Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)
Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Essa aqui eu achei bem parecida:
"Dave Sarkys – News Power" um albúm com trilhas de 1:00 á 1:30. Das trilhas que eu consegui escutar desse albúm essa foi a mais parecida. Algumas não achei na internet.
Fun Days Rhythm Punch
News Power
Bargain Hunting Latest Event
Mechanic Toy
Fun Cartoon Cat Walk
Froo Froo
Merry Stroller Space Drive
Special Occasion
Lullaby For Louise
Moving Forward
Piano Evocation Air Waves
Fun Party
Star Concerto Heaven's Gate Temple Chimes
Sempre quando baixo Library(Trilha) ligado a Dixie ou Charleston tem um "Tema" parecido com o que Voces procuram! Não é nada de disco alemão ligado a Polcasinha.
Sempre quando baixo Library(Trilha) ligado a Dixie ou Charleston tem um "Tema" parecido com o que Voces procuram! Não é nada de disco alemão ligado a Polcasinha.
oi, vc pode postar o link do site onde vc baixa essas trilhas? eu procurei no google e não encontrei.
Esse longo post não tem novidades, então você pode ignorá-lo.
Há algumas semanas fiquei sem ideias então resolvi pesquisar o que existe disponível de trilhas usadas em chamadas, aberturas e dentro dos programas do SBT entre 1981 e 1995 para observar algum padrão, afinal a trilha está dentro deste contexto e não o da dublagem.
Compilei 100 faixas usadas pelo SBT neste período, deixando de fora coisas do MLF. Boa parte estava identificada mas outras passei o Shazam e coloquei em tudo em uma planilha com informação de origem, lançamento e uso dessas faixas:
87% das faixas pesquisadas foram lançadas no Brasil. 81% são lançamentos comerciais comuns que podiam ser encontrados em casas de discos. Boa parte trilhas-sonoras originais de filme ou jazz. A maioria tinha aplicações genéricas, ilustrando matérias, programas e chamadas indo de alguns segundos de uso a loops. Estes sonoplastas do SBT eram geniais em pegar pedaços de músicas e torná-los icônicos.
Somente quando música comercial não conseguia atender a uma certa temática eles recorriam às trilhas brancas ou coisas não lançadas no Brasil. Isso é praticante regra para as trilhas cômicas e infantis.
Mesmo essas coisas não lançadas no Brasil não eram obscuras. Valentino e KPM eram os maiores e mais establecidos selos de trilhas-brancas e tinham uma presença forte nos EUA e representantes no Brasil. Eu reforço os EUA como a ponte aérea para esses discos aparecerem no Brasil pois 63% das trilhas são de lá e a maioria teve lançamentos oficiais nesse mercado.
Minha conclusão é de que única coisa em comum dentre o que foi listado é que tudo veio de algum disco com presença lá no discogs (exceto a trilha da HBO). Hipoteticamente a trilha veio de algum disco da biblioteca do SBT que era dominada por lançamentos nacionais e norte-americanos de smooth jazz e trilhas-sonoras. Aparentemente uma trilha-branca européia ultra obscura não é a resposta nem a teoria esotérica de que a trilha veio "emprestada" de outro lugar.
Edit: Tem uma caso muito curioso na lista de uma faixa internacional que só existiu nos confins no SBT. La Serenissma é uma faixa famosa internacionalmente mas essa versão só aparece no encerramento do jornal e como trilha sonora da novela Estranho Poder do próprio SBT (note Gastaldi e MLF nos créditos). Fora isso não existe outro registro no Discogs dessa versão.
27 anos se passam e a mesma versão da faixa reaparece no Youtube sob nome de uma banda diferente. Eu sei a explicação para isso, mas o post já está longo demais. Mas é o tipo de maluquice que pode ser a razão de tanta dificuldade de identificar essa faixa.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 6):
Eu sei que isso que irei falar não tem relação com a BGM do Chapolin. Mas obrigadão mesmo pela essa pesquisa. Vai ajudar muito eu e o pessoal que faz coleção de trilhas da TV
Esses usuários curtiram o post de Arieel (total: 1):
A "conversa" que tive foi maior e o ChatGPT deu sugestões interessantes mas ao mesmo tempo factualmente erradas. Perguntei some polkas eletrônicas, clarinetes e drum machines e ele dá faixas inexistentes de artistas existentes e anos trocados de acordo com o discogs. Em certa resposta até confundiu um livro com um disco. Essa IA até parece com alguns users sem noção que postavam nesse tópico.
