Quadrinhos & Gibis

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.

Qual é a sua HQ preferida?

DC Comics
5
9%
Disney (Turma do Mickey)
9
17%
Marvel
3
6%
Turma da Mônica
29
55%
outras
7
13%

Total de votos: 53

Victor235
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: QUADRINHOS & GIBIS

Mensagem por Victor235 » 17 Abr 2016, 00:13

Imagem

Em Zé Carioca # 1968, de março de 1993, foi publicado um teste infantil muito idiota:

Imagem

HQs desta edição:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 5291 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 17 Abr 2016, 12:55

"expositiva"
"performance"
"dramaticidade"

criança nos anos 60 tinha um vocabulario loko hein

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 18 Abr 2016, 02:00

Propaganda do gibi "Tio Patinhas", que na época ainda levava o "Almanaque" no título:

Imagem

(via Zé Carioca # 693, de fevereiro de 1965)

Imagem

HQs desta edição:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

-----

Imagem

Drakeborough2
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin Animado
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por Drakeborough2 » 18 Abr 2016, 10:39

Victor235 escreveu: Imagem

Apesar do escrito "sensacionalista" na capa ("a mais importante história em 80 anos"), há muito o que se falar da história holandesa "Laços de Família", que saiu em "Pato Donald" # 2442, de abril de 2015.

[[se você pretende ler essa história, não leia esse post]]

Imagem

-> Apesar de continuar usando a tradicional roupa preta, quando Donald se recorda de acontecimentos passados sua roupa foi colorida de azul.

-> Esta história mostra como Donald conheceu a Margarida e como se encontrou pela primeira vez com o Patinhas (ou ao menos como o pato relatou isso).
Imagem
Imagem
-> Donald se vê obrigado a contar a seus sobrinhos o que aconteceu com a mãe deles (eles nunca a viram). O pato não conhecia seus sobrinhos. Sua irmã Dumbela fez um voo no espaço. O foguete era perigoso, nele foi usado um combustível novo e desconhecido. Huguinho, Zezinho e Luisinho pensam que sua mãe já morreu.
Imagem
Imagem
Imagem
-> Numa fantástica "quebra da quarta parede", Donald pega para ele os "gibis que aquele cara do Oregon escreve baseado em suas aventuras", uma clara referência à Carl Barks.
Imagem
-> um pesquisador propõe que os personagens de Patópolis não envelhecem porque além de viverem na realidade também são personagens (tudo isso dentro de uma obra de ficção).

-> Os outros moradores de Patópolis que não estrelam gibis começam passar uns dias com os personagens. É a deixa para esta HQ contar com a participação do Horácio, Clarabela, Gepeto, Pinóquio, Prof. Pardal, Irmãos Metralhas, Lobão, Gansolino e vários outros personagens Disney.

-> todos eles aparecem nas duas últimas páginas:
Imagem
-> vale destaque também a crítica aos viciados em internet:
Imagem
(PS: não foi da digitalização, e sim esta página que está torta)

-> e erraram na tradução do "violão", que acabou sendo traduzido como "guitarra" mesmo:
Imagem
-> Sobre a mãe de Huguinho, Zezinho e Luisinho, a solução encontrada foi dizer que ela ainda está viajando no espaço, onde o tempo corre de maneira diferente, e ainda vai voltar à Terra (e o pai deles, hein? :ponder: ).
Imagem
-> a conclusão do pesquisador é que o que rejuvenesce é ler HQs, não ser um personagem delas.
Imagem
Hi everybody, this is my first post in this forum; sorry if I write in English, but I don't know Portuguese.

I am intersted in the story above, which is very rare as it has only been published in two countries, and I hope someone here can tell me to which panels of which pages of the story do the images above belong to.

I also hope someone here could publish the remaining pages of the sequences with Donald's sister: most of the scenes are already here, but I can tell a few images are missing.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 18 Abr 2016, 11:11

Yo. Feel free to send Victor a message using the "MP" button (it stands for "Mensagem Privada" - a private message). He's always up to answer people's questions about comics (and country music). He's cool with it. In case he can't speak english, I'll help.

