Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
10%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
28
54%
outras
7
13%

Total de votos: 52

E.R
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6358 vezes
Curtiram: 3916 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por E.R » 26 Jan 2019, 06:33

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem
Imagem

Bia N
Membro
Membro
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 323 vezes

Mensagem por Bia N » 26 Jan 2019, 14:48

Cebolinha nº 94, Editora Globo - Outubro de 1994

Imagem

Imagem

Historinhas

Cebolinha - Aniversário infalível
Imagem
A turma, cada um aparecendo separadamente, está de mal com o Cebolinha por causa de seus planos, e eles se recusam a ir ao aniversário dele. Para atraí-los até sua casa, ele bola planos, um por um. Mas depois, eles descobrem os planos do Cebolinha e foram lá descontar nele. Mas, ao chegarem na casa dele, eles descobriram, uns aos outros, que todos estavam de mal com ele e bolam um plano juntos: descontar nele com um bolo de aniversário.

Imagem

Cebolinha fala o endereço de sua casa.

Imagem

Maurício É De Mattar :lol:

Imagem

Deu um erro de coloração na camisa do Franjinha, como se estivesse usando a mesma roupa do Cebolinha.
A Mônica do quadrinho é o Cebolinha disfarçado.

Rolo - Rock de garagem
Imagem
Rolo e seus amigos comentam sobre os instrumentos musicais, desses de rock, e fazem sons dos instrumentos. Quando um sujeito ouviu, e se impressionou, com a melodia que fizeram, acabou vendo que estavam fazendo sem instrumentos, e disse o seguinte:
-"É a crise!"

Cebolinha - Boa ação
Imagem
Aqui, Cebolinha ajuda a quem precisa no momento. Mas, quando ia fazer nós no coelhinho, veio o Anjinho dizer que ele só sabe fazer maldades.

Titi - Topete, topete meu...
Imagem
Uma historinha do Horácio, em que ele é criticado por não ser como os outros Tiranossauros.
Imagem
Mas foi graças à sua plantação de alfaces que salvou a vida de Tecodonte, após ele cair de um penhasco quando estava sendo perseguido por um Tiranossauro.
O narrador ainda termina falando com os leitores:
-"Bem... Nem todos os Tiranossauros eram tão terríveis! Pena que não existam mais dinossauros em nosso planetinha! Seria interessante, por exemplo, conviver com o Horácio, não?"

Tenho uma impressão que Maurício se inspirou no Touro Ferdinando pra criar o Horácio, não?

Cebolinha - É pra chorar
Imagem
Penadinho - O jovem Frank
Imagem
O cientista fez uma nova criatura, a pedido do Frank, mas saiu um Frankstein mais jovem, coisa que Frank não queria, ele queria, na verdade, uma garota pra namorar. Enquanto o cientista voltou pra fazer outra criatura, o Frank juvenil, bom, agia como um jovem. E quando o cientista terminou de fazer uma jovem, ela se encantou com o Frank... jovem. E eles foram embora, deixando Frank bolado e o cientista de volta ao trabalho, mais uma vez.

Imagem

Piteco - O fim
Imagem
Piteco se depara com a abdução de dinossauros e foi atrás do disco voador. Quando o disco pousou, ele invadiu e viu um bando de dinossauros lá dentro, mas fugiu de lá quando os ets descobriram sua invasão. O disco voador foi embora e os ets eram, na verdade, dinossauros que vieram salvar outros dinossauros da Terra, que ia ser atingida por um asteroide.
Sobre Piteco, eles falaram que ele tem chance de "sobreviver ao choque", mas sua descendência vai ter problemas.

Uma historinha criativa, abordando sobre o desaparecimento dos dinossauros.

Cebolinha - Olha o telegrama...
Imagem
Uma historinha do Cebolinha com o Louco.
Aqui acontece três coisas:
1. Telegrama animado, em que as atrações de circo saíam do envelope
2. Mesa de operação no hospital, com operações matemáticas.
3. Louco falando com ele mesmo.

Ah! Nos primeiros quadrinhos aparece um endereço no telegrama. Será o endereço da MSP?

O plá do Cebolinha (Correio do Cebolinha) e Passatempo
Imagem
Anúncio
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Bia N (total: 3):
gusta dos biscoitosE.RVictor235
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.

