CHespecial #23 - atualizado 13/09 pág.11

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
Barbano
Administrador
Administrador
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 2011 vezes
Curtiram: 4283 vezes

Re: CHespecial #16 *1992*, parte 3(perdida): A Lista de CHindler

Mensagem por Barbano » 06 Nov 2009, 19:37

De acordo com a lista do Berriel, é o episódio 90.29. Passou só uma vez, voltando bem mais tarde, e hoje é comum.
Imagem

Gustavo FS
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 1 vez
Curtiram: 2 vezes

Mensagem por Gustavo FS » 06 Nov 2009, 21:31

Cês já reparam uma coisa
Não existem perdidos de 1976 nem no Chaves nem no Chapolin...

Gustavo Berriel
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 94 vezes
Curtiram: 54 vezes

Mensagem por Gustavo Berriel » 07 Nov 2009, 06:51

CHespecial número 17
1992, parte 4 (final)

Chegamos à última parte da saga de 1992 e vamos fechá-la com "chaves" de ouro. Como vocês viram, em 1992 alguém lá no SBT resolver "organizar" todo o acervo de exibição de Chaves, mas acabou fazendo na verdade uma grande confusão. Na tentativa de substituir versões antigas pelas novas, acabaram descartando várias histórias diferentes, com final e elenco distintos... Também uniram partes de versões diferentes em uma mesma saga. Cortaram os quadros (esquetes) de Chespirito que acompanhavam os episódios. Redublaram tantos outros capítulos. E simplesmente sumiram com outra boa parte deles, sem justificativa. O resultado foi um montão de episódios perdidos, ou seja, cancelados em 92, que nunca mais voltaram ao ar. É por eles que os fãs lutam hoje no movimento Volta Perdidos (http://www.voltaperdidosch.com - entrem no site e assinem o abaixo-assinado que chegará ao SBT).

AS SUBSTITUIÇÕES
(">" = entra; "<" = sai)

Muitos episódios deixaram de ser exibidos em 1992 e, em seu lugar, entraram remakes da mesma história. Esses portanto, são os episódios perdidos mais explicados, porém não justificados, porque isso não é aprovado pelos fãs, já que as histórias nunca são totalmente iguais nem são com os mesmos atores. Vamos ver quais são:
entra em campo> Seu Madruga sapateiro (1978)
vai pro banco< a versão antiga

campo> Seu Madruga leiteiro
banco< (pode ser considerada uma versão alternativa ao episódio dos) Ratos parte 3 - dando leite aos gatinhos.

> Refrescos do Chaves (1977)
< versão antiga

> Seu Madruga carpinteiro (1977)
< versão antiga

> O despejo do Seu Madruga (1977)
< versão antiga

> Quico doente (1976)
< versão antiga (com Seu Madruga)

> Seu Madruga fotógrafo parte 2 (1977)
< (ABSURDO: consideraram que este episódio substituiria o que na verdade era a) parte 1 de Seu Madruga fotógrafo (1977)

> Na ponta dos pés
< Os insetos (versão antiga)

> Novas vizinhas (1978)
< versões antigas

> Cupido ataca de novo (1978)
< versões antigas

> Um banho para o Chaves (1979)
< versão antiga

> As pessoas boas devem amar seus inimigos (1978)
< versão antiga

> Gente sim, animal não (1974)
< versão mais nova

> O velho do saco (1978)
< versão antiga

> O velho do saco parte 2
< versão antiga

> O retorno da Chiquinha (1975)
< versão mais nova (1977)

> Pintando a vila parte 1 (1976)
< versão antiga

> O professor apaixonado (1974)
< versão mais nova (1977)

> Uma ajuda para a cruz vermelha (Dona Neves) (1979)
< versão antiga

> Quico preso na caixa (1977)
< versão antiga (Seu Madroga)

> Os toureadores (1976)
< versão antiga

> Os barquinhos de papel (1976)
< versão antiga

> Roupa limpa suja-se em casa (1976)
< versão antiga

> Aula de canto (1977)
< (pode ser considerada uma versão alternativa ao episódio) Bandinha na vila (1973)

> O disco voador (1977)
< versão antiga

> Pai por algumas horas (1978)
< versão antiga

> Festa da Boa Vizinhança parte 1 (1976)
< Festinha na vila (1973)

> A carabina (1979)
< versão antiga

> Estatísticas parte 2 - Perna quebrada (1978)
< (pode ser considerada versão alternativa ao) Brincando de atropelamento (com linguiças) (1975)

> O dinheiro perdido (1978)
< versão antiga

> Invisibilidade (1976)
< versão antiga (O Homem Invisível) (1974)

> Dia da Independência, parte 1
< versão antiga

> Insônia do Seu Madruga (1977)
< versão antiga

E agora a pergunta que nunca se calou... E os episódios cancelados que não tinham uma versão substituta??? Como O MISTÉRIO DOS PRATOS QUE DESAPARECEM (Espíritos Zombeteiros) e vários outros! Francamente!! Francamente!!

