Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
9%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
29
55%
outras
7
13%

Total de votos: 53

Gabilondo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 227 vezes
Curtiram: 697 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Gabilondo » 08 Abr 2019, 03:35

Victor235 escreveu:
NOTÍCIAS
Imagem

[SEMANA MICKEY & PATETA - #06]

Imagem

Imagem

Almanaque do Mickey (1s) # 06, lançado em maio de 1993, começa com "O caso das pérolas gigantes", história que também apareceu por aqui no meu post sobre a primeira edição da primeira série de Seleção Disney (encadernada), lançada em 1985. No almanaque, a história termina na página 16, mas no rodapé da página aparece apenas "6". Desta vez, destaco esta explicação dada por Mickey sobre o cultivo de pérolas artificiais:

Imagem

Em "A ameaça do Recife do Horror", Bafo atua com um comparsa diferente dos habituais. Dentinho foi entregando tudo na primeira pressão. Como não sabemos o nome original em inglês deste personagem, não é possível adicioná-lo ao Inducks.

Imagem

"O consertador desconcertado" começa de repente, sem maiores explicações. Minnie trabalha para a Cia. Telefônica Tramontana, num dia de chuva forte, e Mickey ajuda sua namorada segurando um guarda-chuva sobre as goteiras que poderiam atingir um equipamento. Inicialmente não dá para saber se este era um emprego da Minnie e Mickey estava lá apenas acompanhando-a ou se o rato também estava fazendo um bico. Após um raio, Mickey se oferece para reparar um fio rompido, alegando que "entende um pouco de fios telefônicos". Ele sai na chuva e faz o reparo, mas Telê Fônico não agradece e ainda fica super bravo, pois a linha em questão estava com pagamento atrasado. Neste momento, Telê ameaça despedi-lo, mostrando que Mickey também era empregado da companhia.

Imagem

A história "Amigo é pra essas coisas" mostra a infância de Pateta, Mickey e outros personagens Disney. O curioso é que na visão do roteirista o Pluto já existia na vida destes personagens nessa época.

Imagem

Outro destaque é "A volta de Carlinhos", que recupera um robô criado por Pateta numa história americana de 1952 (olha aí a importância de cadastrarmos os personagens diferentes!). Trata-se de uma máquina de somar que também revelou a habilidade de adivinhar o futuro. Carlinhos foi dado de presente por Pateta ao seu tio Nicolino. Nesta HQ, todos se reencontram. Em dado momento também ironizam os cursos por correspondência, tradicionais anunciantes de gibis da época. Ted Tampinha alega que saberá consertar o robô pois fez "um curso de eletrônica por correspondência". Acaba ocasionando uma explosão cuja descarga elétrica arruma o robô acidentalmente. O personagem também apareceu naquele especial "A história do computador", lançado em 1984.

• Carlinhos
Imagem

• Tio Nicolino
Imagem

• Ali Eco e Kid Barrica
Imagem

• Lucrécio Beijalona (thought)
Imagem
Bacana, tenho esse :P
Esses usuários curtiram o post de Gabilondo (total: 1):
Victor235
Imagem
''EçI nAuM eH iNéDiTu, El Já Vi Nu SbT!''

''U kAzAmEnTu Du SeU MaDrUgAh VaI pAçAr Nu MuLtIxOu?''

''AkApUlKu FoI u ÚlTiMu EpIzÓdIu CoN u KiKu!''

''EçA vOiS dU xÁvIs FiKô UmA mErDaH!''