Desde 2011

Luciano Junior
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 1030 vezes
Curtiram: 1195 vezes

Mensagem por Luciano Junior » 26 Jan 2019, 16:31

Maylene escreveu:Cebolinha - Aniversário infalível
Imagem
A turma, cada um aparecendo separadamente, está de mal com o Cebolinha por causa de seus planos, e eles se recusam a ir ao aniversário dele. Para atraí-los até sua casa, ele bola planos, um por um. Mas depois, eles descobrem os planos do Cebolinha e foram lá descontar nele. Mas, ao chegarem na casa dele, eles descobriram, uns aos outros, que todos estavam de mal com ele e bolam um plano juntos: descontar nele com um bolo de aniversário.
Que história mais confusa.
Maylene escreveu:Imagem

Maurício É De Mattar :lol:
Essa foi boa. :P
Maylene escreveu:Ah! Nos primeiros quadrinhos aparece um endereço no telegrama. Será o endereço da MSP?
Eu pesquisei esse CEP e deu esse endereço: Rua Turiassu, Perdizes, São Paulo, SP.

A sede da MSP atualmente fica na Lapa de Baixo. Mesma cidade. Só o bairro é diferente. Talvez esse CEP que apareceu na história era o endereço antigo da sede.
"The time has come to make a decision. Are we in this thing alone, or are we in it, together?"

Ramyen
Banido
Banido
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1137 vezes

Mensagem por Ramyen » 26 Jan 2019, 17:05

Victor235 escreveu:
NOTÍCIAS
[SEMANA ZÉ CARIOCA - CASA 700 - # 06]

Imagem

"A energia da carranca" (Zé Carioca # 791, de janeiro de 1967, edição que comprei do sebo Leitura Viva) traz alguns "defeitos" de colorização que trazem um "charme" a mais para a história. Vendo alguns planos de fundos e preenchimentos meio "aquarelados", me pergunto como faziam as colorizações nessa época. Será que alguns quadros eram literalmente "pintados" antes da realização da impressão e cópias? O mais provável, porém, é que as cores eram impressas de maneira individual, uma vez que algumas delas ultrapassam limites e bordas dos desenhos. Vários desses "defeitos" que aparecem no meu exemplar não existem no scan disponível no site Chutinosaco, do Luiz Dias. Ou foram tratados no scan ou a máquina da editora "desajustava"/se mexia em alguns exemplares. A propósito, vejam o Lampadinha vermelho:

Imagem

Outra coisa interessante da história é que Pardal explica que "um sorriso requer apenas 16 músculos, ao passo que, para se fechar a cara, são necessários 40 músculos". Não sabia que Pardal também morava em casa alugada por Patinhas:

Imagem

Patinhas comete bullying na rua:

Imagem

-----

Imagem

Imagem

Imagem
Esse gibi parece ótimo. Ri do bullyng do Tio Patinhas e da frase do Donald "Não sabia que a Madame Min também fazia anos". :lol:

Não conheço nenhuma dessas histórias.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Bugiga
Membro
Membro
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 2782 vezes
Curtiram: 1291 vezes

Mensagem por Bugiga » 26 Jan 2019, 19:53

Maylene escreveu: Cebolinha - Olha o telegrama...
Imagem

Ah! Nos primeiros quadrinhos aparece um endereço no telegrama. Será o endereço da MSP?

Imagem
Creio que era o endereço deles, sim. Só olhar na página de correio (O Plá do Cebolinha) que o endereço para enviar cartas era o mesmo.
Puxa! Re-Puxa! Super-Ultra-Puxa!

Gabilondo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 225 vezes
Curtiram: 693 vezes

Mensagem por Gabilondo » 26 Jan 2019, 20:06

Bugiga escreveu:
Maylene escreveu: Cebolinha - Olha o telegrama...
Imagem

Imagem
Creio que era o endereço deles, sim. Só olhar na página de correio (O Plá do Cebolinha) que o endereço para enviar cartas era o mesmo.
Era sim o endereço, mas em 25 de janeiro de 2017 eles se mudaram para a Rua Werner Von Siemens, 111 - E 19, Business Park - Lapa de Baixo, que não é tão longe do antigo endereço.
Imagem
''EçI nAuM eH iNéDiTu, El Já Vi Nu SbT!''

