Pokémon (o anime) tem perdido fôlego até mesmo no Japão. Essa fase "Best Wishes!" dificilmente tem ficado no Top 10 das maiores audiências levando sapatada até de desenhos como aquele macaco do Discovery Kids e Shaun, o carneiro.
Lendo alguns comentários na internet, deu para perceber que a maioria achou essa a pior fase de Pokémon, perdendo até para Advanced, que eu não acho tão ruim como dizem, embora tenha aquele molequinho chato, o Max, ela é menos enrolada que Diamante e Pérola e prefiro a May do que a Dawn (talvez até pela excelente dublagem da Tatiane Keplmair).
Agora é esperar o que vem por aí com X e Y...
Sobre Pokémon: a Origem (já traduzi o título, viu, Centauro?

) mesmo sendo só um especial (e quem sabe, dependendo da reação do público possa virar um anime regular) não tem como não ficar na expectativa, embora se fizessem um anime baseado no mangá Adventures aí sim seria épico demais. Começando pelo traço que é muito diferente de tudo o que já vimos em Pokémon, pois os filmes e os especias sempre seguiram os mesmos "moldes" da série e é claro, como disse o henrique, finalmente um anime fiel aos jogos, coisa que a série em seus 16 anos
nunca foi.
A aclamada fase clássica do anime é a que mais foge dos jogos, com suas insígnias imaginárias (
clique aqui), pokémons psíquicos e fantasmas sendo invencíveis, o Ash ganhando as insígnias de forma ridícula... mas então, porque ela é considera a melhor fase de Pokémon?
É claro que o fato de que éramos crianças (pelo menos para nós que somos mais "velhinhos") na época que o anime chegou no Brasil ajuda no fator nostalgia, tem também o fator novidade, a cada episódio era uma nova descoberta, mas a 1ª temporada se destaca das demais por ter mais "cara de anime", ela é a que tem mais humor, os episódios tinham histórias mais interessantes, os personagens (mesmo aqueles que só apareciam uma vez) eram marcantes. Tem episódios como o banido "Férias em Acapulco!" que é pura zoação, o clássico "A escola dos golpes duros" que é o único episódio em que o Ash demonstra interesse em uma garota, episódios com histórias marcantes como o épico "A Ilha dos Pokémon Gigantes" (com direito a Pokémon bêbados

), "O fantasma do Pico da Donzela", temos líderes de ginásio com mais personalidade como a macabra Sabrina e Blaine com suas charadas. As batalhas deixam a desejar, é verdade, mas não tem como não lembrar da batalha entre Charizard x Magmar.
Mas com o passar das temporadas, o anime vai ficando muito sem graça, ficando cada vez mais infantil, mais repetitivo, com personagens rasos, previsível (tirando o fato da Caçadora J ter morrido daquele jeito, aquilo sim, me surpreendeu). O que salva são algumas batalhas que ficaram mais elaboradas.
Vixi, gente, exagerei de novo! Quando o assunto é Pokémon eu vou escrevendo sem parar.