Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
10%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
28
54%
outras
7
13%

Total de votos: 52

gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 4399 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Quadrinhos & Gibis

Mensagem por gusta dos biscoitos » 04 Jan 2019, 18:09

Victor235 escreveu:
Maylene escreveu:O anúncio acima fala sobre as tais placas de veículos que eram novidade na época e que seguiram até pouco tempo atrás, com a substituição gradual pelas placas Mercosul.
Jamais vi um carro com essa placa nova. Pelas fotos, parecem bem feias :p
Aqui no RS já vi alguns com a placa nova. Muito feia. A antiga dá de dez a zero.
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 04 Jan 2019, 18:10

Uma bregueira desta e ainda tá seguindo padrão internacional!

"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Bia N
Membro
Membro
Curtiu: 129 vezes
Curtiram: 323 vezes

Mensagem por Bia N » 04 Jan 2019, 19:14

Victor235 escreveu:
Maylene escreveu:Bom, tentei de algumas maneiras, mas não abre a imagem. Vou deixar no img mesmo.
Colocou os dois valores de pixels?
Fiz assim: fimg=470x720 e fechei com fimg (cada tag dentro dos colchetes)

Estou supondo tais valores, mas é mais ou menos nessas dimensões que tento reduzir.
Victor235 escreveu:
Maylene escreveu:Num gibi que adquiri, encontrei um informativo da MSP que dizia que faltava uma edição da turminha em seu acervo e pedia ao leitores para encaminharem um exemplar dela para lá, conforme imagem abaixo.

Imagem
Legal essa campanha. Devem ter recebido vários números deste de leitores. Se fosse hoje me dia, achariam fácil na internet.

A Panini também mantém todas as edições em arquivo?
Quanto à Panini, não sei dizer. Acredito que, das edições da própria editora, ela tenha tudinho em seu acervo. Não creio que tenha todas as revistas das editoras anteriores a essa no acervo da Panini.
gusta dos biscoitos escreveu:
Victor235 escreveu:
Maylene escreveu:O anúncio acima fala sobre as tais placas de veículos que eram novidade na época e que seguiram até pouco tempo atrás, com a substituição gradual pelas placas Mercosul.
Jamais vi um carro com essa placa nova. Pelas fotos, parecem bem feias :p
Aqui no RS já vi alguns com a placa nova. Muito feia. A antiga dá de dez a zero.
Aqui no Rio já vejo alguns veículos com a placa nova já há um tempinho. E olha que o motivo é o mesmo da antigas placas na época: questão de segurança.
Ela não desapareceu, apenas se escondeu.

Desde 2011

Ramyen
Banido
Banido
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 668 vezes
Curtiram: 1137 vezes

Mensagem por Ramyen » 04 Jan 2019, 19:50

Victor235 escreveu:Com qual truque? Gosto do ".md" do PICTR.
Após upar a imagem, vai aparecer a opção "Edit image". Aí basta digitar um dos valores desejados (no caso uso 460 para o fórum) que ele redimensiona automaticamente o outro, e gera um novo link.
Victor235 escreveu:Encadernação caseira ou alguma coisa da Abril mesmo?

Vai comentar do outro número também?
Caseira. Aliás, há várias lá naquela prateleira alta. Encadernações com Zés Cariocas, Patos, Tios etc... E sim, postarei sobre o outro também.
Victor235 escreveu:Tô achando que esse Horácio não é cavalo, é boi! :rolleyes:
:garg:
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Victor235
RAMYEN, O MELHOR USUÁRIO DO FÓRUM CHAVES

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 04 Jan 2019, 21:06

Maylene escreveu:Fiz assim: fimg=470x720 e fechei com fimg (cada tag dentro dos colchetes)

Estou supondo tais valores, mas é mais ou menos nessas dimensões que tento reduzir.
Ah sim, use vírgula no lugar do "x". Ficaria fimg=470,720 ;)
Maylene escreveu:Quanto à Panini, não sei dizer. Acredito que, das edições da própria editora, ela tenha tudinho em seu acervo. Não creio que tenha todas as revistas das editoras anteriores a essa no acervo da Panini.
Será que a Globo ainda guarda todas que publicaram mesmo após a mudança de editora?
Maylene escreveu:Aqui no Rio já vejo alguns veículos com a placa nova já há um tempinho. E olha que o motivo é o mesmo da antigas placas na época: questão de segurança.
E também uma integração com o sistema de outros países.
Ramyen Matusquela escreveu:Após upar a imagem, vai aparecer a opção "Edit image". Aí basta digitar um dos valores desejados (no caso uso 460 para o fórum) que ele redimensiona automaticamente o outro, e gera um novo link.
Bastante prático, valeu pela dica :joinha:
Ramyen Matusquela escreveu:Caseira. Aliás, há várias lá naquela prateleira alta. Encadernações com Zés Cariocas, Patos, Tios etc... E sim, postarei sobre o outro também.
Boa. Ainda há muita coisa a ser descoberta nesta prateleira :P

