Chaves Vs Os Trapalhões

Quero discutir aqui sobre esses dois grandes seridos de humor , que marcaram varias gerações no país

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.

Chaves Ou Trapalhões

Chaves
39
93%
Os Trapalhões
3
7%

Total de votos: 42

Chapulín Colorado
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Cruzeiro
Curtiu: 3 vezes
Curtiram: 6 vezes

Re: Chaves Vs Os Trapalhões

Mensagem por Chapulín Colorado » 10 Set 2012, 20:22

Acho que os dois programas, mesmo sendo de humor não dá pra comparar. Cada um tem suas peculiaridades.

Eu adorava assistir aos Trapalhões. Lembro-me que ele antecedia o Fantástico e começava as 7 da noite. Eu não perdia 1!
Na época do Mussum e Sacarias eles eram demais, era muito engraçado mesmo. Só jogar no YouTube "Os Trapalhões" e você só irá encontrar as esquetes das melhores épocas e a grande maioria comentando que humor como tal, não se faz mais. E é verdade. Um Zorra Total da vida não chega perto do que eles conseguiam fazer antes.

Eu penso que a grosso modo Mussum e Zacarias eram como Seu Madruga e Kiko. Pra mim Didi e Dedé, não fediam nem cheiravam. Eu quando criança não gostava do Didi por exemplo. Mas o programa era feito pra parecer que o personagem principal era ele. Quando Zacarias morreu, ai sim foi o fim deles. Ficou um buraco tão grande que não tinha como continuar e o programa foi entrando em decadência até se extinto. É só ver ai quem um dos memes mais divertidos da Internet é do Mussum. Ele ficou eternizado assim como Ramón Valdez.

E comentando sobre que os Trapalhões terem copiado alguma esquete do Chespirito, eu não tenho dúvidas. A mais clássica de todas é aquela da porta do carro que se abre quando se fecha outra. Que rola no episódio do Chapolin e na lavagem do carro do Sr Barriga no Chaves. Os Trapalhões usaram isso num filme! Na época, quando eu tive oportunidade de começar a assistir Chaves, os Trapalhões já estavam nos finalmente e quando vi o episódio da Epidemia de Gripe, na cena do carro, das portas que fecham e abrem e coisa e tal, eu pensei: Nossa! Eles copiaram os Trapalhões! Na minha santa ignorância de criança, o programa era feito pelo SBT mesmo e eu nem sabia quem era Chespirito... Depois de tempos que fui conhecendo a obra de Chespirito foi me dando uns dejavús de alguns programas dos Trapalhões em que eles copiaram alguma coisa. Pode ser até que Chespirito copiou alguma coisa de outro comediante e Os Trapalhões copiaram desse também, mas que tem coisa que o Chespirito fazia que Os Trapalhões faziam igual.

Nos programas do Chespirito, o humor é voltado pra ser excepcionalmente ingênuo. São raros os episódios que rola algum duplo sentido mais adulto. Nos Trapalhões isso rolava direto, por isso acho que não são comparáveis. Nos Trapalhões sempre tem alguém querendo ser dar bem em cima de outro, não rola isso na obra de Chespirito. Se rola, é de forma sutil e ingênua. Não existia essa ingenuidade das esquetes dos Trapalhões. Os caras queriam se dar bem de qualquer jeito.

Em todo caso, hoje, claro sou muito mais Chespirito que os Trapalhões, mas acho que os 2 programas tiveram suas épocas de ouro e os Trapalhões só não vingaram ou se tornaram ícones, porque eles debandaram pro lado errado da coisa, de passar a perna no outro na essência das suas esquetes.
Imagem

Vitor Barros
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Corinthians
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por Vitor Barros » 10 Set 2012, 20:23

O meu preferido entre os dois também é o Chaves.

Ramon Mourão Valdéz
Membro
Membro
Time de Futebol: O Que ganhar o jogo
Curtiu: 17 vezes
Curtiram: 19 vezes

Mensagem por Ramon Mourão Valdéz » 10 Set 2012, 20:42

Acho que os dois programas são demais,a genialidade dos dois facina,então acho que não tem como escolher.
RAMON MOURÃO VALDÉZ
Membro do Fórum Chaves Desde de Janeiro de 2012

Sei lá, eu entro de vez em quando aqui pra ver as tretas e pá, e sumo na mesma proporção

Scopel
Membro
Membro
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 64 vezes

Mensagem por Scopel » 10 Set 2012, 20:52

O mais correto é comparar as esquetes dos dois programas. Chaves e Chapolin não tem nada a ver com Os Trapalhões, pois são formatos de humor muito distintos, primeiro pela citada diferença no humor e depois em questão dos personagens, bordões e universo das séries CH, algo como um mundo próprio, ao passo que os Trapalhões eram muito mais, digamos, cotidianos.

Quem era o roteirista de Os Trapalhões?
Editado pela última vez por Scopel em 10 Set 2012, 20:58, em um total de 1 vez.

João Neto (Eng. Camin)
Membro
Membro
Time de Futebol: Esporte Clube Bahia
Curtiu: 172 vezes
Curtiram: 402 vezes

Mensagem por João Neto (Eng. Camin) » 10 Set 2012, 20:53

Rafinha escreveu:Legal o amigo iniciar o tópico sem nenhuma introdução para envolver a discussão.

--

Para mim, CH é uma obra única e original. Eu não sou da época dos Trapalhões, mas há relatos de que eles copiaram alguns roteiros de Chespirito. Não deve ser verdade, pois à época CH nem passava no Brasil ou se tinha muito pouco conhecimento sobre as séries.
Copiaram algumas coisas sim. Tem um esquete do presidiário que vai ao dentista que é igualzinho.

Porém, se não foi cópia direta, ambos podem ter bebido das três principais fontes de humor americano: Charles Chaplin, Laurel & Hardy ("O Gordo e o Magro"), e "Os Três Patetas".

Mussum, pra quem não sabe, também era roteirista do programa. Fazia os seus roteiros, sempre excelentes, com falas bem calculadas, sem repetição das gírias.

Mas o roteirista principal dos Trapalhões era Carlos Alberto de Nóbrega, o dono do banco da praça.

Na minha opinião, nem Mussum nem C.A.Nóbrega chegavam aos pés de Chespirito como roteiristas. Faziam boas falas, mas não criavam situações tão ricas e inusitadas quanto Bolaños.

Scopel
Membro
Membro
Curtiu: 5 vezes
Curtiram: 64 vezes

Mensagem por Scopel » 10 Set 2012, 20:59

João Neto (Eng. Camin) escreveu:
Rafinha escreveu:Para mim, CH é uma obra única e original. Eu não sou da época dos Trapalhões, mas há relatos de que eles copiaram alguns roteiros de Chespirito. Não deve ser verdade, pois à época CH nem passava no Brasil ou se tinha muito pouco conhecimento sobre as séries.
Copiaram algumas coisas sim. Tem um esquete do presidiário que vai ao dentista que é igualzinho.

Porém, se não foi cópia direta, ambos podem ter bebido das três principais fontes de humor americano: Charles Chaplin, Laurel & Hardy ("O Gordo e o Magro"), e "Os Três Patetas".
E claro, Cantinflas, que é mais antigo e mundialmente famoso.

Arkantos
Membro
Membro
Time de Futebol: Vasco
Curtiram: 1 vez

Mensagem por Arkantos » 10 Set 2012, 21:30

É mais provável que tenham sido influenciados pelo humor americano. Além disso, ao longo da história da humanidade, vários artistas tiveram suas influências. É um processo natural. Na maioria dos casos, muitos possuem suas inspirações e com o passar do tempo desenvolvem seus próprios estilos.

Vitor Barros
Membro
Membro

Mensagem por Vitor Barros » 10 Set 2012, 23:06

Um sonho seria se o Chaves , em 1984 , quando estreou no Brasil , ser anunciado até como ''Os Trapalhões Mexicanos'' , ou ''Os Novos Trapalhões'' pelo menos no início , já que na época as séries de Chespirito , ainda não eram conhecidas , e começariam nessa época a longa história de sucesso e amor com o público brasileiro.Enfim , como eu disse , o Chaves devia ser anunciado assim em 1984 , quando estreou aqui , para ser uma arma da emissora de Silvio Santos , e ser exibido aos domingos às 19:00 , para concorrer com Os Trapalhões , lembrando que na época , os unicos dois programas que derrotavam o Programa Silvio Santos , eram justamente Os Trapalhões e o Fantástico.Pelo menos quem sabe o Sbt não saísse tão prejudicado pelos ''Adoráveis Trapalhões''.

Já pensou como seria Chaves x Os Trapalhões , às 19:00 , concorrendo , lutando pela audiência?Pena que essa época já passou.
Editado pela última vez por Gol D Roger em 10 Set 2012, 23:11, em um total de 1 vez.
Razão: Quando quiser acrescentar algo a postagem, use o botão '' EDITAR ''.

Chapulín Colorado
Membro
Membro

Mensagem por Chapulín Colorado » 11 Set 2012, 05:16

Acho que Os Supergenios da Mesa Quadrada se comparam mais aos Trapalhões do que Chaves. O humor é bem parecido, as esquetes são curtas e mais simples.
Como disseram, há influência de outros comediantes na obra deles sim. Quem nunca teve aquela sensação assistindo Chespirito, de que já tinha visto alguma coisa em outro lugar (não dentro da própria obra) mas não se recorda? Com Os Trapalhões acontecia o mesmo.
É o certo uma certa influência seguir a diante no humor, se recria, se aperfeiçoa e passa pra frente. Senão fosse assim, como iríamos distinguir humor de drama? Existe alguns elementos que precisam estar lá para que a gente reconheça como humor, certo? Sempre iremos ver gente caindo, batendo, confundindo, surpreendendo e etc.
Imagem

Vitor Barros
Membro
Membro

Mensagem por Vitor Barros » 11 Set 2012, 11:42

Chapulín Colorado escreveu:Acho que Os Supergenios da Mesa Quadrada se comparam mais aos Trapalhões do que Chaves. O humor é bem parecido, as esquetes são curtas e mais simples.
Como disseram, há influência de outros comediantes na obra deles sim. Quem nunca teve aquela sensação assistindo Chespirito, de que já tinha visto alguma coisa em outro lugar (não dentro da própria obra) mas não se recorda? Com Os Trapalhões acontecia o mesmo.
É o certo uma certa influência seguir a diante no humor, se recria, se aperfeiçoa e passa pra frente. Senão fosse assim, como iríamos distinguir humor de drama? Existe alguns elementos que precisam estar lá para que a gente reconheça como humor, certo? Sempre iremos ver gente caindo, batendo, confundindo, surpreendendo e etc.
Respeito sua opinião ''Chapulín Colorado''.Mas temos que reconhecer que Chaves e Os Trapalhões também tem muitas semelhanças.Nos dois seriados os protagonistas ficaram para trás.Nos trapalhões por exemplo , os mais engraçados eram Mussum e Zacarias , certo?No Chaves , os mais engraçados eram Seu Madruga e Quico , não? O Mussum se assemelha com o Seu Madruga , pois eles são considerados , os mais engraçados de cada série.Mesma coisa é o Zacarias se assemelhando com o Quico pela cara de bobo.Respectivamente, eles fizeram mais sucesso que Didi e Chaves , os principais personagens das duas séries.A ausencia das duas duplas contribuiu para o fracasso , ou não obtiveram mais o mesmo sucesso , essas duas grandes séries de humor.
Editado pela última vez por Vitor Barros em 11 Set 2012, 12:20, em um total de 1 vez.

Florinda
Membro
Membro
Time de Futebol: Grêmio e Botafogo
Curtiu: 28 vezes
Curtiram: 30 vezes

Mensagem por Florinda » 11 Set 2012, 12:10

Na minha opinião,as séries CH são melhores em todos os quesitos: roteiro,interpretação,carisma e etc.

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 519 vezes
Curtiram: 5291 vezes

Mensagem por bebida com metanol CH » 11 Set 2012, 12:24

Vitor Barros escreveu:Um sonho seria se o Chaves , em 1984 , quando estreou no Brasil , ser anunciado até como ''Os Trapalhões Mexicanos'' , ou ''Os Novos Trapalhões'' pelo menos no início , já que na época as séries de Chespirito , ainda não eram conhecidas , e começariam nessa época a longa história de sucesso e amor com o público brasileiro
Deus credo, prefiro assistir um show ao vivo sobre o Chaves em Desenho do que isso :P

Chapulín Colorado
Membro
Membro

Mensagem por Chapulín Colorado » 11 Set 2012, 12:46

Vitor Barros, eu comentei exatamente no post retrasado. Da semelhança direta entre Mussum, Zacharias, Valdez e Kiko.
Nesse ponto concordo com a semelhança.
Mas no ponto "conteúdo" a obra de Chespirito é mais ingênua e com princípios que os Trapalhões. Mesmo a Chiquinha tendo algum Q de malandra, essa malandragem ainda é ingênua. Ela gosta de brincar com a burrice dos outros. Nos trapalhões era fato que o Didi se desse bem em passar a perna nos outros. Essa imagem que ia pra cabeça da molecada, "se dar bem é o que há". Já em Chaves, "se dar bem" em cima dos semelhantes traz um resultado catastrófico. Aí está a diferença que quero chegar.
Em ambos os programas eles usavam trocadilhos, bofetadas, e etc para divertir o público. Existem esquetes dos Trapalhões que são memoráveis, pena que as pessoas não registraram como as obras de Chespirito.
Imagem

Ricardo Haertel
Banido
Banido
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 7 vezes
Curtiram: 53 vezes

Mensagem por Ricardo Haertel » 11 Set 2012, 13:43

Vitor Barros escreveu:
Chapulín Colorado escreveu:Acho que Os Supergenios da Mesa Quadrada se comparam mais aos Trapalhões do que Chaves. O humor é bem parecido, as esquetes são curtas e mais simples.
Respeito sua opinião ''Chapulín Colorado''.Mas temos que reconhecer que Chaves e Os Trapalhões também tem muitas semelhanças.Nos dois seriados os protagonistas ficaram para trás.Nos trapalhões por exemplo , os mais engraçados eram Mussum e Zacarias , certo?No Chaves , os mais engraçados eram Seu Madruga e Quico , não? O Mussum se assemelha com o Seu Madruga , pois eles são considerados , os mais engraçados de cada série.Mesma coisa é o Zacarias se assemelhando com o Quico pela cara de bobo.Respectivamente, eles fizeram mais sucesso que Didi e Chaves , os principais personagens das duas séries.A ausencia das duas duplas contribuiu para o fracasso , ou não obtiveram mais o mesmo sucesso , essas duas grandes séries de humor.
Mussum e Zacarias não sairam dos Trapalhões porque brigaram com o protagonista Didi. Eles morreram... Você viu o especial que Os Trapalhões fizeram sobre o Zacarias quando ele morreu em 1990? Tá lá no Youtube.

Vitor Barros
Membro
Membro

Mensagem por Vitor Barros » 11 Set 2012, 14:19

Ricardo Haertel escreveu:
Vitor Barros escreveu:
Mussum e Zacarias não sairam dos Trapalhões porque brigaram com o protagonista Didi. Eles morreram... Você viu o especial que Os Trapalhões fizeram sobre o Zacarias quando ele morreu em 1990? Tá lá no Youtube.
Eu sei que os dois sairam porque faleceram.Mas a ausencia de ambos , assim como aconteceu no Chaves , contribuiu para o declínio ou então bem longe do sucesso de antes.E aliás , se vc não sabe , eles , mais o dedé já brigaram com o Didi.Teve um tempo que o didi ficou sendo o unico trapalhão , se eu não me engano ele até chegou a fazer um filme sem os seus tradicionais companheiros.Assim como trio que se separou dele fez um filme.

Trancado