BAH!/JORNAL NH
"Aí vem o Chaves, Chaves, Chaves. Todos atentos olhando pra TV. Aí vem o Chaves Chaves Chaves. Com uma historinha bem gostosa de se ver". Este texto não podia começar de outro jeito, sem ser com a trilha que já chamou uma galera de todas as idades para a frente da televisão. Desta vez, a musiquinha vem avisar que o seriado mexicano estará aqui bem pertinho, pois (rufam os tambores) o Senhor Barriga vem aí!
O ator Edgar Vivar aterrissa em Porto Alegre pela primeira vez neste fim de semana, com o espetáculo Senhor Barriga é Jovem Ainda, que apresentará no Opinião, em Porto Alegre. Junto com a banda Os Inquilinos do Senhor Barriga, ele vai interpretar as músicas de Chaves e Chapolin e trazer cenas exclusivas de bastidores, imagens de seu acervo pessoal que jamais foram exibidas em emissoras de televisão. "Será um show divertidíssimo onde o público poderá dançar, se emocionar e dar muitas risadas! Uma ´montanha-russa´ de emoções", garante. No palco, Vivar terá a companhia de Nhonho e do carteiro Jaiminho, que serão interpretados pelo ator Gustavo Berriel (atual dublador dos personagens no Brasil).
O "dono da vila" já esteve no País algumas vezes e começou a se puxar nas aulas de português para conversar com o público, mas confessa: "Não é uma coisa que se diga ´minha nossa, como ele está dominando o português´, mas estou chegando lá!". Não tem problema, Vivar, não existe idioma para dar umas boas risadas.
De barriga na história
Partindo do princípio de que quem teve infância conhece o Senhor Barriga, estas páginas nem precisariam explicar quem é o personagem. Mas, vai que alguém aí ficou sem acesso à televisão aberta nos últimos, sei lá, 28 anos, então não custa relembrar o trabalho de Edgar Vivar. No início dos anos 1970 foi convidado por Roberto Gómez Bolaños, o Chaves e o Chapolin, para trabalhar com ele em seus programas de humor. Já famoso na TV mexicana, a partir daí Vivar ganhou reconhecimento internacional, interpretando o Senhor Barriga por 25 anos. Ele era o dono da vila onde moravam Dona Florinda, Dona Clotilde e Seu Madruga – de quem passou todo o seriado cobrando os 14 meses de aluguel que lhe devia. Sempre virava alvo de piadas e das pancadas dadas sem querer querendo por Chaves, Chiquinha e Quico. Vivar também fazia o personagem Nhonho, filho do Senhor Barriga, e o carteiro Jaiminho.
O ator nasceu em 1944 na Cidade do México e chegou a formar-se em medicina, mas sentiu que a carreira com os bisturis não ia rolar e, em 1964, entrou para a faculdade de teatro – para nossa alegria! Nos palcos, atuou em dezenas de peças, participou da telenovela Alguna vez tendremos alas, produzida por Florinda Meza (Dona Florinda), em 1997 , e também estrelou filmes como ¿No Oyes Ladrar los Perros?,El Chanfle, Don Ratón y Don Ratero e In and Out. Em 2011 fez uma participação na série La Bodeguita. Em seu perfil no Facebook, Vivar afirmou que pode gravar algumas cenas da versão brasileira de Carrossel durante sua passagem pelo País.
Na telinha
Chaves é exibido no Brasil pelo SBT desde 1984. São quase 30 anos reprisando os mesmos cerca de 200 episódios comprados pela emissora.
Entrevista
O Bah! bateu uma barriga com o Senhor Papo, digo... e traz alguns trechos dessa entrevista com o simpatissississimo ator Edgar Vivar. Confere aí:
Bah! - Primeiro, onde está a barriga do Senhor Barriga (ele perdeu mais de 80 quilos desde que o seriado terminou)?
Edgar Vivar - (risos) Ela continua aqui... Um pouco menor mas continua aqui.
Bah! - O senhor é médico por formação, como foi parar na carreira de ator?
E.V. - Ainda na faculdade de medicina, comecei a frequentar aulas de teatro e atuar em algumas peças. Fui contratado para gravar alguns comerciais e recebi um telefonema do Chespirito (Roberto Gómez Bolaños, o Chaves) me convidando para trabalhar com ele.
Bah! - Como é sua relação hoje com os demais atores de Chaves e Chapolin?
E.V. - Tenho uma boa relação com todos os meus companheiros e ainda mantenho contato com eles, seja por e-mail, telefone ou pessoalmente. Em março estive com Roberto, Florinda e Ruben no "América celebra Chespirito". Dias antes encontrei Carlos (Carlos Villagrán, o Quico) em um restaurante. É sempre bom revê-los.
Bah! - Na TV, o Senhor Barriga vivia atrás do Senhor Madruga para cobrar o aluguel. E na vida real, como era sua relação com o ator Ramón Valdés?
E.V. - Ramon foi um dos melhores amigos que já tive e é uma das melhores pessoas que conheci em minha vida. Um tipo muito simpático e engraçadíssimo, acho que era até mais engraçado pessoalmente. Ele era meu vizinho "de muro", então nos encontrávamos sempre. Ele estava sempre na minha casa.
Bah! - Você já fez outros trabalhos em TV e cinema, mas, aqui no Brasil, continua conhecido como o Senhor Barriga. Como percebe esse retorno do público com seus personagens?
E.V. - Fico muito feliz com todo esse reconhecimento e carinho que recebo dos fãs brasileiros. Acho que não há nada mais gratificante do que isso.
Bah! - Você passou 25 anos como o Senhor Barriga, não sente saudades do personagem e da época de Chaves?
E.V. - Sim, tenho muitas saudades, principalmente dos meus amigos que já não estão mais entre nós.
Bah! - Bolaños completou 83 anos em fevereiro. Você foi no aniversário dele?
E.V. - Sim, foi realizada uma grande festa, "America celebra Chespirito", no Auditório Nacional do México que reuniu familiares, amigos, artistas e fãs do Roberto. Florinda, Ruben e eu éramos os convidados de honra nesta grande festa que celebrou a vida do meu grande amigo. Foi muito emocionante.
Bah! - Em 2001 você passou por um grande problema de saúde. O que isso mudou na sua vida?
E.V. - Eu procuro sempre aproveitar a vida ao máximo fazendo o que eu gosto, me divertindo com familiares e amigos. Acho que o segredo é viver todos os dias intensamente.
Bah! - Chaves e Chapolin são séries idolatradas no Brasil até hoje, qual o segredo para manterem esse público fiel por décadas?
E.V. - Creio que, de alguma forma, os personagens de Chaves representam uma realidade comum, senão em todos, na maioria dos países onde o programa é exibido, e isso soa familiar aos telespectadores. O público é quem tem a última palavra sempre e considero que poderia ser feita a mesma pergunta a eles: "Por que Chaves faz tanto sucesso em todo o mundo?". Tenho certeza que as pessoas responderiam que é por causa do seu otimismo e que, apesar do tempo, a mensagem e os valores universais persistem.
Bah! - Como você se sente aqui no Brasil?
E.V. - Falar do Brasil me enche de uma alegria muito grande. Não só pela beleza do país, mas também pelo carinho e afeto que os fãs brasileiros demonstram por mim. Tive a chance de me tornar conhecido em toda a América Latina, com exceção de Cuba e de algumas ilhas caribenhas, e posso afirmar que o calor e, sobretudo o CARINHO do público brasileiro é uma coisa única!
Bah! - A divulgação do show em Porto Alegre promete cenas de Chaves jamais exibidas. Tem algum outro segredo do espetáculo que você já pode revelar um pouquinho para os leitores?
E.V. - Estou preparando uma seleção de momentos especiais, gravados em Super-8 por mim mesmo para guardar de lembrança. Tenho também cenas excluídas dos programas, além de fotos onde aparecem meus colegas durante as gravações - tanto do nosso único disco como do programa - e também algumas cenas de nossas apresentações ao vivo, com o elenco completo. Para mim, tudo isso tem um valor sentimental enorme, pois neste material aparecem meus amigos que não estão mais conosco, mas cujo talento perdura através do tempo. O show é repleto de surpresas!
Bah! - Um recado para os fãs gaúchos...
E.V. - Estou muito feliz de poder conhecer o Rio Grande do Sul na minha próxima visita ao Brasil. Espero ver todos os meus fãs gaúchos no dia 22 de julho no Opinião em Porto Alegre! O show "Sr. Barriga é Jovem ainda!" vai ser TRILEGAL, tchê!
Anote aí
O quê: Senhor Barriga é Jovem Ainda
Quando: 22 de julho, domingo
Horário: 20 horas. A casa abre às 18 horas
Onde: Opinião (José do Patrocínio, 834), em Porto Alegre
Ingressos: 70 reais no 3° lote
Pontos de venda: Lojas Trópico (Bourbon São Leopoldo e Novo Hamburgo) ou pelos sites
www.opiniaoingressos.com.br e
www.ticketbrasil.com.br
Que fim levou
Especial Chaves
por Tuani Mallmann
Mais importante do que saber o que o elenco de Chaves anda fazendo por esse mundo é lembrar que eles estão sempre em nossos corações. Parece melação, mas é verdade! Esses adultos-crianças que sempre fizeram parte da vida de diversas gerações estarão sempre nos acompanhando, nem que seja só nas lembranças.
Chaves (Roberto Gómez Bolaños) – Após alguns problemas de saúde nos últimos anos, o Chespirito está em uma vida pacata, aos 83 anos, vivendo no México com seus seis filhos e sua esposa....
Dona Florinda (Florinda Meza Garcia) - … esposa essa que é a mamãe do Quico na série. Depois de 27 anos de romance, Dona Florinda e Chaves se casaram, em 2004. Ela trabalha como produtora, escritora e diretora.
Quico (Carlos Villagrán) – O ator tentou emendar alguns programas de TV depois de Chaves, mas não teve muito sucesso, e percorre a América com o Circo do Kiko – ele teve de mudar a grafia do nome para continuar usando o personagem em suas apresentações, depois de brigar com Bolaños por causa dos direitos sobre Quico.
Chiquinha (Maria Antonieta de Las Nieves) – Também tem um circo, mas se consagrou mesmo como atriz de novelas no México e como dubladora. Ela também se envolveu em briga judicial com o "Chaves" pelos direitos de sua personagem
Professor Girafales (Rubén Aguirre) - Bem mais gordinho do que na época de Chaves, o Professor "Linguiça" está fazendo sua turnê de despedida dos circos no México. Mantém suas contas no Twitter (@jirafalesruben) e Facebook sempre atualizadas. Vale a pena acompanhar.
Seu Madruga (Ramón Valdés) – Depois de deixar 10 filhos espalhados pelo mundo, Ramón, que fumava muuuuito, faleceu em decorrência de um câncer de pulmão em 1988.
Godinez (Horacio Gómez Bolaños) - Um dos meus personagens preferidos, o irmão de Roberto Bolaños morreu ao sofrer um infarto em 1999.
Dona Clotilde (Angelines Fernandez Abad) - Seguindo a lista "fui dessa pra uma melhor", a Bruxa do 71 morreu em 1994 vítima de câncer de pulmão. Uma curiosidade: Angelines nasceu em Madri, na Espanha, e fez parte de guerrilha que lutava contra o ditador Francisco Franco (tema para procurar no Google: Guerra Civil Espanhola).