Análises de episódios/filmes CH.

Façam às suas análises, negativas ou positivas.

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
O Pirata Alma Negra
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 370 vezes
Curtiram: 750 vezes

Mensagem por O Pirata Alma Negra » 24 Mar 2025, 09:51

Brayan Ch escreveu:
24 Mar 2025, 07:17
Chamone escreveu:
24 Mar 2025, 00:24
O intrometido - O surto de catapora (1973)

Em "O Intrometido" temos um Chespirito de cara limpa, sem caracterização alguma. No decorrer do esquete eu fui ficando cada vez mais exasperado. Não por culpa do roteiro exatamente, mas pelo clima de "Trapalhões". Existe um Trapalhões de 1974 da Tupi no Youtube, onde na comparação direta temos a mesma fórmula básica: um apartamento qualquer, uma trama de infidelidade, mulheres bonitas e ciumentas, gritaria e o protagonista fazendo confusão. É tão similar que até tocam uma das musiquinhas do Perrey em certo momento. A trama de infidelidade nunca foi reaproveitada nos programas individuais de Chaves e Chapolin, mas por outro lado era um tripé dos tediosos roteiros dos Trapalhões. O final me surpreendeu pois na versão "Didi" da história ele ficaria com as duas mulheres, mas Chespirito prioriza a idiotice e amarra a esquete de uma forma genial.

O frenético "O surto de catapora" possui duas versões ambas com a Chiquinha, o que invalida o argumento do Chespirito sobre "dar oportunidades aos atores" afinal neste caso o elenco é o mesmo. Minha outra hipótese para os remakes é a precariedade técnica destes episódios das duas primeiras temporadas. Não só as câmeras são ruins como o trabalho da direção de imagens deixa muito à desejar.
Quando o Enrique Segoviano passa a ter créditos na direção, muito dessa bagunça acaba pois as imagens se antecipam ao que ocorre em cena em vez de reagir como se fosse uma partida de futebol. Um exemplo desse planejamento é o final da versão de 1975, onde a piada das calças de bolinha é executada de forma mais elegante por conta da direção de câmeras.

Não vou comentar a dublagem e a sonoplastia.
A sua análise pode se destacar, na verdade, pra todos os episódios de 73 antes daquelas reprises de 72 quando o Roberto se acidentou. Acho que esse da catapora foi o último antes das reprises, depois quando elas ele voltou a gravar, o primeiro episódio a vir era o mistério dos peixinhos, e acho que todo mundo concorda que a produção teve um grande salto em comparação a esse episódio e o da catapora.
Tudo no início é diferente (fato :sim: ), mas não adianta ter um salto na organização de câmeras, se o episódio é péssimo :asso:

Mas concordo que aqui a direção de câmeras mudou de uma forma muito boa, mas sinto uma melhora ainda mais convincente no início da temporada seguinte. Aí quando chega o Enrique Segoviano, fica maravilhoso.
Esses usuários curtiram o post de O Pirata Alma Negra (total: 1):
Brayan Ch
Evitando a fadiga desde 2006 :]

"EL ASESINO ES EL MAIORDOMO" :einstein:

O Pirata Alma Negra
Membro
Membro

Mensagem por O Pirata Alma Negra » 24 Mar 2025, 15:00

Uma refeição indigesta (Reprise)/Natal Noite de Paz (1973)

O 1° esquete é ok.

O ep principal é lindo e espetacular. Top 3 fácil.

O Ano Novo do Chaves (1973)

Nada como terminar a temporada com chave de ouro :vitoria: com esse esplêndido episódio.