''U kAzAmEnTu Du SeU MaDrUgAh VaI pAçAr Nu MuLtIxOu?''

''AkApUlKu FoI u ÚlTiMu EpIzÓdIu CoN u KiKu!''

''EçA vOiS dU xÁvIs FiKô UmA mErDaH!''

Títulos e campanhas de destaque
Campeão da Chapoliga 2021 :campeao:
Campeão do Bolão do FCH - Copa do Mundo 2022 :campeao:
2º lugar de O Sobrevivente V - Copa América 2019 :vice:
2º lugar na Chapoliga 2020 :vice:
2º melhor Usuário do mês de janeiro/2021 :vice:
3º lugar na Chapoliga 2019 :terceiro:
3⁰ lugar no De que episódio é essa foto? - 10 anos (2019/20) :terceiro:

gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 4398 vezes
Curtiram: 931 vezes

Mensagem por gusta dos biscoitos » 26 Jan 2019, 20:08

O estúdio novo deles é incrível e lindo. Recomendo pesquisarem depois
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 26 Jan 2019, 23:08

Luciano Junior escreveu:Eu pesquisei esse CEP e deu esse endereço: Rua Turiassu, Perdizes, São Paulo, SP.

A sede da MSP atualmente fica na Lapa de Baixo. Mesma cidade. Só o bairro é diferente. Talvez esse CEP que apareceu na história era o endereço antigo da sede.
Era a rua e CEP da Editora Globo. Só ver na página do Expediente que a própria Bia postou:

Imagem
Gabilondo escreveu:Era sim o endereço, mas em 25 de janeiro de 2017 eles se mudaram para a Rua Werner Von Siemens, 111 - E 19, Business Park - Lapa de Baixo, que não é tão longe do antigo endereço.
O endereço é próximo, mas lendo ele parece que mudaram até de país :vamp:
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
gusta dos biscoitosLuciano Junior
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 26 Jan 2019, 23:30

NOTÍCIAS
[SEMANA ZÉ CARIOCA - CASA 700 - # 07]

Imagem

Imagem

Ao ler Zé Carioca # 795, de janeiro de 1967, pensei que a história "A cabeleira roubada", de 00-Zéro, fosse nacional. Na verdade, ela foi produzida pela dupla Dick Kinney e Al Hubbard. Na tradução para o português, Rock Bottom virou Roni Kon Beleira, nítida referência a Ronnie Von, que fazia sucesso com seu cabelo comprido no Brasil dos anos 60.

Imagem

Por outro lado, não entendi esta outra referência:

Imagem

Outra coisa que não compreendi é porque o cão Lôbo, que estreou nesta história, fica pensando "Sí" (em espanhol).

Imagem

Ainda nesta edição:

Imagem

Imagem (nunca republicada)

- Ué, e o outro corvo não é?
Imagem

Imagem

(com exceção da capa, as imagens que ilustram este post foram extraídas do scan disponível no Chutinosaco)
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
Ramyengusta dos biscoitos

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 27 Jan 2019, 01:38

Só agora descobri que o famoso quadrinista italiano Rodolfo Cimino também foi político, acusado de corrupção e chegou a ser preso: https://it.wikipedia.org/wiki/Rodolfo_Cimino
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):
Ramyen

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6358 vezes
Curtiram: 3916 vezes

Mensagem por E.R » 27 Jan 2019, 05:54

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem
Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 27 Jan 2019, 13:20

NOTÍCIAS
[POST ESPECIAL]

Imagem

Graças ao amigo Rodrigo Rosa, consegui o primeiro de todos os gibis do Zé Carioca. O Rodrigo é bem legal e já me encontrou vários números que eu não tinha. Desta vez, se superou ao encontrar logo o primeiro. Devido ao fato de ser um número raro, que foi republicado na coleção "Anos de Ouro do Zé Carioca", fiz questão de atestar se o exemplar comprado por ele e revendido a mim era original. Procurei várias evidências e montei este post para que outras pessoas que encontrarem esta edição por aí também possam fazer a conferência antes da compra.

