresa interessada em atuar no transporte de passageiros — caso de aplicativos de transporte, por exemplo – sem discutir o assunto com os empresários do ramo, o que seria irregular.

Segundo a Abrati, a deliberação 955 da ANTT revoga inúmeras resoluções e abre completamente o mercado para qualquer empresa que opere atualmente ou queira operar o transporte rodoviário regular de passageiros.

“Diversos negócios que estavam em andamento no setor, possibilitando enormes investimentos, agora estão parados, segundo a Associação”, registra a entidade.
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Re: Transporte Público

Mensagem por Barbano » 12 Nov 2019, 09:39

Tem que abrir esse mercado sim, bola dentro da ANTT.

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 13 Nov 2019, 10:25

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 17 Nov 2019, 16:48

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 20 Nov 2019, 07:56

O GLOBO

A delação de Lélis Teixeira, ex-presidente da Fetranspor e do Sindicato das Empresas de Ônibus (Rio Ônibus), ajuda a dissecar a famosa caixinha da Fetranspor, da qual sempre se falou, mas cujas evidências só emergiram a partir da Lava Jato.
Agora, começa-se a abrir a caixa preta. E entende-se como funcionou, nas últimas décadas, o setor que domina os transportes no Rio, atendendo a cerca de 70% de todos os passageiros.

Segundo Lélis, empresários de ônibus pagaram propinas a pelo menos 30 autoridades fluminenses para que concedessem benefícios fiscais (como isenção de ICMS e redução de IPVA) e tarifários ao setor, barrassem CPI na Câmara e influenciassem licitações de linhas de ônibus.

Daí aumentos acima da inflação. Em 2017, por exemplo, o reajuste concedido foi de 14,83%, contra inflação de 6,99%. Alegou-se que a diferença era para cobrir despesas com gratuidades de estudantes da rede pública e de pessoas com deficiência. Em 2015, o índice também foi puxado para cima, a fim de compensar o pagamento de propinas a Rogério Onofre e Alcino Carvalho, que presidiram o Detro.

O depoimento expõe a cooptação da classe política fluminense. Segundo Lélis, o ex-governador Anthony Garotinho, o ex-prefeito Eduardo Paes, o ex secretário e atual deputado federal Pedro Paulo, e o prefeito Marcelo Crivella receberam recursos para campanhas por meio de caixa 2.

Além dos grupos dos ex-governadores Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, que se beneficiaram do esquema, são citados dois ex secretários estaduais de Transportes, Júlio Lopes e Carlos Roberto Osório.

Da Câmara do Rio, Lélis cita os ex presidentes Sami Jorge (já falecido) e Ivan Moreira (hoje no TCM); o atual, Jorge Felippe, além de 15 vereadores ou ex-vereadores. E, na Alerj, os ex presidentes Jorge Picciani e Paulo Melo, além de seis outros políticos.

A julgar pela delação, o espectro seria amplo. Lélis disseque os conselheiros do TCM Ivan Moreira, Nestor Rocha e Antonio Carlos Flores de Moraes teriam recebido propina para arquivar um processo contra as empresas. Citou ainda pagamentos à advogada Glaucia Guimarães, mulher do desembargador Mario Guimarães Neto.

O conteúdo que ora vem à tona põe em xeque todo o sistema de ônibus do Rio, tanto o estadual quanto o municipal. Não importa que a diretoria da Fetranspor tenha mudado após a eclosão do escândalo. Sabe-se que licitações, incentivos fiscais, tarifas, tudo o que está aí é fruto de um esquema criminoso.

Portanto, enquanto prosseguem as investigações, é preciso sanear o sistema, a começar por uma auditoria nas tarifas, fixadas à base de propina. O setor que transporta o maior número de passageiros no Rio precisa ser eficiente, transparente e ter uma tarifa justa.
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 18:36, em um total de 1 vez.
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 27 Nov 2019, 18:57

https://valor.globo.com/empresas/notici ... e-sp.ghtml
A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) confirmou o adiamento do leilão rodoviário de Piracicaba-Panorama, que estava previsto para ocorrer amanhã.

Não há ainda uma nova data para o certame.

O adiamento se deu após o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) pedir um prazo de mais 25 dias até a realização da concorrência, uma vez que o tribunal determinou a republicação de um esclarecimento sobre o edital.

Uma representação contra a realização do leilão foi julgada improcedente pela corte.

A concessão é a maior do setor já realizada no país, e tem sido fortemente aguardada pelo mercado. A expectativa é de forte concorrência.

O contrato, que seria válido por 30 anos, prevê investimentos de R$ 14 bilhões.

A concessão tem 1.273 quilômetros, que inclui o trecho atualmente administrado pela Centrovias (concessionária da Arteris cujo contrato vence em breve) além de outros trechos operados pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 18:36, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 30 Nov 2019, 23:49

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 15 Dez 2019, 12:40

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 31 Dez 2019, 12:26

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 01 Jan 2020, 18:49

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Re: Transporte Público

Mensagem por E.R » 02 Jan 2020, 23:30

https://extra.globo.com/noticias/rio/va ... 68211.html
Entre a noite do dia 31 e a manhã desta quinta-feira, 16 articulados do BRT foram vandalizados, tendo vidros das janelas quebrados, portas destruídas, alçapões arrancados e lataria amassada ao longo dos corredores Transoeste e Transcarioca.

Todo o sistema ficou com intervalos irregulares.

No entanto, as ações criminosas não deixaram feridos.

Segundo a concessionária, o vandalismo causou a retirada dos veículos de operação para manutenção, prejudicando cerca de 19 mil passageiros.

Para se ter uma ideia, uma porta quebrada pode tirar um ônibus de circulação por um dia.

No caso de vidros quebrados, até cinco dias, se for afetado o mecanismo do veículo.

Em média, um BRT leva 180 pessoas e faz sete viagens por dia, ou seja, essas 1,2 mil pessoas precisarão usar outros ônibus a cada dia que esse veículo estiver em manutenção.

Como foram 16 articulados vandalizados, cerca de 19,2 mil passageiros serão afetados por dia até que os veículos sejam consertados.

O corredor Transcarioca atende cerca de 155 mil passageiros diariamente. Já o corredor Transoeste transporta em média 187 mil todos os dias.
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 18:35, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
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