--
Victor235 escreveu:Imagem
caralho essa capa não faz sentido nenhum

Drakeborough2
Membro
Membro

Mensagem por Drakeborough2 » 18 Abr 2016, 13:14

modesto roma escreveu:Yo. Feel free to send Victor a message using the "MP" button (it stands for "Mensagem Privada" - a private message). He's always up to answer people's questions about comics (and country music). He's cool with it. In case he can't speak english, I'll help.
Thanks for the suggestion, but I have already tried to contact Victor with private messages twice (two and a half days ago, then again one and a half days ago), but I didn't get an answer despite the fact that he writes several messages every day. Maybe my messages weren't sent succesfully/he didn't notice them, or maybe the problem is the fact that I write in English?

Anyway, I think it wasn't a bad idea for me to write in this topic since my questions are directed not only to Victor, but also to anybody who can answer them.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 18 Abr 2016, 15:12

Sure. I'll redo your questions here in portuguese in case someone can answer them, then I'll translate the answers back to english.
Drakeborough2 escreveu:Olá todo mundo, este é meu primeiro post nesse fórum; perdão por escrever em inglês, é que eu não sei português.

Eu estou interessado na história acima, que é muito rara visto que só foi publicada em dois países, e espero que alguem possa me dizer quais quadros de quais paginas da história as imagens acima pertencem.

Eu tambem espero que alguem aqui possa publicar as páginas restantes das cenas com a irmã do Donald: a maioria já está aqui, mas percebo que falta algumas ainda

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 18 Abr 2016, 16:06

Olá, @Drakeborough2. Simplesmente ainda não havia lido as mensagens porque estive ocupado assistindo as discussões referentes a um processo de impeachment do presidente da república que está ocorrendo aqui no Brasil (estas outras postagens sobre quadrinhos que fiz no período estavam prontas desde antes). Porém, fico honrado em ver que minhas postagens tem atravessado oceanos e gerando interesse em pessoas de outros países, chegando a se cadastrarem neste fórum devido a elas. Aliás, você é de qual país? Realmente não conseguirei responder em inglês, nisso agradeço e conto com a ajuda do Riddle (@modesto roma), sempre disposto, a me ajudar com as traduções.

Respondendo e complementando as imagens:

Imagem

Esta imagem contém do terceiro a oitavo quadrinhos da 5ª página da história. Isto aparece logo após este questionamento dos sobrinhos:

Imagem

Na época que postei as imagens, o gibi era novo, e como julguei que pessoas iriam comprar a edição, realmente não digitalizei toda a sequência que Dumbella aparece, para não fazer mais "spoilers".

Porém, a personagem continua a aparecer na 6ª página da história:

Imagem

Na 7ª página, a história continua. Eu havia digitalizado um trecho desta página, segue ela por inteiro:

Imagem

Eu havia também digitalizado metade da 8ª página, que segue inteira:

Imagem

Após isto, a história passa a falar de outros personagens, como Tio Patinhas, com aquela referência a Carl Barks.

A personagem Dumbella volta a aparecer na 24ª e 25ª páginas da história:

Imagem

Imagem

A 26ª página da história conclui esta subtrama, antes da história em si terminar, e esta já havia sido postada:

Imagem

Também gostaria de comentar que uma outra história apresenta uma contradição em relação ao que foi exposto nesta (na qual a mãe de Huguinho, Zezinho e Luisinho, Dumbella, deixou pessoalmente os sobrinhos aos cuidados do Donald, antes de viajar no espaço). Nesta outra história, é relatada outra situação: uma tal de prima Anitra mandou os sobrinhos até a casa de Donald, com uma carta. Leia mais: viewtopic.php?f=53&t=7226&p=778255&hili ... os#p778255

Caso também lhe interesse, segue (em português), uma sessão de cartas de leitores sobre a história "Laços de Família": viewtopic.php?f=53&t=7226&p=777596&hili ... os#p777596

PS: o número da página que aparece em baixo é sempre dois números a mais que a página da história pois a editora considera a primeira capa como duas páginas.