Imagem

A conclusão é a de que o exemplar adquirido é original. Para começar, uma coisa óbvia faz toda a diferença: o volume #01 do "Anos de Ouro do Zé Carioca" (reimpressão dos primeiros números) mede 13,1cm por 20,8cm. O Zé Carioca # 479 sozinho mede 13,4cm por 21,1cm. Como podem ver, as dimensões são diferentes (podendo ser comparáveis) e o exemplar original é ligeiramente maior do que sua reimpressão, descartando-se a possibilidade dele ter sido desencadernado da coleção "Anos de Ouro". Até poderíamos testar a "hipótese nula": se o gibi fosse menor, alguém poderia dizer que ele sofreu alterações ao ser retirado do "Anos de Ouro". Como é MAIOR, fica claro que uma edição não partiu da outra. Trata-se de outra publicação, a primeira e autêntica.

Imagem

Como um colecionador cauteloso (talvez fui até um pouco "chato"), porém, busquei outras evidências além das medidas. A lombada do meu exemplar se encontra em ótimas condições, sem marcas de cola, não é áspera e preserva o desenho.

Imagem

Ou seja, essa edição não foi "arrancada" do "Anos de Ouro". A título de comparação, veja como está a lombada de outro exemplar na foto de um anúncio do Mercado Livre (que obviamente não comprei). A possibilidade de golpe nesse caso é alta, parece literalmente que puxaram/descolaram a beirada do "Anos de Ouro do Zé Carioca":

Imagem

Mas não para por aí. Tirei umas fotos do AOZC lado a lado com o ZC # 479. Há várias diferenças já na capa: posicionamento do logotipo da Editora Abril, faixa amarela em baixo da faixa da Decalcomania (ela foi rifada na edição dos "Anos de Ouro"), contraste das cores e também os dizeres "Revista Semanal de Walt Disney", com ano, número e data. No AOZC esta faixa saiu embaçada e clara, enquanto havia sido impressa de forma bem mais legível na primeira vez.

Imagem

Imagem

Nas propagandas, podemos ver um rodapé branco em cima e em baixo delas no "Anos de Ouro do Zé Carioca". Isso não acontece no ZC # 479.

Imagem

Nesta outra propaganda, a linha "Se você não encontrar aqui a Decalcomania, exija-o do jornaleiro!" é quase ilegível na republicação, enquanto é totalmente legível na edição original:

Imagem

Já na propaganda da Escola de Cultura Técnica, existem manchas amarelas no AOZC que não fazem parte da edição original:

Imagem

Por fim, chama a atenção a história do Banzé. Por alguma razão, mudaram as cores dela na republicação. Mais uma forma de descobrir qual a original (Banzé pintado como num jornal antigo e o outro cachorro pintado de cinza/marrom) e qual é a republicação (Banzé com um cinza simples, diferente da coloração antiga, e o outro cachorro... azul!):

Imagem

Agradeço bastante ao Rodrigo por se lembrar de mim e me oferecer esta edição tão importante e em tão bom estado. Como colecionador de Zé Carioca, fiquei muito feliz em conseguir seu primeiro número. Confesso que fiquei até nervoso na hora de abrir o envelope, devido à ansiedade. Além deste achado, o Rodrigo também conseguiu números comuns que faltavam em minha coleção, me ajudando na busca de completar este título.

Quanto ao conteúdo do gibi, ele começa com a icônica "Zé Carioca contra o goleiro Gastão". Zé Carioca é um craque do time Seresteiros da Tijuca, mas acaba tendo que enfrentar um time que contrata Gastão como goleiro na grande final. Gastão se ofereceu ao posto para rivalizar com Zé Carioca, pois o ganso havia convidado Rosinha para um baile, o que logicamente enfureceu o papagaio. Essa é uma daquelas histórias Disney antigas na qual personagens de universos diferentes interagem entre si. Rosinha, Gastão, Margarida... todos aparecem morando na mesma cidade. Falando em interagir, Gastão consegue participar livremente de um treino da seleção brasileira, jogando com o "Peleco". Uma coisa que eu não havia reparado em leituras anteriores é que Zé Carioca aparece sem calças nessa história. Ele só usa o calção quando está jogando bola, e não veste nada na parte de baixo no dia-a-dia.

