Esta é uma análise muito leviana da questão.mc Jay-X escreveu:Lembrando que o termo "bullying" virou um termo genérico para qualquer um que se sente ofendidinho com qualquer coisa. "Nossa, esse seu cabelo está um horror hoje." "Vou te denunciar, isso é bullying, estou traumatizado, mi mi mi".
Chespirito não criaria hoje personagens vítimas de bullying
- Marquês de Sade
- Membro

- Programa CH: Chapolin
- Curtiu: 42 vezes
- Curtiram: 110 vezes
Re: Chespirito não criaria hoje personagens vítimas de bully
- Quase Seca
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Vasco
- Curtiu: 350 vezes
- Curtiram: 1434 vezes
- Marquês de Sade
- Membro

O fenômeno se chama evolução.Quase Seca escreveu:(...) ele não disse que o ato de cometer bullying é legal ou algo do tipo, e sim que hoje em dia as pessoas estão muito melindrosas, transformando qualquer brincadeira saudável em algo muito maior do que é. Em resumo, o mundo está chato!
Zoação/Gozação/Brincadeira sempre será diferente de bullying. Esse tipo de interação é até bastante importante pra formar a personalidade da pessoa!
Estamos evoluindo e deixando de ficar calados quando ofensas morais são cometidas.
Com qual critério se definiria o que é uma brincadeira do que é bullying? Quem opina? O autor ou o alvo?
Existe uma tênue, porém infinita linha que nos separa. Desta forma, o que para você pode ser brincadeira, para outro pode ser bullying. Quem estaria apto para julgar as percepções íntimas de dois seres?
Quando leio gente dizer que bullying forma caráter apenas sinto pena pois é sinal de que a mentalidade da violência continuará.
O que existem são parâmetros comportamentais saudáveis que ocorrem com a evolução do infante (leia Piaget), mas essa progressão pela qual passa o indivíduo não inclui a violência, física ou psicológica.
Eu apenas fico feliz em saber que esta semente que eu plantei lá na pré-história começa a germinar e que pouco a pouco sejam admitidos os erros tanto quanto elogiadas as qualidades de Chaves.
- Esses usuários curtiram o post de Marquês de Sade (total: 1):
- Bugiga
- bebida com metanol CH
- Moderador

- Programa CH: La Chicharra
- Curtiu: 519 vezes
- Curtiram: 5292 vezes
Já dei muitas gargalhadas com muitas cenas das séries CH, entre elas nenhuma era sobre o bullying com a aparência fisica dos atores.Tiago escreveu:Ainda bem que foi criado nos anos 70, se fosse atualmente com o politicamente correto, o programa seria uma m....
Não entendo pq o pessoal acha que a zoação física em CH é parte tão intrínseca e essencial das séries. Algumas vezes é realmente necessario, quando o insulto do personagem ativa uma motivação e dá o pontapé pra história começar... mas quando é gratuíto e sem propósito (maioria das vezes, principalmente com personagens do Edgar Vivar), eu só consigo sentir nojo.
- Fellipe
- Membro

- Curtiu: 719 vezes
- Curtiram: 1008 vezes
Realmente as piadas em relação aos "defeitos físicos" das pessoas não eram engraçados todas as vezes. No episódio "Jogando Futebol" inclusive, exageram até demais no bullying contra o Nhonho, de modo que fica meio enjoativo. Já em alguns outros momentos, é engraçado sim.
- mc Jay-X
- Membro

