Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
10%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
28
54%
outras
7
13%

Total de votos: 52

Ramyen
Banido
Banido
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1137 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por Ramyen » 13 Fev 2019, 13:19

NOTÍCIAS
"Mickey # 442, de abril de 1987"

Imagem

Consegui em lotes da Luciana, o número 442 do Mickey. O destaque da edição é uma história da sub-série "Comando Laser". A chegada do terrível Górgone faz referência a "Górgona", uma personagem da mitologia grega que tinha o poder de transformar em pedra todos que olhassem pra ela.

Imagem

· Famísio Peira (o campeão de paródias em HQs):

Imagem

Imagem

Olha só a Tia Giselda novamente. Tenho 8 das 36 hqs com ela:

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 3):
gusta dos biscoitosE.RVictor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2171 vezes
Curtiram: 4731 vezes

Mensagem por Barbano » 13 Fev 2019, 14:44

Esse professor da primeira história é o irmão gêmeo branco do Pedrão?

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 13 Fev 2019, 14:45

Putz. Parece mesmo. :lol:

Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 13 Fev 2019, 19:34

Ramyen Matusquela escreveu:
Victor235 escreveu:Nesta história também brincam com a condição "antropomórfica" dos personagens Disney:
Não entendi isso. Achei que simplesmente o Donald quis ofender / desmerecer o Peninha.
Também.
gusta dos biscoitos escreveu:Imagem
A frase da propaganda do gibi do Pica-Pau não se aplica mais :vamp:
O que é "Fantastico de Prato"?
Uma das únicas 9 lojas nacionais e uma das poucas que não ficavam em capitais era na minha cidade? :o

Nunca soube disso. Conheço esse endereço.

Qual dos shoppings de Ribeirão é esse mencionado no anúncio, @Ramyen Matusquela? É o Ribeirão Shopping?
Ramyen Matusquela escreveu:A chegada do terrível Górgone faz referência a "Górgona", uma personagem da mitologia grega que tinha o poder de transformar em pedra todos que olhassem pra ela.
Não era a Medusa? :ponder:
Ramyen Matusquela escreveu:Olha só a Tia Giselda novamente. Tenho 8 das 36 hqs com ela:
Olhei aqui. Tenho 16.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 13 Fev 2019, 19:51

NOTÍCIAS
Imagem

[SEMANA LOMBADA QUADRADA - #04]

Imagem

Em um leilão postado pelo Andrei, arrematei o número #48 da versão latina do Disney Especial, lançado em abril de 1995 com o tema "Los Conductores". O número ainda não estava cadastrado no Inducks. Indexei lá e também enviei a capa para o Guia dos Quadrinhos. De suas 20 histórias, 12 eu já havia lido em português. Apesar destas histórias já terem sido publicadas várias vezes no Brasil, muitas delas eram inéditas na América Latina. Pelas informações disponíveis, ao menos na Colômbia, apenas "Cosas que pasan" já havia sido publicada anteriormente, em 1980, com o título "Una licencia ¿para qué?". Contudo, muita coisa da América Latina ainda falta ser indexada. Sempre que consigo alguma edição destas a primeira coisa que faço é verificar se foi indexada e, em caso negativo, cadastro tudo no Inducks.

Imagem

Em "Mujeres conductoras", Margarida dirige e participa de uma corrida mesmo admitindo que nunca aprendeu a dirigir, portanto, não tem carta. No cartaz que anuncia a corrida, lemos "Gran Carre". Acho que deveriam ter escrito "Gran Carrera". Na época, os latinos eram bem relaxados ao adaptar as traduções brasileiras para o espanhol. Simplesmente apagavam caracteres, colocavam letras espremidas em meio a outras, faziam de tudo para poupar o trabalho de reescrever/redesenhar textos e logotipos. Por outro lado, na história "Nada por reclamar" a adaptação relaxada foi boa, dando "ares" estilizados ao logo da loja "SÓlo Originales".