Não preciso dizer que as sugestões da imagem acima são inúteis.
Mas fiquei impressionado com a ferramenta e acho que futuramente ela vai dar respostas mais corretas. Ela tem uma vantagem em relação ao Google que é oferecer conhecimento em vez de te tentar vender algum produto ou serviço e todo o lixo contido nos resultados. Quem quiser agilizar a pesquisa tem uma nova ferramenta.
Mudando de assunto, esbarrei com polkas novamente e fui levado a um polka chamada Sale Chavo. O nome é uma coincidência e parece ser uma composição tradicional no gênero Huapango, mas eu não não pesquisei nada além disso e nem vou nessa linha pois polka é um assunto tremendamente difuso e não me interessa.
Mixagem da BGM com a música da Mary Poppins, repost do outro tópico de montagens e remakes dela.
Crédito: BazzoReverso
Isenção de responsabilidade: O matheusvhs bugou no Discord e começou a me pedir pra postar isso toda hora aqui, mesmo eu tendo avisado pra ele e pro Bazzo que possivelmente vai dar ruim eu fazendo isso.
Mas esse exercício é apenas isso, forçar a barra. A métrica do vocal tem de encaixar perfeitamente nas partes para ser uma evidência forte de que são a mesma composição.
Aproveitando a atividade no tópico o usuário musica.incidental deu uma informação interessante no tópico da busca no fórum LMT:
I'm from Mexico. Here the story is also similar about background music from Chespirito and telenovelas. I asked to music editors who put the music on original Chespirito about music and laugh effects and they explained to me that many music editors worked in Chespirito and they received only tracks with titles like "Laughs 1", "happy music 9" but without credits about author and sources because in that times there was not the obligation for writing any credits on the program. When time did it obligatory, they acredited only new known music but, for example, "Whistle tune" information for The chifladitos was unknown for music editors, so uncredited!!!
Este fã CH do México afirma que os editores dos programas do Chespirito recebiam as bgms e efeitos sonoros sem qualquer identificação da origem, apenas o nome de "risadas 1" ou "música feliz 9" e não as reportavam para recolhimento de direitos autorais. Tal qual SBT e MAGA sonorizavam seus produtos. Portanto uma prática comum nos anos 70 e 80.
Os lunáticos que acusam o SBT de "não liberar o nome da trilha" ficam vermelhos agora.
Este fã CH do México afirma que os editores dos programas do Chespirito recebiam as bgms e efeitos sonoros sem qualquer identificação da origem, apenas o nome de "risadas 1" ou "música feliz 9" e não as reportavam para recolhimento de direitos autorais. Tal qual SBT e MAGA sonorizavam seus produtos. Portanto uma prática comum nos anos 70 e 80.
Os lunáticos que acusam o SBT de "não liberar o nome da trilha" ficam vermelhos agora.
o meu maior interesse nessa musica é ouvi-la até o fim. mesmo que encontremos a musica inteira sem a informação dos compositores ou dos musicos ficarei muito satisfeito.
e olha a nossa situação, a unica novidade mais relevante em quase 10 anos de procura foi um trecho inedito da bgm dentro de um quadro antigo do programa do jo, executado de uma forma que repete o inicio da musica abaixando o volume aos poucos, após 20 segundos inéditos.
o tempo acaba batendo certinho com as suspeitas levantadas até então: 20 segundos exibidos desde 93 até 2015, 10 segundos de clarinete que descobrimos em chamada antiga do chaves, 20 segundos ineditos no programa do jo e mais repetição dos 10 segundos iniciais diminuindo o volume pra encerrar.
mas não temos como saber se o original foi feito assim, tanto é que foram feitas montagens com uma proposta de um minuto e meio de duração, que seguiu a risca a estrutura de polka, e por isso se baseou no trecho inedito exibido no jo, mas fez de um jeito que não da pra editar o do jo e reorganizar dessa forma.
