Dúvidas CH

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Douglas Reis
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 2504 vezes
Curtiram: 2656 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Douglas Reis » 17 Nov 2025, 20:49

S0nic0 escreveu:
17 Nov 2025, 20:14
Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu:
17 Nov 2025, 20:05
S0nic0 escreveu:
17 Nov 2025, 19:33
Na lista consta uma compilação desconhecida de Chapolin em 09/05/1973, mas me lembro de alguém dizer que nesse dia passou futebol, não Chapolin. Alguém pode confirmar isso?
Se no dia 30/05/1973 foi exibido um jogo de futebol, então quer dizer que a compilação Operação de salvamento / Problemas de peso / A lenda da Chorona foi exibida em outro dia, aí essa data vaga provavelmente não existiria porque não sobraria datas vagas pra esse período.
Então Chapolin não teria nenhuma compilação perdida?
Não sei por que isso ainda não foi mudado na lista, porque já é informação antiga.

[PV]
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 2167 vezes
Curtiram: 1101 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por [PV] » 17 Nov 2025, 20:52

S0nic0 escreveu:
S0nic0 escreveu:
Na lista consta uma compilação desconhecida de Chapolin em 09/05/1973, mas me lembro de alguém dizer que nesse dia passou futebol, não Chapolin. Alguém pode confirmar isso?
Se no dia 30/05/1973 foi exibido um jogo de futebol, então quer dizer que a compilação Operação de salvamento / Problemas de peso / A lenda da Chorona foi exibida em outro dia, aí essa data vaga provavelmente não existiria porque não sobraria datas vagas pra esse período.
Felizmente não.

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 11763 vezes
Curtiram: 2281 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 17 Nov 2025, 21:23

S0nic0 escreveu:
S0nic0 escreveu:
Provavelmente sim.
1 ano no Fórum Chaves! :feliz:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler

Melly
Membro
Membro
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 53 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Melly » 18 Nov 2025, 11:58

Essa do chaves falando pra florinda triste é algum corte? Ou a montagem é assim mesmo? Sempre estranhei a mudança repentina, principalmente pela expressão dela

Imagem Imagem
:linguinha: De Uma Joana Ninguém! :linguinha:

O Monstro do Espaço!
Membro
Membro
Time de Futebol: NENHUM
Curtiu: 533 vezes
Curtiram: 768 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por O Monstro do Espaço! » 18 Nov 2025, 13:02

Melly escreveu:
18 Nov 2025, 11:58
Essa do chaves falando pra florinda triste é algum corte? Ou a montagem é assim mesmo? Sempre estranhei a mudança repentina, principalmente pela expressão dela

Imagem Imagem
Verdade meio bizarrão isso ae.

Chavão
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 256 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Chavão » 18 Nov 2025, 18:54

o episódio que mais sofreu com o noise reduction(redução de ruído) da televisa foi o "selva"(1975) Ou teve outro com o Áudio pior que esse?

BruchaLia
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2025 vezes
Curtiram: 1832 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por BruchaLia » 18 Nov 2025, 22:15

Chavão escreveu:
18 Nov 2025, 18:54
o episódio que mais sofreu com o noise reduction(redução de ruído) da televisa foi o "selva"(1975) Ou teve outro com o Áudio pior que esse?
vários outros do lote de 84 já naturalmente abafados sofreram demais com isso. Lote de 90 sofreu bastante tambem
:sono: FECHEM A PORTA DA COZINHA!!
No meio CH desde 2015

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 391 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 23 Nov 2025, 22:48

Alguém sabe com certeza qual é o trocadilho no título "Los micrófonos están en la onda fresa"? Há muito tempo eu tento entender...

Uma hipótese seria associar a "onda de rádio" à combinação de gírias mexicanas "que onda, fresa", que seria algo do tipo "e aí, patricinha"? Não sei se essas gírias já eram usadas nos anos 70, mas hoje sim:

Existe um segundo caminho: "la onda fresa" seria algo relacionado à moda, talvez uma onda de se vestir / usar acessórios na cor de morango (fresa):

Fin de semana 100% mexicano
Combina el ambiente de cantina con la onda fresa y logra conservar el espíritu tequilero: algo de intrépido, algo de desenfadado.

https://www.quien.com/general/2008/09/1 ... -mexicano/

E numa terceira direção, ainda tomando o morango como cor: poderia haver uma conotação política, talvez uma onda feminina (de emancipação) ou de esquerda (vermelho).

Makoki es la revista que guarda las raíces del conocimiento colectivo de la población juvenil -mayormente española- de hace varios años, de esa que encontraba su lugar en torno a lo que podía llamarse el underground de la época. Y es que Makoki no tenía nada que ver con la "onda fresa" del momento y mucho menos con lo correcto.
https://mujerdebandera.blogspot.com/200 ... mujer.html (sobre uma revista dos anos 80)
Esses usuários curtiram o post de João Neto (Eng. Camin) (total: 3):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).Episódio Perdido MundialEu acho...

Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 11763 vezes
Curtiram: 2281 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 23 Nov 2025, 23:15

Pode estar se referindo aos microfones serem chiques ou estarem funcionando.
Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
Episódio Perdido Mundial
1 ano no Fórum Chaves! :feliz:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler

Tio Trambique
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 2080 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Tio Trambique » 24 Nov 2025, 00:06

E eu pensando que era porque ele acabava comendo um dos microfones. :gaspar:

Um título que eu não entendo: "Si a ti te gusta el arte, métete al refrigerador".
Esses usuários curtiram o post de Tio Trambique (total: 1):

MVNS
Membro
Membro
Curtiu: 733 vezes
Curtiram: 569 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por MVNS » 24 Nov 2025, 00:20

Tio Trambique escreveu:
24 Nov 2025, 00:06
E eu pensando que era porque ele acabava comendo um dos microfones. :gaspar:

Um título que eu não entendo: "Si a ti te gusta el arte, métete al refrigerador".
É porque "el arte" soa como "helarte", que seria algo como "congelar-se" (adaptando livremente).

"Se você gosta de 'congelar-se', entre no congelador"

No espanhol é um título muito bom :lol:
Melly escreveu:
18 Nov 2025, 11:58

Imagem Imagem
Talvez tenha ocorrido um erro de gravação (tipo alguém ter esquecido o texto ou rido fora de hora) e tenham começado a filmar de novo já começando pela reação da Florinda, e depois juntado.
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
Douglas Reis
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

Tio Trambique
Membro
Membro
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 2080 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Tio Trambique » 24 Nov 2025, 01:14

MVNS escreveu:
24 Nov 2025, 00:20
É porque "el arte" soa como "helarte", que seria algo como "congelar-se" (adaptando livremente).

"Se você gosta de 'congelar-se', entre no congelador"

No espanhol é um título muito bom :lol:
Putz, nem reparei :P
Esses usuários curtiram o post de Tio Trambique (total: 1):
MVNS

MVNS
Membro
Membro
Curtiu: 733 vezes
Curtiram: 569 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por MVNS » Ontem, 14:23

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
23 Nov 2025, 22:48
Alguém sabe com certeza qual é o trocadilho no título "Los micrófonos están en la onda fresa"? Há muito tempo eu tento entender...

Uma hipótese seria associar a "onda de rádio" à combinação de gírias mexicanas "que onda, fresa", que seria algo do tipo "e aí, patricinha"? Não sei se essas gírias já eram usadas nos anos 70, mas hoje sim:

[...]

E numa terceira direção, ainda tomando o morango como cor: poderia haver uma conotação política, talvez uma onda feminina (de emancipação) ou de esquerda (vermelho).
Acredito em uma união dessas duas hipóteses: um trocadilho com "estar em uma onda" (estar sintonizado em uma frequência, no caso, para onde os microfones estavam transmitindo ao rádio dos investigadores) e "onda fresa" (esses protestos políticos).
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
Episódio Perdido Mundial
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

Pereira Vinícius
Membro
Membro
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 152 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Pereira Vinícius » Ontem, 19:17

Tem outro que eu não faço a menor ideia
"Matrimônio y mortaja: Lana sube y lana baja"
Esses usuários curtiram o post de Pereira Vinícius (total: 1):
O heroísmo não consistente em vencer o medo mas sim em supera-lo.

Chespirito

Eu acho...
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 6 vezes

Dúvidas CH

Mensagem por Eu acho... » 31 minutos atrás

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
23 Nov 2025, 22:48

Existe um segundo caminho: "la onda fresa" seria algo relacionado à moda, talvez uma onda de se vestir / usar acessórios na cor de morango (fresa):

Fin de semana 100% mexicano
Combina el ambiente de cantina con la onda fresa y logra conservar el espíritu tequilero: algo de intrépido, algo de desenfadado.

https://www.quien.com/general/2008/09/1 ... -mexicano/

Makoki es la revista que guarda las raíces del conocimiento colectivo de la población juvenil -mayormente española- de hace varios años, de esa que encontraba su lugar en torno a lo que podía llamarse el underground de la época. Y es que Makoki no tenía nada que ver con la "onda fresa" del momento y mucho menos con lo correcto.
https://mujerdebandera.blogspot.com/200 ... mujer.html (sobre uma revista dos anos 80)
Já vi em algum episódio (não vou lembrar qual, nem de qual série) uma piada com o primeiro significado. Era alguém perguntando por que o outro não fazia algo e a resposta era "Porque soy niño fresa". Quando vi, achei esse significado e fez todo sentido. Então sim, esse sentido já existia na época.

Responder