Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Tópico relacionado ao vídeo de um Youtuber Mexicano que argumenta o por que o ódio dos mexicanos ao Chespirito.

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
kikomeliante
Membro
Membro
Mensagens: 1
Registrado em: 30 Jul 2023, 17:29
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 2 vezes
Curtiram: 2 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por kikomeliante » 08 Dez 2024, 21:37

É comum encontrar reações e memes comentando que o México não tem o mesmo afeto por Chaves e outras obras do Chespirito que na América Latina. Já vi discussões no fórum que abordam esse tema, com cometários como: “Ninguém é profeta em sua terra” ou “Chaves/CH foram produtos relevantes no passado, mas que hoje parecem datados e ofuscados, que existem outros conteúdos dignos de representar o MX”. Ou que as séries CH tem o mesmo desfecho que Os Trapalhões tem aqui no Brasil: um sucesso nostálgico, mas não tão relevante hoje.

No entanto, recentemente vi um vídeo de um canal MX 'La Zona Cero (LZC)' no YouTube, que explora de mais acessível essa indiferença do público mexicano sobre a figura de Chespirito e a série Chaves. Que vai, desde, as visões politicas do Roberto; O vínculo dele com a Televisa, altamente criticada no MX; as polêmicas com Carlos Villagrán e a Maria Antonieta sobre a autoria dos personagens, etc:



O que mais achei curioso do vídeo é o depoimento do comediante mexicano Carlos Ballarta, que afirmou:

ES: ‘Chespirito’ fue un mal cómico y soslayó dictaduras. Es hora de hablar de ello.
PT-BR: ‘Chespirito’ foi um mau comediante e apoiou ditaduras. É hora de falar sobre isso.

https://www.washingtonpost.com/es/post- ... a-comedia/

Segue o trecho de seus cometários retirados do Washington Post, em espanhol:

¿Era Chespirito un buen comediante? Para mí no lo fue. ¿Vale la pena consumirlo a sabiendas de su proceder reprochable? Yo decido no hacerlo. La comedia siempre será subjetiva y cada quien puede opinar lo que guste, pero hago hincapié en que su legado no puede ser cancelado: existió y refleja el estilo decadente de entretenimiento del México del siglo XX. Para los artistas del siglo XXI no debe ser un legado digno de celebrar, sino un recordatorio de los pecados que no podemos volver a cometer.


Até que o ponto tais cometários apresentados nas mídias apresentadas aqui são precisos? E se não são até tendenciosos ou omissos em certas informações, dada a “repulsa justificada” por ambos os meios sobre a figura do Roberto? Não invalido as críticas e a indiferença que os comentários MX apresentam, mas apenas queria discutir se esses fatos deveriam ser refletidos na forma como consumimos e cultivamos as obras CH . E se tais fatores até refletem na forma como as obras são gerenciadas pelos herdeiros do Roberto (sobre o Grupo Chespirito) de forma tão desleixada assim? (afinal, foram 4 anos sem CH, para que ambas as obras retornem, mas sem nenhuma melhora significativa na conservação/preservação das séries, exceto no quesito monetário para o Grupo Chespirito com a Televisa).
Esses usuários curtiram o post de kikomeliante (total: 2):
JBzincyber Revolvinho

Avatar do usuário
Paz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3015
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 437 vezes
Curtiram: 1881 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por Paz » 19 Dez 2024, 13:42

Que ditadura ele apoiou?
יעשה שלום

Avatar do usuário
Peter Griffin
Membro
Membro
Mensagens: 1173
Registrado em: 06 Ago 2024, 15:58
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Porto, Portugal
Curtiu: 93 vezes
Curtiram: 616 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por Peter Griffin » 19 Dez 2024, 14:02

BOLAÑOS NO CÉU COM DIAMANTES escreveu:
19 Dez 2024, 13:42
Que ditadura ele apoiou?
Ele se vestiu de Hitler, logo ele é nazista
Imagem

“O que acontece no escuro sempre encontra a luz”

Minhas “conquistas”
► Exibir Spoiler

Ambrósio
Membro
Membro
Mensagens: 269
Registrado em: 09 Jul 2011, 15:08
Programa CH: Chaves
Curtiu: 11 vezes
Curtiram: 61 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por Ambrósio » 19 Dez 2024, 14:07

BOLAÑOS NO CÉU COM DIAMANTES escreveu:
19 Dez 2024, 13:42
Que ditadura ele apoiou?
A América Latina teve vários regimes militares na segunda metade do século passado, presumo que ele esteja se referindo a esses governos.

