FESTIVAL DOS QUADRINHOS - ATÉ DEZEMBRO, VÁRIOS POSTS ESPECIAIS SOBRE QUADRINHOS, ACOMPANHE:

# 14 - "Almanaque Disney # 1, de dezembro de 1970"
Como já comentado aqui, adquiri em um leilão a primeiríssima edição de "Almanaque Disney". Na época, Tio Patinhas fazia muito sucesso, com HQs longas, de outros personagens e seções com brincadeiras e cartas. Daí a editora lançou um Almanaque, para aproveitar a onda do sucesso editorial do Almanaque Tio Patinhas. A inspiração para a capa e o layout do gibi vieram de "Walt Disney Comics Digest" lançado em 1968 nos Eua:
Reunindo os principais personagens dos quadrinhos Disney, a publicação também dava espaço e outros menos populares, como Havita, Lobão, Zé Grandão, Tambor e muitos outros. Era comum termos a quadrinização de grandes clássicos da televisão e do cinema, além de quadrinhos de personagens humanos, como o Zorro. Havia ainda uma sessão de curiosidades, com informações variadas sobre animais em geral, personalidades, história e geografia. E também alguns passatempos, como palavras cruzadas e liga-pontos. Era uma revista completa.
A publicação teve alguns hiatos, porém teve uma sobrevida nesses últimos tempos, onde a Editora Abril lançou 13 números derradeiros (373 - 385), antes do fim do contrato com a Disney em julho desse ano.
Confira alguns comentários sobre esse número um:
O gibi trouxe uma quadrinização de um filme musical da Disney, contando a história lendária de Paul Bunyan.
Dizem que foi um lenhador gigantesco que andava sempre na companhia de Babe, o Boi Azul. Seu grande feito teria sido escavar o Grand Canyon e supostamente ter uma forte relação com o Mississipi's river. Devido a seu tamanho, um dia em que ele passou por ali com seu machado arrastando pelo chão, teria aberto as famosas fendas do desfiladeiro norte-americano.
O número também trouxe uma história com "Tiraprosa, o bom". Não conhecia esse personagem. Confira alguns personagens diferentes no traço de Paul Murry:
• Osmâni Panso:
• Zé Fuinha:
• Dona Maricota:
Não podia faltar Carl Barks no número, então temos a história "Um camelo de graça... é caro! ", como história natalina da edição.
• Adibe the Camel:
Ainda no número temos uma história italiana com os "Sete anões maus", que são exatamente o contrário dos anões tradicionais. Maus e desonestos porém azarados e engraçados. Seus nomes são "Astuto, Maligno, Mastim, Rícino, Espinafre, Furioso e Sibilo".
Eles foram reaproveitados no Brasil por Ivan Saidenberg.
Na HQ "A importância da pesquisa", o jornal de Tio Patinhas se chama "O diário blá-blá":
Por último, há uma outra HQ de Carl Barks, que não cairia muito bem hoje. Tio Patinhas briga com os escoteiros porque ele quer usar metade de uma baleia para extrair sua gordura e fabricar óleo. Após a baleia jogar água em sua cartola, ele fica nervoso e diz que irá extrair óleo dela inteira.
Gostaram do post? Curtam e comentem!! Digam qual é o Almanaque Disney favorito de vocês.