Quanto à história da corrida, em dado momento Margarida bate a frente de seu carro, que fica amassado e depois aparece intacto. A pata acaba vencendo a corrida e Donald, culpado, faz esta expressão:

Imagem

A personagem Clara de Ovos não foi colorizada nesta história:

Imagem

Com a leitura em espanhol, conheci algumas expressões e palavras como "cierra el pico" (feche a boca/bico), "pillos" (patifes), "soga" (corda), "alabar" (louvar), "buzón" (caixa postal), "tiesto" (panela), "tragacésped" (forma como chamaram um cavalo de Pateta - literalmente, "cortador de grama"). Já esta outra não entendi:

Imagem

Na história "Los Maximonstruos", erraram o nome do personagem Superpateta no cabeçalho da página: "Supeptribi" ao invés de "Supertribi". Como é frequente nas histórias americanas do Superpateta, ninguém liga muito para a preservação da identidade do herói. Nesta, Pateta se transforma em super dentro de uma lata de lixo, às vistas de Clarabela, e depois ainda revela o segredo dos super-amendoins: "yo hago mil kilómetros con un maní". A propósito, Clarabela está bem grossa nessa história.

Apesar desta história ser americana, um de seus personagens foi cadastrado oficialmente no Inducks como "Professor Big". Em espanhol, seu nome é Profesor Zan:

Imagem

Em "La industria de los sombreros voladores", é utilizada, entre aspas, a palavra "pior", com i (como em português). O termo tem algum sentido em espanhol? Nesta história, novamente deixaram uma palavra sem completar ("vola-").

"Trampa veloz", de Lobão com os Porquinhos, inicia-se com um splash panel formado por um gradiente de cores que varia entre tons de vermelho e laranja.

Em "¿Y la placa?", descobrimos que Pigmalion, o porco de Chiquinho & Francisquinho, é chamado de Vavá em espanhol. Seu nome em português é Tatá. Outras adaptações foram Secret Agent Z-P (como Agente Secreto K-IU) e Tio Zero (como Tío Cero), ambas da história "El método caballeroso del Tío Cero".

Voltando à história "Nada por reclamar", Mickey e Pateta trabalham no departamento de reclamações de uma loja de departamentos e se deparam com um caso de extravio de mercadorias. Os personagens procuram o chefe de segurança, que trabalha numa sala que tem um cartaz na parede oferecendo recompensas para quem descobrir mercadorias roubadas. Porém, o homem se queixa de estar sem o que fazer e se assusta quando Mickey e Pateta lhe informam a constatação de roubos no estoque da loja. Ao ouvir os dois cochichando sobre o cartaz, o "jefe de seguridad" ri fazendo cara de mal, dando a entender que ele está em conluio com os bandidos. Porém, no final da história ele aparece à procura dos ladrões e ao lado do dono da loja, que dava a recompensa pela captura deles. Não entendi qual era a desse personagem na história.

Em "Un golpe de suerte", Peninha diz que a limousine de Tio Patinhas é o carro mais caro do mundo. Depois, Tio Patinhas chama Donald e Peninha de "chicos".

Por fim, em "Cosas de loros" economizaram na tinta preta (detalhe que essa é a mesma história que na publicação brasileira, "Papagaiadas", já de arquivo digital, @Barbano havia dito que as cores estavam muito claras):

Imagem

-----

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
Ramyengusta dos biscoitos

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 13 Fev 2019, 20:00

Victor235 escreveu:Com a leitura em espanhol, conheci algumas expressões e palavras como "cierra el pico" (feche a boca/bico), "pillos" (patifes), "soga" (corda), "alabar" (louvar), "buzón" (caixa postal), "tiesto" (panela), "tragacésped" (forma como chamaram um cavalo de Pateta - literalmente, "cortador de grama"). Já esta outra não entendi:

Imagem
Pelo que lembro dessa história, quer dizer que a Clarabela inventou que tinha um encontro no Alasca, pra não ter que ajudar a Margarida a dirigir.

Sobre a pergunta do shopping, sim é o que é chamado de Ribeirão Shopping hoje, o oitavo de todo o Brasil. :joinha:
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 13 Fev 2019, 20:04

Ah sim, já leu ela em português?

