Polegar escreveu: ↑Ontem, 23:35
As fitas quadruplex não estão num local acessível?
Ouço falar "revolvinho, chirimoia ou outro episódio além da lista que já conhecemos pode estar nas fitas" como se fosse algo muito distante, mas sempre vejo elas bem organizadas nas prateleiras quando alguma matéria mostra o arquivo.
Elas são catalogadas, fáceis e muito visitadas. Se houvesse qualquer coisa a mais ali a diferença já não teria sido notada? Nunca houve nenhum boato, nenhuma história interna, nada.
Entendo que hoje o SBT não tem aparelho pra ler aqueles rolos analógicos, nem digitalizar, etc. Mas acredito que tudo já foi transferido, então meio que não faz diferença.
Ai é que tá. Não tem como garantir que tudo foi transferido para um formato reproduzível, ou mesmo que o que foi transferido ainda existe no arquivo com o mínimo de qualidade possível. Por exemplo, a única cópia acessível que o SBT tinha do episódio do madruguinha no acervo era uma cópia em Umatic toda lascada.
E por estar em Umatic provavelmente a cópia foi feita ainda nos anos 80 (É um formato extremamente antigo). Provável que na remasterização de 2003, quando eu acredito que foi a última vez que mexeram nos quadruplex, simplesmente ignoraram o episódio no balaio ou mesmo descartaram para economizar (menos provável).
A Umatic que tava no acervo:
Parece até gravação de VHS caseira de tão ruim que tá.
Quanto a ser notada por alguém é mais por azar mesmo. Precisa ser um fã pra saber de tudo isso, quem trabalha lá é só CLT. E pior, acho que todo mundo que tinha algum conhecimento de CH e visitou lá, não saiu mexendo nas latas atrás de datas né, precisa de autorização. Muitas estavam com as etiquetas rasgadas ou viradas ao contrário na prateleira.
Quando o Lascalla trabalhava com isso diretamente, que foi quando tivemos nossa maior oportunidade, o mesmo não sabia como procurar ou não ligava. Aliás, nem se sabia muito sobre datas e perdidos ainda. Revolvinho ainda era mito, achavam que a versão perdida da chirimoia era a de 1973 e por ai vai...