Por fim termino a temporada de 73 do Chaves, é uma temporada ótima com poucos episódios ruins :sim:

Melhor episódio: Têm vários, mas fico com: A Festa da Boa Vizinhança, segunda parte. Foi o mais engraçado e o que me agradou em tudo :sim:

Pior episódio: Sem dúvidas: O Mistério dos Peixinhos Coloridos, e olha que o esquete é bom, mas não salva a compilação como um todo -_-

Ah sobre a temporada de 72 também: É muito boa, curti pra caramba, só teve uma compilação que achei fraquinha. O resto leva nota 7 pra cima :sim:
Editado pela última vez por O Pirata Alma Negra em 24 Mar 2025, 15:33, em um total de 1 vez.

Chamone
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 146 vezes
Curtiram: 582 vezes

Mensagem por Chamone » 24 Mar 2025, 15:03

@Brayan Ch Desconhecia este afastamento. Já disse anteriormente que falta uma linha do tempo com eventos marcantes na vida do Chespirito nos moldes de figuras como os Beatles.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
Sargento Refúgio
(...)

Brayan Ch
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Grêmio
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 86 vezes

Mensagem por Brayan Ch » 24 Mar 2025, 18:00

Chamone escreveu:
24 Mar 2025, 15:03
@Brayan Ch Desconhecia este afastamento. Já disse anteriormente que falta uma linha do tempo com eventos marcantes na vida do Chespirito nos moldes de figuras como os Beatles.
Poisé, ele deu um tiro na própria mão com uma bala de festim. Inclusive se não fosse por esse acidente, agente provavelmente não iria ter acesso aos esquetes de 72 que foram reprisados.
Esses usuários curtiram o post de Brayan Ch (total: 2):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).Sargento Refúgio
Um dos principais fãs CH no sudoeste do Paraná.
Escrevendo um livro sobre as obras, pretendendo publicar em breve.

O Pirata Alma Negra
Membro
Membro

Mensagem por O Pirata Alma Negra » 27 Mar 2025, 08:53

Com quantos ovos se faz um bolo? (1974)

Um episódio bom até, embora só a parte do Senhor Barriga que tenha sido mal feita. A parte dos meninos brigando no final é a melhor :lol:
Nota: 7,5

Um porquinho de cada vez (1974)

Ótimo episódio e bem melhor que o anterior, já estava tendo sinais claros que o trio: Chaves, Quico e Seu Madruga estava bem construído :sim:
Nota: 9,0

Os campeões de Ioiô (1974)

Maravilhoso episódio :feliz: (claro que o final foi muito injustiçado, mas não tira o brilho do ep). O diferencial dele é justamente o início: a entrada da vila, a rua, a barraca montada do Chaves, a apresentação e claro, as piadas memoráveis que só esse episódio poderia ter.
Nota:10,0 (Sem dúvidas :sim: )

Muito azar na sorte grande (1974)

Mais um ótimo episódio, uma trama muito boa, só achei um pouco inferior aos dois anteriores.
Nota: 8,5

O mistério dos pratos desaparecidos - parte 1 (1974)

Mais um maravilhoso episódio, clássico até o talo e com uma dublagem inspiradíssima :vitoria:
Nota: 10,0

A volta dos espíritos zombeteiros - parte 2 (1974)

Perfeita continuação, tão boa quanto a parte anterior. A melhor parte é a da sessão espírita, sem dúvidas :reverencia:
Nota: 10,0

Roubaram Meu Pau CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 1570 vezes
Curtiram: 1886 vezes

Mensagem por Roubaram Meu Pau CH » 03 Abr 2025, 23:34

Programa Chespirito n° 12 (1980)

Chapolin: Meu Cunhado!
Imagem
Não curti essa esquete e foi pelo roteiro mesmo: me deu a mesma sensação ruim do episódio O Mistério dos Peixinhos (1973), pelo fato de ter um animal sendo morto com efeito de comédia.

Dr. Chapatin: A Esposa Doente
Imagem
É um bom remake, mas não ganha nem a pau das ótimas versões de 1972 e de 1977 (principalmente a primeira). O Rúben se fingindo de doente no final ficou bem inferior ao Ramón e ao Carlos nas versões anteriores, sem falar que essa já começa mostrando que a Angelines tava fingindo que estava doente, enquanto as outras versões deixavam o telespectador na dúvida quase até o final.

