Trilha do Chapolin no SBT

"Ainda estamos procurando" - Silvio Santos

Fórum para discutir sobre os episódios perdidos e outras lost media relacionadas às obras de Roberto Gómez Bolaños.
BazzoReverso
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 604 vezes
Curtiram: 792 vezes

Mensagem por BazzoReverso » 09 Out 2025, 04:16

Chamone escreveu:
08 Out 2025, 22:56
Hora de tirar uns prints das últimas 3 páginas :]
Grande chance disso dar em nada, o catálogo dessa empresa é resultado da fusão de duas empresas que já eram grandes, vai ser igual procurar agulha no palheiro.

Chamone
Membro
Membro
Curtiu: 203 vezes
Curtiram: 868 vezes

Mensagem por Chamone » 09 Out 2025, 08:24

Não tenho nada contra pesquisar selos de trilhas brancas, mas como disse antes: nosso acesso infinito a exemplos de trilhas hoje não reflete a realidade do SBT do SBT nos anos 80.

No tópico antigo certa vez alguém ponderou se poderíamos ter acesso à discoteca do SBT. Acendeu uma luz na minha cabeça porque é possível ter acesso indiretamente assistindo a programação antiga pelo Youtube e +SBT e coletar tudo o que está sendo tocado

O que estou postando abaixo é algo muito único fruto de dois anos de trabalho. Uma lista com ~650 discos que o SBT usou no período 1981-1998:
► Exibir Spoiler
O critério usado foi de trilhas de caráter instrumental usadas em chamadas, vinhetas e como BGMs em programas, reportagens. Ou seja, entradas musicais planejadas e por um sonoplasta para ilustrar algo que acontece na tela. Exatamente os caminhos que a BGM do Chapolin percorreu na programação: como BGM, tema de chamada e vinheta de programa.

Números

As 883 trilhas que cataloguei estão distribuídas em 645 LPs. O SBT usava em média 1,4 trilhas por LP.

Do gênero e distribuição dos LPs:
  • 63% dessa lista, 407 é o número de LPs de música comum (pop, new wave, jazz. etc.)
  • 24%, 156 entradas, são LPS de trilhas sonoras de filmes (Rambo, Robocop, etc.)
  • 13% são 83 LPs de trilha branca de selos majoritariamente norte-americanos e canadenses.
A verdade é que 77% do que consegui registrar neste período são discos comuns, que qualquer pessoa conseguia comprar em uma loja de discos (um Spotify feito com tijolos). Os links que forneci na lista apontam pra edições nacionais destes discos, fabricados e vendidos aqui.

O registro de 83 LPs de trilha branca na lista deixa implícito que o SBT possuía álbuns completos em mãos. Mas o número de trilhas usadas indica que a emissora tinha uma coleção incompleta de vários selos. Em algum momento no fim dos anos 70 eles obtiveram trilhas KPM, Bruton e Parry em um pacote avulso que nunca foi atualizado. O mesmo para a Valentino. Certas trilhas acho que vieram de CDs de demonstração que eles obtinham gratuitamente nas feiras de TV nos EUA onde eles compravam programas e formatos. Alguns exemplos são áudio original do vídeo e não indicam possessão do disco (como nas vinhetas da Dolphin).

Conclusão de tudo isso

A discoteca do SBT era feita de discos comuns que eram fabricados e comercializados no Brasil. Ficar caçando selos obscuros de trilha branca não vai render nada pois na minha pesquisa não encontrei nenhum exemplo disso e taí a lista para provar. Todos os selos presentes na lista são bastante conhecidos e comercializados nos EUA.

Um detalhe importante é que durante a pesquisa encontrei dezenas de exemplos de trilhas na mesma condição da BGM do Chapolin: desconhecidas. Com este trabalho entendi que a BGM é só mais uma destas trilhas. Essa visão de túnel do Chapolin :] é ruim para a pesquisa.

Esse vai ser o último update nessa longa pesquisa. Os discos em verde foram usados também nas dublagens MAGA, então fica o agradecimento ao apoio do @CarneSeca.

Eu inicialmente pesquisei trilhas brancas e discos comerciais. Depois pesquisei a discoteca do SBT.

Agora vou para a FASE 3.
(...)

Red Caboose
Membro
Membro
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Nenhum
Curtiu: 399 vezes
Curtiram: 241 vezes

Mensagem por Red Caboose » 09 Out 2025, 12:33

Me admira o seu empenho, @Chamone. São poucos os usuários que fazem uma pesquisa DESSE nível a respeito dessa BENDITA musiquinha.
Esses usuários curtiram o post de Red Caboose (total: 1):
Chamone
Imagem

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 09 Out 2025, 13:09

Red Caboose escreveu:
09 Out 2025, 12:33
Me admira o seu empenho, @Chamone. São poucos os usuários que fazem uma pesquisa DESSE nível a respeito dessa BENDITA musiquinha.
Se não fosse divertido não o faria, pois o assunto da BGM tem uma convergência com vários interesses meus: SBT raiz, músicas antigas obscuras e investigação de lost media. Durante a pesquisa descobri fatos interessantes e muita música boa. Não é uma playlist de Spotify feita por um gen z que vai me ensinar quais músicas realmente circulavam nos anos 80.
Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
Red Caboose
(...)

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 09 Out 2025, 20:01

@Paz e aí, como foi desenrolo

Senhor Madruga
Membro
Membro
Curtiu: 1082 vezes
Curtiram: 361 vezes

Mensagem por Senhor Madruga » 10 Out 2025, 12:31

BazzoReverso escreveu:
09 Out 2025, 20:01
@Paz e aí, como foi desenrolo
foi sequestrado depois de descobrir a bgm pelo grupinho do ligoiho que na verdade ja tem a bgm completa e so quer atrasar todo mundo será que ele foi mesmo lá? Kkkk eu n teria coragem
Esses usuários curtiram o post de Senhor Madruga (total: 1):
BazzoReverso
De louco e louco todo 45Chaves45 tem um pouco.
► Exibir Spoiler
últimas fotos de perfil:
► Exibir Spoiler

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 10 Out 2025, 17:19

Chamone escreveu:
09 Out 2025, 08:24
Um detalhe importante é que durante a pesquisa encontrei dezenas de exemplos de trilhas na mesma condição da BGM do Chapolin: desconhecidas
Algumas dessas trilhas tem drum machines ou clarinetes?

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 10 Out 2025, 19:12

BazzoReverso escreveu:
10 Out 2025, 17:19
Algumas dessas trilhas tem drum machines ou clarinetes?
Algumas tem drum machines modernas, não analógicas, como o desconhecido tema do TV Animal que tem uma outra trilha similar com o arranjo exato na mesma época.

Tem trilhas com clarinete, mas são trilhas totalmente acústicas no estilo jazz Dixieland ou New Orleans usadas em momentos cômicos.

A maioria das músicas desconhecidas na pesquisa soam bem convencionais. A trilha que eu mais gostaria de resolver depois da BGM do Chapolin, fora os temas desconhecidos da MAGA é este instrumental pois ele realmente é bastante diferente.
(...)

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 10 Out 2025, 19:33

É, essas trilhas perdidas não se parecem em nada, mas é bom saber que não foi um caso isolado a bgm ser desconhecida. O problema mesmo é saber até que ponto essas trilhas aí estão perdidas mesmo ou se apenas não procuramos no lugar direito.

Chamone
Membro
Membro

Mensagem por Chamone » 10 Out 2025, 20:38

Tanto nesta pesquisa das trilhas do SBT quanto na decupagem MAGA o principal problema é coisa fora de catálogo. 95% do trabalho foi realizado graças ao Shazam e pelo fato que os donos dos direitos hoje registraram as músicas no copyright ID.

LPs de trilhas sonoras são um caso a parte pois muitos não tem qualquer distribuição oficial. Como foram extensivamente usados pelo SBT, eu passei um tempo acreditando que a BGM possa estar contida em um LP desses, apesar de fugir muito ao estilo.

Eu não tenho paciência para ouvir estes discos, e por isso publiquei a lista da minha pesquisa para que de repente alguém ouça e encontre algo. Pessoalmente, minha pesquisa de LPs está encerrada.
(...)

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 10 Out 2025, 20:54

Chamone escreveu:
10 Out 2025, 20:38
Eu não tenho paciência para ouvir estes discos, e por isso publiquei a lista da minha pesquisa para que de repente alguém ouça e encontre algo
Não precisa nem ouvir os discos inteiros, se ouvir um pedacinho do começo, meio e fim, já dá pra tirar a sonoridade e vibe do LP, ao menos eu faço assim. Teria uma lista resumida só com os 13% de discos de trilhas brancas?

lucasdb
Membro
Membro
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 18 vezes
Curtiram: 1682 vezes

Mensagem por lucasdb » 10 Out 2025, 22:46

Não sei pq, mas o áudio não me parece de vinil. Não sinto o mesmo ruído de bgms que ouvimos nas séries.
Não há de queijo, só de batata. :pancada:

Paz
Moderador
Moderador
Programa CH: Chespirito
Time de Futebol: Maccabi Haifa
Curtiu: 411 vezes
Curtiram: 1815 vezes

Mensagem por Paz » 10 Out 2025, 23:13

A trilha não é da Chappell.

Também não é da KPM:
Imagem
Esse link que me mandaram, no caso, é esse: https://lostwaves-finest.fandom.com/wik ... pening_BGM
Não fiz nenhuma referência a Chapolin ou a história que conhecemos da trilha.

O curioso é que, ainda assim, identificaram a trilha e sabem da procura.
Provavelmente muitas gravadoras sabem e estão procurando torcendo pra trilha ser delas
Esses usuários curtiram o post de Paz (total: 2):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).Senhor Madruga
יעשה שלום

BazzoReverso
Membro
Membro

Mensagem por BazzoReverso » 10 Out 2025, 23:43

Paz escreveu:
10 Out 2025, 23:13
O curioso é que, ainda assim, identificaram a trilha e sabem da procura
Isso é inédito.
Paz escreveu:
10 Out 2025, 23:13
Provavelmente muitas gravadoras sabem e estão procurando torcendo pra trilha ser delas
Eu não ficaria muito confiante, não tem muito valor pra eles encontrarem essa trilha no catalogo, isso tem maior valor pros fãs mesmo, no máximo, acho que eles teriam interesse se pudessem processar o sbt por 30 anos de uso indevido.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5203 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 11 Out 2025, 01:30

"não tem muito valor pra eles encontrarem essa trilha no catalogo"

mais de 30 anos de usos supostamente indevidos do SBT que vão poder cobrar se acharem

a empresa que descobrir que a trilha é dela vai brilhar os olhos igual o charlie achando o bilhete dourado do willy wonka
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
Senhor Madruga

Responder