Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Com Tio Patinhas de Ouro # 01, lançado em junho de 1979, li pela primeira vez na íntegra os oito capítulos iniciais da História e Glória da Dinastia Pato. Anteriormente, havia lido capítulos soltos em outras publicações e também cinco capítulos contínuos publicados em um especial lançado em 2009. Na página introdutória desta edição de ouro, é destacado que este volume trouxe um capítulo inédito para a época. Deveriam ter ressaltado também que era a primeira vez em que esta saga era condensada em uma única edição. Por outro lado, fiquei sabendo que houve alguns cortes e censuras no Brasil da época da ditadura: https://rapaduradoeudes.blogspot.com/20 ... nsura.html
Ótimo post. Nunca li essa saga completa, apenas capítulos avulsos. Não sabia desses casos de censura como a loja dos cigarros virar secos e molhados. Interessante curiosidade.
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 1):
Tio Trambique escreveu:Eu sim sou colecionador da Monica nº 1
Coleciono há anos.
Já contou quantos gibis tem, aproximadamente?
Tenho caixas. Tanto da Jovem quanto da normal.
Eu descobri a Jovem só em Outubro de 2013, até aí era novidade para mim.
E aliás, vou renovar minha assinatura, já que a MSP mandou um bilhete via correio dizendo que já está na hora de assinar. Esse povo não é besta não
E desde o ano passado quando assinei, minha casa está transbordando de gibis.
Eu não sou tão fã da Turma Jovem/Chico Moço. Só tenho duas edições, e uma delas é em espanhol.
Quais os pacotes de assinatura você tem? Tu tem só da Panini ou tem de outras editoras,como Globo e Abril?
Manda uma foto aí
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz!
Me! Follow me the goods! =) Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018. Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020. Eleito "Usuário do ano" em 2018. Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022. ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.
Maylene escreveu:fimg no lugar do img no campo de mensagem?
Isso, ao invés de colocar "img" dentro dos colchetes do BBcode, você coloca "fimg=" e o número da dimensão que quer redimensionar a imagem. Não coloco o exemplo aqui se não o fórum vai entender que estou ativando o código. O @Barbano sabe escrever o código sem ele valer, só por escrito mesmo, pra você entender melhor.
Tio Trambique escreveu:E aliás, vou renovar minha assinatura, já que a MSP mandou um bilhete via correio dizendo que já está na hora de assinar. Esse povo não é besta não
No único ano em que assinei, a Abril também mandava várias cartas pedindo renovação. O que, aliás, nem foi legal da parte deles, pois seis meses depois os gibis pararam de ser publicados, fazendo quem renovou ter que pedir reembolso do dinheiro ou receber outra revista durante os demais seis meses já contratados.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
O gibi de hoje é Peninha (1s) # 54, lançado em setembro de 1984. O antepenúltimo número de sua primeira série trouxe a ficha de participação do concurso "Pinte o pato e ganhe um micro". Os vencedores levaram pra casa micros CP-200, computador doméstico produzido pela empresa Prologica a partir de 1982.
Este número também trouxe figurinhas para o álbum "Pato Donald Edição Especial de Aniversário", que foram recortadas do exemplar que comprei mas podem ser vistas no scan feito por Evandrops e Nick do blog Quadradinhos Patópolis, que ilustra esta postagem:
As histórias em quadrinhos começam com "Penapoleão e o pirulito de groselha", sátira às conquistas de Napoleão Bonaparte. Nunca foi republicada. Peninha fez o papel de "Que Pena".
Devido a sua semelhança física, Que Pena é chamado para substituir Penapoleão Bonaparte em situações de perigo.
Ainda nesta sátira:
• Sargento Vasco
• Almirante Nélson
Em "O preço da fama", vemos que o nome "Máicou Jéssico" aparece escrito com caligrafia diferente em um balão. Provavelmente, a publicação original dessa história parodiou outro famoso. Nesta mesma página, esqueceram de pintar as luvas do Morcego Vermelho em um quadro:
Falando nas cores do Morcego, nesta história Pardal inventou o "uniforme-camaleão":
Em "O elo irremediavelmente perdido", aparecem os arqueólogos Prof. Raimundo D. Poeira e Prof. Romeu Perônio:
Por fim, em "Problemas domésticos" (história nunca republicada) vemos o elefante Bumbo e rápida aparição do figurante Nicanor:
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 3):
Me! Follow me the goods! =) Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018. Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020. Eleito "Usuário do ano" em 2018. Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022. ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.
Bom, tentei de algumas maneiras, mas não abre a imagem. Vou deixar no img mesmo. Agora lembrei que era o Photobucket que redimensionava as imagens quando upava por lá.
Vi como é o Pictr. O estilo é o mesmo do ImgBB e do Imagens Brasil, mas não encontro opção de criar conta.
--------------------
Num gibi que adquiri, encontrei um informativo da MSP que dizia que faltava uma edição da turminha em seu acervo e pedia ao leitores para encaminharem um exemplar dela para lá, conforme imagem abaixo.
via Magali nº 91, Editora Globo - Dezembro de 1992
Dessa vez mostro os anúncios antes das historinhas. Vou deixar uma delas em destaque.
O anúncio acima fala sobre as tais placas de veículos que eram novidade na época e que seguiram até pouco tempo atrás, com a substituição gradual pelas placas Mercosul.
E nesta edição tem a seção Lojinha Postal, onde compravam produtos relacionados à turminha via correio. Acabei escaneando todas as páginas da seção. Estão tudo em spoiler.
E agora, as historinhas.
Magali maluquinha por melão
Magali conta pra Mônica que aceitou namoro de um tal Miguelzinho, filho do dono do quitandeiro, apenas porque ele trazia frutas pra ela. Mônica critica ela, por estar trocando Quinzinho por frutas. Depois, Miguelzinho trouxe pra Magali uma melancia, acreditando que, ela aceitando as frutas, é sinal de namoro. Quinzinho logo chega e fica com ciúmes e então começa a disputa com Miguelzinho por ela, este trazendo frutas e aquele com pães e variados da padaria. Magali se cansa e se afasta deles, gerando uma briga entre os dois. Então, Mônica bola um plano pra separar os dois e fazer ela voltar ao Quinzinho, fingindo ser filho de dono de restaurante.
Magali - Sem correria
Magali faz um passeio com o Mingau, usando nele uma guia (Mingau não gostou disso). A confusão é quando ele sai atrás de um rato, foge de um cachorro, que acaba arrastando a Magali junto. No final, ele acabaria arrastado quando a Magali foi atrás de algo de comer, sorvete no caso.
Praga de Mãe
Esta é Cecília, que de tanto recusar a comida da mãe, esta se cansa e diz "Um dia vai saber como é difícil!". Ela cresceu, casou e teve o filho Dudu, que também recusa a comida desta.
-"Ai! Praga de mãe pega!"
Magali - O incompetente
Aqui temos estes bandidos, sendo que o chefe fala pro Anastácio que "não consegue roubar doce de uma criança" e este fala que consegue vai fazer uma tentativa, e logo com quem ele vai. Com a Magali o resultado não seria outro a não ser falha. Anastácio pede uma segunda chance ao chefe e este fala pra ele roubar dessa vez um brinquedo. Então ele foi tentar roubar um brinquedo... da Mônica, terminando assim.
Magali - Doces lembranças
Magali conta pra Mônica que o Quinzinho brigou com ela (se me perguntarem porque, digo que ele e ficou com ciúmes e falou que ela só pensa em comida). Então Mônica leva Magali pra uma lanchonete pra esquecer um pouco dele, mas qualquer lanche faz ela lembrar dele e não come. Então, Mônica foi à padaria falar pro Quinzinho que ela não consegue comer por causa da briga e então ele foi pedir desculpas à Magali, mas esta, ao olhar pra ele, acabou lembrando das guloseimas e voltou a comer.
-------------------
Ps: Agora redimensionou automaticamente aqui. Usei os links do imgbb com tag do img. Vou ver com os do Imagens Brasil na próxima postagem.
Esses usuários curtiram o post de Bia N (total: 4):
Maylene, usa o imgur mesmo. Dá pra redimensionar no tamanho que quiser.
-------
NOTÍCIAS
"Disney Especial # 22, Os 'namorados' de abril de 1976"
Recentemente achei no sebo um encadernado com duas edições de Disney Especial pelo preço de uma (R$ 10,00). Uma delas é o número 22 com o tema "Os Namorados".
Detalhe para o desenho da capa que mostra Pateta e Clarabela como namorados, além do casal ser um dos que estão listados no topo do gibi. No número saiu aquela história que comentei no último post (Os Maxi-Monstros). É, o Horácio definitivamente levou chifres. :p
Alguns destaques da edição:
Em "O dia das surpresas", Margarida diz as suas sobrinhas para que não batam a porta para que o bolo não murche. É sério isso?
Em "O casal do ano", em vez de o Mickey ficar preocupado com o Mancha Negra, quem se preocupa é o Tio Patinhas que vai procurar o Cel. Cintra, com medo de que o Mancha o roube:
O jornal retratado na história se chama "Patadas Populares":
Em "Flores para Margarida", Donald rivaliza com o Pato Peixoto, o amor de Margarida. Ele é uma espécie de Gastão, porém mais gordo e mais trapaceiro.
Muito boa também a história "O cartão dos namorados", com o Pateta e a Bruxa Má.
Sineta? :p
Em "A lenda do albatroz", de Barks, que cabelo é esse da Margarida e do Gastão?
Esses usuários curtiram o post de Ramyen (total: 3):
Ramyen Matusquela escreveu:Boa. Gibis do Peninha (1s) aparecem pouco. A produção nacional da época também arrasava. Essas sátiras do Peninha são sempre geniais.
Pois é. Daqui a pouco vai começar um leilão do Pece com vários Peninhas e Patetas da primeira série.
gusta dos biscoitos escreveu:Os jornais dos dias 02 e 04 não foram indexados no site da Folha. O jornal do dia 03 não teve tiras do Maurício.
Será que a Folha perdeu estas edições do jornal de seus arquivos?
gusta dos biscoitos escreveu:
@Bugiga matou.
Editado pela última vez por Victor235 em 04 Jan 2019, 18:00, em um total de 2 vezes.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano
Maylene escreveu:Num gibi que adquiri, encontrei um informativo da MSP que dizia que faltava uma edição da turminha em seu acervo e pedia ao leitores para encaminharem um exemplar dela para lá, conforme imagem abaixo.
Curioso. Hoje mesmo eu estava lendo um gibi em que anunciaram que vários colecionadores tinham mandado a revista número 8 pra MSP, e eles agradeceram. Aí eu fiquei com curiosidade pra ver o anúncio original, deles pedindo aos leitores, que você postou aí em cima
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz!
Maylene escreveu:Bom, tentei de algumas maneiras, mas não abre a imagem. Vou deixar no img mesmo.
Colocou os dois valores de pixels?
Maylene escreveu:Agora lembrei que era o Photobucket que redimensionava as imagens quando upava por lá.
Era muito bom, hoje não passa de um sequestrador de imagens postadas na época que era de graça. Eles queriam que eu pagasse para ver minhas próprias imagens, mas ao invés de fazer isso simplesmente deixei de usar o site (que usava desde 2006!) para sempre. Pelo menos agora as imagens antigas voltaram. Com uma marca d'água, mas pelo menos dá pra ver o conteúdo delas.
Maylene escreveu:Vi como é o Pictr. O estilo é o mesmo do ImgBB e do Imagens Brasil, mas não encontro opção de criar conta.
Estranho, tá sem essa opção no site
Maylene escreveu:Num gibi que adquiri, encontrei um informativo da MSP que dizia que faltava uma edição da turminha em seu acervo e pedia ao leitores para encaminharem um exemplar dela para lá, conforme imagem abaixo.
Legal essa campanha. Devem ter recebido vários números deste de leitores. Se fosse hoje me dia, achariam fácil na internet.
A Panini também mantém todas as edições em arquivo?
Maylene escreveu:O anúncio acima fala sobre as tais placas de veículos que eram novidade na época e que seguiram até pouco tempo atrás, com a substituição gradual pelas placas Mercosul.
Jamais vi um carro com essa placa nova. Pelas fotos, parecem bem feias :p
Ramyen Matusquela escreveu:Maylene, usa o imgur mesmo. Dá pra redimensionar no tamanho que quiser.
Com qual truque? Gosto do ".md" do PICTR.
Ramyen Matusquela escreveu:"Disney Especial # 22, Os 'namorados' de abril de 1976"
Deviam ter lançado esse tema em junho.
Ramyen Matusquela escreveu:Recentemente achei no sebo um encadernado com duas edições de Disney Especial pelo preço de uma (R$ 10,00).
Encadernação caseira ou alguma coisa da Abril mesmo?
Vai comentar do outro número também?
Ramyen Matusquela escreveu:Detalhe para o desenho da capa que mostra Pateta e Clarabela como namorados, além do casal ser um dos que estão listados no topo do gibi. No número saiu aquela história que comentei no último post (Os Maxi-Monstros). É, o Horácio definitivamente levou chifres. :p
Tô achando que esse Horácio não é cavalo, é boi!
Ramyen Matusquela escreveu:Em "Flores para Margarida", Donald rivaliza com o Pato Peixoto, o amor de Margarida. Ele é uma espécie de Gastão, porém mais gordo e mais trapaceiro.
Nossa, remake de personagem
Ramyen Matusquela escreveu:Em "A lenda do albatroz", de Barks, que cabelo é esse da Margarida e do Gastão?
Vai ver que era moda na época
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 1):