Títulos e campanhas de destaque
Campeão da Chapoliga 2021 :campeao:
Campeão do Bolão do FCH - Copa do Mundo 2022 :campeao:
2º lugar de O Sobrevivente V - Copa América 2019 :vice:
2º lugar na Chapoliga 2020 :vice:
2º melhor Usuário do mês de janeiro/2021 :vice:
3º lugar na Chapoliga 2019 :terceiro:
3⁰ lugar no De que episódio é essa foto? - 10 anos (2019/20) :terceiro:

Ramyen
Banido
Banido
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1137 vezes

Mensagem por Ramyen » 08 Abr 2019, 09:09

Victor235 escreveu:Em outubro de 2013, li e comentei sobre "Anos de Ouro do Zé Carioca # 01", edição histórica com republicações dos primeiros números de "Zé Carioca". Anos depois, comprei do Valderi a edição #501 original. Trata-se do 12º gibi do papagaio lançado no Brasil. Achei o logotipo desta edição um pouco "torto". Eles eram feitos à mão, né?
Está meio torto mesmo se comparado ao gibi que está abaixo dele no seu logotipo da semana.

Tenho essa edição somente no Anos de Ouro.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2191 vezes
Curtiram: 4784 vezes

Mensagem por Barbano » 08 Abr 2019, 09:56

Esse Almanaque do Mickey eu também tenho. HQs brasileiras dão uma salvada. As dinamarquesas e italianas do Mickey eu acho chatinhas.

Quanto à propaganda da Cola Tudo, em espanhol daria um bom trocadilho com a cola na "cola" do Tio Patinhas :P
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Victor235

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 08 Abr 2019, 10:22

NOTÍCIAS
"O Pato Donald # 1558, de setembro de 1981"

Imagem

Tenho pouquíssimos exemplares das casas 1500 a 1700 do Pato. Pra se ter uma ideia, somando as 3 casas tenho apenas 14 edições. Só tenho algumas da casa 1600 porque o Borba me deu de brinde uma vez. Com o Gilciliano, comprei o número # 1558. Nessa fase era muito comum abrirem a edição com histórias de 10 páginas de Barks. Nessa temos "O Piquenique de Primavera". Em 1981, essa já era a quinta vez que a Abril republicava essa HQ. Nessa história a Margarida é bem sacana com o Donald.

Imagem

Outras histórias:

Imagem

Imagem

Imagem

No número ainda tem uma ótima história do Pena das Selvas, onde aparece o personagem "Grande Zebrum":

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 3):
gusta dos biscoitosE.RVictor235

Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 08 Abr 2019, 21:05

Gabilondo escreveu:Bacana, tenho esse :P
Legal, Gabilondo. Tem outros "Almanaque do Mickey"? Qual seu título preferido?
Barbano escreveu:Esse Almanaque do Mickey eu também tenho. HQs brasileiras dão uma salvada. As dinamarquesas e italianas do Mickey eu acho chatinhas.
Número popular aqui no fórum. Também não gosto muito das histórias dinamarquesas do Mickey. As italianas passam.
Ramyen Matusquela escreveu:Está meio torto mesmo se comparado ao gibi que está abaixo dele no seu logotipo da semana.
Pois é. Será que foi um efeito "proposital" devido à casca de banana "jogada" contra o logotipo?
Ramyen Matusquela escreveu:
NOTÍCIAS
"O Pato Donald # 1558, de setembro de 1981"

Imagem

Tenho pouquíssimos exemplares das casas 1500 a 1700 do Pato. Pra se ter uma ideia, somando as 3 casas tenho apenas 14 edições. Só tenho algumas da casa 1600 porque o Borba me deu de brinde uma vez. Com o Gilciliano, comprei o número # 1558. Nessa fase era muito comum abrirem a edição com histórias de 10 páginas de Barks. Nessa temos "O Piquenique de Primavera". Em 1981, essa já era a quinta vez que a Abril republicava essa HQ. Nessa história a Margarida é bem sacana com o Donald.
Olhei aqui também. Tenho 24 edições do Donald dessas três casas. Pelo jeito acontece a elas o mesmo que acontece com estas casas em relação ao "Zé Carioca". São mais difíceis de serem encontradas. Pois é, nesta época a Abril andou republicando muita coisa do Barks em seus gibis periódicos.
Ramyen Matusquela escreveu:Imagem
Li esta recentemente num "Almanaque do Pato Donald".
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Ramyen
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 08 Abr 2019, 21:30

NOTÍCIAS
Imagem

[SEMANA ZÉ CARIOCA - CASA 500 - #02]

Imagem

Imagem

Zé Carioca # 505, lançado em julho de 1961, corresponde ao 14º gibi próprio do papagaio. Este número trouxe a história "Remédio contra preguiça", uma das mais "sinistras" do Zé Carioca. No roteiro, Vovó Donalda acha que Gansolino está tentando se suicidar. O ganso foi flagrado diversas vezes tentando pular de lugares altos. Apesar da exposição da temática, a HQ seguiu a "cartilha" Disney ao não pronunciar a palavra "morte". No lugar, usaram expressões como "quase levar à breca", "se desenganar" e "subir no telhado". Vovó Donalda pede ajuda a Zé Carioca com o objetivo de "deter o Gansolino para animá-lo a continuar no mundo dos vivos".

Porém, o ganso não estava tentando se matar, e sim "apenas" se machucar. Ele confessa que um mutirão seria realizado na casa de um sitiante que estava doente. A vizinhança se organizou para ajudar o homem, trabalhando por um dia em seu sítio. Gansolino, por ser "o único homem da granja da Vovó Donalda", teria que ir no lugar dela. Por isso, o ganso resolveu provocar um acidente a si próprio para, machucado, não precisar ir trabalhar. Com a malandragem de Zé Carioca, ele poupa sua integridade física e "resolve" a situação apenas fingindo estar machucado. No entanto, Donalda descobre a jogada e dá um cacete feio em Gansolino, que fica praticamente desmaiado na cama, com ferimentos dos pés à cabeça. Em determinada parte da história, aparece um personagem parecido com o Gansolino, e o pessoal da colorização acabou pintando todas as suas roupas da mesma cor que as dele.

Imagem

Para preservar meu exemplar, busquei comentar esse gibi a partir dos scans tirados por Vargas do Grêmio. Porém, uma coisa me chamou a atenção: as cores e até mesmo o direcionamento de alguns balões de "Pescaria desastrada" estão diferentes entre estes dois exemplares (o meu, físico - lado direito da foto -, e o digitalizado disponível na internet - lado esquerdo da foto). Por exemplo, note que em meu exemplar parece que o vespeiro que está falando "- E como sofre". Hipóteses: ou trataram as imagens digitalmente, alterando estes detalhes, ou usaram o material do "Anos de Ouro" na digitalização. De fato, consultei aqui os scans do "Anos de Ouro" e vi que esta modificação foi feita somente nesta coleção. Desta maneira, o exemplar com o fundo azul atrás do segundo quadro da segunda tira da página e com o "vespeiro falando" é o original. Assim está no meu. A Abril que por alguma razão alterou essas coisas no AOZC e usaram o AOZC para digitalizar o ZC # 505 que está disponível na internet.

Imagem

Tira:

Imagem

Imagem

-----

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
E.Rgusta dos biscoitosRamyen

gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 5281 vezes
Curtiram: 1144 vezes

Mensagem por gusta dos biscoitos » 08 Abr 2019, 22:00

Ótimo post! Interessante essa curiosidade das mudanças na digitalização. É impressão minha ou a fonte do copyright está diferente também?
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 1):
Victor235
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 09 Abr 2019, 09:17

Victor235 escreveu:
NOTÍCIAS
Imagem

[SEMANA ZÉ CARIOCA - CASA 500 - #02]

Imagem

Imagem
Peguei esse segunda passada com o Gilciliano. Está na minha fila de leitura.
Victor235 escreveu:Zé Carioca # 505, lançado em julho de 1961, corresponde ao 14º gibi próprio do papagaio. Este número trouxe a história "Remédio contra preguiça", uma das mais "sinistras" do Zé Carioca. No roteiro, Vovó Donalda acha que Gansolino está tentando se suicidar. O ganso foi flagrado diversas vezes tentando pular de lugares altos. Apesar da exposição da temática, a HQ seguiu a "cartilha" Disney ao não pronunciar a palavra "morte". No lugar, usaram expressões como "quase levar à breca", "se desenganar" e "subir no telhado". Vovó Donalda pede ajuda a Zé Carioca com o objetivo de "deter o Gansolino para animá-lo a continuar no mundo dos vivos".

Porém, o ganso não estava tentando se matar, e sim "apenas" se machucar. Ele confessa que um mutirão seria realizado na casa de um sitiante que estava doente. A vizinhança se organizou para ajudar o homem, trabalhando por um dia em seu sítio. Gansolino, por ser "o único homem da granja da Vovó Donalda", teria que ir no lugar dela. Por isso, o ganso resolveu provocar um acidente a si próprio para, machucado, não precisar ir trabalhar. Com a malandragem de Zé Carioca, ele poupa sua integridade física e "resolve" a situação apenas fingindo estar machucado. No entanto, Donalda descobre a jogada e dá um cacete feio em Gansolino, que fica praticamente desmaiado na cama, com ferimentos dos pés à cabeça. Em determinada parte da história, aparece um personagem parecido com o Gansolino, e o pessoal da colorização acabou pintando todas as suas roupas da mesma cor que as dele.
Sempre tive curiosidade de ler essa. Li recentemente nos últimos Zés. Gosto muito dessas primeiras histórias do Kato, onde se misturam personagens diferentes contracenando com o Zé.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 09 Abr 2019, 09:58

NOTÍCIAS
"Zé Carioca # 2134, de agosto de 1999 "

Imagem

A capa de Zé Carioca # 2134, de agosto de 1999 retrata uma cena da genial HQ "Cadê a Marieta?":

Imagem

Nessa história aparecem os "Irmãos Manivela":

Imagem

Em outra história, Nestor cita a moedinha número um do Patinhas:

Imagem

· Beto Peira:

Imagem

Propagandas dos outros títulos na época (Fica a dica para a Culturama voltar com essas propagandas):

Imagem

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 3):
gusta dos biscoitosE.RVictor235

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 09 Abr 2019, 20:17

gusta dos biscoitos escreveu:Ótimo post! Interessante essa curiosidade das mudanças na digitalização. É impressão minha ou a fonte do copyright está diferente também?
Valeu, Gustavo. Realmente, se repararmos bem, a fonte utilizada no rodapé do "Anos de Ouro" parece ligeiramente mais larga, apesar de ser bastante parecida e do mesmo estilo da utilizada no gibi original da época.
Ramyen Matusquela escreveu:Peguei esse segunda passada com o Gilciliano. Está na minha fila de leitura.
Boa. Também recebi os números antigos que recentemente comprei dele. Posts em breve.
Ramyen Matusquela escreveu:
NOTÍCIAS
"Zé Carioca # 2134, de agosto de 1999 "

Imagem
Tenho este.
Ramyen Matusquela escreveu:Propagandas dos outros títulos na época (Fica a dica para a Culturama voltar com essas propagandas)
De fato, essas propagandas específicas eram muito boas, bem melhores do que as genéricas que as substituíram. Fica muito mais legal uma propaganda para cada número, com os destaques de cada edição. Como a Culturama está distribuindo as revistas em diversos pontos de venda, sendo que alguns deles em breve terão vários números disponíveis (e não somente o do mês, como nas bancas), seria muito interessante termos propagandas destacando o conteúdo de cada edição, sendo que estas poderão ser encontradas à venda em determinadas lojas mesmo após seu mês de lançamento nas bancas.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Ramyen

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 09 Abr 2019, 20:26

NOTÍCIAS
Imagem

[SEMANA ZÉ CARIOCA - CASA 500 - #03]

