Rádios

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: RÁDIOS

Mensagem por Victor235 » 02 Jun 2013, 02:29

Mas se eu for na TV e teclar 6 (não há canal com esse número aqui) vai pegar alguma rádio?
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

jppedro86
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: São Paulo
Curtiu: 15 vezes
Curtiram: 11 vezes

Mensagem por jppedro86 » 03 Jun 2013, 14:46

Alguém sabe o que aconteceu com a rádio Minas Vale FM? (Na frequência atualmente se ouve uma rádio religiosa).

SBBHQK
Membro
Membro
Curtiu: 29 vezes
Curtiram: 159 vezes

Mensagem por SBBHQK » 06 Jun 2013, 13:25

As rádios que eu curto e compartilho.
Eu curto bastante adulto-contemporâneo, as melhores rádios que tocam esse estilo em POA é a União e a Antena 1. As que eu não gosto muito são a Continental e a Itapema.

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 07 Jun 2013, 22:48

jppedro86 escreveu:Alguém sabe o que aconteceu com a rádio Minas Vale FM? (Na frequência atualmente se ouve uma rádio religiosa).
Não a conheço, mas ou a emissora vendeu parte da programação para uma Igreja ou a própria rádio se tornou afiliada de alguma rádio religiosa, como a Rede Aleluia. Ou ainda, a rádio citada acabou e foi substituída por outra na mesma frequência.

jppedro86
Membro
Membro

Mensagem por jppedro86 » 08 Jun 2013, 11:10

Obrigado pela resposta, Victor. Eu sei que a rádio é do sul de Minas Gerais.
Mas o que é essa tal de Rede Aleluia?

Billy Drescher
Colaborador
Colaborador
Curtiu: 52 vezes
Curtiram: 1680 vezes

Mensagem por Billy Drescher » 08 Jun 2013, 11:11

A principal rede de rádio da IURD.
Colaborador (08/2011 - 12/2021, 09/2024 - )
Moderador - DDNL / Exterior (05/2013 - 11/2013)
Moderador Global (11/2013 - 11/2014)
Administrador (11/2014 - 05/2016)
Moderador - DDNL / Exterior (05/2016 - 11/2016)
Moderador (11/2016 - 05/2018, 07/2018 - 05/2019 e 11/2019 - 05/2021)
► Exibir Spoiler

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 09 Jun 2013, 02:48

jppedro86 escreveu:Obrigado pela resposta, Victor. Eu sei que a rádio é do sul de Minas Gerais.
Aqui na minha região aconteceu casos como esse com ao menos duas rádios:
- A Mensagem FM (de Taquaritinga/SP) virou afiliada da Rede Aleluia e passou a se chamar Rede Salvação.
- A Energia FM vendeu todo o espaço permitido para a Igreja Deus é Amor. A programação musical, se não me engano, agora limita-se a duas horas diárias. Aliás, essa rádio parecia bem jabazeira, só tocava uns tal de Erick & Caio e um monte de cantor que nenhuma outra emissora tocava como se fossem os astros do momento e os cantores famosos muitas vezes nem eram tocados nela.
Billy Drescher escreveu:A principal rede de rádio da IURD.
Só aqui na minha cidade dá captar o sinal de quatro afiliadas diferentes da Rede Aleluia, isso sem contar as rádios de outras Igrejas.

Furtado
Membro
Membro
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Mensagem por Furtado » 09 Jun 2013, 12:08

A Rede Aleluia nem é tão ruim assim, muito pior é a Igreja Deus é Amor com o progama "A Voz da Libertação". São 24 horas de gritarias, erros de português do pastor David Miranda, músicas caipiras pessimamente gravadas e musicadas... um horror!
Ex-moderador do Bar do Chespirito

Ruuki
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 160 vezes

Mensagem por Ruuki » 09 Jun 2013, 16:15

Seu Furtado escreveu:A Rede Aleluia nem é tão ruim assim, muito pior é a Igreja Deus é Amor com o progama "A Voz da Libertação". São 24 horas de gritarias, erros de português do pastor David Miranda, músicas caipiras pessimamente gravadas e musicadas... um horror!
David Miranda ainda está vivo? Nossa! Já diz Silvio Santos, tem que mandar matar!
A MAIS QUERIDA DO FÓRUM CHAVES:
Bi-Vencedora do A Propósito... - Edições #5 e #6 (2011)
Bi-Vencedora do Balão do Usuário 3.0 - Edições #2 e #16(2011/2012)
Vice-Campeã do 14º Concurso de Piadas (2012/2013)
Consagrada Usuária Dourada da Fazenda do Fórum Chaves 2 - Em grupo (2013)
Eleita a Usuária do Mês de Outubro e Novembro/2013
3º Lugar na Fazenda do Fórum Chaves 3 (2014)
3º Lugar na Casa dos Chavesmaníacos 14 (2015)
Moderadora do TV de Segunda Mão (Novembro/2015-Novembro/2016)
Campeã da Casa dos Chavesmaníacos 15 (2016)
Vice-Campeã da Fazenda do Fórum Chaves - Nova Chance (2018)
Campeã de #AFazendaConectada (2019)
Moderadora (Maio-Novembro/2019)

jppedro86
Membro
Membro

Mensagem por jppedro86 » 14 Jun 2013, 18:16

Encontrei um site com muitas vinhetas de rádio: http://aimore.org/radio/Radio_AM_FM_Gravacoes.html

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 15 Jun 2013, 01:33

Eu já havia visto esse site. Acredito que o Furtado também conheça. Se não conhece, sei que ele irá gostar.

jppedro86
Membro
Membro

Mensagem por jppedro86 » 15 Jun 2013, 10:51

Lá eu achei vinhetas das extintas FM Record e Rádio Cidade, ambas de São Paulo.

Furtado
Membro
Membro

Mensagem por Furtado » 15 Jun 2013, 22:13

Victor235 escreveu:Eu já havia visto esse site. Acredito que o Furtado também conheça. Se não conhece, sei que ele irá gostar.
Já conheço. :joinha:

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 16 Jun 2013, 02:01

Em entrevista ao Tudo Rádio, presidente da Aesp detalha migração das AM para FM
Quinta-Feira, 13 de Junho de 2013 @ 15:06
São Paulo – Rodrigo Neves ressaltou que migração também vai fomentar indústria

O presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de são Paulo (Aesp), Rodrigo Neves, concedeu entrevista nesta quinta-feira ao Tudo Rádio e falou sobre os detalhes da migração das rádios AMs para o espectro FM, que deve começar já no segundo semestre deste ano. Você pode acompanhar a entrevista na íntegra no Tudo Rádio.

Conforme já havia informado em entrevista à Rádio Clube AM 1430 de Araras, Neves disse que apenas duzentos municípios no país terão suas rádios AMs migradas para a faixa estendida do FM, que será totalmente liberada com o desligamento da TV analógica. A preferência será para as regiões metropolitanas onde o dial atual de FM está saturado. As demais rádio irão migrar para o dial FM convencional, que vai de 88 FM à 108 FM.

Outro ponto que Rodrigo Neves ressalta na entrevista ao Tudo Rádio é que a Aesp defende a criação de linhas especiais para que as rádios possam fazer a aquisição de equipamentos. Isso, segundo Neves, vai fomentar também a indústria nacional, já que são milhares de rádios que estão nesta situação. Quem migrar para o novo FM estendido deverá operar durante um tempo de forma simultânea entre o AM e o FM, com a finalidade de facilitar a migração da audiência para as novas faixas e a produção de novos aparelhos receptores.

Neves esclarece ainda como ficará a questão de potência das rádios que irão migrar para o FM. Segundo ele, todos os contornos protegidos das rádios serão mantidos. Ele ressalta que não haverá perda de abrangência das rádios FM atuais. Já as emissoras que farão a migração a regra no FM obedecerá o contorno diurno que a emissora em questão possuí atualmente na faixa AM, sendo essa a base para determinar seu alcance.

Ocupação do dial - Utilize o serviço de Guia FM/AM (Dials Tudo Rádio) para acompanhar a ocupação da faixa FM e AM de sua região. Clique aqui.
TUDORÁDIO

A entrevista:
Entrevista com Rodrigo Neves. Faixa AM deverá deixar de ser utilizada após a migração total para o FM
Quinta-Feira, 13 de Junho de 2013 @ 15:00

Imagem

Hoje o rádio está passando por um de seus momentos mais movimentados e decisivos no Brasil e um dos motivadores dessas mudanças é a atual gestão da AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de São Paulo). Presidida por Rodrigo Neves, a AESP tem travado uma batalha para encontrar uma solução definitiva para o rádio AM brasileiro. O resultado: a migração das rádios AMs para o chamado FM estendido (canais 5 e 6 de TV analógica) ou simplesmente a realocação de estações AMs para a faixa convencional do FM em determinados casos.

Todas essas mudanças geram dúvidas. O Tudo Rádio listou os principais questionamentos enviados pelos visitantes do portal e realizou a partir desses pontos uma entrevista exclusiva com Rodrigo Neves da AESP (e também do Grupo Bandeirantes de Comunicação - sede Campinas). Falamos sobre migração do AM para o FM estendido, para o FM convecional, a situação dos grandes centros, digitalização, prazos, entre outras questões. Boa leitura.

A migração para os canais entre 88 a 108 MHz já deverá ser realizada a partir do segundo semestre, correto? Qual o parâmetro que o Ministério das Comunicações vai utilizar para definir quais regiões irão utilizar o FM estendido?

Dos 5570 municípios brasileiros, apenas duzentos enfrentam o problema de falta de espectro. Serão estes municípios das Regiões Metropolitanas que irão para o FM estendido.

Os grandes centros ou regiões de grande concentração de rádios em FM ficarão obrigatoriamente com a migração para o FM estendido?

Sim.

Sobre as AMs que utilizarão a faixa “convencional” de FM, qual será o critério para definir a potência e o alcance de cada rádio?

Para todos será a equivalência do primeiro contorno diurno de cada emissora.

Regiões como interior paulista, norte do Paraná, sul de Minas e norte catarinense e serra gaúcha são conhecidas pela extensa lista de FMs com sintonias próximas entre canais já existentes. Com base nesse quadro de acumulo de canais, além de novas situações que serão criadas com a migração, as FMs atuais poderão sofrer algum risco de terem suas coberturas de sinal regional reduzidas devido a presença de mais rádios na faixa FM (vindas do AM)?

Todos os contornos protegidos serão mantidos, não existe hipótese de que para resolver um problema se crie outro.

Mudaremos a forma de ouvir rádio em FM? Por exemplo: existem regiões cuja topografia aliada ao porte técnico da emissora recebem sinais de FMs distantes. Isso será algo raro após o aumento de rádios nas faixas 88 a 108?

Nas 10 classes de FMs existentes, o contorno começa com um raio de 7,5 kms para classe C e vai até 78 kms para uma Classe E1. Portanto uma FM pode ir de local a regional.

Você disse que a migração das rádios poderá ser feito por meio de Medida Provisória. Com isso, o projeto continua para ser votado no Congresso Nacional ou encerra-se esse assunto com a assinatura da presidente Dilma Rousseff?

Gostaríamos que fosse por medida provisória pela sua rapidez. Mas o assunto também deverá ser apreciado pelo Congresso.

Sabemos que muitas rádios AMs terão dificuldade em fazer a migração, principalmente pela questão dos custos, devido a aquisição de novo parque de transmissão, incluindo o terreno, que já em muitos casos, o terreno onde é instalada uma antena de AM é inviável ter uma FM. O governo dará algum incentivo ou ajuda para essas rádios? Ou pelo menos qual seria a orientação nesses casos?

Normalmente as AMs são instaladas em terrenos baixos e nestes casos não deverão ser utilizados. O FM precisa de um nível médio de terreno positivo, isto é, que a localização da torre esteja visualmente acima da maior parte da área a ser coberta pelo serviço. Embora haja linhas de crédito em bancos públicos e privados, nós defendemos que haja uma linha de crédito especial para migração para fomentar a indústria brasileira.

Sobre a entrevista concedida à Rádio Clube de Araras (SP), você falou que, assim que as rádios migrarem para o FM, elas terão que desligar o transmissão da AM. O que vai acontecer com o espectro AM? Ele será desativado de vez?

Essa é a ideia, quem migrar para a atual faixa de FM faça o desligamento imediato do AM. Quem for para o FM estendido terá um tempo de simulcasting.

Em notícias recentes, foi divulgado que o Ministério das Comunicações pretende fazer novos testes com o rádio digital nas faixas de Ondas Médias, Curtas e Tropicais. Isso seria uma sobrevida para essas faixas ou a intenção é manter apenas o FM como espectro para as rádios?

A migração do AM para FM é a prioridade.

Existe um prazo máximo definido para a migração das AMs para a faixa atual do FM?

O Minicom deve divulgar um cronograma.

A partir de quando as AMs das grandes cidades (ou regiões de alta concentração de rádio) migrarão para a faixa estendida do FM e qual o prazo para elas?

Onde couber no espaço do 5 ou 6 será simultâneo, onde não puder será necessário esperar o desligamento destes canais.

Como ficam as rádios AMs que não quiserem fazer a migração? Elas poderão ter suas concessões cassadas?

Acredito que só existirão FMs.

Emissoras de grandes centros como as rádios AMs de São Paulo, a migração será para o FM estendido. Porém nesse caso não haverá desligamento imediato da AM após o inicio da transmissão em FM, correto? Haverá um tempo para o ouvinte, rádio e o mercado se adaptarem ao FM estendido? Se sim, quanto tempo teremos de transmissão simultânea entre AM e FM estendido?

O Minicom, a princípio, entende que dois anos e um prazo para a convivência dos dois sistemas simultaneamente.

Haverá um incentivo para a produção e aquisição de rádios com faixa FM estendida? Hoje eles são raros no mercado nacional ou dependentes da mudança de uma configuração interna (para a banda asiática que inicia em 76 MHz). O público deverá se adaptar fácil a essa nova realidade de sintonia?

O projeto de migração deve contemplar este parâmetro para a indústria. Vale lembrar que hoje já existem 6 modelos de rádios com a faixa estendida sendo fabricado no Brasil. Eles são comercializados como rádios que captam o som da tv.

Por fim, já agradecendo a sua atenção e as dúvidas tiradas, como ficam as rádios AMs que hoje contam com grande alcance, como as rádios Bandeirantes, Gaúcha, Record, Super Rádio Tupi, Jovem Pan, Globo, entre outras?

A cobertura do FM é menor que o do AM, o primeiro contorno diurno será o parâmetro para a definição de classe nesta migração. Algumas destes emissoras tinham canais internacionais que deixaram ser existir nos anos 90. Hoje muitas emissoras estão na internet ou em algum aplicativo o que na prática significa acessibilidade em qualquer lugar onde existir acesso a web.
TUDORÁDIO

Furtado
Membro
Membro

Mensagem por Furtado » 16 Jun 2013, 14:12

Eu tenho vários argumentos para rebater essa mudança:

1) Todos vão ter que ter um rádio específico. Como a maioria das pessoas mantém o rádio por vários anos, o que vai acontecer: as emissoras AM vão simplesmente sumir do dial de muitos ouvintes.

2) Rádio AM pode se propagar por mais de 1000 km durante a madrugada. O rádio FM chega à 100-150 km, no máximo. Vai diminuir a abrangência das rádios.

3) O estilo de rádio AM é completamente diferente de rádio FM. Eu diria que o FM é musical e o AM é o jornalístico. Não dá pra ficar misturando.

Responder