• Tancredo Luis (locutor)
Imagem

• Tabajara (comentarista)
Imagem

• Motorzinho from B ZC 479-B
Imagem

• Donald Temer
Imagem

• Ming Toy (como Brinquinho Ming)
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 4):
Ramyengusta dos biscoitosArenagakBia N

Ramyen
Banido
Banido
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1137 vezes

Mensagem por Ramyen » 27 Jan 2019, 14:07

Parabéns por essa grande conquista em sua coleção, Victor. Esses dias mesmo estava pensando que o mais difícil em sua coleção seria conseguir esse Zé. :joia:

Com essa averiguação, descobri que um de meus números antigos do Zé pode ser "fake". As cores dele estão bem queimadas e a lombada bem desgastada. Em comparação consegui outro Zé raro com o Rodrigo que é original. :D

Agora sim você pode ir com tudo pra "completar" sua coleção de Zés.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 4398 vezes
Curtiram: 931 vezes

Mensagem por gusta dos biscoitos » 27 Jan 2019, 14:57

Parabéns pela revista Victor! Ótima aquisição!

Bem, mudando de assunto, hoje passei novamente no Brique da Redenção comprar mais alguns gibis pra minha coleção. Eu queria aumentar as minhas "Magalis", então foi a que eu mais comprei hoje. Sempre que eu encontrava alguma no meio dos outros (pois lá é tudo misturado), eu pegava. Cheguei até a pegar sem querer uma repetida, que vou ver se troco no mês seguinte. Mas claro, não deixei de pegar também os outros títulos. No meio, encontrei 3 gibis da Abril (2 do Chico Bento e 1 do Cascão), e algumas "Mônicas". Só estranhei não ter encontrado nenhum Cebolinha antigo, só tinham almanaques (que eu não coleciono) e publicações da Panini. No total, levei 25 gibis pra casa (26, se contarmos a repetida), que já estão cadastradas na minha coleção do Guia dos Quadrinhos.
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 1):
Victor235
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 27 Jan 2019, 15:07

Ramyen Matusquela escreveu:Parabéns por essa grande conquista em sua coleção, Victor. Esses dias mesmo estava pensando que o mais difícil em sua coleção seria conseguir esse Zé. :joia:

Com essa averiguação, descobri que um de meus números antigos do Zé pode ser "fake". As cores dele estão bem queimadas e a lombada bem desgastada. Em comparação consegui outro Zé raro com o Rodrigo que é original. :D

Agora sim você pode ir com tudo pra "completar" sua coleção de Zés.
Valeu, Jonas! Com a ajuda de vocês e do pessoal de outros grupos acho até que será possível completar tudo, mais do que seria possível indo atrás apenas de anúncios já feitos em sites (os quais já garimpei). Cada um tem alguma coisa e vai avisando outros, etc. Bem legal isso. Valeu pela força de todos.

O ideal é avaliar caso a caso, com sua correspondente reimpressão do "Anos de Ouro". Pelos critérios do #479 pensei que o meu #505 seria "fake", mas vendo a impressão do próprio 505 no AOZC descobri que não era. A dica é olhar as medidas, a lombada e depois as cores internas de cada número específico, considerando ainda que leves variações podem decorrer da impressão mesmo, e não de uma mudança efetiva. Se tiver algo realmente diferente, aí sim podemos considerar.

Sim, esse que você comprou é bem raro. Na planilha que fiz com anúncios de mais de dez sites diferentes, ele não está à venda em nenhum deles.
gusta dos biscoitos escreveu:Parabéns pela revista Victor! Ótima aquisição!
Valeu, Gusta :D
gusta dos biscoitos escreveu:Bem, mudando de assunto, hoje passei novamente no Brique da Redenção comprar mais alguns gibis pra minha coleção. Eu queria aumentar as minhas "Magalis", então foi a que eu mais comprei hoje. Sempre que eu encontrava alguma no meio dos outros (pois lá é tudo misturado), eu pegava. Cheguei até a pegar sem querer uma repetida, que vou ver se troco no mês seguinte. Mas claro, não deixei de pegar também os outros títulos. No meio, encontrei 3 gibis da Abril (2 do Chico Bento e 1 do Cascão), e algumas "Mônicas". Só estranhei não ter encontrado nenhum Cebolinha antigo, só tinham almanaques (que eu não coleciono) e publicações da Panini. No total, levei 25 gibis pra casa (26, se contarmos a repetida), que já estão cadastradas na minha coleção do Guia dos Quadrinhos.
Repetida dentre as que comprou hoje mesmo ou em relação a uma que tinha em casa?

Responder