Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Em busca da BGM: chamadas de Chaves (1989) e abertura do Chapolin (1993)

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Mr. Zero
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 292 vezes
Curtiram: 328 vezes

Re: Trilha/BGM de Abertura do Chapolin Colorado no SBT

Mensagem por Mr. Zero » 31 Ago 2019, 14:09

BazzoReverso escreveu:É um assunto muito delicado, ninguém sabe ao certo, e eu não vivi em 1986 pra saber, mas a fonte disso tudo tá nos relatos dessa cara: http://gberriel.zip.net/arch2007-02-18_2007-02-24.html

Trecho que fala da Abertura:

"antes de uma exibição do episódio das carambolas, foi exibida uma abertura diferente, feita pela própria emissora com cenas do episódio a ser exibido, sob a narração de Marcelo Gastaldi: "Ele é um garoto travesso..." e blá-blá-blá. Aí aparecia a palavra CHAVES na cor verde.

Pra vocês terem uma noção de como eram essas raríssimas aberturas de 86, acessem o vídeo no YouTube postado pelo nosso amigo Eduardo Rodrigues nos comentários da postagem anterior. O vídeo mostra esse mesmo estilo de abertura (cenas do episódio a ser exibido + apresentação narrada pelo Gastaldi) para o episódio "Peruca de Sansão", um dos mais queridos de Chapolin pelos fãs.

O que acontece é que essas aberturas foram feitas com pouquississíssimos episódios. No Chapolin, também aconteceu com "O Planeta Vênus" (1ª versão). E a palavra CHAPOLIN aparecia em vermelho."
Interessante. Se, de fato, houve aberturas feitas pelo SBT em 1986, é bem possível que a trilha famosa do Chapolin já tenha sido feita nessa época e que fosse usada para ambas as séries ou mesmo só para o Chaves (até porque ainda não existia a "Aí Vem O Chaves").

O que me deixa cético é essa parte dizendo "O vídeo mostra o mesmo estilo de abertura para o episódio Peruca de Sansão". Provavelmente o vídeo que ele se refere é aquele do vazamento interno do SBT que mostra a abertura original da Televisa:

De qualquer forma, nada impede que as supostas aberturas de 1986 tenham sido um misto: imagens das aberturas originais da Televisa com a inserção de caracteres em português e músicas por cima.
Imagem

Sirigaito
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 49 vezes
Curtiram: 165 vezes

Mensagem por Sirigaito » 31 Ago 2019, 14:13

Espírito Zombeteiro escreveu:
BazzoReverso escreveu: A data bate exatamente com aquela suposta Abertura do Chapolin de 1986, pode não ser a BGM que procuramos, mas seria esse um indício de que a Abertura existe? :heim:
Não entendi. Pode existir uma outra abertura de 1986 que pode ter usado a mesma trilha atual?

Pode valer a pena contatar o Mário Lúcio para ver se ele sabe explicar sobre essa música.

Vou perguntar agora para ele, mas já andei perguntando sobre a trilha e ele disse que foi extraída de um disco... Não foi feita por ele.
Ele disse que fez umas 15 trilhas mais ou menos. Essa contagem pode ajudar também

Jegue
Membro
Membro
Curtiu: 353 vezes
Curtiram: 498 vezes

Mensagem por Jegue » 31 Ago 2019, 14:16

Caramba, quando parece que o assunto está esgotado, aparece algo pra incendiar as chances dessa busca dar em algo :O

E ainda apareceram evidências das misticas aberturas de 1986.
Esses usuários curtiram o post de Jegue (total: 1):
Victor235
► Exibir Spoiler

BazzoNatalino
Membro
Membro
Curtiu: 623 vezes
Curtiram: 825 vezes

Mensagem por BazzoNatalino » 31 Ago 2019, 14:45

Mr. Zero escreveu:O que me deixa cético é essa parte dizendo "O vídeo mostra o mesmo estilo de abertura para o episódio Peruca de Sansão". Provavelmente o vídeo que ele se refere é aquele do vazamento interno do SBT que mostra a abertura original da Televisa:
Sim! É muito provável que ele tenha confundido uma Abertura original dublada com algo do próprio SBT, mas algo que detona essa possibilidade, é que ele deixa bem claro que nas Aberturas, Gastaldi descreve os personagens, por exemplo:"Chaves... Ele é um garoto travesso", coisa que não acontece nas aberturas originais, além das palavras em verde e vermelho com os nomes completos, sendo que na abertura original do Chaves não existe nenhuma letra verde, só amarelas e brancas, e no Chapolin, nem isso, só um CH gigante voando.

Mr. Zero
Membro
Membro

Mensagem por Mr. Zero » 31 Ago 2019, 15:18

O pior de tudo é que assisto desde essa época, embora fosse criança, e sempre associei Chaves à cor verde e Chapolin à cor vermelha. Até hoje lanço vídeos no outro fórum com essa coloração. Pode ser uma relação subconsciente com essas aberturas.
Imagem

heitorpires
Membro
Membro
Time de Futebol: Inter
Curtiu: 85 vezes
Curtiram: 85 vezes

Mensagem por heitorpires » 31 Ago 2019, 15:30

Ótima descoberta! Lembro de ter dito algo sobre buscar no ecad, mas nem imaginava que podíamos ter acesso a isso!
Já procuraram letra G de "Garoto Chaves", A de "Aventuras do Chaves", S de Spot (vinheta)?
Esses usuários curtiram o post de heitorpires (total: 1):
Mr. Zero
Conquistas CH:
- o primeiro a fazer uma coletânea das risadas de fundo (2005) e que foram usadas na dublagem de 2014.
- um dos primeiros a fazer um site de Midis CH (compus algumas também, mas incompletas)
- um dos primeiros a fazer dublagens caseiras ao estilo Maga (Versão Praga)

Mr. Zero
Membro
Membro

Mensagem por Mr. Zero » 31 Ago 2019, 16:04

heitorpires escreveu:Ótima descoberta! Lembro de ter dito algo sobre buscar no ecad, mas nem imaginava que podíamos ter acesso a isso!
Já procuraram letra G de "Garoto Chaves", A de "Aventuras do Chaves", S de Spot (vinheta)?
Bem pensado. Talvez "E" também de "El Chavo del Ocho" e "El Chapulín Colorado"
Imagem

Sirigaito
Membro
Membro

Mensagem por Sirigaito » 31 Ago 2019, 16:23

Estou falando com o MLF, vou passar algumas informações que temos até agora.
Imagem
Esses usuários curtiram o post de Sirigaito (total: 1):
Victor235

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 9360 vezes
Curtiram: 5122 vezes

Mensagem por Jacinto » 31 Ago 2019, 16:24

Que bom, acho que isso já é um passo pra acharmos essa BGM! ;)
Esses usuários curtiram o post de Jacinto (total: 1):
Victor235

Victor235
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 31 Ago 2019, 16:24

É possível encontrar várias composições com os nomes das séries nos títulos. Por exemplo: Perez Briseno Rodolfo, em nome da Televisa, compôs trilhas chamadas "Chapulin Coyoyayo", "Chapulin Entrada 2", "Chapu Salida" e "Chapu Salida En Piano" e "Remate Chapulin". Como a BGM procurada é utilizada apenas pelo SBT, não deve ser nenhuma destas.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 31 Ago 2019, 16:25

Mas agora, mudando um pouco de assunto, eu fiz uma versão em Stereo da BGM, só que desta vez não fiz usando o PhonicMind e o VocalRemover, eu fiz o efeito Haas. No programa que eu uso, o Wavepad, não possui este efeito, então eu tive que improvisar, assisti uma pequena aula e parti para a ação, primeiro eu baixei a minha montagem no Yout, pois eu perdi o arquivo original, e daí eu cortei cerca de 8 milissegundos do começo e configurei o áudio para tocar apenas no canal esquerdo, depois peguei a mesma montagem, só que sem nenhum corte, e configurei para tocar no canal direito, depois só mixei os áudios e resultou na BGM com um Stereo falso, que pode ser baixado aqui:

Eu ia postar no YouTube, só que aí ele perde a qualidade, e é obrigatório usar fones de ouvido com suporte para Áudio Stereo, caso contrário, o efeito não vai funcionar.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 31 Ago 2019, 16:25

Urubak escreveu:Estou falando com o MLF, vou passar algumas informações que temos até agora.
Imagem
Boa! Passe o número de registro da abertura no ECAD, as informações cadastradas, o link com a data e tudo mais. Como são informações textuais, talvez ele não se recorde, mas são boas pistas para contextualizar o que aconteceu.

---------------------------
BazzoReverso escreveu:Mas agora, mudando um pouco de assunto, eu fiz uma versão em Stereo da BGM, só que desta vez não fiz usando o PhonicMind e o VocalRemover, eu fiz o efeito Haas. No programa que eu uso, o Wavepad, não possui este efeito, então eu tive que improvisar, assisti uma pequena aula e parti para a ação, primeiro eu baixei a minha montagem no Yout, pois eu perdi o arquivo original, e daí eu cortei cerca de 8 milissegundos do começo e configurei o áudio para tocar apenas no canal esquerdo, depois peguei a mesma montagem, só que sem nenhum corte, e configurei para tocar no canal direito, depois só mixei os áudios e resultou na BGM com um Stereo falso, que pode ser baixado aqui:
Dava pra fazer esse stereo fake no Audacity de uma forma bem simples: adicionar faixa mono, duplicar a mesma, deixar um lado R e outro L e pedir pra exportar pra mp3 mixando os canais.
Editado pela última vez por gusta dos biscoitos em 31 Ago 2019, 17:28, em um total de 1 vez.
Razão: Unindo posts.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 31 Ago 2019, 16:27

BazzoReverso escreveu:Mas agora, mudando um pouco de assunto, eu fiz uma versão em Stereo da BGM, só que desta vez não fiz usando o PhonicMind e o VocalRemover, eu fiz o efeito Haas. No programa que eu uso, o Wavepad, não possui este efeito, então eu tive que improvisar, assisti uma pequena aula e parti para a ação, primeiro eu baixei a minha montagem no Yout, pois eu perdi o arquivo original, e daí eu cortei cerca de 8 milissegundos do começo e configurei o áudio para tocar apenas no canal esquerdo, depois peguei a mesma montagem, só que sem nenhum corte, e configurei para tocar no canal direito, depois só mixei os áudios e resultou na BGM com um Stereo falso, que pode ser baixado aqui:
Dava pra fazer esse stereo fake no Audacity de uma forma bem simples: adicionar faixa mono, duplicar a mesma, deixar um lado R e outro L e pedir pra exportar pra mp3 mixando os canais.

BazzoNatalino
Membro
Membro

Mensagem por BazzoNatalino » 31 Ago 2019, 16:38

Bugiga escreveu:Interessante essa novidade sobre o tal "Tema do Chapolin" de 1986.

Levanto uma hipótese: este tema não seria o tema do "pianinho" que toca nas aberturas originais/encerramentos de grande parte do lote de 84 (e o qual também não foi identificado, até o momento)?
Meu Deus, esse é o dia mais louco do tópico, só falta encontrarmos a cura da AIDS depois de tanta descoberta por aqui!

Também tem essa possibilidade que eu nem tinha pensado, só que ele não é o Pianinho de 84? O tal tema achado data de 1986, e acho que as aberturas dubladas com o pianinho já tinham sido todas feitas, mas considerando que o tema achado foi narrado pelo Gastaldi, é uma possibilidade. Porém, o Mario Lucio já disse que ele não compôs e é uma Trilha Branca.

Sirigaito
Membro
Membro

Mensagem por Sirigaito » 31 Ago 2019, 17:41

Eu mandei a BGM do Chapolin de abertura, o tema do Chapolin em acapulco e o piano de 84.
A resposta dele foi essa agora.
Imagem
Imagem

Trancado