Avatar do usuário
MVNS
Membro
Membro
Mensagens: 769
Registrado em: 02 Jul 2024, 18:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 868 vezes
Curtiram: 638 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por MVNS » 19 Dez 2024, 15:07

Já vi criticarem ele por apoiar e aparecer em campanhas políticas do partido PAN e do Felipe Calderón, além daquele comercial contra o aborto (não posso dizer nada sobre o partido e o político porque não os conheço, mas aborto é indefensável em qualquer hipótese então fico do lado dele nessa).
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
Paz
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

Lucas-Ribeiro97
Membro
Membro
Mensagens: 277
Registrado em: 26 Jul 2023, 10:21
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Real Madrid
Curtiu: 22 vezes
Curtiram: 99 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por Lucas-Ribeiro97 » 19 Dez 2024, 20:00

Para quem não sabe, Chespirito também era primo de um dos presidentes mais controversos do México, que era o Gustavo Díaz Ordaz...

Avatar do usuário
Paz
Moderador
Moderador
Mensagens: 3015
Registrado em: 11 Set 2015, 22:19
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 437 vezes
Curtiram: 1881 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por Paz » 19 Dez 2024, 21:24

Ambrósio escreveu:
19 Dez 2024, 14:07
BOLAÑOS NO CÉU COM DIAMANTES escreveu:
19 Dez 2024, 13:42
Que ditadura ele apoiou?
A América Latina teve vários regimes militares na segunda metade do século passado, presumo que ele esteja se referindo a esses governos.
Qual em específico?
Onde ele apoiou?
יעשה שלום

Pedro Gomes
Membro
Membro
Mensagens: 1019
Registrado em: 12 Ago 2022, 10:00
Programa CH: Chaves
Curtiu: 596 vezes
Curtiram: 215 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por Pedro Gomes » 19 Dez 2024, 21:37

Tenho uma tia que alguns anos atrás ela foi pro México e disse pra mim que lá ninguém gosta de Chaves,o que na época eu achei estranho eu tinha meus 14 anos, hoje entendo um pouco mais, talvez as pessoas que ela interagiu não tinham interesse mas o velório do Chespirito teve uma grande comoção se ninguém gostasse não iria haver tal comoção.

Avatar do usuário
Dona Clotilde
Membro
Membro
Mensagens: 9311
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chaves
Localização: Casa nº 71
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 965 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por Dona Clotilde » 19 Dez 2024, 22:55

BOLAÑOS NO CÉU COM DIAMANTES escreveu:
19 Dez 2024, 13:42
Que ditadura ele apoiou?
A odontológica, digo...

Ballarta é um idiota com falsas dicotomias, se Chespirito fez sucesso em um período no qual literal todos os países da América do Sul estavam sobre regimes militares, não era culpa dele, foi mero acaso e só um detalhe.

Mas, pode se dizer que em casa ele apoiou o próprio regime do PRI. O PRI passou de 1929 a 2000 governando o México utilizando das formas mais selvagens de repressão e clientelismo para se perpetuar no poder. Vargas Llosa inclusive chamou esses governos ininterruptos de "Ditadura Perfeita" pelo aparato corrupto, a fraude eleitoral imperante em todas as eleições e a tolerância do ocidente em não responder com sanções econômicas.
Off Topic
La dictadura perfecta no es la Cuba de Fidel Castro: es México, porque es una dictadura de tal modo camuflada que llega a parecer que no lo es, pero que de hecho tiene, si uno escarba, todas las características de una dictadura.
Como a Televisa tinha e tem até hoje relações quase que carnais com o PRI, Chespirito ficou atrelado a esse conchavo, e posteriormente a esse sentimento de repulsa, que AMLO e Sheimbaum explora sabiamente para obter a sua própria ditadura perfeita.
Esses usuários curtiram o post de Dona Clotilde (total: 2):
Sargento Refúgiocyber Revolvinho
Imagem

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Mensagens: 2095
Registrado em: 27 Mar 2012, 21:48
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 163 vezes
Curtiram: 391 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 20 Dez 2024, 00:01

Tem muito brasileiro que odeia bossa nova, Rubinho Barrichello, novelas da Globo, Seleção Brasileira, Michel Teló etc

Não é porque faz sucesso fora do país, ou porque já fez sucesso no passado, que continuará fazendo sucesso para sempre dentro do país.

Dizer que "o México odeia Chespirito" é clickbait. Provavelmente muitos não ligam mesmo. Surgiram novos produtos televisivos depois, talvez até influenciados por CH, e que conversam melhor com o México atual.
Esses usuários curtiram o post de João Neto (Eng. Camin) (total: 4):
BarbanoBugigaSargento Refúgiocyber Revolvinho

Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1651
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 102 vezes
Curtiram: 573 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por JoãoB » 20 Dez 2024, 08:28

Dona Clotilde escreveu:
19 Dez 2024, 22:55
BOLAÑOS NO CÉU COM DIAMANTES escreveu:
19 Dez 2024, 13:42
Que ditadura ele apoiou?
A odontológica, digo...

Ballarta é um idiota com falsas dicotomias, se Chespirito fez sucesso em um período no qual literal todos os países da América do Sul estavam sobre regimes militares, não era culpa dele, foi mero acaso e só um detalhe.

Mas, pode se dizer que em casa ele apoiou o próprio regime do PRI. O PRI passou de 1929 a 2000 governando o México utilizando das formas mais selvagens de repressão e clientelismo para se perpetuar no poder. Vargas Llosa inclusive chamou esses governos ininterruptos de "Ditadura Perfeita" pelo aparato corrupto, a fraude eleitoral imperante em todas as eleições e a tolerância do ocidente em não responder com sanções econômicas.
Off Topic
La dictadura perfecta no es la Cuba de Fidel Castro: es México, porque es una dictadura de tal modo camuflada que llega a parecer que no lo es, pero que de hecho tiene, si uno escarba, todas las características de una dictadura.
Como a Televisa tinha e tem até hoje relações quase que carnais com o PRI, Chespirito ficou atrelado a esse conchavo, e posteriormente a esse sentimento de repulsa, que AMLO e Sheimbaum explora sabiamente para obter a sua própria ditadura perfeita.
Que eu saiba, Chespirito não apoiou o PRI, chegou inclusive a criticar os governos do PRI numa entrevista em 2008, dizendo que: "Vargas Llosa disse que o PRI era a ditadura perfeita. E era mesmo. A expressão é afinadíssima".

Sobre Chaves/Chespirito ser odiado no México, acho que há um pouco de exagero. Não acho que ele seja "odiado" lá. É só lembrar a comoção que foi quando o Chespirito faleceu: o México inteiro parado, as pessoas nas ruas e no Estádio Azteca para ver o velório...ou do América Celebra a Chespirito, com todas as homenagens que o Chespirito recebeu dos mexicanos. Se o Chespirito fosse odiado lá, não teria sido assim. Porém, realmente, no México o Chespirito e as séries CH fazem menos sucesso do que no Brasil. Talvez porque lá surgiram outras séries e programas que fizeram sucesso e deixaram as séries CH em segundo plano. Aqui no Brasil, Chaves foi, por muito tempo, tido como a principal série do SBT, o que fez a série ser mais cultuada. Outro possível fator é que, lá no México, surgiram menos fã-clubes CH e menos fãs que tentam manter a série viva no ar, ir atrás dos episódios perdidos, etc.

Enfim, para mim, Chespirito não é "odiado" no México, embora faça menos sucesso lá do que no Brasil.
Esses usuários curtiram o post de JoãoB (total: 3):
Sargento Refúgiocyber Revolvinhokikomeliante

Avatar do usuário
Barbano
Administrador
Administrador
Mensagens: 45431
Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
Time de Futebol: São Paulo
Localização: São Carlos (SP)
Curtiu: 2186 vezes
Curtiram: 4775 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por Barbano » 20 Dez 2024, 11:46

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
20 Dez 2024, 00:01
Tem muito brasileiro que odeia bossa nova, Rubinho Barrichello, novelas da Globo, Seleção Brasileira, Michel Teló etc

Não é porque faz sucesso fora do país, ou porque já fez sucesso no passado, que continuará fazendo sucesso para sempre dentro do país.