O roubo dos quadros
Não, não se trata de um episódio inédito de Chapolin, eu estou falando do sumiço dos quadros (esquetes) de Chespirito. De fato, todos os quadros de Chespirito que antecediam episódios de Chaves foram simplesmente deletados em 1992. Curiosamente, os do Chapolin (lote de 84) foram mantidos...

Aos domingos
Em outubro de 92, Chaves passou a ser exibido também aos domingos!

O Diário Popular
Este jornal respondia a cartas de leitores e uma delas, publicada em outubro de 92, perguntava: "Em que ano foi feito o programa Chaves e quem ainda está vivo?". A resposta: "O seriado estreou na TV mexicana em 1969 e do elenco apenas Ramón Valdez, o Seu Madruga, faleceu há alguns anos."

EXTRAS!!
Outro fato curioso que aconteceu em 92 com os episódios foi o reaparecimento de cenas que haviam sido cortadas dos episódios do lote de 84. Não me refiro aos cortes absurdos do SBT a partir de 2000 para encurtar os episódios e sim a cortes precisos, de cenas inteiras ou trechos do episódio, como as que vou citar a seguir.

No episódio CAÇANDO LAGARTIXAS, estava cortada por muitos anos (desde as primeiras exibições até 1992) a cena em que o Professor Girafales pensa que o Chaves matou o Seu Madruga. Essa cena volta em 92.

No episódio FILMES DE TERROR, há uma cena, cortada durante tantos anos, na qual a maçaneta da porta da casa do Seu Madruga se mexe e o Chaves morre de medo. Tal cena reaparece também.

Em AMARELINHAS E BALÕES, o terceiro bloco sempre começava já com o Professor Girafales mancando e a Bruxa do 71 pensando que ele pulava amarelinha. Só em 92 este episódio é exibido totalmente sem cortes (e com nova dublagem).

UM BANHO PARA O CHAVES (1979) sempre acabava com o Professor Girafales jogando a água no barril. Aí já tocava a música de final e não aparecia mais o Chavinho saindo do barril e falando ao telespectador sobre a importância de se tomar banho. Essa cena é novamente incluída em 92. Outra curiosidade é que, no terceiro bloco deste mesmo episódio, logo no comecinho aparecia no canto esquerdo do vídeo uma enorme letra A em cor verde. Em 92 o episódio volta sem a misteriosa letra A (e com nova dublagem também!).

Outros episódios com cenas cortadas que foram recuperadas em 92: MATANDO AULA; A LAVADORA; O CABELEIREIRO...

>>> No entanto, episódios que não tinham cenas deletadas, por sua vez, começaram a ser cortados...

É o caso de A CATAPORA DA CHIQUINHA. Só até mais ou menos o primeiro semestre de 92 havia a cena em que o Chaves leva a travesseirada na cara, cai da janela, depois entra novamente na casa e pega a almofada. Esta cena foi cortada.

No episódio do PARQUE, cortaram a cena final. Até metade do ano de 92 era exibida normalmente a cena que acontece após a canção "Quando me dizes". É o Chaves atirando com a espingarda e acertando o chapéu do Professor Girafales. E segue o diálogo: "Gosta de parques, Dona Florinda?" E ela: "Me fascinam..." (rsrs!!)
A partir da segunda metade de 92, o episódio termina logo após a canção do casal. Por outro lado, durante a canção havia cenas cortadas que voltaram em 92!

Em EU SOU A MOSCA QUE CAIU NA SUA SOPA ("Eu a convidoei"), é cortada a cena do começo (diálogo entre Chaves e Dona Florinda). O episódio começa direto com a Dona Clotilde no restaurante.

Em 92, foram cortados os créditos final do episódio do DIA DAS CRIANÇAS.

NATAL NA CASA DO SR. BARRIGA parte 2 começou a ser exibido com cortes também: diálogo entre Jaiminho e Professor Girafales na vila; Chaves e Chiquinha no quarto do Nhonho; Chaves de pijamas. ("Que solidão vai sentir dentro do pijama...")

E assim, filhotes, chegamos ao fim de mais um capítulo do CHespecial 25 anos, fechando o polêmico ano de 1992, tão importante para os chavesmaníacos, não só brasileiros, como de todo o mundo! Afinal e além de tudo, 1992 foi o último ano de gravação de CHAVES (últimos quadros de Chaves do programa Chespirito).

Até 1993!!!
Berry
Gustavo Berriel
twitter / instagram @gusberriel

Chaves de Novo
Twitter: @chdenovo
Instagram: @chavesdenovo

Assine o Movimento #VoltaCH - http://bit.ly/VoltaCH

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6048 vezes
Curtiram: 3507 vezes

Re: CHespecial #17 *1992*, parte 4 (final)

Mensagem por E.R » 07 Nov 2009, 07:01

A = apto para todo o público.