Abraços,
Victor

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 18 Abr 2016, 17:07

Imagem

:lol:

Drakeborough2
Membro
Membro

Mensagem por Drakeborough2 » 18 Abr 2016, 18:33

@Victor235:

Don't worry about not noticing my messages right away, the important thng is that now we are dscussing this. I heard about the impeachment trial, but I didn't follow the details; of course, Brazilian people will follow this with more attention compared to people from other countries (I am Italian by the way). I thank modesto roma for translating my previous message, hoping that he would help us again with this discussion, though with a little help from Google Translate I can understand what you say.

Finally I have the complete sequences with Donald's sister! Anyway, can you tell me the page and panel number of the following images?

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

--------------------------------------------

I know about Donald's 50th anniversary story, it was written and drawn by Marco Rota and was first published in Italy. The mother of the boys is called Della in the original, and is said to be Donald's cousin (a reference to "cousin Della" from the 17 October 1937 Sunday page by Taliaferro). Is she called Anitra in the Brazilian version? Anitra was also the first Italian name of Della, in the original translation of the 1937 Sunday page. It's intersting to have the scan of a page with comments from the readers, I will read them when I have the time.

Bye,
Drakeborough2

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 18 Abr 2016, 18:41

Victor235 escreveu:
Olá, @Drakeborough2. Simplesmente ainda não havia lido as mensagens porque estive ocupado assistindo as discussões referentes a um processo de impeachment do presidente da república que está ocorrendo aqui no Brasil (estas outras postagens sobre quadrinhos que fiz no período estavam prontas desde antes). Porém, fico honrado em ver que minhas postagens tem atravessado oceanos e gerando interesse em pessoas de outros países, chegando a se cadastrarem neste fórum devido a elas. Aliás, você é de qual país? Realmente não conseguirei responder em inglês, nisso agradeço e conto com a ajuda do Riddle (@modesto roma), sempre disposto, a me ajudar com as traduções.

Respondendo e complementando as imagens:

Imagem

Esta imagem contém do terceiro a oitavo quadrinhos da 5ª página da história. Isto aparece logo após este questionamento dos sobrinhos:

Imagem

Na época que postei as imagens, o gibi era novo, e como julguei que pessoas iriam comprar a edição, realmente não digitalizei toda a sequência que Dumbella aparece, para não fazer mais "spoilers".

Porém, a personagem continua a aparecer na 6ª página da história:

Imagem

Na 7ª página, a história continua. Eu havia digitalizado um trecho desta página, segue ela por inteiro:

Imagem

Eu havia também digitalizado metade da 8ª página, que segue inteira:

Imagem

Após isto, a história passa a falar de outros personagens, como Tio Patinhas, com aquela referência a Carl Barks.

A personagem Dumbella volta a aparecer na 24ª e 25ª páginas da história:

Imagem

Imagem

A 26ª página da história conclui esta subtrama, antes da história em si terminar, e esta já havia sido postada:

Imagem

Também gostaria de comentar que uma outra história apresenta uma contradição em relação ao que foi exposto nesta (na qual a mãe de Huguinho, Zezinho e Luisinho, Dumbella, deixou pessoalmente os sobrinhos aos cuidados do Donald, antes de viajar no espaço). Nesta outra história, é relatada outra situação: uma tal de prima Anitra mandou os sobrinhos até a casa de Donald, com uma carta. Leia mais: viewtopic.php?f=53&t=7226&p=778255&hili ... os#p778255

Caso também lhe interesse, segue (em português), uma sessão de cartas de leitores sobre a história "Laços de Família": viewtopic.php?f=53&t=7226&p=777596&hili ... os#p777596

PS: o número da página que aparece em baixo é sempre dois números a mais que a página da história pois a editora considera a primeira capa como duas páginas.

Abraços,
Victor
Translation incoming
Victor235 escreveu:Hello, @Drakeborough2. I hadn't read the messages yet 'cause I've been busy watching the debates regarding the Impeachment process of the President of Brazil (these and other comic-related posts that I've done meanwhile were ready since before that). Though, I'm honored to see that my posts have been gathering interest overseas, even making people join the forum. By the way, what country are you from?
I really can't answer in English, so I thank and count on Riddle (@modesto roma)'s help who's willing to translate.

Answering and complementing with pics

[Image 1]

This picture contains the panels 3 through 8 of the story's 5th page. It appears right after this questioning from the nephews:

[Image 2]

When I took the pictures, the comic was new, and since I though people would buy the edition, I really haven't digitalized Della Duck's entire sequence, so I wouldn't "spoil" it.

