Chaves
. 1974 - Quem dorme com criança, acorda molhado - Parte 1 (Las corbatas de Don Ramón - Parte 1)
Esta saga é perfeita! Chaves e Quico estão hilários do começo ao fim deste episódio. A melhor cena, é a dos dois dando o banho no "Madruguinha", além de ser uma das melhores dublagens do Marcelo Gastaldi, na minha opinião:
Chaves: Quico! Com o que está me molhando?
Também destaco as cenas que envolvem as gravatas do Seu Madruga, que dão mais graça ao episódio. Esta versão é muito melhor que em 1977, embora a Chiquinha seja muito melhor do que a Pópis.
Nota: 10
. 1974 - Gente sim, animal não! - Parte 2 (En esta vecindad están prohibidos los animales - Parte 2)
A segunda parte também é perfeita, embora um pouco mais fraca que a primeira e a terceira. Eu acho muito engraçado o Quico todo feliz e satisfeito, puxando o regador pela coleira, acreditando ser seu cachorro, com direito a uma grande trollada feita pelo Seu Madruga:
" Olha, Quico... diga à sua mãe que, na salada, a gente coloca vinagre... e não
cachaça!"

Grande Carlos Seidl!
. 1974 - Um rato na contramão - Parte 3 (El ratón de Quico - Parte 3)
Com certeza, esta é a melhor parte, dessa grande saga de 1974. Quico causa a maior bagunça por causa do seu rato. Nhonho aparece e se sai bem melhor do que a Pópis. E uma cena, um tanto incomum na vila: Dona Clotilde furiosa, acerta um tapa na cara do seu grande amor, o Seu Madruga!
. 1974 - Falta água na vila (No hay agua en la vencindad)
Perfeito! Na minha opinião, apenas este episódio sozinho, supera as duas partes da ótima versão de 1977. É muito engraçado o banho que o Quico deu na Bruxa do 71

, além do charuto do Professor Girafales soltar água.

Na versão de 1977, a Chiquinha e o Seu Barriga atuaram bem, mas a Dona Clotilde participou muito pouco.
. 1974 - Objeto para quebrar vidros / Quanto mais quente, pior - Parte 1 (El artefacto para quitar cristales / Los carpinteiros - Parte 1)
O esquete é bem pequeno e objetivo, cumpre o seu papel, embora eu prefira estórias maiores.
O episódio principal é excelente. No SARECH do ano passado, eu o considerava inferior a versão de 1977, mas analisando melhor, mudei de opinião. Esta versão de 1974 é imbatível!
O Seu Madruga está engraçadíssimo no final. Além de fazer mais sentido, o Nhonho encarar o Chaves e o Quico, do que a Chiquinha, na versão de 77.
Nota: 8 / 10 = 9
. 1974 - Os carpinteiros - Parte 2 (Los carpinteiros - Parte 2)
Excelente! Um episódio perdido, que surpreendeu o Brasil e o mundo com a sua volta. Assim como no episódio anterior, também passei a considerar este, melhor que sua versão posterior.
O Nhonho mais uma vez se mostrou melhor que a Chiquinha batendo no Chaves e no Quico, embora a baixinha também foi muito engraçada, enfrentando os dois. Além do Seu Madruga martelar os dedos e o Professor citando seus jogadores preferidos, na voz do grande Osmiro Campos.
Contudo, as versões de 1977 também são boas, e não estão muito inferiores as de 1974 não.
Nota: 9
. 1974 - Os refrescos do Chaves - Parte 1 (Aguas frescas - Parte 1)
Excelente! Este episódio foi gravado bem antes, mas como assisti bem depois, o considero como uma fusão de
"Nem Todos Os Bons Negócios, São Negócios Da China" com
"Refrescos Numa Fria" de 1977.
Esta versão é bem melhor que as duas partes, por ser mais direta e também, por apresentar um final melhor: Seu Madruga vendendo os refrescos, que antes eram do Chaves

. Na versão de 77, o pobre Madruga terminou todo quebrado, por causa da velha coroca da Florinda.
Outro detalhe que também acho interessante neste episódio, é a casa abandonada nunca vista por dentro em seu interior, onde o Seu Madruga se esconde.
Apesar de ser um pouquinho superior ao remake, confesso que senti falta das cenas em que os dois rivais se enfrentam: "Tienda del Chavo" Vs "Super de Quico".

Por causa disso, não merece ganhar nota máxima:
Nota: 9,5
. 1974 - Mais vale uma noite bem dormida que uma boa comida - Parte 2 ([El insomnio de Don Ramón - Parte 2)
Bom. Não tão bom quanto sua primeira parte, mas também não é nenhum pouco ruim. Para mim, empata com a versão de 1977. Nessa versão, o que acho mais engraçado é o tombo do Seu Madruga no final, caindo de bunda pra cima

.
Nota: 8
. 1974 - Assaltando uma velha / Jogando beisebol (Asalto a una vieja / Jugando béisbol)
O esquete é bom. A parte que acho mais engraçada, é quando o Chompiras encontra as revistas masculinas da velhinha safada.
O episódio principal é excelente. Chaves, Quico e Nhonho aprontam pra valer com seu jogo de Baseball. Atuação e dublagem perfeitas. Sem contar a abertura e os créditos que também são ótimos.
Para mim, foi uma história totalmente inédita, porque a maioria dos episódios que voltaram já tinha uma versão no ar, menos essa. Só mesmo a besta do SBT para engavetar um episódio que não era semelhante a nenhum da série clássica, porque o seu remake de 1977, é perdido mundialmente.
Nota: 9 / 9 = 9
. 1974 - O álbum de figurinhas (El album de estampitas)
Esta versão também é ótima, mas perde para a versão de 1977. O Nhonho foi bem, mas a Chiquinha foi melhor na outra versão. Uma das melhores cenas, foi quando o Chaves atirou o álbum contra o Seu Madruga e ele tonto, começou a lutar boxe.

. Também gosto muito, quando o velho Madruga tenta passar a perna no Chavinho e como sempre, se ferra no final, assim como em 77.
Chapolin
. 1974 - O bebê jupiteriano (Los bebés ya no vienen de París, ahora vienen de Júpiter)
Episódio um tanto subestimado por alguns fãs. Eu o acho bem engraçado, embora seja inferior a sua versão de 1977, que conta com a presença do Quico no final. Concordo que não é aquela "maravilha", mas também tem seus bons momentos. O Ramón está bem engraçado como garçom.
. 1974 - A guerra de secessão / O Mão Negra (La guerra de secesión de los Estados Unidos. No como fue, sino como pudo haber sido / No se vale Mano Negra)
O esquete é bom. No final, o escravo Chespirito se dá bem, depois de apanhar feito um louco.
O episódio principal também é bom. É um tanto paradão, mas até acho legal a luta do Chapolin contra o carro.
Nota: 8 / 8 = 8
. 1974 - O bar de Chespirito / O verniz invisibilizador (El mesero majadero / ¿De casualidad, no han visto por aquí al hombre invisible?)
Uma esquete ótima. Chespirito está bem engraçado, principalmente quando começa a chorar com a Florinda. O final também é muito engraçado.
O episódio do verniz também é bom. É muito engraçado quando o Chapolin começa a pintar o Ramón para ele ficar invisível, além dos efeitos especiais toscos daquela época que tornam o episódio mais engraçado. Mas não acho que merece nota máxima:
Nota: 9 / 9 = 9
. 1974 - O soldado atrapalhado / Depois de jogarem o Chapolin, tapem o poço (El soldado desobligado / Después de Chapulín ahogado, tapen el pozo)
Esquete excelente que se passa no quartel do exército. Roberto, Ramón, Carlos, Edgar e Florinda atuaram muito bem.
O episódio principal é ótimo. Ramón volta a interpretar o terrível Racha Cuca, do episódio "O Bandido" de 1973. A briga dele contra o Chapolin dentro do poço é engraçada e o final também.
Nota: 8 / 8 = 8
. 1974 - Uma coisa é ser Sansão, outra é usar peruca (Al que de plano le tomaron el pelo fue a Sansón)
Perfeito! Para mim, é o melhor episódio de 1974 da temporada do Chapolin. Atuação e dublagem perfeitas. Uma estória muito bem elaborada. É muito engraçado o Chapolin com a peruca, mostrando do que é capaz.
. 1974 - A pedra no caminho / O extraterrestre (El limosnero con garrote / Algún día los terrícolas llegaran a Marte, o por lo menos a estimarte)
Uma esquete boa e nada mais. Demonstra a personalidade de vagabundo do Chompiras, que seria usada futuramente no Programa Chespirito. Mas não vejo nada demais nesse esquete.
O episódio é mais ou menos. Tem lá seus bons momentos, mas fica muitíssimo longe de ser perfeito. Além de algumas cenas um tanto malfeitas pelo chroma key, que atrapalham um pouco as cenas de ação.
Nota: 7 / 7 = 7