- Programa CH: Chespirito
- Time de Futebol: Corinthians
- Curtiu: 249 vezes
- Curtiram: 226 vezes
Eu disse o que disse porque realmente acho que o que fazem com o Nhonho não é bullying. Apesar das constantes piadas com o peso dele, ele nunca foi excluído da turma, rejeitado, ou algo assim. Pelo contrário, até mesmo destacavam o Nhonho como alguém que sabia se defender (dando barrigadas no Chaves).
Enfim....
Também posso destacar um momento negativo sobre esse mesmo assunto, que me chocou ONTEM. Sim, ontem. Eu estava assistindo um episódio de Los Caquitos, de 1985. (La Maquina de Coser)
Chómpiras disse ao Botijão que ele olhava o lado positivo de tudo, por isso ele sempre se comparava "com pessoas inferiores." Ele disse: "Se eu estou doente, vejo que tem pessoas agonizando e eu me sinto melhor. Se eu sou baixinho, vejo que existem anões e me sinto melhor."
Daí ele lança a pérola, dizendo que a mãe do Botijão recebeu um "castigo divino por ter dado a luz um filho como ele" (se referindo ao tamanho). Claro que Botijão não gostou nem um pouco disso.
Pra vocês terem uma ideia, o programa já não tinha mais risadas gravadas, mas foi NÍTIDO o áudio das risadas que a equipe de gravação deu fora da cena.
ISSO, em minha opinião, foi muuuuito diferente do que a zoeira com o Nhonho. Pra mim foi desnecessário. Mas eram outras épocas. Hoje, de fato, isso não cairia bem sob nenhuma circunstância.
Então não queiram dizer que eu sou adepto do bullying, ou que eu generalizo o tema. Já sofri bullying SIM, a ponto de na 6.a série eu ter levado uma faca na escola para me defender, já que os professores e a diretora não me ajudavam em nada. Eu apanhava todo dia, era roubado constantemente, era emboscado.... e tudo porque eu era o "nerd" da turma. Me punham apelidos, me excluíam do time da classe.... É por isso que eu falei que o que fazem com o Nhonho não é exatamente um bullying. Ele nunca deixou de ser querido e ter amigos.
Enfim....
Também posso destacar um momento negativo sobre esse mesmo assunto, que me chocou ONTEM. Sim, ontem. Eu estava assistindo um episódio de Los Caquitos, de 1985. (La Maquina de Coser)
Chómpiras disse ao Botijão que ele olhava o lado positivo de tudo, por isso ele sempre se comparava "com pessoas inferiores." Ele disse: "Se eu estou doente, vejo que tem pessoas agonizando e eu me sinto melhor. Se eu sou baixinho, vejo que existem anões e me sinto melhor."
Daí ele lança a pérola, dizendo que a mãe do Botijão recebeu um "castigo divino por ter dado a luz um filho como ele" (se referindo ao tamanho). Claro que Botijão não gostou nem um pouco disso.
Pra vocês terem uma ideia, o programa já não tinha mais risadas gravadas, mas foi NÍTIDO o áudio das risadas que a equipe de gravação deu fora da cena.
ISSO, em minha opinião, foi muuuuito diferente do que a zoeira com o Nhonho. Pra mim foi desnecessário. Mas eram outras épocas. Hoje, de fato, isso não cairia bem sob nenhuma circunstância.
Então não queiram dizer que eu sou adepto do bullying, ou que eu generalizo o tema. Já sofri bullying SIM, a ponto de na 6.a série eu ter levado uma faca na escola para me defender, já que os professores e a diretora não me ajudavam em nada. Eu apanhava todo dia, era roubado constantemente, era emboscado.... e tudo porque eu era o "nerd" da turma. Me punham apelidos, me excluíam do time da classe.... É por isso que eu falei que o que fazem com o Nhonho não é exatamente um bullying. Ele nunca deixou de ser querido e ter amigos.
Editado pela última vez por mc Jay-X em 23 Nov 2014, 05:33, em um total de 1 vez.
- Esses usuários curtiram o post de mc Jay-X (total: 1):
- Seu Mundinho
- bebida com metanol CH
- Moderador

Bom, quando a pessoa fica visivelmente ofendida com a 'zoeira inocente' e a pessoa não para, dá pra considerar como bullying sim. Não precisa haver exclusão social pra se chamar assim.
Até pq o pessoal que exclui a pessoa com o tal "bullying de verdade", tambem acha que tá fazendo uma zoeira inocente.
Até pq o pessoal que exclui a pessoa com o tal "bullying de verdade", tambem acha que tá fazendo uma zoeira inocente.
- Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
- mc Jay-X
- Quase Seca
- Membro

O critério que definiria o que é uma brincadeira do que não é, Marquês, seria todo o contexto, oras! Quem está inserido na situação pode muito bem perceber! Você não pode por exemplo dizer que em um grupo onde um chama o outro de gordo, e o outro revida imediatamente chamando de "branco azedo" é bullying! Isso faz parte da interação social, e é muio bom.
O que eu não gosto é quando um monte de pessoas se unem em cima de uma só, e começam a rir e fazer chacota, não dando nem direito e tempo de resposta. Quando esse tipo de coisa acontece eu até me afasto!
Agora é perfeitamente simples ver quando é brincadeira ou não...Eu já trabalhei com crianças, e quando via um grupo delas fechando panelinha, excluindo e falando mal de alguma outra, imediatamente tomava uma providência (e crianças são "ótimas" pra fazer esse tipo de coisa), agora quando via uma brincando com a outra dando apelidos que até a própria apelidada ria, não havia o que fazer, a não ser deixá-las ser crianças...o que inclusive é muito bom.
Outro exemplo. Na minha faculdade tem um senhor de 54 anos! Você pode imaginar a quantidade de piadas de velho que rolam com ele? São muitas, muitíssimas! E sem dúvidas são as que mais geram gargalhadas. Ele também é fumante e negro, e isso gera mais um leque de piadas do tipo "Veio sem camisa? (quando vai de camisa preta)", "Teu pulmão está mais preto que você", "Você nunca foi reprovado em História, pois na sua época essa matéria nem havia sido criada", "Quando terminar a faculdade (que é de fisioterapia), pela idade, você que vai precisar de tratamento", "Sai daí bafo de câncer", etc etc
Aí vamos aos fatos. Ele liga? Na hora pode até ficar puto com a brincadeira, mas logo em seguida dá uma resposta as vezes até melhor, e zoa com todos as vezes ate mais pesado...Inclusive mesmo com tudo isso está sempre dando carona pro pessoal, dividindo trabalho, e é um dos mais queridos da turma. Aí você me diria que isso é bullying pq poderia constrangi-lo. Não, isso é um ambiente saudável e agradável.
Pow, na boa! na boa mesmo, faltou coerência aí hein...
O que eu não gosto é quando um monte de pessoas se unem em cima de uma só, e começam a rir e fazer chacota, não dando nem direito e tempo de resposta. Quando esse tipo de coisa acontece eu até me afasto!
Agora é perfeitamente simples ver quando é brincadeira ou não...Eu já trabalhei com crianças, e quando via um grupo delas fechando panelinha, excluindo e falando mal de alguma outra, imediatamente tomava uma providência (e crianças são "ótimas" pra fazer esse tipo de coisa), agora quando via uma brincando com a outra dando apelidos que até a própria apelidada ria, não havia o que fazer, a não ser deixá-las ser crianças...o que inclusive é muito bom.
Outro exemplo. Na minha faculdade tem um senhor de 54 anos! Você pode imaginar a quantidade de piadas de velho que rolam com ele? São muitas, muitíssimas! E sem dúvidas são as que mais geram gargalhadas. Ele também é fumante e negro, e isso gera mais um leque de piadas do tipo "Veio sem camisa? (quando vai de camisa preta)", "Teu pulmão está mais preto que você", "Você nunca foi reprovado em História, pois na sua época essa matéria nem havia sido criada", "Quando terminar a faculdade (que é de fisioterapia), pela idade, você que vai precisar de tratamento", "Sai daí bafo de câncer", etc etc
Aí vamos aos fatos. Ele liga? Na hora pode até ficar puto com a brincadeira, mas logo em seguida dá uma resposta as vezes até melhor, e zoa com todos as vezes ate mais pesado...Inclusive mesmo com tudo isso está sempre dando carona pro pessoal, dividindo trabalho, e é um dos mais queridos da turma. Aí você me diria que isso é bullying pq poderia constrangi-lo. Não, isso é um ambiente saudável e agradável.
Haha, falou o cara fez o que fez com o Iago no tópico da Lispectirita (e outros). E ainda reclamou do tópico ser fechado pq queria continuar...Riddle Snowcraft escreveu:Bom, quando a pessoa fica visivelmente ofendida com a 'zoeira inocente' e a pessoa não para, dá pra considerar como bullying sim. Não precisa haver exclusão social pra se chamar assim.
Pow, na boa! na boa mesmo, faltou coerência aí hein...

- bebida com metanol CH
- Moderador

O alvo das zoeiras nunca foi ele como pessoa, mas sim a devoção á mina lá e outras atitudes risíveis.
Nunca apoiei quando a zoeira partia pra coisas como zoar o peso dele ou a doença mental
Nunca apoiei quando a zoeira partia pra coisas como zoar o peso dele ou a doença mental
- Marquês de Sade
- Membro

Não, isso não é bullying. Isso já é racismo e ele deveria gravar essas injúrias raciais e procurar uma delegacia, pois racismo é crime (como espero que bullying seja um dia)Quase Seca escreveu:Na minha faculdade tem um senhor de 54 anos! Ele também é fumante e negro, e isso gera mais um leque de piadas do tipo "Veio sem camisa? (quando vai de camisa preta)", "Teu pulmão está mais preto que você", "Você nunca foi reprovado em História, pois na sua época essa matéria nem havia sido criada", "Quando terminar a faculdade (que é de fisioterapia), pela idade, você que vai precisar de tratamento", "Sai daí bafo de câncer", etc etc
Se ele liga ou não é algo pessoal que não me cabe analisar (aí entra a impossibilidade de um terceiro julgar se é ou não bullying). Uma coisa que eu sim posso dizer é que essa cultura de violência verbal onde um insulto é respondido com outro é completamente errada. E isso acontece porque nossa espécie é muito primitiva e ainda não sabe conviver em sociedade.
E eu não entendo COMO ele pode ser "um dos mais queridos da classe" se fazem isso com ele. Ninguém trata assim uma pessoa querida.
- Esses usuários curtiram o post de Marquês de Sade (total: 1):
- bebida com metanol CH
- Fellipe
- Membro

- Curtiu: 719 vezes
- Curtiram: 1008 vezes
Eu acho um tanto inofensivo quando uma pessoa caçoa da outra se eles já têm um convívio social de longa data. É como uma brincadeira mesmo. Eu e meus amigos às vezes brincamos chamando uns aos outros de gay, já zoei com um amigo em relação ao peso dele, mas isso tudo porque somos amigos e sei que ele sabe que é tudo brincadeira, é só pra encher o saco dele. Mas não sei bem se é o caso desse senhor que o Quase Seca falou.
- jean chambre
- Membro

- Time de Futebol: palmeiras
- Curtiu: 13 vezes
- Curtiram: 25 vezes
ele disse que hoje em dia não criaria,e está certo,quem vai arriscar com tantos idiotas com essa bosta de politicamente correto nas redes sociais? os trapalhões faziam piadas com todo mundo,quando resolveram reprisar no programa do Didi tesourava as piadas,um quadro de 10 minutos ficava com 4/6 minutos,piadas com gays,gordos,negros e etc metiam a tesoura,u seja,hoje em dia nem vale a pena arriscar com coisa nova politicamente incorreta
- Quase Seca
- Membro

Sim, mas de qualquer forma ele estava visivelmente desconfortável com a brincadeira. Não estava compactuando e queria que parasse. A piada não precisa ser referente a uma característica física/mental ou o que quer que seja...Seja o que for, se ele não gostou, pensando por esse lado, o ideal é parar.Riddle Snowcraft escreveu:O alvo das zoeiras nunca foi ele como pessoa, mas sim a devoção á mina lá e outras atitudes risíveis.
Mas enfim...
Não é racismo, pois racismo consiste em haver discriminação. A pessoa racista se sente superior a outra. Como se o alvo fosse uma pessoa menor, menos importante! E com certeza não é isso que acontece lá.Marquês de Sade escreveu: Não, isso não é bullying. Isso já é racismo e ele deveria gravar essas injúrias raciais e procurar uma delegacia, pois racismo é crime (como espero que bullying seja um dia)
Os outros brincam com ele por essas características e ele embarca na brincadeira e "revida". Não de uma forma ruim, criando um clima de guerra, mas sim de descontração. Entre os envolvidos há um grau de intimidade suficientemente grande para poder brincar com as características físicas de forma que ninguém se sinta humilhado.
Ninguém fala "Ui chegou aquele preto! Que nojo!", "Não vou colocar esse preto velho no meu grupo", "Chegou o encardido", e muito menos faz as brincadeiras que são feitas com ele com qualquer pessoa que não conheça. Não confunda as coisas!
Justamente por ser uma pessoa querida, sabe-se que existe intimidade o suficiente para brincar assimMarquês de Sade escreveu: E eu não entendo COMO ele pode ser "um dos mais queridos da classe" se fazem isso com ele. Ninguém trata assim uma pessoa querida.
Sim, é o caso desse senhor!FellipeKyle escreveu:Eu acho um tanto inofensivo quando uma pessoa caçoa da outra se eles já têm um convívio social de longa data. É como uma brincadeira mesmo. Eu e meus amigos às vezes brincamos chamando uns aos outros de gay, já zoei com um amigo em relação ao peso dele, mas isso tudo porque somos amigos e sei que ele sabe que é tudo brincadeira, é só pra encher o saco dele. Mas não sei bem se é o caso desse senhor que o Quase Seca falou.

- Tiago
- Membro

- Time de Futebol: Grêmio
- Curtiu: 69 vezes
- Curtiram: 166 vezes
É por aí mesmo, entre amigos é uma coisa, já com pessoas que você nem conhece sim é considerado bullying. Aliás eu já sofri esse tipo de problema, no meu caso por ser muito quieto. Mas nunca vi nada de tão ofensivo no Chaves.FellipeKyle escreveu:Eu acho um tanto inofensivo quando uma pessoa caçoa da outra se eles já têm um convívio social de longa data. É como uma brincadeira mesmo. Eu e meus amigos às vezes brincamos chamando uns aos outros de gay, já zoei com um amigo em relação ao peso dele, mas isso tudo porque somos amigos e sei que ele sabe que é tudo brincadeira, é só pra encher o saco dele. Mas não sei bem se é o caso desse senhor que o Quase Seca falou.

Tri Campeão da América!
-
Victor235
- Membro

- Time de Futebol: Palmeiras
- Curtiu: 2574 vezes
- Curtiram: 2490 vezes
É um assunto polêmico. Afinal nem tudo é bullying. Até certo ponto é muito natural que as crianças brinquem entre si, se apelidem, etc. Mas depende do caso, esse exemplo que o Quase Seca deu por exemplo não pegou bem, afinal o cara da turma aí é vítima sim, de piadas raciais. Aí a questão já vai pra outro ponto, acho que fazem errado em zuá-lo sim, no que diz respeito à cor da pele.
Interessante que o Boomerang fica fazendo milhares de campanhas anti-bullying e veicula elas nos intervalos do "Chaves". Fica meio contraditório.
Interessante que o Boomerang fica fazendo milhares de campanhas anti-bullying e veicula elas nos intervalos do "Chaves". Fica meio contraditório.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano