CHAPOLIN | OS PIRATAS - PARTE 3 - Leia o roteiro completo

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Cidadão Gómez
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 16 vezes
Curtiram: 199 vezes

Mensagem por Cidadão Gómez » 11 Dez 2025, 21:29

Falando apenas do roteiro, achei um pouco decepcionante. Como já disseram, as piadas são todas recicladas de outros episódios e o final é abrupto. Simplesmente Chespirito, né? :asso:

Mas o importante é que encerramos parte desse mistério. Que venham mais roteiros de perdidos por aí!
Por gentileza, alguém poderia fazer uma versão em pdf do roteiro? Seria muito bom para preservar.
Esses usuários curtiram o post de Cidadão Gómez (total: 1):
Episódio Perdido Mundial

Hyuri Augusto
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 116 vezes
Curtiram: 703 vezes

Mensagem por Hyuri Augusto » 11 Dez 2025, 21:39

Se beijo fosse motivo pra censura, fudeu.

Não é como se eles começassem a transar ali na frente dos piratas, é só um beijo.

Chespirito meteu uma Maria Antonieta "nua" em 1979 e não rolou censura.

Mas sei lá, acho que a censura é porque o próprio Chespirito viu esse final requentado e pensou: "ih, caralho, não ficou bom não, apaga aí". :]
Esses usuários curtiram o post de Hyuri Augusto (total: 4):
Bully Chespirito animadoJacintoOdorico ParaguaçuEpisódio Perdido Mundial
Hyuri Augusto
Jornalista
Ator
Ex-moderador do Fórum

Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2180 vezes
Curtiram: 4767 vezes

Mensagem por Barbano » 12 Dez 2025, 10:18

Parangaricutirimirruaro escreveu:
11 Dez 2025, 21:21
Para mim a sensação que alguns tem de que o final foi fraco é devido à existencia da versão de 82: muito mais bem trabalhada, com mais tempo e recursos, gravada numa ilha... até porque ela é um maior desenvolvimento dessa versão de 75. Agora a comparação é inevitável, mas pensando no contexto de quem assistiu em 75 e a característica da série na época ou sem comparar com a versão de 82, o final foi bom. Lembrando que não temos muita ideia do visual da versão do roteiro e menos ainda os créditos finais que podem mostrar mais alguma coisa que não sabemos (isso se nos roteiros havia o costume de colocar o que acontecia nele ou se era um "improviso").
É fraco porque é manjado e abrupto, similar aos finais do bandido Mata Fácil, Karatê de 73, etc. Até o episódio da sinuca tem um final parecido.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 1):
Episódio Perdido Mundial

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 11892 vezes
Curtiram: 2341 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 12 Dez 2025, 10:32

Chespirito não gostou do final e pediu pra Televisa perder o episódio.
Esses usuários curtiram o post de Cyrano (Fabricio De Carvalho). (total: 1):
MVNS
1 ano no Fórum Chaves! :feliz:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler

Polegar
Membro
Membro
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1421 vezes

Mensagem por Polegar » 12 Dez 2025, 10:40

O roteiro todo de 75 existe em 82, ou não?

FLASH
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 487 vezes
Curtiram: 1067 vezes

Mensagem por FLASH » 12 Dez 2025, 12:07

Sim, com alguns acréscimos.
Imagem

Hyuri Augusto
Membro
Membro
Time de Futebol: Santos
Curtiu: 116 vezes
Curtiram: 703 vezes

Mensagem por Hyuri Augusto » 12 Dez 2025, 13:40

Que pra dentro do Programa Chespirito tornam o episódio mais Ok até pela externa realmente ser uma externa.
Esses usuários curtiram o post de Hyuri Augusto (total: 1):
BruchaLia
Hyuri Augusto
Jornalista
Ator
Ex-moderador do Fórum

Yago
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 93 vezes
Curtiram: 545 vezes

Mensagem por Yago » 12 Dez 2025, 14:11

Realmente é bem manjado, cheio de piadas e situações recicladas de outros episódios, incluindo a parte da luta e o final abrupto. Dentro do que nós já conhecemos da obra do Chespirito é um episódio bem tradicional, o fato de ser perdido mundial fez com que a gente naturalmente criasse uma expectativa grande sobre ele, como se fosse um episódio muito diferente dos demais, agora já sabemos que não é.

Ah, aquele trecho que o Alma Negra começa a chorar, é impossível não ler com a voz do Seidl fazendo aquela voz de choro. :lol:
Esses usuários curtiram o post de Yago (total: 3):
Episódio Perdido MundialMVNSBruchaLia

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 8217 vezes
Curtiram: 1967 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 12 Dez 2025, 20:47

Bully Chespirito animado escreveu:
11 Dez 2025, 09:21
Na realidade, nunca acreditei nesse negócio de morte do Alma Negra, era sim algo bizarro que talvez Chespirito botaria e ao mesmo tempo era tão aleatorio e sombrio demais pra um programa de comédia que ele não botaria.(considerando o "suposto" esqueleto que nem é do Alma Negra)
O que eu acreditava de uma suposta censura seria uma piada sobre cuba, afinal o titulo do episódio né, mas nem isso de piada de cuba teve, então é só imagem estragada mesmo.
Chespirito tá botou Hitler em cena, o bancário no episódio do Racha Cuca de 73 literalmente morre, pra mim não seria nem um pouco improvável. Sobre a piada de cuba, não indo pela hipótese que foi uma invenção da tele-guia, será que foi algo do próprio episódio e não do roteiro?
Estoque Segregado escreveu:
11 Dez 2025, 13:34
Hyuri Augusto escreveu:
11 Dez 2025, 00:06
Como não temos referência visual, não dá pra saber se teve alguma alteração ou acréscimo na versão final.
Provavelmente o produto final deve conter algum detalhe adicional, ou até algum improviso, mas acho que podem ter complementado o final depois, talvez gravando uma cena adicional deles cantando a música dos Piratas, seguindo para os créditos estilizados. No remake de 82 também mostra que os antagonistas acabaram trabalhando para eles, o que daria pra imaginar algo parecido numa cena durante os créditos ou só eles levantando e fazendo alguma interação sem diálogos.
Acho que se cantassem a música nos créditos, a dublagem teria colocado a música cantada, já que eles dublaram o clipe da parte 1
Parangaricutirimirruaro escreveu:
11 Dez 2025, 21:21
Para mim a sensação que alguns tem de que o final foi fraco é devido à existencia da versão de 82: muito mais bem trabalhada, com mais tempo e recursos, gravada numa ilha... até porque ela é um maior desenvolvimento dessa versão de 75. Agora a comparação é inevitável, mas pensando no contexto de quem assistiu em 75 e a característica da série na época ou sem comparar com a versão de 82, o final foi bom. Lembrando que não temos muita ideia do visual da versão do roteiro e menos ainda os créditos finais que podem mostrar mais alguma coisa que não sabemos (isso se nos roteiros havia o costume de colocar o que acontecia nele ou se era um "improviso").
Tem também a questão de como não tínhamos acesso ao episódio, e havia uma envoltura lendária, ficamos na expectativa de algo grandioso
Imagem

NADA! :garg:

Bully Chespirito animado
Membro
Membro
Curtiu: 1605 vezes
Curtiram: 3234 vezes

Mensagem por Bully Chespirito animado » 12 Dez 2025, 21:01

Episódio Perdido Mundial escreveu:
12 Dez 2025, 20:47
Na realidade, nunca acreditei nesse negócio de morte do Alma Negra, era sim algo bizarro que talvez Chespirito botaria e ao mesmo tempo era tão aleatorio e sombrio demais pra um programa de comédia que ele não botaria.(considerando o "suposto" esqueleto que nem é do Alma Negra)
O que eu acreditava de uma suposta censura seria uma piada sobre cuba, afinal o titulo do episódio né, mas nem isso de piada de cuba teve, então é só imagem estragada mesmo.
Chespirito tá botou Hitler em cena, o bancário no episódio do Racha Cuca de 73 literalmente morre, pra mim não seria nem um pouco improvável. Sobre a piada de cuba, não indo pela hipótese que foi uma invenção da tele-guia, será que foi algo do próprio episódio e não do roteiro?
Essas mortes ainda sim são tratadas de forma bem caricata ou levíssimo pro nível, a questão do Hitler se fosse real um problema nível censura ou algo do tipo, a versão dos anos 80 do PCH teria ido de Chimpandolfo part 1 também não?
O fato é que se formos levar em conta como o esqueleto se encontrava e na época como muitos falavam que isso era a censurakkkkk, dava a impressão do pessoal sei lá, falarem que o Chespirito criou um final super espetacular porém tragicamente cômico e morbido da suposta morte, no máximo, do máximo se isso tivesse no ep mesmo, teria sido uma situação como pontuaram do Alma Negra cair em algum buraco que ai sim dava pra ser leve se considerar.
Mas mesmo assim independente de qualquer cenário do ep, eu não esperava algo desse nível também pro Chespirito encerrar a saga.
Imagem
Sou Geotti Guara(vulgo o idiota com a foto de Chapolin emo, desde 2022 no meio CH e 2024 no Fórum)
(Não frequento tanto as minhas redes sociais, somente uso para postagem)
Quer acompanhar os dotes de um grande artista?

Conquistas no Fórum e +:
► Exibir Spoiler

Episódio Perdido Mundial
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians (Sei que tá ruim)
Curtiu: 8217 vezes
Curtiram: 1967 vezes

Mensagem por Episódio Perdido Mundial » 12 Dez 2025, 21:09

12 Dez 2025, 21:01
Episódio Perdido Mundial escreveu:
12 Dez 2025, 20:47
Essas mortes ainda sim são tratadas de forma bem caricata ou levíssimo pro nível, a questão do Hitler se fosse real um problema nível censura ou algo do tipo, a versão dos anos 80 do PCH teria ido de Chimpandolfo part 1 também não?
O fato é que se formos levar em conta como o esqueleto se encontrava e na época como muitos falavam que isso era a censurakkkkk, dava a impressão do pessoal sei lá, falarem que o Chespirito criou um final super espetacular porém tragicamente cômico e morbido da suposta morte, no máximo, do máximo se isso tivesse no ep mesmo, teria sido uma situação como pontuaram do Alma Negra cair em algum buraco que ai sim dava pra ser leve se considerar.
Mas mesmo assim independente de qualquer cenário do ep, eu não esperava algo desse nível também pro Chespirito encerrar a saga.
Mas toda morte em Chespirito é tratado de modo leve e caricato, se o Alma Negra morre no episódio, isso não seria diferente, a própria caveira de Alma Negra, seria em si algo caricato. Citei o Hitler, por ser tão polemico quanto uma morte de personagem nas séries CH, ou até mais polemico
Imagem

NADA! :garg:

Diego@Marinho
Membro
Membro
Curtiu: 227 vezes
Curtiram: 375 vezes

Mensagem por Diego@Marinho » Ontem, 00:56

IgorBorgesCH escreveu:
10 Dez 2025, 23:17
Diego@Marinho escreveu: O que me chama atenção é o roteiro ignorar completamente a personagem do Edgar, como se ele nunca tivesse feito parte da saga.
Mano, é um bagulho bem simples, na real: as falas pensadas para o Pança Louca nas partes 2 e 3 foram parar no personagem do Horacio. A explicação que temos aparece na parte 2, ora bolas: “ele foi comprar uns sanduíches, mas vai voltar porque precisa devolver o troco”

Deve ter rolado algum imprevisto para o Edgar não ter conseguido gravar (não precisa ter sido nem necessariamente uma doença). E o personagem dele meio que faz falta na cena em que a Flor Marina beija o Chapolin. Na versão de 1982, o Pança Louca fica um tempo olhando admirado e depois se dá conta: “É MINHA NOIVA!”
Só que a questão é que quando o Chespirito escrevia o roteiro antes de se gravar.
Imagem

[PV]
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 2226 vezes
Curtiram: 1122 vezes

Mensagem por [PV] » Ontem, 21:24

Bem que algum membro da staff também poderia ter a boa vontade de traduzir aquele roteiro do "Regando plantas" (1975). :rolleyes:
Esses usuários curtiram o post de [PV] (total: 2):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).Episódio Perdido Mundial

kosoo
Membro
Membro
Programa CH: La Chicharra
Time de Futebol: Boca Juniors
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 65 vezes

Mensagem por kosoo » Ontem, 23:38

Hyuri Augusto escreveu:
11 Dez 2025, 21:39
Cual episodio es ese?
(Só pela curiosidade)
Primer Hablante do Portuñol (uma fusão de español e portugués)

Desde 10/5/2024 en el Fórum Chaves
https://www.youtube.com/@koosovito
Server de Discord:https://discord.gg/mDA2W5pBgf

Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Curtiu: 11892 vezes
Curtiram: 2341 vezes

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » Hoje, 00:07

kosoo escreveu:
Ontem, 23:38
Hyuri Augusto escreveu:
11 Dez 2025, 21:39
Cual episodio es ese?
(Só pela curiosidade)
O velhinho está assanhado (1979).
1 ano no Fórum Chaves! :feliz:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler

Responder