Chaves: Aprendendo Sobre Dom Quixote
Imagem
Talvez a melhor esquete dessa edição, onde até a Pópis tava bem engraçada repetindo toda hora "por no fijarse donde deja las cosas", além do final engraçadíssimo em que até dá uma peninha do Professor Girafales :rindo:

La Chicharra: Aulas de Caratê
Imagem
Essa esquete também é muito boa, com Maria Antonieta de falsa chinesa e aqueles mal-entendidos que só Chespirito é capaz de proporcionar. Só senti falta de uma participação maior do Professor Pérez (Horácio Gomez).

Pancada: Ó, Minha Amada Espingarda!
Imagem
Pra variar, mais uma esquete onde esses louquinhos deixam todo doido no final, e esta aqui é muito boa mesmo. Queria muito ver a versão de 1971, que deve ter o Ramón no lugar do Edgar.
Editado pela última vez por Roubaram Meu Pau CH em 04 Abr 2025, 20:55, em um total de 1 vez.
Esses usuários curtiram o post de Roubaram Meu Pau CH (total: 2):

Medeirosmaníaco CH
Membro
Membro
Curtiu: 405 vezes
Curtiram: 514 vezes

Mensagem por Medeirosmaníaco CH » 04 Abr 2025, 00:08

Acho melhor essa versão do episódio do cunhado que a dos anos 90.

Roubaram Meu Pau CH
Membro
Membro

Mensagem por Roubaram Meu Pau CH » 04 Abr 2025, 00:47

Medeirosmaníaco CH escreveu:
04 Abr 2025, 00:08
Acho melhor essa versão do episódio do cunhado que a dos anos 90.
É que aqui é o caso de o roteiro ser ruim mesmo, independente da versão, como no episódio dos peixinhos.

Inclusive até estranho não ter nenhuma versão desse roteiro na série clássica (pelo menos, até onde se sabe) :ponder:

Roubaram Meu Pau CH
Membro
Membro

Mensagem por Roubaram Meu Pau CH » 04 Abr 2025, 20:53

Programa Chespirito n° 13 (1980)

Chaves: Os Balões das Crianças
Imagem
Gostei bastante dessa versão. É menos emotiva que as anteriores e certamente não bate a versão de 1972, mas acho que ganha da versão de 1976 por ser mais direta ao ponto, não ter o forçado "¡No te vayas, Chavo!" e não acabar com BGM triste, como se o Chaves tivesse morrido

Pancada: Mendigo em Perigo
Imagem
Pensei que o negócio de matar mendigos pra usar os ossos como adubo seria o mote da esquete, visto que a sinopse coloca isso, mas isso só é mencionado no final. No mais, uma ótima esquete, como quase todas do quadro nessa temporada.

Deu vontade de rever o episódio Remédios das Dores da Angústia (1974), onde acontece algo semelhante (reaproveitado da versão de 1971/1972 dessa esquete do Pancada).

La Chicharra: A Passagem de Avião
Imagem
Esquete que pega emprestada a ideia da parte 3 da saga do velho do saco, mas pega também o mesmo final de "Infelizmente, Perdemos o Avião... Graças a Deus!" (1973), obviamente sem o mesmo brilho dessa excelente esquete do Dr. Chapatin.

Mas é legalzinha, dou um 6 pra não ser reprovada :]

Chapolin: O Precioso Camafeu Talhado em Marfim Pelos Nativos do Camagüey
Imagem
Esquete que se sustenta só na repetição do título o tempo todo e no jeito formal dos personagens, até nos desmaios, mas é só isso também. Bem ruinzinha essa esquete, e não consegui achar a versão de 1971 pra comparar :mellow:

Dr. Chapatin: Os Assaltantes
Imagem
Mais uma versão desse roteiro e bem morosa, principalmente comparando com as ótimas versões de 1972 e 1975, mesmo tendo novamente Rúben e Edgar nos mesmos papéis desta última versão.