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2173 vezes
Curtiram: 4735 vezes

Mensagem por Barbano » 04 Jan 2019, 21:38

Victor, quem tem o acervo completo é a Maurício de Souza produções (que foi quem buscou o número 8 global), não as editoras. Elas devem ter só seus próprios acervos.

Como a MSP Produções é detentora dos direitos, histórias produzidas em editoras anteriores podem ser republicadas na Panini. E até mesmo edições inteiras (vide a coleção histórica)
Deixo aqui o meu apoio ao povo ucraniano e ao povo de Israel 🇮🇱 🇺🇦

Imagem

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 04 Jan 2019, 21:42

Barbano escreveu:Victor, quem tem o acervo completo é a Maurício de Souza produções (que foi quem buscou o número 8 global), não as editoras. Elas devem ter só seus próprios acervos.

Como a MSP Produções é detentora dos direitos, histórias produzidas em editoras anteriores podem ser republicadas na Panini. E até mesmo edições inteiras (vide a coleção histórica)
A Abril guardava um exemplar de todos os gibis Disney que publicou até certa época. Pelo que o pessoal que trabalhou lá diz, o acesso a este lugar era bem restrito. Sei disso dos direitos/republicações, estava falando apenas de arquivos físicos mesmo, questão de preservação "interna".

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 04 Jan 2019, 21:46

NOTÍCIAS
[ANO NOVO, GIBI VELHO - #04]

Imagem

Na história "A bola incrível" (Pato Donald # 1742, de março de 1985), Biquinho, criticando seu tio Peninha, cita Zé Carioca:

Imagem

Em "Sorte roubada a troco de nada", Donald ganha um barco e leva Margarida para um passeio. Apesar da sorte em ganhar o prêmio, o costumeiro azar do pato aparece e começa uma forte ventania. Margarida alerta: "Faça alguma coisa, Donald! Pare o barco! Não me sinto muito bem". Eu teria aproveitado o fato do Donald usar roupa de marinheiro e bolaria uma frase do tipo "Honre sua camisa!" ou algo do tipo nestas falas.

Imagem

As demais histórias desta edição:

Imagem

Imagem

-----

Imagem
@Maylene @Quase Seca @Tio Trambique @E.R @Red @Arenagak

Imagem

Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
E.RRamyen

Bia N
Membro
Membro

Mensagem por Bia N » 04 Jan 2019, 21:50

No caso da Editora Globo, não creio que tenha guardado todos. Provavelmente pode ter em seu acervo as primeiras edições da turminha e as dos últimos anos dela na editora (pode ser entre 2004 e 2006).

Nunca visitei os arquivos das editoras, então não sei como responder com mais clareza a respeito.
Esses usuários curtiram o post de Bia N (total: 1):
Victor235

Desde 2011

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6369 vezes
Curtiram: 3937 vezes

Mensagem por E.R » 05 Jan 2019, 05:09

Imagem
Esses usuários curtiram o post de E.R (total: 1):
gusta dos biscoitos
Imagem
Imagem
Imagem

Bia N
Membro
Membro

Mensagem por Bia N » 05 Jan 2019, 07:08

Chico Bento nº 225, Editora Globo - Setembro de 1995

Imagem

Imagem

Historinhas

Chico Bento - Estudar é preciso

Chico acredita que o bom da vida é brincar e aproveitar as coisas boas e que estudar é perda de tempo. Resultado: nota ruim nas provas, mais exigência da mãe. Então, ele resolve não querer mais estudar e curtir a vida, e foge de casa. Durante esse tempo, ele se depara com profissionais de várias áreas, trabalhando para preservar a fauna e flora (químico, biólogo, geólogo, zoólogo, veterinário), e um deles disse a ele que estudou muito pra chegar à profissão. Chico acaba convencido e volta pra casa estudar. Logo, dias depois recebe nota boa na prova e sai feliz da escola, afirmando que tem hora pra brincar e também pra estudar, e que também devemos cuidar das coisas boas.
Imagem
Chico Bento - Tão simples
Imagem
Papa-Capim - O lugar mais seguro

Papa-Capim tenta fugir de um porco-do-mato e pede ajuda a Cafuné pra esconder em algum lugar. Claro que qualquer esconderijo que ele escolher acabaria em encrenca com outros bichos da mata.
Imagem
Chico Bento - A resposta é simples...