Lembro que você também chegou a comentar sobre essa história do Superpateta.

Na época da propaganda o shopping estava funcionando há quantos anos?
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Ramyen

Ramyen
Banido
Banido

Mensagem por Ramyen » 13 Fev 2019, 20:10

Sim, conheço essa história. Aliás, sei o que é "cita" por causa daquele misterioso episódio cadastrado na Ancine (Medicos cita com el futuro). :p

O shopping tinha 5 anos. Ele é de 1981.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 13 Fev 2019, 20:17

Eu achei que as duas palavras juntas formavam uma expressão, como se "cita en Alaska" quisesse dizer alguma coisa.

Bugiga
Membro
Membro
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 2782 vezes
Curtiram: 1291 vezes

Mensagem por Bugiga » 13 Fev 2019, 21:51

Victor235 escreveu:
Ramyen Matusquela escreveu:A chegada do terrível Górgone faz referência a "Górgona", uma personagem da mitologia grega que tinha o poder de transformar em pedra todos que olhassem pra ela.
Não era a Medusa? :ponder:
As duas coisas.

Medusa era a líder das Górgonas.
Esses usuários curtiram o post de Bugiga (total: 1):
Victor235
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 13 Fev 2019, 22:57

Imagem
Em tempo: Turma da Mônica original visita escola em MG após versão humilde ter virado meme na internet
https://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/no ... rnet.ghtml

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6358 vezes
Curtiram: 3916 vezes

Mensagem por E.R » 14 Fev 2019, 09:43

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem
Imagem

gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 4398 vezes
Curtiram: 931 vezes

Mensagem por gusta dos biscoitos » 14 Fev 2019, 17:12

Hoje reservei o dia para ler dois gibis da Magali da Editora Globo: os números 99 e 100. Consegui eles no Brique da Redenção na última vez que passei lá (aquela que peguei dois gibis iguais). Uma curiosidade é que o número 100 não teve nada especial ou comemorativo, até a capa teve um desenho comum.

Ah, além disso, chegou hoje o meu pacote da assinatura da Turma, um dia antes em relação ao mês passado. Pelas capas, aparentemente as histórias não estão tão boas quanto as de janeiro, mas só lendo pra saber. As que eu mais estou empolgado são as da Magali e da Mônica, na última parece ter personagens diferentes, e pelo o que eu vi, tinha até a Estrelinha Mágica.
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 2):
E.RVictor235
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 14 Fev 2019, 21:28

NOTÍCIAS
Imagem

[SEMANA LOMBADA QUADRADA - #05]

Imagem

Imagem

Almanaque Disney # 290, lançado em setembro de 1995, foi outro ótimo gibi que ganhei do Borba. Ele começa com "A cidade de gelo", história italiana de duas partes que traz Indiana Pateta contracenando com Mickey, Minnie e Clarabela. Para preservar a lombada quadrada do meu exemplar, usarei imagens digitalizadas por Appie do blog Quadradinhos Patópolis para ilustrar esta postagem.

Imagem

Nesta primeira história, Indiana Pateta descreve sua atividade:

Imagem

Com a estátua à esquerda e as prateleiras de livros à direita dela, a pista estaria "à leste de Buda sobre os mosaicos", não? O texto diz que está à oeste. Isso depende de um referencial, e segundo o que foi desenhado a posição me parece errada em relação à descrição.

Imagem

Tira:

Imagem

Imagem

Em "É aquela água", a roupa de Donald fica azul após o pato levar ser atingido por um raio:

Imagem
@Barbano

Imagem

História-passatempo:

Imagem

Imagem

Por último, "Tio Patinhas e as Duas Mil e Uma Noites", história da sub-série "O Agente Qua Qua 7", aqui chamado de "QQ7". Observem a revista na mesa de Tio Patinhas:

Imagem

Há muitas quebras da quarta parede neste almanaque:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Quadros destacados:

Imagem

Imagem

Na seção de cartas, vemos que ter o nome publicado nelas fazia os leitores terem popularidade entre outros leitores:

Imagem

-----

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
E.RRamyen

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6358 vezes