SARECH (2026) - 1ª rodada

Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH - 4ª edição

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Eng. Pudim
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 564 vezes
Curtiram: 1970 vezes

Mensagem por Eng. Pudim » 04 Jan 2026, 15:04

Chamone escreveu:
04 Jan 2026, 15:01
@Eng. Pudim Por que não usa o Forms ou ferramenta similar? Não é crítica nem nada, é como eu faria as coisas.

Bastaria a pessoa votar no formulário o qual fiz um exemplo bobo e confirmar a participação no tópico apenas para evitar gente votando pelo nome de outra.
Valeu pela sugestão, Chamone. Eu tinha a intenção de fazer do jeito clássico, pra estimular a interação no tópico. Se a avaliação der problemas, vou repensar e aplicar esse método. :joia:
Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 1):
Chamone
EN VACACIONES. DIGO, FÉRIAS EM ESPANHOL.

CHarritO
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 88 vezes
Curtiram: 1318 vezes

Mensagem por CHarritO » 04 Jan 2026, 16:06

Bateu aquela nostalgia com a volta da SARECH! :D

--

Chaves

. O ensaio / O mistério dos peixinhos (1973)
Nota: 9/6 = 7,5
Justificativa: A primeira esquete foi muito boa, destaque para a genial atuação de Chespirito e o seu repertório de palavras aleatórias sem parar!!! :reverencia:

Já na segunda esquete foi razoável e é só isso, mas ainda assim é bem melhor do que na versão de 79. :joinha:

. Quem convida, paga! / Quem baixa as calças, fica sem elas! (1974)
Nota: 6/8 = 7,0
Justificativa: O primeiro esquete foi legalzinho, já o segundo foi boa, embora a Dona Florinda foi bem rabugenta nesse episódio. Seu Madruga impagável com a roupa do Quico no final da esquete. :lol:

. A briga dos pombinhos (1974)
Nota: 9,5
Justificativa: Episódio triste, porém com final feliz pros pombinhos... destaque hilariante, é claro p/ Seu Madruga que declama o amor entre Profº Girafales e Dona Florinda em que Chaves e Quico não se aguenta de rir. :garg:

. O primo do Seu Madruga (1975)
Nota: 7,0
Justificativa: Um episódio ok, mas prefiro a versão superior de 77... a atuação meio que travado por parte do personagem Seu Madroga, ou Román me incomodou. :joinha:

. O belo adormecido (1975)
Nota: 8,0
Justificativa: Episódio muito bom, com algumas cenas engraçadas. ;)

. Os loucos e a Cruz Vermelha (1976)
Nota: 6,5
Justificativa: Justificativa: Melhor do que a versão de 79, mas pra mim ainda perde pra versão de 74. :joinha:

. Ah! Logo agora que eu queria ver meu time jogar... (1977)
Nota: 8.0
Justificativa: Um bom episódio divertido, destaque é claro para uma cena em que toda vizinhança é eletrocutado. E a Dona Florinda caindo um dos seus bobs. :lol:

. O dinheiro perdido (1978)
Nota: 8.0
Justificativa: Bom episódio, melhor do que a versão de 72... e o Seu Barriga só apanhou nesse episódio, principalmente na cena em que Chaves e Chiquinha derubaram o guarda roupa com Seu Barriga dentro. E o Seu Madruga finalmente paga o aluguel!!! :D

. Guerra às crianças! (1979)
Nota: 5.0
Justificativa: Episódio bem fraco, a versão de 75 é bem superior a esse. Quico fez muita falta, com o Nhonho não tem nenhuma graça. :mellow:

. Os gatinhos de Chaves (1979)
Nota: 3.0
Justificativa: Episódio muito ruim, remake totalmente desnecessário. Sou + a versão de 73. :lingua:

Chapolin

. O paciente teimoso / Injeção, não! (1973)
Nota: 7,0 / 7,0 = 7,0
Justificativa: Tanto a primeira, quanto a segunda foram legais, tem algumas cenas engraçadas, mas nada além disso. :joinha:

. Ladrão que rouba ladrão está traindo o sindicato (1974)
Nota: 9,5
Justificativa: O episódio começou arrastado, teve uma citação bem sacada no Clodovil sobre tecido e tesoura, mas o bloco final foi espetacular, Daniel Müller tava bem inspirado. :rindo:

. Não se enrugue, couro velho, que te quero para tambor! (1974)
Nota: 9.0
Justificativa: Um grande clássico!!! Destaque é claro p/ papagaio, que foi o grande destaque desse episódio, em que apesar de investigativo, é hilariante.!!! :risos:

. A lei da Marreta Biônica (1975)
Nota: 9,0
Justificativa: Adoro episódios de faroeste... mas esse então é ótimo!!! Adorei a cena final em que A União Faz a Força prende os bandidos e nos créditos todo o pessoal dançando! :D

. O estranho e misterioso caso do morto que morreu (1975)
Nota: 8,5
Justificativa: Muito bom esse episódio bem investigativo em que Tripa Seca resolve se fingir de morto para que a polícia deixe de persegui-lo. :)

. Quem disse que Sansão não tinha um jeito de tonto? (1976)
Nota: 8,0
Justificativa: O episódio em si foi muito boa, grande destaque p/ Daniel que deu a voz fanha de Sansão! :garg: E Mauro Ramos apareceu dando voz ao radialista. :)

. A velha mina abandonada (1976)
Nota: 6,0
Justificativa: Episódio enrolado, mas com algumas cenas engraçadas, principalmente ao Super Sam, que salvou de ser chato! :joinha:

. O Chapolin em Acapulco (1977)
Nota: 10.0 :reverencia:
Justificativa: Excelente episódio em que o Chapolin apronta todas no Acapulco. Pena que o SBT não exibe mais o final por completo mostrando o remake desse episódio. :(

. Fotos no museu... não! (1978)
Nota: 7.0
Justificativa: O bloco com o Dr. Chapatin ficou melhor do que a do Chapolin nesse episódio que juntou os dois personagens. :joinha:

. O louco da floresta (1979)
Nota: 5,0
Justificativa: Remake bem fraco, claro que bem distante da versão de 75 com Ramón e Villagran.
Meus títulos e conquistas no FCH:
Moderador Global do FCH (2012 à 2014 / 2016 à 2020)
Moderador do Meu Negócio é Futebol (2010 à 2012 / 2015 à 2016)
Eleito o 1º vencedor do Usuário do Mês - Março 2010
Campeão do Bolão da Copa do FCH (2010)
Campeão do 13º Concurso de Piadas (2011)
Bicampeão do Bolão do FCH - Brasileirão (2011 e 2012)
Campeão do Bolão do FCH - Liga dos Campeões (2011/2012)
Campeão de A Casa dos Chavesmaníacos 10 (2012)
Campeão do Foot Beting (2014)
Hexacampeão da Chapoliga (2014, 2015, 2016, 2017, 2019 e 2020)
Campeão de O Sobrevivente - Liga dos Campeões (2016/2017)
Campeão de O Sobrevivente - Copa América (2019)
Campeão do Bolão da Copa América (2019)

Tiago
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 69 vezes
Curtiram: 165 vezes

Mensagem por Tiago » 04 Jan 2026, 19:01

No caso de um episódio com esquete der resultado geral quebrado, arredonda para cima ou para baixo?
Imagem
Tri Campeão da América!

Campeão do Bolão FCH Libertadores 2015
Campeão do Bolão FCH Campeonato Brasileiro 2014

Eng. Pudim
Membro
Membro

Mensagem por Eng. Pudim » 04 Jan 2026, 19:04

Tiago escreveu:
04 Jan 2026, 19:01
No caso de um episódio com esquete der resultado geral quebrado, arredonda para cima ou para baixo?
Para o decimal mais próximo. Em caso de ser exatamente o do meio, siga o seu critério pessoal.

Já os resultados podem ser quebrados, normalmente. Vai ter episódio com 8.3, 7.4, enfim.

Bgs
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 126 vezes
Curtiram: 494 vezes