Aqui temos Noninho, um menino que observa os vizinhos rurais e faz indagações sobre como os outros conseguem regalias com muito pouco e diz que eles tem sorte. Enquanto ele falava da vida dos outros, Chico trabalhava duro e cuidando bem do solo para conseguir legumes bons. Após este ter terminado, Noninho faz a mesma indagação sobre ele também.
Imagem
Chico Bento - A mosca

Uma mosca segue o Chico, que este acaba em confusão com a Rosinha e mais tarde com Zé Lelé, quando pedia ajuda. Numa trapalhada dos dois, a mosca deixa de seguir o Chico (que este sai pra pedir desculpas a Rosinha) e passa a seguir o Zé Lelé.
Imagem
Imagem

Imagem

Anúncios
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Bia N (total: 2):
E.Rgusta dos biscoitos

Desde 2011

gusta dos biscoitos
Membro
Membro

Mensagem por gusta dos biscoitos » 05 Jan 2019, 10:59

Tira de Bidu e Franjinha publicada em 07 de janeiro de 1960
Imagem
Esses usuários curtiram o post de gusta dos biscoitos (total: 1):
E.R

Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.

gusta dos biscoitos
Membro
Membro

Mensagem por gusta dos biscoitos » 05 Jan 2019, 18:33

Todo mês em Porto Alegre, dentro do Mercado Público, tem uma feira de gibis antigos ali num cantinho. Eu dei uma passada lá, e adquiri nove gibis, todas da época da Editora Abril. Cinco desses eram dos anos 70, que passam a ser os mais antigos da minha coleção. Eis a lista do que eu comprei, em ordem cronológica de lançamento:

Cebolinha 28 - o mais antigo da minha coleção
Mônica 93
Mônica 107
Mônica 113
Mônica 116 - o último lançado nos anos 70
Mônica 132
Mônica 195
Cebolinha 166 - antepenúltimo dessa série
Mônica 199 - penúltimo dessa série

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 05 Jan 2019, 22:07

Maylene escreveu:Chico Bento nº 225, Editora Globo - Setembro de 1995

Imagem
Para além desta brincadeira da capa, acho que existe uma história do Chico Bento chamada "Chico Mico".
gusta dos biscoitos escreveu:Todo mês em Porto Alegre, dentro do Mercado Público, tem uma feira de gibis antigos ali num cantinho. Eu dei uma passada lá, e adquiri nove gibis, todas da época da Editora Abril. Cinco desses eram dos anos 70, que passam a ser os mais antigos da minha coleção. Eis a lista do que eu comprei, em ordem cronológica de lançamento
Costuma ter Disney nessa feira?

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 05 Jan 2019, 22:14

NOTÍCIAS
[ANO NOVO, GIBI VELHO - #05]

Imagem

Seleção Disney # 34 - Patópolis Esporte Clube, lançada em março de 1991, traz uma variada seleção de histórias sobre esportes em geral. Ao contrário do que o tema faz supor, apenas uma história é sobre futebol. As outras falam sobre corrida, tênis, alpinismo, basquete, asa-delta, skate e musculação.

"Asas da confusão" tem uma premissa inicial parecida com "Piloto desgovernado", história que peguei recentemente em Almanaque do Pato Donald (1s) # 04. Gastão descobre que Donald vai disputar uma prova (corrida, na outra história), não tem como entrar no páreo por não ter asa-delta (carro de corrida, na outra) e, faltando pouco para a disputa começar, um dos competidores tem que desistir e empresta seu veículo para Gastão, o que permite que ele também participe contra Donald.

Na história "Entregas Rápidas Pateta", Bafo diz que tem um esconderijo em Rinópolis. No estado de São Paulo, existe mesmo um município com este nome. No final desta história deu a entender que ela tem uma espécie de continuação.

Em um quadro de "Os alpinistas estão chegando" (bom trocadilho com a música do Jorge Ben), por alguma razão diversas letras não foram impressas. Meu exemplar está assim, e o exemplar que foi digitalizado por Almir para A Gibiteca também está:

Imagem

• Urtigão
Imagem

Na história "O bom de bola":

• Cap. Bola
Imagem

• Dico
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
gusta dos biscoitosE.RRamyen

Responder