Dizer que "o México odeia Chespirito" é clickbait. Provavelmente muitos não ligam mesmo. Surgiram novos produtos televisivos depois, talvez até influenciados por CH, e que conversam melhor com o México atual.
Exatamente. É como dizer que o Pelé ou o Sílvio Santos eram odiado no Brasil. Tiveram seus haters, como qualquer outra celebridade, mas foram queridos pela maioria dos brasileiros.

Alguém odiado pelos mexicanos não estaria há mais de 50 anos no ar, nem teria "parado o país" no seu velório.
Esses usuários curtiram o post de Barbano (total: 5):
MVNSBugigaSargento Refúgiocyber Revolvinhokikomeliante

Avatar do usuário
MVNS
Membro
Membro
Mensagens: 769
Registrado em: 02 Jul 2024, 18:12
Programa CH: Chaves
Curtiu: 868 vezes
Curtiram: 638 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por MVNS » 20 Dez 2024, 13:14

Uma das poucas coisas válidas que o Nerso da Machadinga falou recentemente em podcast é que CH no México é como Três Patetas nos EUA: todo mundo conhece, ainda se diverte quando assiste, mas não é "paixão nacional" mais.
Dona Clotilde escreveu:
19 Dez 2024, 22:55
Chespirito ficou atrelado a esse conchavo
del ocho
Esses usuários curtiram o post de MVNS (total: 1):
cyber Revolvinho
Cursando Teologia (2/8), sob a graça de Deus, para exercer as funções de Teólogo, Professor e Pregador.

Buscando compreender as relações entre o ser humano e o divino. Não procuro explicar Deus, mas estudar a Sua revelação.

A Teologia deve ser:

1. Democrática: estudos e conhecimentos disponíveis a todos, sem pedantismos. Todo fiel deve ser, também, um estudante.
2. Humana: contextos, formações sociais e limitações humanas devem ser levadas em conta e respeitadas. Não somos de ferro.
3. Racional: buscando entender os textos pelo seu sentido original, a intenção dos autores e dos seus escritos, tomando muito cuidado com reinterpretações por vieses pessoais.

É um caminho constante e orgânico de conhecimento. Todos nós devemos ser eternos alunos, jamais teremos o domínio completo da revelação.

Avatar do usuário
Dona Clotilde
Membro
Membro
Mensagens: 9311
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chaves
Localização: Casa nº 71
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 965 vezes

Por que os mexicanos odeiam Chaves? (Chespirito)

Mensagem por Dona Clotilde » 20 Dez 2024, 13:24

JoãoB escreveu:
20 Dez 2024, 08:28
Dona Clotilde escreveu:
19 Dez 2024, 22:55
BOLAÑOS NO CÉU COM DIAMANTES escreveu:
19 Dez 2024, 13:42
Que ditadura ele apoiou?
A odontológica, digo...

Ballarta é um idiota com falsas dicotomias, se Chespirito fez sucesso em um período no qual literal todos os países da América do Sul estavam sobre regimes militares, não era culpa dele, foi mero acaso e só um detalhe.

Mas, pode se dizer que em casa ele apoiou o próprio regime do PRI. O PRI passou de 1929 a 2000 governando o México utilizando das formas mais selvagens de repressão e clientelismo para se perpetuar no poder. Vargas Llosa inclusive chamou esses governos ininterruptos de "Ditadura Perfeita" pelo aparato corrupto, a fraude eleitoral imperante em todas as eleições e a tolerância do ocidente em não responder com sanções econômicas.
Off Topic
La dictadura perfecta no es la Cuba de Fidel Castro: es México, porque es una dictadura de tal modo camuflada que llega a parecer que no lo es, pero que de hecho tiene, si uno escarba, todas las características de una dictadura.
Como a Televisa tinha e tem até hoje relações quase que carnais com o PRI, Chespirito ficou atrelado a esse conchavo, e posteriormente a esse sentimento de repulsa, que AMLO e Sheimbaum explora sabiamente para obter a sua própria ditadura perfeita.
Que eu saiba, Chespirito não apoiou o PRI, chegou inclusive a criticar os governos do PRI numa entrevista em 2008, dizendo que: "Vargas Llosa disse que o PRI era a ditadura perfeita. E era mesmo. A expressão é afinadíssima".
Até o fim de 90 ele apoiava o PRI, com a virada do século passou a apoiar o PAN, por isso o outro tom na entrevista de 2008.
Esses usuários curtiram o post de Dona Clotilde (total: 1):
cyber Revolvinho
Imagem

Responder