Chaveco: A Janela
Imagem
Curiosamente, a abertura desta edição não anunciou que teria esquete dos ladrões, mas teve. Deve ter sido uma das primeiras esquetes gravadas, devido à presença de Raúl "Chato" Padilla, sendo inclusive sua última aparição no programa até 1982 (exceto reprises).

Sobre a esquete, curioso ela ter sido gravada ao ar livre, mas não combinou nem um pouco o fato de ela se passar em plena luz do dia, ao contrário de suas versões de 1973 e de 1975, que obviamente trucidam essa de 1980 sem dó, nem piedade :sim:

Dito isso, foi a pior edição do programa até agora, na minha opinião. Só Chaves e Pancada salvaram aqui, porque de resto... :lingua:
Editado pela última vez por Roubaram Meu Pau CH em 05 Abr 2025, 07:50, em um total de 1 vez.

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 10218 vezes
Curtiram: 1534 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 04 Abr 2025, 21:02

Douglas Reis escreveu:
04 Abr 2025, 20:53
Imagem
Esquete que se sustenta só na repetição do título o tempo todo e no jeito formal dos personagens, até nos desmaios, mas é só isso também. Bem ruinzinha essa esquete, e não consegui achar a versão de 1971 pra comparar :mellow:
► Exibir Spoiler
A partir do minuto 9:41. :joinha:
Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
Sargento Refúgio
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
Eleito o terceiro melhor usuário do Fórum Chaves no ano de 2024. :terceiro:

Roubaram Meu Pau CH
Membro
Membro

Mensagem por Roubaram Meu Pau CH » 04 Abr 2025, 21:37

Cyrano (Fabricio De Carvalho). escreveu:
04 Abr 2025, 21:02
Douglas Reis escreveu:
04 Abr 2025, 20:53
Imagem
► Exibir Spoiler
A partir do minuto 9:41. :joinha:
Acabei vendo o programa inteiro e acabei foi gostando dessa versão de 1971. Não é dos melhores roteiros, mas é muitissississíssimo mais engraçada que a de 1980, o tom caricatíssimo dos personagens ficou muito melhor :garg:

Nesse programa, também tem uma esquete muito semelhante a do cunhado, que vi ontem, mas não é do Chapolin. Mesmo continuando a ter um cachorro morto a tiros, eu acabei gostando dessa versão também. Arromba a versão do Chapolin com areia :sim:
Esses usuários curtiram o post de Roubaram Meu Pau CH (total: 1):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).

Roubaram Meu Pau CH
Membro
Membro

Mensagem por Roubaram Meu Pau CH » 06 Abr 2025, 09:53

Programa Chespirito n° 14 (1980)

Chaves: A Fórmula da Invisibilidade
Imagem
Não é uma versão ruim. As cenas inéditas são legais, apesar de encherem bastante linguiça. O primeiro bloco, onde eles veem o Chapolin na casa da Dona Florinda, é legalzinho, apesar da desnecessária participação do Nhonho, que some no restante do episódio. No mais, é passável, mas não ganha da ótima versão de 1974 e nem mesmo da fraca versão de 1976.

Made in Tangamandapio
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 0
Curtiram: 13 vezes

Mensagem por Made in Tangamandapio » 06 Abr 2025, 10:40

Los Caquitos - O que fazer quando um ladrão entra em casa / Chaves - A chirimoia (1973)
Achei a esquete legalzinha, porém não é lá essas coisas (até porque é bem curtinha) mas eu prefiro a versão do Chaparrón de 1981!
Agora falando do episódio do Chaves, não tenho muito o que opinar, episódio muito bom, achei muito engraçada a improvisação naquela cena do chapeu do Seu Madruga e a dublagem do Mauro achei mediana no Ruben. Pra mim, essa versão tá empatada com a de 78!
► Exibir Spoiler