Mensagem por Bgs » 04 Jan 2026, 22:46

Não acha melhor começar com Chaves e depois Chapolin ou ao contrário? É muita coisa pra dar nota, justificar... E esses títulos MAGA eu não faço ideia de quais episódios são, tenho que pesquisar. Enfim, sou velho, durante a semana tento fazer.
#BgsDNV?
- criação do sub-fórum Espaço Kids: livre postagem de manifestações de apoio ao candidato Jair Bolsonaro
- criação do Fórum Privilegiado: fim das relações diplomáticas com o outro fórum a não ser que haja fusão
- revitalização do mini-chat: o mini-chat vai voltar pra home e todos os candidatos a moderação serão submetidos a uma sabatina ao vivo na plataforma
- fim do puxa saquismo: banimento do usuário Ramyen
- fim da dublagem Maga no Multishow: todos os episódios das séries Chaves e Chapolin serão imediatamente redublados (clipes inclusos)
- fim do privilégio na administração: votos de moderadores terão o mesmo peso que o de administradores em votações internas
- fim dos debates chatos: os debates para a moderação serão organizados por Fabio em uma gincana de #afazendaconectada
- fim da mamata (spoiler: ela vai acabar): moderadores que tiverem posturas autoritárias serão punidos da mesma forma com que se punem usuários comuns
- criação do mandato colaborativo: a moderação não pode ser de 1 usuário, dessa forma, propostas e ideias poderão ser apresentadas num tópico específico. As postagens que tiverem mais respostas ou curtidas serão levadas imediatamente a votação na Politura.
- legalização do flood: chega de critérios autoritários para definir o que é o que não é útil.

#BgsDNV, quem conhece confia! :campeao:
coligação pela renovação do FCH

Eng. Pudim
Membro
Membro

Mensagem por Eng. Pudim » 04 Jan 2026, 22:58

Bgs escreveu:
04 Jan 2026, 22:46
Não acha melhor começar com Chaves e depois Chapolin ou ao contrário? É muita coisa pra dar nota, justificar... E esses títulos MAGA eu não faço ideia de quais episódios são, tenho que pesquisar. Enfim, sou velho, durante a semana tento fazer.
O formato é adaptável, vamos vendo o que funciona melhor. Agora título é uma questão fácil de resolver: tem a lupinha na lista. Os títulos não se repetem, então é fácil encontrar o episódio por nome e ano.

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 12086 vezes
Curtiram: 2480 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 04 Jan 2026, 23:26

Bgs escreveu:
04 Jan 2026, 22:46
Só ver na Lista CH.
Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
gusta dos biscoitos
1 ano no Fórum Chaves! :feliz:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler

Eng. Pudim
Membro
Membro

Mensagem por Eng. Pudim » Ontem, 20:33

Aí vai a minha análise, com notas. :sim:

Chaves

O ensaio [10,0] / O mistério dos peixinhos [8,5] (1973) - 9,0
O esquete é um dos meus preferidos em todas as séries. O roteiro é muito bom, e o Carlos com o mesmo figurino do esquete da semana em Chapolin deixa uma referência bacana. A dublagem do Gastaldi só abrilhanta mais ainda o monólogo. :P

Já o episódio do Chaves não é tão bom quanto o esquete, mas não deixa de ser divertido. Tenho um sentimento bem nostálgico por ele, gosto do tom introdutório do piripaque. :lol:

Quem convida, paga! [6,5] / Quem baixa as calças, fica sem elas! [8,5] (1974) - 7,5
O esquete é legal e tem um plot twist ótimo, só que não precisava ser dos ladrões. No ano anterior já tinha tido um sobre trapaças num restaurante, com o Chespirito de cara limpa, e poderia ter sido assim também. O episódio é melhor do que eu me lembrava, principalmente o final. Acho que a galera não curte muito porque, como era do time dos comuns, ficou manjado, mas tem uma dublagem bem inspirada.

Que cabelo é aquele da Dona Florinda? :garg:

A briga dos pombinhos (1974) - 9,0
Um dos auges da série, com certeza. O roteiro é criativo, a dublagem é ótima, tem cenas diferentes e as atuações estão no ponto. “Vamos mostrar a esses convencidos, ha-ha, que não precisamos deles!” :legal_tv:

O primo do Seu Madruga (1975) - 7,0
Apesar de ter o icônico Seu Madroga (Romão é o cacete), não é um grande episódio. Esse roteiro nunca teve uma grande versão. A redublagem piora muita coisa, também.

O belo adormecido (1975) - 8,5
É um bom episódio, mas tenho a impressão de que o Roberto não sabia mais como finalizar a história e saiu reaproveitando cenas de 73. Sorte que o final é icônico.

Os loucos e a Cruz Vermelha (1976) - 5,0
Pra mim, é a versão mais fraquinha dessa história na era clássica. A Chiquinha sobra demais, o elenco não tá tão inspirado, a dublagem é só ok... Nada impressionante.

Ah! Logo agora que eu queria ver meu time jogar... (1977) - 9,0
Um dos maiores clássicos e não é sem motivo. Episódio cheio de pérolas. A TV de segunda mão, as duas Lemanhas, todas as cenas dos personagens levando choque... É um dos mais divertidos do lote de 84.

O dinheiro perdido (1978) - 8,0
Não é nada mau. Tem a questão da monotonia presente em muitos episódios de 78 por causa da direção, mas é um roteiro engraçado. Só a cena do tapinha do Barriga no Madruga (seguido daquela gargalhada épica) já vale uma nota alta.

Guerra às crianças! (1979) - 3,5
É um dos episódios mais arrastados da série, e a saturação dele no SBT desde que a série voltou só ajudou na implicância. Perde feio pra versão anterior. :lingua:

Os gatinhos de Chaves (1979) - 6,5
Não é tão ruim, mas o restaurante tem episódios melhores. Milagre não terem escolhido essa versão pra ficar no ar em 92, falando nisso. A imagem é melhor e não conta com esquete.

Chapolin

O paciente teimoso [7,5] / Injeção, não! [6,5] (1973) - 7,0
Gosto desse episódio e, por incrível que pareça, tenho nostalgia da versão Gabia. A dublagem Maga dele é daquelas feitas no automático, mas não tira os méritos do episódio e do esquete. Gosto do Doutor Chapatin batendo o pé que o paciente já morreu. :rindo:

Ladrão que rouba ladrão está traindo o sindicato (1974) - 7,5
Vários episódios da fase inicial consistem em unir dois roteiros diferentes em um só episódio. Em alguns casos, como esse, fica muito na cara, porque os empregados somem na segunda metade. Ainda assim, é um episódio divertido (e a cena do Chapolin fazendo as vozes da televisão é maravilhosa).

Não se enrugue, couro velho, que quero para tambor! (1974) - 8,5
Roberto era muito bom escrevendo esses episódios de “adivinhe quem é o bandido”. Seria legal se a iluminação fosse um pouco mais soturna, e a dublagem seguiu a estética morna (nesse sentido, a versão de 79 se sai melhor). É um episódio legal.

A lei da Marreta Biônica (1975) - 10,0
Só não é o melhor episódio western de Chapolin porque “O bandido” existe, mas ganha nota 10. Tudo orna.

O estranho e misterioso caso do morto que morreu (1975) - 8,5
Embora a versão de 73 ganhe nas atuações, essa aqui tem uma atmosfera que transita melhor entre o suspense e o humor. A dublagem estava boa também – suspeito que seja uma transição entre o lote de 88 e o de 90.

Quem disse que Sansão não tinha um jeito de tonto? (1976) - 8,5
Nos primeiros episódios de histórias, o Roberto se esforçava pra criar um pretexto. Nem sempre fica bacana, mas aqui eu acho que funciona bem. Apesar disso, o grande destaque desse episódio é a própria sátira de Sansão e Dalila. Daniel foi perfeito fazendo aquela voz caricata, começo a rir na primeira fala. :chorandoderir:

A velha mina abandonada (1976) - 7,5
Sempre que o Super Sam aparece, vem um episódio pelo menos mediano. Esse é bom. Repete elementos de outras histórias, mas apresenta coisas novas (ou incomuns), como o Chapolin sem capuz.

O Chapolin em Acapulco (1977) - 8,5
A ambientação é diferente e a ideia do Chapolin gravando um filme dele mesmo é ótima, mas acho a execução bagunçada. É um amontado de mini-esquetes, uma parte a mais ajudaria a estruturar algo melhor. Ganha uma nota alta porque gosto das atuações e principalmente da fã do Chapolin e do trocadeiro, além do clipe final.

Fotos no museu... não! (1978) - 8,0
Eu gosto mais do esquete do doutor em 72, mas a conexão com o Chapolin é boa. É um episódio bacana e bem dublado.

O louco da floresta (1979) - 3,5
Um dos piores episódios da série. O roteiro é idêntico ao de 75, mas com uma execução muito menos inspirada. Aqui dá pra ver que o Roberto terminou a série aos empurrões. O lote de dublagem também tava nas últimas, colocando que bezerro é filhote de cavalo. Mas, hein?! :estrelas:
Esses usuários curtiram o post de Eng. Pudim (total: 1):
Douglas Reis

Responder