Deve ser isso porque tem a abertura de um episódio (em espanhol) em que começa com o Quico fala isso.
Imagem
Imagem
Imagem

Ô cô...
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo Futebol Clube
Curtiu: 0
Curtiram: 6 vezes

Mensagem por Ô cô... » 07 Nov 2009, 10:19

Prá mim a série saiu perdendo na maioria esmagadora dessas "trocas de versões"; ou seja, tirando uma ou outra troca, os episódios que os substituíram eram bem mais fracos.
Gustavo CH escreveu:Cês já reparam uma coisa
Não existem perdidos de 1976 nem no Chaves nem no Chapolin...
No Chapolin nunca teve. Do Chaves teve dublagem perdida de 84.
Vejam finalmente a verdade sobre a minha origem no link abaixo:
[youtube][/youtube]

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 07 Nov 2009, 12:25

Gustavo Berriel escreveu:> Seu Madruga fotógrafo parte 2 (1977)
< (ABSURDO: consideraram que este episódio substituiria o que na verdade era a) parte 1 de Seu Madruga fotógrafo (1977)
Aqui cabe uma curiosidade: em 2003 eles refizeram a troca. Ou seja, cancelaram a parte 2, e botaram a parte 1 no lugar.

Ainda assim, eventualmente é exibida uma edição antiga, de 14 minutos, da parte 2. Mas não fizeram nenhuma edição remasterizada dela (completa com 2 breaks), ou seja, é um episódio perdido, mas que, por descuido, foi mantida sua edição velha de 14 minutos.
Imagem

Chavo
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 64 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por Chavo » 07 Nov 2009, 13:37

Gustavo Berriel escreveu:No episódio do PARQUE, cortaram a cena final. Até metade do ano de 92 era exibida normalmente a cena que acontece após a canção "Quando me dizes". É o Chaves atirando com a espingarda e acertando o chapéu do Professor Girafales. E segue o diálogo: "Gosta de parques, Dona Florinda?" E ela: "Me fascinam..." (rsrs!!)
A partir da segunda metade de 92, o episódio termina logo após a canção do casal. Por outro lado, durante a canção havia cenas cortadas que voltaram em 92!
Tenho uma exibição semelhante à essa gravada de 2005 em VHS. Além de outros cortes, eles cortaram o clipe e, ainda, o final do episódio onde o Chaves atira no chapéu do professor. Se não me engano essa edição foi exibida em abril, antes da saga dos ratos (também com cortes).
Gustavo Berriel escreveu:Em EU SOU A MOSCA QUE CAIU NA SUA SOPA ("Eu a convidoei"), é cortada a cena do começo (diálogo entre Chaves e Dona Florinda). O episódio começa direto com a Dona Clotilde no restaurante.
Outra edição que (re)apareceu em 2005, mais precisamente dia 14/07, logo depois de É Duro Ser Eletricista (exibido sem o primeiro bloco). Também tenho gravada em VHS.
Minha trajetória no meio CH:

- Moderador Global do Fórum Chaves de novembro de 2012 a maio de 2013 / de maio de 2014 a novembro de 2014
- Moderador do Fórum Chaves de julho de 2011 a novembro de 2012 / de novembro de 2013 a maio de 2014
- Organizador do Sistema de Avaliação e Rankeamento de Episódios CH em 2011 e 2013
- Organizador do Balão do Usuário 2011 (1° semestre)
- Tetracampeão do Balão do Usuário 2010 (rodadas 11, 12, 13 e 14)
- Tetracampeão do Usuário do Mês (dezembro de 2010, janeiro e março de 2011 e maio de 2013)
- Integrante do meio CH desde 2005

R.N
Membro
Membro
Time de Futebol: Paysandu
Curtiram: 0

Mensagem por R.N » 07 Nov 2009, 14:48

Fabão escreveu:
Gustavo Berriel escreveu:> Seu Madruga fotógrafo parte 2 (1977)
Aqui cabe uma curiosidade: em 2003 eles refizeram a troca. Ou seja, cancelaram a parte 2, e botaram a parte 1 no lugar.
Eu tava pensando nisso um dia desses.

E isso é o mais curioso. Com certeza, tem um funcionário específico para essa função lá nos arquivos do sbt.
. Campeão do 2° Vila dos Artistas
. Campeão do 9° GUF - Série A
. Campeão do 8º GUF - Série B
. Vencedor do Prêmio Ramón Valdez 2008 na categoria Colunista Revelação

Imagem

Barbano
Administrador
Administrador

Mensagem por Barbano » 07 Nov 2009, 15:50

É... convenhamos, para esse funcionário, que provavelmente não é fã, e provavelmente nem tem acesso a guias de episódios, não tem como esperar muita coisa. Como ele vai saber se são partes diferentes ou versões diferentes do episódio? Quem é fã bate o olho e fala até a temporada do episódio, já quem não é...
Imagem

Cavallari
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 9 vezes
Curtiram: 10 vezes

Mensagem por Cavallari » 07 Nov 2009, 20:26

eu acho que voces exageram muito nesse negócio de ser fã ou não ser fã.
o cara que trabalha com isso nem deve ser o mesmo sempre, e deve sim gostar de chaves.
Mas tem coisas que só nós CHmaniacos sabemos.
- Campeão da Casa dos Chavesmaníacos 8
- Campeão do GUF Série A
- Campeão da Vila dos Artistas do FUCH
- Campeão do 12º Concurso de Piadas
- Campeão do Foot Betting 2012
- Bi-Campeão da Chapoliga 2009/2011
- Melhor usuário do mês de Julho 2011
- Ex Membro da diretoria do Fã-Clube Chespirito Brasil
- Ex moderador do Meu negócio e futebol e Bar do Chespirito
- Ex moderador global do Fórum Chaves

Thomas Henrique
Membro Memorável
Membro Memorável

Mensagem por Thomas Henrique » 12 Nov 2009, 23:46

Fiquei com dúvida em relação a dois episódios dos guias.

Uai, que episódio é esse "O bolo para o Prof. Girafales", de 1976? Não pode ser o "Mal entendidos", pois este é exibido até hoje (sendo que, o Berriel destacou que tal episódio foi um dos que só passaram uma vez em 1990).

Outro que está nesta mesma lista é "Um banho para o Chaves", também como sendo de 1976. Só que não existe nenhuma versão deste episódio no ano de 1976, e a versão de 1975, que é a primeira, consta no guia de 1984 ou 85 e parece que foi exibida até 1988. :ponder:
Editado pela última vez por Thomas Henrique em 12 Nov 2009, 23:49, em um total de 1 vez.
"Nunca abuse do homem que está caído - pode ser que ele se levante."

Chespirito e suas obras
Curta no Facebook: http://facebook.com/listachaves
Inscreva-se no Youtube: http://youtube.com/thomashvm10

Gustavo Berriel
Membro
Membro

Re: CHespecial #18 História sem Fim

Mensagem por Gustavo Berriel » 29 Jan 2010, 05:09

CHespecial #18

história sem fim

Muitos achavam que eu não escreveria mais, mas aqui estou! =) (aaaaah, nããããão!!!)

Começa agora a segunda e última etapa do CHespecial 25 Anos, um conjunto de colunas em formato cronológico homenageando os 25 anos de "Chaves" no Brasil.

E se bem me lembro e não me engano, concluímos o ano de 1992 no número anterior.

1993

Este ano marcou o fim das gravações de "Chapolin" no programa Chespirito. Roberto Bolaños já não se sentia à vontade vestido de Chapolin. Ele não tinha mais aquela agilidade nem a leveza de outros tempos. Os quadros de Chapolin foram ficando muito "parados", mais centrados no texto, com poucas ações. E Chespirito percebeu que era a hora de dar o adeus definitivo ao herói número 1 da América Latina.

"A História da Velha Mina do Século XVIII Que Está a Ponto de Desmoronar". Este é o título gigante do último episódio gravado do Chapolin, que foi ao ar no SBT em 2001, no Clube do Chaves.

O mestre Cantinflas morreu em 1993, deixando muita saudade, mas também um legado enorme para o humor mundial. Chespirito é um de seus grandes representantes, seu amigo, seu súdito.

No Brasil, enquanto isso, Chaves e Chapolin eram sucesso em toda a parte. A Chavesmania estava de volta, eufórica. Nasceu o Disque-Chaves... Ou TeleChaves. No comercial, aquela musiquinha inesquecível: "Se você quiser conversar com o Chaves, pegue o telefone e ligue para ele... O Chaves vai contar histórias pra você ouviiiiiir...." Aaaa... Nostálgico!

Episódio inédito em 93!?
- Sim, o Dia dos Namorados! Estreou em 93 e suas cenas apareceram pela primeira vez no comercial do Disque-Chaves.

A volta de um perdido: (- Existem!!! Existem os discos voadores e os episódios perdidos!!)
- Ano Novo, primeira versão, exibido no final do ano, claro. A partir de 93, os dois episódios (ano novo na casa do Seu Madruga e na casa da Dona Florinda) passaram a ser exibidos no final de cada ano.

Mudança da abertura
Em 93, a abertura do Chaves e do Chapolin mudaram para essas que a gente tem a impressão de conhecer há mais de 200 anos... Não são 200, mas já são 17 anos com essas aberturas! Os créditos da música de abertura "nova" de 93 são de Mário Lúcio de Freitas, compositor de muitas outras aberturas que se tornaram clássicas (desenhos, seriados, novelas...).

Em janeiro de 93, a saga do Natal na casa do Sr. Barriga foi exibida até a parte 3; e também foi exibido o episódio do Dia das Crianças.

Confira agora uma programação de DOMINGO do SBT em 1993:
7h30 Pesca e Cia.
8h30 Esporte Mágico
9h Inspetor Buginganga
9h30 Duck Tales
10h Os filhos de Tom & Jerry
11h Pica-Pau
11h40 Punky
12h10 CHAVES
12h40 Programa Silvio Santos
23h30 Sessão das Dez
1h SBT Esportes

Em junho de 93, o Chaves saiu dos domingos.

1994

Acho que ninguém no Brasil ficou sabendo da morte de Angelines Fernández (Dona Clotilde) e Raúl Padilla (Jaiminho) naquele triste ano de 94 em que o elenco do programa Chespirito ficou definitivamente desfalcado e não teve jeito... Durou só mais alguns meses e acabou de vez em 1995. Foi o fim de uma era que durou mais de 25 anos. Mas que, na verdade, não acabou. A partir de 95, os programas de Chespirito seriam reprisados para sempre e conquistariam novos milhares de fãs em todas as partes do mundo, ano após ano.

Neste mesmo ano, María Antonieta de las Nieves começou a idealizar um programa solo, "Aqui Está la Chilindrina". Como Chespirito não gravava mais "Chaves", María Antonieta entrou num acordo com ele para continuar fazendo a Chiquinha em programas de TV, filmes e shows. E foi o que aconteceu. No começo, Chespirito dava total apoio à Antonieta. Pena que, mais tarde, este acordo foi quebrado e vamos ver como tudo isso aconteceu nos próximos capítulos...

De qualquer forma, as gravações do programa da Chiquinha começaram em 94, com os devidos créditos a Chespirito na abertura do programa. Nesse começo, Rubén Aguirre foi um dos responsáveis pela produção do programa. Não havia, portanto, nenhuma oposição de Chespirito nem de outros membros do elenco ao programa da Chiquinha; pelo contrário, ela foi apoiada por todos para seguir seu trabalho com a Chiquinha.

O SBT voltou a exibir Chaves aos domingos em 94, por algum tempo, ao meio-dia.

1995

"CHAVES, SUCESSO DO SBT, ENCERRA CARREIRA DE 25 ANOS" - dizia uma das manchetes do Estado de São Paulo.

Bem, dizia eu que o programa Chespirito acabou em 1995. Este ano representa o fim de uma era (isso eu já disse...), não só porque acabou o programa, mas também pela morte do melhor dublador de todos os tempos!
Esta foi a mais irreparável perda para os fãs brasileiros: Marcelo Gastaldi, o clássico dublador de Chespirito. Como sua morte foi repentina (Gastaldi adoeceu muito rápido e faleceu em questão de dias), começou a circular o boato de que ele morreu de acidente - de carro ou atropelado, houve as duas versões, ambas falsas.

Eu tive uma experiência muito particular, que vou revelar a vocês agora. Em 95 (eu tinha 11 anos), sonhei que o Chaves tinha morrido (eu lia em todos os jornais: "Chaves morre!", "O Chaves morreu", e só havia essa notícia nos jornais, ocupando todo o espaço das folhas). Acordei assustado e com uma tristeza muito grande. E escrevi aquilo em meu diário (sim, eu escrevia em diários... e quem disse que parei de escrever? rs). Sempre me emociono falando sobre isso, mas quando fiquei sabendo do dia da morte do Gastaldi, muito tempo depois, pela própria Olga Gastaldi (esposa), eu vi que foi exatamente no mesmo dia em que tive aquele pesadelo. Isso não vem muito ao caso, mas sinto uma ligação, acredito nisso.

Em outras ocasiões, inclusive recentemente, senti a presença espiritual do Gastaldi, mas isso é muito pessoal, não entro em detalhes abertamente. Eu gostaria tanto de ter conhecido o Marcelo e ele sabe disso, sabe o quanto o admiro, sabe o quanto é amado por muitos fãs que ele conquista até hoje. E sei que ele está bem. Ele ficou extremamente feliz com a homenagem que fizemos a ele no evento Festival da Boa Vizinhança, em 2005.

Bem...

Em 95, o SBT deu adeus aos estúdios da Vila Guilherme e se estabeleceu no gigantesco complexo Anhanguera. Era uma fase dourada para Silvio Santos e o SBT era segundo lugar disparado na audiência, chegando ao primeiro lugar em alguns horários.

A distribuidora Alphaview lançou, em 1995, sete fitas de vídeo do Chaves, cada uma com dois episódios. Em outubro, mês das crianças, lançou a oitava e última fita, Chaves volume 8. Em todas essas fitas, o primeiro episódio contém a abertura mas não os créditos, e o segundo vem seguido dos créditos, mas sem a abertura.

Fitas da Alphaview

Volume 1
1) 90.27 Um astro cai na vila (1979)
2) 92.26 A carabina (1979)

Vol. 2
1) 88.37 Os toureiros (1973)
2) 92.46 A venda da vila, parte 1 (1977)

Vol. 3
1) 84.24 A insônia do Seu Madruga (1974)
2) 84.66 Bilhetes trocados (1977) * com nova dublagem!

Vol. 4

1) 92.18 A casinha do Quico (1977)
2) 84.55 Amarelinhas e balões (1977)

Vol. 5
1) 88.23 O belo adormecido (1975)
2) 86.1 Tocando violão (1975) * com a dublagem mais antiga!

Vol. 6
1) 92.31 Invisibilidade (1976)
2) 90.26 O ladrão da vila (1976)

Vol. 7

1) 88.43 Prova de aritmética (1979)
2) 88.44 Dia das Crianças (1979)

Vol. 8
1) 92.17 Roupa limpa suja-se em casa (1976)
2) 92.35 O futebol americano (1976)

E por enquanto é só, amiguinhos! =)

Aguardem o capítulo 19 do CHespecial, que não vai voltar a demorar, digo, demorar a voltar... Aliás, já me perguntaram isso algumas vezes, esta saga terá um total de 25 capítulos! ;)
Gustavo Berriel

Chaves de Novo

Chápulo
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Barcelona S. C.
Curtiu: 134 vezes
Curtiram: 38 vezes

Re: CHespecial #18 História sem Fim

Mensagem por Chápulo » 29 Jan 2010, 15:10

Gustavo Berriel escreveu: 1993

Este ano marcou o fim das gravações de "Chapolin" no programa Chespirito. Roberto Bolaños já não se sentia à vontade vestido de Chapolin. Ele não tinha mais aquela agilidade nem a leveza de outros tempos. Os quadros de Chapolin foram ficando muito "parados", mais centrados no texto, com poucas ações. E Chespirito percebeu que era a hora de dar o adeus definitivo ao herói número 1 da América Latina.

"A História da Velha Mina do Século XVIII Que Está a Ponto de Desmoronar". Este é o título gigante do último episódio gravado do Chapolin, que foi ao ar no SBT em 2001, no Clube do Chaves.
Esse episódio que você citou é de 1990.
O último episódio de Chapolin foi Trabalhos domésticos (Dr. Zurita), em 1992. E foi um de 40 minutos, como para encerrar com chave de ouro a etapa do Chapolin.
Imagem
Vale destacar que o Chapolin acabou depois que o Chaves, mas no mesmo 1992.
Consulte: http://listach.comli.com/lista_chespirito_1992.htm
Usuario del Fórum Chaves desde el 31 de enero de 2009

Gustavo Berriel
Membro
Membro

Re: CHespecial #19 ...1996, 97, 98...

Mensagem por Gustavo Berriel » 18 Mai 2010, 03:06

CHespecial 25 anos
capítulo 19
...1996, 97, 98...

1996

O ano de 96 foi muito marcante pra mim porque eu era, ainda sou, fã dos Mamonas Assassinas... Fiquei muito, muito triste e impressionado com a morte deles.

Como vocês sabem, eles também adoravam Chaves e Chapolin. E até usavam o uniforme do Chapolin em shows e apresentações.

Naquela época, acredito que por causa dos Mamonas também, começou uma modinha de camisas do Chapolin Colorado. Os bebês que cresceram vendo as séries, agora adolescentes e jovens, passaram literalmente a "vestir a camisa" dos seriados, estampando no peito, com muito orgulho, o famoso coração CH.

Um novo álbum de figurinhas foi lançado naquele ano. Dessa vez, com fotos de episódios do 'Chaves'.

96 representa o fim de uma era, pois naquele ano já não seria mais gravado o programa Chespirito.

Kiko (Carlos Villagrán) veio ao Brasil com seu show e se apresentou em várias cidades do Sul e também esteve em São Paulo para participar de programas do SBT. Ele foi ao Programa Livre com Serginho Groisman e também foi entrevistado pelo Jô Soares. Em 96, "Chaves" era exibido duas vezes ao dia no SBT.

Eu estava no meu quarto lendo um livro. A moça que trabalhava aqui em casa na época, a Francisca, gritou, lá da sala: "Gustavo, olha o Kiko!!". Então eu vi o Kiko no Programa Livre e pensei comigo mesmo, ''como eu gostaria de estar lá, perto dele agora, como aquelas pessoas, e poder dizer o quanto o admiro..."

Eu falei pra Francisca que um dia eu estaria com o Kiko e ela riu da minha cara.

Diante de Serginho Groisman, Villagrán provou aos brasileiros que não usa nada nas bochechas para fazer o personagem. No programa do Jô, Kiko deu um show de humor, agradando uma considerada exigente plateia.

Aproveitando o sucesso do Kiko no Brasil, surgiu um espertalhão se passando pelo Kiko. Esse homem percorreu cidades do sul do país fingindo ser o Kiko e conseguiu enganar muitas pessoas. Chama-se Roberto Vásquez e não merece mais comentários. Lembrando que, naquela época, praticamente ainda não existia Internet no Brasil e as informações sobre "Chaves" eram muito pobres.

María Antonieta de las Nieves, em seus primeiros momentos da carreira solo, descobriu enorme sucesso pois ainda estava super em forma e jovem ainda para dar vida à Chiquinha na TV, no cinema e em shows. A Televisa exibia, em 96, com grande audiência, "Aqui está la Chilindrina". Foram poucos episódios gravados, porém reprisados à exaustão.

Enquanto isso, Chespirito e Florinda Meza atuavam na peça de sucesso absoluto "11 y 12" (escrita pelo próprio Bolaños), fazendo apresentações até em sessões extras para dar conta de tanto público. Florinda também brilhava com sua telenovela "La Dueña" no ar.

Ah, e claro, Michael Jackson gravava o clipe "They don't care about us" no Rio de Janeiro (favela Dona Marta, no morro Santa Marta) e na Bahia (em Salvador, no Pelourinho), junto com o grupo Olodum. Michaeeel, eles não ligam pra gente!!!

E parabéns aos 15 anos do SBT! Confiram essas vinhetas comemorativas de 96:

1997

Florinza Meza produziu, em 97, a telenovela "Alguna Vez Tendremos Alas", na qual atuou Edgar Vivar! As canções desta novela são de Chespirito e a direção ficou a cargo de seu filho, Roberto Gómez Fernández.

O que marcou para os brasileiros foi a estreia do programa Chespirito no Brasil! Em sua divulgação, a rede CNT dizia que se tratava de uma "nova versão do programa Chaves".

Dia primeiro de junho de 1997 (domingo), às 19h: estreia o programa Chespirito na CNT, com quatro quadros: Dr. Chapatin, Chaves (na escolinha), Chômpiras e Chaparron Bonaparte. A abertura e os créditos finais foram exibidos.

O Programa Chespirito era exibido de segunda a sexta em horário nobre, às 20h30m. E aos domingos, mais cedo, às 19h.

Com vocês, senhoras e senhores, um belíssimo texto de meu amigo Eduardo Gouvêa, o Valette Negro, explicando tudo sobre o programa Chespirito. (É que eu quero evitar a fadiga...)

Após a saída de Ramón Valdés (Seu Madruga) e de Carlos Villagrán (Quico) dos seriados, Chespirito continuou a produzir episódios por mais quinze anos. Porém, esses episódios não são aplaudidos de pé como os grandes clássicos de Chaves e Chapolin – até mesmo quadros desses dois personagens foram gravados depois de 1979, sem o mesmo êxito.

Mas o que é exatamente o programa Chespirito? Simples; foi o programa que Chespirito gravou no início da carreira e voltou a gravar em 1980. Consistia em unir os quadros de seus personagens em um único programa – Chaves e Chapolin, no início faziam parte desse programa, mas, devido ao sucesso absoluto, acabaram virando programa individuais, transformando os quadros dos outros personagens em quadros secundários inseridos periodicamente nos programas principais. A partir deste momento, o programa Chespirito deixara de existir.

Chaves e Chapolin foram gravados pelos sete anos seguintes até que o inevitável aconteceu: com a saída de Carlos Villagrán e, posteriormente, de Ramón Valdes das séries, o programa Chespirito ressurgiu.

Dessa vez, Chespirito tirou da manga um trunfo: seu velho personagem Chômpiras ganhava novos e maiores quadros, tornando-se o carro-chefe do programa Chespirito. Outros personagens também foram revividos. E outros foram criados para fazer parte do programa, como Chaparron Bonaparte e Dom Caveira.

Lembremos que no início, Chômpiras fazia parceria com Peterete – interpretado por Ramón Valdes – e, poucas vezes, Botijão – mais tarde parceiro de Chômpiras – apareceu ao lado dos dois.

Quase todos os quadros de Chômpiras tinham duração de quarenta a quarenta e cinco minutos, o que fazia com que o programa do dia tivesse apenas um episódio – quandos os quadros eram curtos, exibia-se até seis ou mais por programa.

Os atores já estavam mais velhos e não tinham mais a agilidade que os consagraram nos anos 70 para correr, pular, cair... Chômpiras é um quadro de piadas textuais, principalmente por parte de Florinda Meza que interpretara Chimoltrúfia, uma mulher de pouca instrução escolar que se dedica muito a falar incorretamente, sendo divertidamente corrigida pelos que estão a sua volta; e também por parte de Rubén Aguirre, que interpretara o desajeitado Refúgio, um desajeitado sargento de polícia, que com suas idiotices sempre crê estar fazendo as coisas corretamente e tenta em vão uma promoção.

Chaparron Bonaparte é outro quadro que não exige agilidade dos atores. São quadros simples e bons; muitas pessoas o consideram o melhor quadros do programa. Chaparron Bonaparte e seu fiel amigo Lucas Tanheda são dois loucos que nem ao menos se dão conta disso e consideram, de forma divertida, que a humanidade inteira, com exceção deles, é que está louca.

Doutor Chapatin era um grande quadro periodicamente inserido nos programas Chaves e Chapolin e que acabou ganhando força maior no programa Chespirito. Seus quadros passaram a ser realizados com maior freqüência – quase em todos os programas de quadros curtos ele aparece. Chapatin é – como todos sabem – um médico veterano, e a coisa quem menos suporta na vida são piadas sobre sua velhice. É apaixonado por sua enfermeira – interpretada por Florinda Meza.

Quando estava próximo do fim do programa Chespirito, mais um personagem fora criado: Dom Caveira – que, por sinal, rendeu pouquíssimos episódios. Trata-se do dono de uma funerária que deseja todas as viúvas que aparecem em seu escritório. Com suas piadas de humor negro, Dom Caveira consegue divertir qualquer telespectador.

Outro personagem que merece destaque é Ciudadáno Gómez, um trabalhador de diversos ramos – cada episódio aparece com um tipo de profissão. Ciudadáno já foi tapeceiro, vendedor de venenos contra ratos... Alguns quadros foram realizados no início da carreira de Chespirito, mas abandonado em seguida, retomando-se no programa Chespirito. Outros quadros especiais foram desenvolvidos por Chespirito ao longo dos anos. Ele interpretou grandes personalidades históricas como: Júlio César, Napoleão Bonaparte, Frederick Chopin, e até interpretou a si mesmo em quadros intitulados Chespirito. São quadros interessantíssimos que, felizmente, apareceram em todos os anos de vida das séries.

Chespirito também nunca negou sua paixão por grandes clássicos do cinema, atrevendo-se a interpretar a ninguém mais ninguém menos que Charlie Chaplin e Stan Laurel com grande sucesso – até um Oscar do Fã-Clube Oficial de Stan Laurel & Oliver Hardy Chespirito ganhou por sua maravilhosa interpretação. Muitos foram os quadros realizados por Chespirito homenageando estes artistas mais que extraordinários. Mas Chespirito também homenageou outros grandes clássicos do cinema e da TV inserindo em seus episódios piadas interpretadas originalmente em outras séries de sucesso, como: "Os Três Patetas", "Agente 86" etc.

Infelizmente, há um personagem de Chespirito que não durou muito tempo: Vicente Chambón. Este, era um repórter investigativo bastante atrapalhado. O quadro fora criado no início dos anos 80 para ser introduzido no programa Chespirito. No Brasil, o personagem é inédito.

O quadro Chaves deixou de ser produzido em 1992 e, Chapolin, em 1994. O programa Chespirito deixou de ser realizado em 1995.

O Programa Chespirito foi conhecido pela primeira vez no Brasil em 1997, na CNT (Gazeta). Em 2001, foi ao ar no SBT com o nome de Clube do Chaves.
(Texto de Eduardo Gouvêa, adaptado por Gustavo Berriel)

Sobre a dublagem: foi feita em dois estúdios. Primeiro, na BKS, com direção geral da Sandra Mara (Chiquinha), auxiliada por Sérgio Galvão (a nova voz de Chespirito). Depois, o programa foi para o estúdio Parisi Video, sob direção de José Parisi Jr.

Para esta dublagem, Osmiro Campos e Mario Villela foram substituídos por Sidney Lilla e Ivo Roberto "Tatu", respectivamente. Diga-se de passagem, os dois fizeram um ótimo trabalho, com exceção do Nhonho. Mas é claro que o professor Girafales e o Sr. Barriga com outras vozes causaram enorme estranhamento! O Botijão do Tatu ficou impecável, assim como o Sargento Refúgio do Sidney. Nunca vi melhor dublagem para "Los Caquitos" (Chômpiras), inclusive a melhor voz do Chômpiras para mim é a do Sérgio Galvão!

O magnífico Eleu Salvador voltou para dublar Raúl Padilla. E, felizmente, as personagens de Florinda Meza permaneceram com a Marta Volpiani, que arrasou na Chimoltrúfia!

Apesar das sentidas ausências do Osmiro e do Villela nesta dublagem, eu a considero a segunda melhor já feita no Brasil (a melhor para o Programa Chespirito dos anos 80/90). Isso se deve também à direção da Sandra Mara, uma das melhores diretoras de dublagem do país.

No começo, a dublagem não colocou risadas gravadas (claques), mas depois isso foi "corrigido".

Em pouco tempo, Chespirito se tornou um dos programas de maior audiência da CNT.

Se eu já era um grande fã de Chaves e Chapolin, em 97 eu acho que me tornei um cidadão fanático, pois foi assistindo ao programa Chespirito na CNT que eu passei a me interessar tanto por Chespirito e por todos os outros atores e seus trabalhos além de Chaves e Chapolin. Eu queria saber tudo sobre eles, conhecer suas histórias e trajetórias e, claro, saber o que faziam "atualmente" (em 97). Com a ajuda da Internet (a que tive acesso em casa no começo de 98), eu comecei a pesquisar loucamente... Visitei os primeiros sites de Chaves criados e comecei a me corresponder com os primeiros fãs: Leandro Morena, Leandro Lima, Estevan e Felipe Betschart (fundador do primeiro fã-clube, que era o site FCBCC: Fã-Clube Brasil Chaves e Chapolin)...

Em 97 o Papa João Paulo II fez sua terceira e última visita ao Brasil.

- Dublagem de Chaves na CNT:
- Vinheta de intervalo de "Chaves" em 97 no SBT:
- Confira uma abertura do programa Chespirito na CNT:

1998

Neste ano, Chespirito escreveu o roteiro do filme "Que Vivan Los Muertos". María Antonieta gravou uma participação como Chiquinha na novela "Preciosa" (que passou no Brasil, e esta cena foi dublada por Cecília Lemes).

Na Internet, surgiam os primeiros sites sobre Chaves e Chapolin.

Os fãs foram se conhecendo por ICQ e Mirc e assim começava a se organizar uma legião de fãs de Chespirito que um dia se tornaria a maior do mundo!
Gustavo Berriel

Chaves de Novo

Ô cô...
Membro
Membro
Time de Futebol: São Paulo Futebol Clube

Re: CHespecial #19 ...1996, 97, 98...

Mensagem por Ô cô... » 18 Mai 2010, 03:39

Um detalhezinho importante: o personagem Vicente Chambón não surgiu nos anos 80, mas sim em 1979 no programa La Chicharra. E está "disponível" no Brasil pelos DVDs CH da Amazonas Filmes - digo... que eu me lembre pelo menos em um deles consta o quadro La Chicharra...
Vejam finalmente a verdade sobre a minha origem no link abaixo:
[youtube][/youtube]

Trancado