Chavlicha
Membro
Membro
Programa CH: Chaves em Desenho
Curtiu: 351 vezes
Curtiram: 503 vezes

Mensagem por Chavlicha » 06 Abr 2025, 12:19

Chaves animado: O acampamento
Eu acho que este, junto com o episódio dos piratas, foram os mais memoráveis pra mim quando criança (e olha que são roteiros inéditos ainda :]).
Eu ainda curto os roteiros inéditos dessa temporada porque pelo menos eles tem a essência de Chaves ainda, são roteiros bem normais (obviamente não falaremos do episódio da invasão alienígena :P).
Esse em particular é um dos meus preferidos. A ambientação da floresta é bem legal, confesso. Fora que tem várias piadas boas aqui, tipo o Girafales andando em círculos por algumas horas, pensando que já tinha chegado naquela montanha fodinha lá. No mais, excelente episódio
Nota: 9/10
Esses usuários curtiram o post de Chavlicha (total: 1):
Sargento Refúgio
Um pouco do que gosto:
- Yellowjackets
- JoJo's Bizarre Adventure
- Séries CH
- Desenho animado
- Videogames
Entre outros...

Roubaram Meu Pau CH
Membro
Membro

Mensagem por Roubaram Meu Pau CH » 08 Abr 2025, 00:04

Programa Chespirito n° 15 (1980)

Chaves: Jogando Futebol no Pátio
Imagem
Remake resumido do clássico eterno Jogando Futebol (1975) que, se por um lado não o supera de jeito nenhum, por outro não chega a fazer feio. Ri bastante com o Nhonho tentando dar passos largos que nem o Quico em 75 e quase tropeçando nos próprios pés e também com o final com o Nhonho chutando o Chaves longe, como o Baggio na Copa do Mundo de 1994 :garg:

Aliás, talvez a única esquete de Chaves que já vi que só tem a participação das crianças. Nem a Florinda esteve presente aqui.

Chaveco: Disputando a Chefia do Bando
Imagem
Boa versão da ótima esquete de 1973, com o Shory no lugar do Quase Nada. Um tanto politicamente correta talvez, porque o Shory e o Botijão aqui atingem o Chaveco com socos, em vez dos tiros em 1973. Curioso também o Chaveco ficar vidrado na Angelines Fernández de enfermeira em vez da Florinda :lol:

Infelizmente não achei a dublagem Gábia dessa esquete, com a icônica manchete: "Fãs de Chaves fazem greve de fome na porta do SBT" :rindo:

Dr. Chapatin: O Doutor e a Autópsia
Imagem
Versão ipsis litteris da clássica esquete de 1973, que esperamos que o SBesTeira volte a exibir nas próximas semanas. É até simpática, mas o final ficou meio sem emoção :mellow:

Pancada: Babás Por Um Dia
Imagem
A melhor esquete da edição! Só esses loucos pra confundirem um ladrão com um bebê e tentarem dar um banho nele, e ate achei fofinho o final, com o Lucas dando mamadeira pro Pancada :garg:

Nesta esquete, descobri que o nome da vizinha deles que vive pedindo açúcar se chama Juana. O nome dela é mencionado em outra esquete? :ponder:

La Chicharra: O Debilitador Potencial
Imagem
Versão resumida e sem o suspense das versões com o Chapolin nos anos 70, e também sem a trama do lobisomem. Até deu pra se divertir com o vilão do Edgar quebrando mil coisas na cabeça do Chambón, e este sem sentir nada, mas o final foi tão desconexo... :mellow:

Primeira edição do Programa Chespirito sem o Chapolin, um dos carros-chefe do programa na época.
Editado pela última vez por Roubaram Meu Pau CH em 08 Abr 2025, 09:49, em um total de 2 vezes.

Responder