Imagem

Imagem

Adquiri do Valderi o gibi (rimou) Zé Carioca # 535, lançado em fevereiro de 1962. Na capa, podemos ver que o antigo dono deste exemplar deixou sua marca registrada nele através de um carimbo. Quanto ao conteúdo, o gibi começa com "Mil e Uma Noites", desenhada por Jorge Kato e Waldyr Igayara de Souza. Seguindo um conselho de Tio Patinhas, Zé Carioca começa trabalhar. Ele escolhe a atividade de "garrafeiro e metaleiro" e compra uma lâmpada, que esfregada faz aparecer um gênio. Como o gênio só podia atender pedidos do "repertório de sua época", Zé Carioca pede para ser transportado para Bagdá, na época das Mil e Uma Noites. Depois, ele volta para casa e pede para o gênio atender o pedido de uns garotos que queriam formar um time de futebol. A inauguração de um estádio (no tempo presente, mas com arquitetura antiga) foi um "pretexto" para inserirem Margarida, Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho no roteiro. O núcleo central da história conta ainda com Tio Patinhas e Gastão, além do gênio e do próprio Zé. Aparece também o vilão Ben Malvad (ver imagem abaixo). Além disso, nesta história Zé Carioca tem uma empregada doméstica em sua casa, a Nhá Zefa.

Imagem

Esta colocação pronominal está correta?

Imagem

Em seguida, foi publica a história "As sobrinhas da Margarida", que mais parece uma trama de Luluzinha x Bolinha, com clube e tudo. Os letristas desta época tinham a mania de escrever "Zèzinho", com crase na letra E.

Imagem

Que raio de Metralhinhas são esses?

Imagem

Imagem

"Fogar"?

Imagem

Ainda nesta edição:

Imagem

Imagem

-----

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
gusta dos biscoitosE.RRamyen

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 10 Abr 2019, 00:06

Chegaram no shopping:
Imagem
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
E.RRamyen

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6506 vezes
Curtiram: 4018 vezes

Mensagem por E.R » 10 Abr 2019, 06:21

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 10 Abr 2019, 09:17

Victor235 escreveu:
NOTÍCIAS
Imagem

[SEMANA ZÉ CARIOCA - CASA 500 - #03]

Imagem

Imagem

Adquiri do Valderi o gibi (rimou) Zé Carioca # 535, lançado em fevereiro de 1962. Na capa, podemos ver que o antigo dono deste exemplar deixou sua marca registrada nele através de um carimbo. Quanto ao conteúdo, o gibi começa com "Mil e Uma Noites", desenhada por Jorge Kato e Waldyr Igayara de Souza. Seguindo um conselho de Tio Patinhas, Zé Carioca começa trabalhar. Ele escolhe a atividade de "garrafeiro e metaleiro" e compra uma lâmpada, que esfregada faz aparecer um gênio. Como o gênio só podia atender pedidos do "repertório de sua época", Zé Carioca pede para ser transportado para Bagdá, na época das Mil e Uma Noites. Depois, ele volta para casa e pede para o gênio atender o pedido de uns garotos que queriam formar um time de futebol. A inauguração de um estádio (no tempo presente, mas com arquitetura antiga) foi um "pretexto" para inserirem Margarida, Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho no roteiro. O núcleo central da história conta ainda com Tio Patinhas e Gastão, além do gênio e do próprio Zé. Aparece também o vilão Ben Malvad (ver imagem abaixo). Além disso, nesta história Zé Carioca tem uma empregada doméstica em sua casa, a Nhá Zefa.

Imagem

Esta colocação pronominal está correta?

Imagem

Em seguida, foi publica a história "As sobrinhas da Margarida", que mais parece uma trama de Luluzinha x Bolinha, com clube e tudo. Os letristas desta época tinham a mania de escrever "Zèzinho", com crase na letra E.

Imagem

Que raio de Metralhinhas são esses?

Imagem

Imagem

"Fogar"?

Imagem

Ainda nesta edição:

Imagem

Imagem

-----

Imagem
Outro ótimo post com scans de muita qualidade. Parabéns!! :D

Essa das mil e uma noites é clássica. Foi uma das últimas histórias originais dessa fase, já que no número # 541 começariam as fraudes.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 10 Abr 2019, 09:58

Valeu, Jonas :D

Depois o Zé parou de fumar o narguilé :vamp: