Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
Tio Trambique
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 51 vezes
Curtiram: 2090 vezes

Re: Guia de episódios e esquetes mundialmente perdidos

Mensagem por Tio Trambique » 12 Abr 2020, 17:25

Nunca entendi o porquê de não ter essa cena na parte 3 do 1976.

Esse episódio está cheio de falhas e riscos na tela. Outro motivo talvez.

Polegar
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 1398 vezes

Mensagem por Polegar » 12 Abr 2020, 18:22

Censura nítida e praticamente indiscutível está em Chimpandolfo - Parte 1.

Talvez haja em mais, como Chapolin X Hitler, Os Piratas - Parte 3 ou até Seu Madruga Apaixonado, mas aí é um terreno bem hipotético. Direito de imagem não é tão convincente se pensarmos que como Gesseiros - Parte 1 foi completamente mutilado, a cena inicial de Planeta Vênus também poderia ser - e sem prejuízo à história.

Também é discutível pensar que sagas, que normalmente deveriam estar armazenadas do mesmo lugar, tenham sofrido danos só em uma parte, como a da Pichorra (que tem duas). Ao mesmo tempo outras tão grandes como Alfaiatezinho Valente e o Show Deve Continuar seguem intactas.

Ainda sobre censura e problema de imagem, como isso acometeria um episódio tão saudável quanto Pintores - Parte 1?

O caso mais peculiar é FBV - Parte 2. A canção dos sapinhos, salvo engano, é direito autoral do Carlos Villagrán, que pode ter gerado algum problema, sem falar da misteriosa cena perdida da Pópis com o Nhonho ao violão, que já veio cortada pro Brasil.

Fora isso, nada justifica nenhum perdido. Nada. Pois em todas as "regras" há exceções. Aconteceu algo maior, talvez na Protelle, talvez em um lugar que nem saibamos. Falha de arquivo, acidente com as masters, veto por motivos obscuros. Mas algo que, decididamente, está muito além do trio "censura / defeitos / uso de imagem".

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8961 vezes
Curtiram: 4934 vezes

Mensagem por Jacinto » 12 Abr 2020, 18:24

Da onde tiraram que tem cena perdida da Pópis com Nhonho em FVB Pt2? :ponder:

Tio Trambique
Membro
Membro

Mensagem por Tio Trambique » 12 Abr 2020, 18:27

Eu tinha esquecido de citar esse cena da Pópis.
Ah, e a cena aparece na abertura do episódio.

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 12 Abr 2020, 18:31

Além do trechinho remanescente no começo do bloco seguinte, deles apenas recebendo as palmas.

Jacinto
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Sport
Curtiu: 8961 vezes
Curtiram: 4934 vezes

Mensagem por Jacinto » 12 Abr 2020, 18:36

Tio Trambique escreveu:Eu tinha esquecido de citar esse cena da Pópis.

A do 0:36?

SirBrandes
Membro
Membro
Time de Futebol: tudo armado pela FIFA
Curtiu: 104 vezes
Curtiram: 87 vezes

Mensagem por SirBrandes » 12 Abr 2020, 18:38

IgorBorgesCH escreveu:Na versão de 73 dos toureiros tem também o tapa na cara do Quico que o Madruga dá. Outro motivo para terem possivelmente censurado o episódio.
Curioso é que nem achei essa parada da faca algo pra censurar, mas o tapão do Seu Madruga sim, e certamente depois de várias reclamações a Televisa deixou de vender o episódio (mas ainda assim, acho estranho que na maioria das vezes que um perdido mundial some, literalmente some no mundo inteiro - seja por renovação de lote, ou por um eventual puxão de orelha).
E, sinceramente, se tiver sido censura mesmo, por que não censuraram Marteladas, episódio que até fã sente desconforto em ver? Até Marteladas de 74 me pareceu ser mais violento que Toureiros 73 (bingo, se "perderam" 74 mas não 72, então o motivo não foi a violência).

Outros que suspeito que realmente tenha tido censura:

Chipamdolfo (duas hipóteses de quem afirma lembrar do episódio: humor negro contra soviéticos, e uma suposta cena onde Chipamdolfo dá uma de xing ling e come animais vivos, no naipe do Chaves e os peixinhos, mas devia ser algum outro domesticável)

Encontro do Século (esse parece bem óbvio. Acredito que tinha algo em 73 e 75 que não teve em 80. É até estranho, considerando que rolou até suástica no EP do futebol e nem por isso virou perdido)

R.S.E (vai saber, pode ter sido alguma piada com guerras, ou mera coincidência mesmo, dos dois episódios capados serem os mesmos)

Papagaio (Esse realmente é um mistério, considerando a possibilidade do desconhecido de 78 ser remake desse perdido de 75. Não dá pra saber o que seria passível de censura ali, até porque não temos acesso a nenhum dos episódios... eu suspeito que seja coincidência também)

Os outros episódios, eu acredito que algumas hipóteses são:

Danificação (acredito que alguns episódios foram mal conservados em comparação aos outros. Sim, pode ter sido o caso de episódios da fase clássica, mas não acredito que isso tenha sido o caso de 70-73, se fosse assim não teria sobrado mais de 10 episódios de Supergênios, mais antigo que Chespirito 71-72, onde quase nada restou. Um episódio que eu acredito que tenha virado história foi Revolvinho de 72, se esse já era considerado a fita mais danificada em pleno 1991, que dirá 30 anos depois, a fita da Televisa sabe-se-lá, e a fita do SBT já deve ser chorume hoje)

Sobreposição (esse eu acredito que tenha sido o destino dos episódios originais de 71 e 72. Obviamente, não todos, mas eu acho que metade das gravações viraram "fita de novela" anos depois, mas ainda aposto em vários episódios dessa era que a Televisa guarda, enquanto nenhuma emissora se interessa em comprar os direitos da fase clássica de Chespirito)

Direitos Autorais (caso do episódio da "música do Quico")

Mimimi da Televisa (há evidências de que a Televisa ainda possui metade dos episódios perdidos de 73-79 em seu acervo. Seja por censura, danos, ou puro orgulho, nada justifica a suspensão desses episódios, ainda mais de séries tão consagradas em escala mundial (óbvio que CH não teve o mesmo estrelismo de séries americanas e britânicas da época a nível mundial, mas juntando toda a população dos países onde CH passou, a fanbase é gigante demais pra ser desprezada dessa forma)

Minha conclusão: nenhum episódio perdido mundial que nós temos acesso atualmente, possui um motivo plausível pra ser considerado perdido. Sério mesmo
Churrumín Moscattelo escreveu:Censura nítida e praticamente indiscutível está em Chimpandolfo - Parte 1.

Talvez haja em mais, como Chapolin X Hitler, Os Piratas - Parte 3 ou até Seu Madruga Apaixonado, mas aí é um terreno bem hipotético. Direito de imagem não é tão convincente se pensarmos que como Gesseiros - Parte 1 foi completamente mutilado, a cena inicial de Planeta Vênus também poderia ser - e sem prejuízo à história.

Também é discutível pensar que sagas, que normalmente deveriam estar armazenadas do mesmo lugar, tenham sofrido danos só em uma parte, como a da Pichorra (que tem duas). Ao mesmo tempo outras tão grandes como Alfaiatezinho Valente e o Show Deve Continuar seguem intactas.

Ainda sobre censura e problema de imagem, como isso acometeria um episódio tão saudável quanto Pintores - Parte 1?

O caso mais peculiar é FBV - Parte 2. A canção dos sapinhos, salvo engano, é direito autoral do Carlos Villagrán, que pode ter gerado algum problema, sem falar da misteriosa cena perdida da Pópis com o Nhonho ao violão, que já veio cortada pro Brasil.

Fora isso, nada justifica nenhum perdido. Nada. Pois em todas as "regras" há exceções. Aconteceu algo maior, talvez na Protelle, talvez em um lugar que nem saibamos. Falha de arquivo, acidente com as masters, veto por motivos obscuros. Mas algo que, decididamente, está muito além do trio "censura / defeitos / uso de imagem".
Ok, enquanto você postava esse comentário eu ainda estava elaborando o meu. Ainda que repetitivo, acho que o que postei aqui completa o que você disse. Censuras em CH são muito hipotéticas, mas há casos em que isso realmente deve ter sido o caso
Imagem
Glenn Gould sempre tocou certo, enquanto o mundo todo tocava errado :rock:

Polegar
Membro
Membro

Mensagem por Polegar » 12 Abr 2020, 18:46

Essa coincidência acontece também em O Bandido do Hospital e Necrotério. Curioso que é quase sempre com Chapolin.
Já pensaram se os episódios desconhecidos que faltam nas séries forem também roteiros inéditos? :vamp:

Ruan Fonseca
Membro
Membro
Time de Futebol: potiguar de mossoró
Curtiu: 361 vezes
Curtiram: 1709 vezes

Mensagem por Ruan Fonseca » 12 Abr 2020, 18:50

A maior prova que removeram boa parte dos perdidos por batimentos de vídeo é o Errar é humano parte 1 (1978)
O estado é deprimente.
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

SirBrandes
Membro
Membro
Time de Futebol: tudo armado pela FIFA
Curtiu: 104 vezes
Curtiram: 87 vezes

Mensagem por SirBrandes » 12 Abr 2020, 19:02

Chafundifórnios escreveu:A maior prova que removeram boa parte dos perdidos por batimentos de vídeo é o Errar é humano parte 1 (1978)
O estado é deprimente.
Realmente... mas a Televisa deve pensar que a gente é tipo Enzo, que exigem gráficos full-ultra HD extreme 24K caso contrário não consomem. E honestamente, acredito que tenha sido o caso nos anos 70 e começos de 80, muita gente reclamando da qualidade de vídeo nos 2° ciclos de CH nos outros países, e às vezes os próprios produtores de emissora tinham essa visão mais rígida com episódios e os engavetavam. Vale lembrar que o México, nos anos 60 e parte de 70, tinham a mídia televisiva mais moderna do mundo (superando EUA), sendo o primeiro país do mundo a transmitir em cores nacionalmente, graças a descobertas de um físico mexicano. Então, realmente, a exigência pela qualidade do material televisivo mexicano era gigantesca. Só vocês verem hoje em dia, a qualidade visual de CH parece bem a frente de seu tempo.

Logo, acho que não faz mais sentido esconder esses episódios por falha de vídeo, e ainda assim, um editor de vídeo com pouco tempo de mercado pode resolver tranquilo esse problema de batimentos e pixels queimados.
Churrumín Moscattelo escreveu:Essa coincidência acontece também em O Bandido do Hospital e Necrotério. Curioso que é quase sempre com Chapolin.
Já pensaram se os episódios desconhecidos que faltam nas séries forem também roteiros inéditos? :vamp:
Esse é meu medo.
Foda essa perseguição mais intensa com Chapolin. Tudo bem que esses faziam muitas montagens com outros vídeos em seus episódios, principalmente de 73, mas acho que não é pra tanto. Quanto a Necrotério, não acho que haja algo de diferente dos outros episódios de CH com o tema morte, que foram vários, a ponto de virar até tema de quadro de CH nos anos 90. Bandido do Hospital, não acho que houve qualquer relação com o EP onde "Tripa Seca cai do prédio", até porque ele não morre. Não imagino algo de "hediondo" nesse do bandido, tampouco em Piratas parte 3. Se foi porque o Alma Negra foi "morto", também não faz sentido. No Don Juan Tenório o elenco inteiro "morre" em cena e nem por isso o EP é perdido, ou então Duas Vezes Chapolin, onde há aquela do Ramón em pedacinhos, e nem por isso é perd... (não, pera :ponder: )
Imagem
Glenn Gould sempre tocou certo, enquanto o mundo todo tocava errado :rock:

Tio Trambique
Membro
Membro

Mensagem por Tio Trambique » 12 Abr 2020, 19:08

Já sabemos que boa parte são perdidos pela imagem esfumaçadas como o Muitas marteladas, Festival pt 2, As pulgas amestradas, o bandido do hospital, mulher jovem 74, e etc.
Jacinto escreveu:
Tio Trambique escreveu:Eu tinha esquecido de citar esse cena da Pópis.

A do 0:36?
Sim, e a parte que inicia o segundo bloco onde eles recebem aplausos e saem do palco. Certamente é uma cena cheia de batimentos que editaram na época só para enviar a algumas emissoras e que nos lotes atuais fizeram foi cortar tudo.
Esses usuários curtiram o post de Tio Trambique (total: 1):
Jacinto

Ruan Fonseca
Membro
Membro
Time de Futebol: potiguar de mossoró
Curtiu: 361 vezes
Curtiram: 1709 vezes

Mensagem por Ruan Fonseca » 12 Abr 2020, 19:27

Chafundifórnios escreveu:A maior prova que removeram boa parte dos perdidos por batimentos de vídeo é o Errar é humano parte 1 (1978)
O estado é deprimente.
Fiz rapidamente aqui uma comparação entre a parte 1 e a parte 2 da saga. Vejam que a imagem é lotada de riscos pretos, possui uma linha branca horizontal na esquerda e ainda há uma pequena faixa defeituosa na parte superior, característico de fitas antigas (VHS principalmente :lol:)
VOANDO
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --

Guilherme CH
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 116 vezes
Curtiram: 417 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 12 Abr 2020, 21:03

Churrumín Moscattelo escreveu:Também é discutível pensar que sagas, que normalmente deveriam estar armazenadas do mesmo lugar, tenham sofrido danos só em uma parte, como a da Pichorra (que tem duas). Ao mesmo tempo outras tão grandes como Alfaiatezinho Valente e o Show Deve Continuar seguem intactas.
Eu tinha levantado uma teoria explicando o porquê de várias sagas estarem incompletas no tópico "VIDEOTAPES CH: CURIOSIDADES E TEORIAS".

De acordo com a Tele Guía, temos registros de que algumas sagas foram reprisadas incompletas em períodos posteriores. Exemplos são as primeiras versões de "Seu Madruga sapateiro" e "Seu Madruga carpinteiro". Eu acho totalmente possível que a Televisa tenha comercializado "versões incompletas" dessas sagas e, consequentemente, tenha descartado as "versões originais". E, com isso, muitas partes se perderam.

O maior exemplo de que, talvez, as sagas nunca ficavam armazenadas em um mesmo lugar é a atual ordem da primeira versão de "O velho do saco". A Televisa comercializa a exibição original da segunda parte, enquanto a primeira e a terceira são reprises.

Imaginem em uma realidade alternativa onde a Televisa acabou não preservando a segunda parte e passou a comercializar somente as reprises das demais? Teríamos mais um exemplo de saga incompleta...

Houve um espaço para várias reprises no início dos anos 1977 e 1978. Numa dessas, por exemplo, a Televisa reprisou a parte 2 da segunda versão de "Madruguinha" em 1978 e manteve a exibição original das demais em 1977. Só que, infelizmente, esta saga não teve a mesma sorte da do "Velho do saco". O SBT ainda conseguiu receber a "hipotética reprise". E quem sabe outras emissoras...

É lógico que esta teoria não se aplica para todas as sagas, como a do Chimpandolfo. Mas eu acho que ajuda a explicar a existência de várias sagas incompletas.
Esses usuários curtiram o post de Guilherme CH (total: 5):
Cortal CristadoDon ChompirasJacintoBarbanoNandinho s.

Sai-de-Trás
Membro
Membro
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 147 vezes
Curtiram: 978 vezes

Mensagem por Sai-de-Trás » 12 Abr 2020, 21:20

Os Toureiros 73 é um dos episódios mais violentos da série pra mim. Chiquinha e Chaves querendo corta a orelha do Quico, o soco na cara do Quico, fora aquela piada de humor negro do menino que perdeu o olho.
Imagem
Realizações no meio CH:
Achei o trecho de "O louco que escapou do manicômio" (1971).

HerVen 80
Membro
Membro
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 35 vezes
Curtiram: 44 vezes

Mensagem por HerVen 80 » 12 Abr 2020, 21:41

Eu acho que a única teoria que acredito é a má vontade da Televisa de ver o resto do acervo! A história de qualidade ruim é desculpa que não convence mais! Já a censura, meio que convence em alguns casos que vocês devem imaginar quais são! Estou surpresa em saber que existe um corte no episódio do FBV! Então é como aquele do Disco Voador, catapora e recordações que tem corte mundial! Não imaginava!
Imagem
We can beat them, just for one day

Responder