But the character resumes it's appearance on the story's 6th page:

[Image 3]

On the 7th page, the story goes on. I have had digitalized a bit of it, here's it full:

[Image 4]

I've also had digitalized half the 8th page, here's it full:

[Image 5]

After that, the story changes it's focus to other characters, like Scrooge McDuck, with that Carl Barks reference.

Della appears again on the story's 24th and 25th page:

[Image 6]
[Image 7]

The story's 26th page concludes that subplot, before the story itself is over, and that I've already shown:

[Image 8]

I'd also like to point out that another story contradicts something from this one (in which Hewey, Dewey and Louie's mother, Della, personally left the nephews in Donald's care before travelling away into space). In this other story, another situation takes place: some cousin named Anitra sent the nephews to Donald's house with a letter. Read more: viewtopic.php?f=53&t=7226&p=778255&hili ... os#p778255

In case it interests you, here's (in portuguese) a fan-mail session about the "Laços de Família" story: viewtopic.php?f=53&t=7226&p=777596&hili ... os#p777596

PS: The page number below is always 2 digits ahead of the actual story page count since our publisher counts the cover as 2 pages.

My best regards,
Victor
Esses usuários curtiram o post de bebida com metanol CH (total: 1):
Victor235

Victor235
Membro
Membro

Mensagem por Victor235 » 19 Abr 2016, 00:21

Riddle, muito obrigado pela tradução!

@Drakeborough2
Sim, nesta edição de 1984, a personagem é chamada Anitra. Mas não sei se ela foi chamada da mesma forma numa republicação que fizeram desta história ano passado (não comprei esta edição).

Amanhã eu te informo as páginas e quadros destas outras imagens.

Estranho esta história ainda não ter sido publicada na Itália, que tem tão grande tradição nos quadrinhos Disney.

Drakeborough2
Membro
Membro

Mensagem por Drakeborough2 » 19 Abr 2016, 05:35

Thanks again to modesto roma for his vey useful translations! Though for precision's sake I'll add that Donald's first nephew is called Huey in English, not Hewey.
Victor235 escreveu:@Drakeborough2
Sim, nesta edição de 1984, a personagem é chamada Anitra. Mas não sei se ela foi chamada da mesma forma numa republicação que fizeram desta história ano passado (não comprei esta edição).

[...]

Estranho esta história ainda não ter sido publicada na Itália, que tem tão grande tradição nos quadrinhos Disney.
There must be a misunderstanding because of the language barrier. I didn't say the 1984 story wasn't published in Italy, I said Italy was the first country to publish the story, as it was written and drawn by an Italian author (Marco Rota):
https://coa.inducks.org/story.php?c=I+HBP+++1-1

Here is a panel from the original (Italian) version of the story:
Imagem
So, from what you said, in the old Brazilian version she was called Anitra, while you don't know how she was calld in the second and last Brazilian edition, which came out in 2015.

This is the first Italian translation of the 1937 Sunday page that introduced Donald's nephews, and here their mother was also called Anitra:

Imagem

However, Anitra is just a name given by translators, as she is called Della in the original version:
Imagem
To sum it up: the mother of the boys was called "cousin Della" in the Sunday page and "sister Dumbella" in the animated short "Donald's Nephews" from 1938. The 1984 story by Marco Rota calls her "cousin Della", while Don Rosa later estabilished her to be "sister Della" and this has become official, though in the Dutch and Brazilian versions of Don Rosa's works she is called Dumbella and Dumbela rispectively.
Victor235 escreveu:Amanhã eu te informo as páginas e quadros destas outras imagens.
Thanks for that!

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6494 vezes
Curtiram: 4015 vezes

Mensagem por E.R » 19 Abr 2016, 08:50

Imagem

Victor, você também coleciona álbum de figurinhas ?
Imagem
Imagem
Imagem

E.R
Colaborador
Colaborador
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 6494 vezes
Curtiram: 4015 vezes

Mensagem por E.R » 19 Abr 2016, 14:46

Imagem

Não entendo porque a editora Globo na época colocou o cabelo da Pópis loiro se na série era preto.
Imagem
Imagem
Imagem

Responder