0 a 22 segundos - sintetizador classico fiel ao original exibido pelo sbt
23 a 32 segundos - clarinete classico fiel ao exibido nas chamadas de chaves
32 a 45 segundos - melodia inedita totalmente improvisada, ficou bonita e preencheu bem a musica mas não temos fontes oficiais de que faça parte da musica original
46 a 1:07 - repete o sintetizador do inicio e no momento de finalizar a melodia, faz a finalização inedita exibida no jo (novamente um improviso, pois o formato original que foi exibido no jo, inicia o sintetizador do inicio da musica, mas a partir do terceiro compasso, e não do inicio, e não temos fontes oficiais para saber se essa versão exibida no jo desse jeito teve algum corte ou edição)
1:07 a 1:12 - faz mais um trecho da melodia inedita exibida no jo dessa vez fiel ao formato exibido no jo.
1:13 a 1:21 - faz mais um improviso repetindo o trecho e estrutura anterior tres vezes, para acompanhar a estrutura original da polka, sendo que o original exibido no jo não foi assim e não sabemos se foi editado.
1:22 a 1:32 - repete o ultimo compasso do sintetizador utilizando a melodia inedita exibida no jo.
se não tivessemos sombras de duvida de que a versão inedita exibida no jo é o final original e sem edições, nem cortes ou montagens, ja teriamos ficados satifeitos com ela, mas ela aparenta ter uma estrutura muito simples e com paradas bruscas, parece que ta faltando alguma coisa.
ja sobre o sbt ter ou não o original completo, tem algum caroço nesse angu.
o sonoplasta do ratinho da um sorrisinho quando diz que nunca encontrarems o original, pois ele perguntou pra o maior veterano do sbt e este não soube. esse sorrisinho que ele deu foi muito suspeito pra mim, como se ele tivesse evitando dar mais informações.
e sempre que alguém tem a oportunidade de perguntar sobre essa musica pra alguém de alguma emissora, a primeira pergunta que fazem é: vc vai usar isso onde?
parece que tão querendo uma graninha pra liberar... se eles realmente não soubessem nada sobre a musica, já falariam: sinto muito, ninguém sabe a origem, mas ao inves disso, começam um dialogo de negociação. não sei se é muita ingenuidade minha, mas a forma mais coerente de negociar algo é se voce tem esse algo para entregar.
é muito fácil iniciar a negociação, então depois que o fã revela que não tem um tostão furado, ai que vai despistar e falar que o original foi perdido e ninguém mais sabe de onde veio.
o sonoplasta do ratinho da um sorrisinho quando diz que nunca encontrarems o original, pois ele perguntou pra o maior veterano do sbt e este não soube. esse sorrisinho que ele deu foi muito suspeito pra mim, como se ele tivesse evitando dar mais informações.
o Metaforando criando conta no forum vei kkkkk o as ideia
o meu maior interesse nessa musica é ouvi-la até o fim. mesmo que encontremos a musica inteira sem a informação dos compositores ou dos musicos ficarei muito satisfeito.
mas não temos como saber se o original foi feito assim, tanto é que foram feitas montagens com uma proposta de um minuto e meio de duração, e bla bla bla...
Olha aí a marotagem de arrastar essas benditas montagens para o tópico de investigação. E ainda tem a cara de pau de analisar a montagem!
Isso aí é pura especulação e não acho que deveria estar neste tópico.
Aproveitando a menção da bgm do pianinho, acho que deveriam criar um tópico em específico pra ela. Pois vocês usam um tópico para compartilhar informações de duas músicas completamente diferentes uma da outra, quando na verdade tem 2 mensagens minimamente relevantes para a busca do pianinho enquanto outra (de 1993) é a mais discutida.