Carta Formal para os Jornalistas

readme.txt

Tópicos fechados criados originalmente no Fórum das Séries CH.
bebida com metanol CH
Moderador
Moderador
Programa CH: La Chicharra
Curtiu: 517 vezes
Curtiram: 5237 vezes

Carta Formal para os Jornalistas

Mensagem por bebida com metanol CH » 23 Jun 2012, 18:52

Este tópico eu estou escrevendo como um recado para todos os jornalistas de conceituados Jornais, Revistas, Emissoras e outros meios de comunicação mainstream.

Nós, os "Chavesmaníacos", adoramos quando seus meios citam a nossa querida série, junto a seus quadros homogenos que surgiram em 1969 e terminaram em 1995. De fato, é muito bom manter viva a memória de um seriado que, por mais antigo que seja, possui um humor que se pode levar pra vida toda.

E com certeza, muitos de vocês vêm aqui neste fórum, que é uma ótima fonte de informação, um rio de noticias que podem ser facilmente enviadas para seus superiores, á fim de serem impressas no produto final que vocês ajudam a produzir.

Porém é impossivel não exaltar alguns erros, coisas minimas que se juntam e se juntam, formando uma imagem negativa sobre as séries, uma imagem que, sinceramente, acaba parecendo que passam de propósito.

Ninguém, absolutamente ninguém, gosta de matérias com titulos ao estilo "Ai que burro! Dá zero para aqueles que sem querer querendo não contavam com a astúcia do Chavinho! Isso, isso, isso, isso!". Talvez a formação de muitos de vocês levem a acreditar que entupir um texto de bordões seja a unica maneira de chamar atenção dos leitores. Mas não é bem assim que funciona.

Este tipo de coisa, além de tornar o texto "mais do mesmo", contribui com a imagem de que Chaves é uma série infantil, pra criança.

- "Mas Chaves é uma série infantil!", vocês dizem. Claro, com certeza, temos um Fã-Clube feito na maioria por pessoas acima da faixa de 17 anos, um fórum com um bom numero de discussões sérias acerca não só do seriado, mas tambem questões economicas atrás das câmeras... O seriado não foca nas crianças, e mesmo que sejam uma parte grande da audiência, elas vão ler qualquer porcaria, então não há necessidade de um texto ridiculo.

Há jornalistas que de fato acessam muito o fórum, por serem verdadeiros fãs. Não conseguiria citar todos, mas de cabeça eu consigo me lembrar de Leonardo Avlis, David Denis(Fly), Paulo Pacheco(Corpo do Benito) e Rafael Cavalcanti(Seu Moncho).

Todos estes fazem ótimas matérias. Este ultimo, inclusive, fez uma matéria recente acerca da mudança da vóz do Seu Madruga que pode ser lida aqui.

Mesmo sendo uma matéria de um fã, não é necessario nem ser um entendedor pra fazer uma matéria boa, com conteúdo, e sem um excesso desnecessario de bordões. É algo que agrada os 2 lados do Meio CH(como nós chamamos a "fanbase" de Chespirito).

Levando em conta isto tudo, eu peço permissão para todo o Meio CH para que eu fale por cada um: Já chega da imagem infantilizada que o SBT gosta de passar. Não é legal, mesmo.

A menos que você trabalhe pro Portal G1 ou pro Jornal O Globo. Recomendo que continuem com essas tranqueiras, para que mantenham seus empregos e possam sustentar sua familia.

Aqui é Riddle, do Fórum Chaves, tenham um bom dia e o texto, apesar de ser meu, pode ser reproduzido livremente sem a minima necessidade de minha permissão. Até mais.

Furtado
Membro
Membro
Programa CH: Chaves
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Re: Carta Formal para os Jornalistas

Mensagem por Furtado » 23 Jun 2012, 20:34

Gostei da iniciativa, Riddle. Por que não manda isso para as redações de alguns jornais?
Ex-moderador do Bar do Chespirito

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 23 Jun 2012, 20:36

Pq eles tem uma tendencia muito bacana de ignorar criticas direcionadas a eles. É mais efetivo quando encontram as criticas em busca de informação...

Furtado
Membro
Membro
Curtiu: 122 vezes
Curtiram: 91 vezes

Mensagem por Furtado » 23 Jun 2012, 20:39

Um Maluco Legal Chamado Riddle escreveu:Pq eles tem uma tendencia muito bacana de ignorar criticas direcionadas a eles. É mais efetivo quando encontram as criticas em busca de informação...
Manda para vários jornais. Talvez algum responda.
Ex-moderador do Bar do Chespirito

bebida com metanol CH
Moderador
Moderador

Mensagem por bebida com metanol CH » 23 Jun 2012, 20:47

Como diz o fim do texto: o texto, apesar de ser meu, pode ser reproduzido livremente sem a minima necessidade de minha permissão.

eu passo a oportunidade de passar vergonha. uhsahusauhhusahuhusah

Felipe Ernesto
Membro
Membro
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 0
Curtiram: 3 vezes

Mensagem por Felipe Ernesto » 23 Jun 2012, 20:58

Eu não concordo com o seu protesto por alguns motivos. Chaves sempre será visto pelos meios de comunicação como um programa infantil, afinal muitas crianças assistem o programa. Eu comecei a assistir e gostar quando ainda era uma criança (e ainda se lembra?). Você também, o Zé da esquina também, enfim, muita gente acompanha Chaves desde criança. E desde então viramos todos fãs. Os ovos de Páscoa, os brinquedinhos do McDonald's, o álbum de figurinhas, tudo isso é destinado ao público infantil. É claro que os fãs, mesmo sendo já crescidinhos, vão lá e compram porque querem manter os objetos em sua coleção, e eu acho isso muito legal. Mas o foco são as crianças (o futuro da pátria).

Não espere que um G1 ou o jornal O Globo (e nem o correio, o gráfico, atualidades) publiquem uma matéria "cabeça" sobre Chaves, analisando a questão econômica acerca das séries ou sobre a influência do personagem Seu Madruga na vida dos brasileiros. Mesmo porque ninguém da Globo tem a mínima vontade de promover um produto da concorrência. Além disso, o que geralmente vemos em matérias nos principais meios de comunicação são banais para nós, fãs. Afinal já sabemos de cor e salteado todas as informações contidas na reportagem. Mas temos que entender que a grande maioria dos brasileiros não sabe da história de Chaves, não entende a história dos episódios semelhantes, não sabe que o Nhonho e o Sr. Barriga são interpretados pelo mesmo ator. Enfim, um jornal ou uma revista ou um site de notícias é feito para todos, não para fãs de Chaves.

Além disso, eu acho que nem você nem nenhum fã deve se sentir menosprezado por matérias que tratem Chaves como um produto infantil. Matérias como essa saíram e vão continuar pipocando por aí.
Canal Vila do Chaves
O melhor canal do YouTube dedicado a Chaves!

Assista e se inscreva: http://www.youtube.com/viladochavescanal

Victor235
Membro
Membro
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 24 Jun 2012, 02:19

Eu já desisti de falar com periódicos. Meu pai assina a Folha há décadas, e quando mando alguma sugestão - bem escrita e educadamente - por e-mail, nunca respondem. Comprei um gibi da Editora Abril que veio todo zuado (umas páginas de ponta-cabeça, outras não, páginas misturadas, final da história antes do começo - ngm entende essa edição), mandei um e-mail todo educado e ninguém respondeu. Vale lembrar que compro gibis deles desde 2003. E tenho mais de 1.000. Alguém liga pra isso? Não.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Rafinha
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 36 vezes
Curtiram: 103 vezes

Mensagem por Rafinha » 24 Jun 2012, 02:30

Eu não me importo que noticiem Chaves como um programa infantil. Isso de é ou não é um programa voltado para as crianças vai de cada um. Até porque o protagonista é uma criança e tantos outros personagens também são.

O que é irritante são as inconsistências que publicam. Notícias sem fundamento, com fatos errôneos.
- Administrador do Fórum Chaves (de maio a novembro de 2013)
- Moderador global (de maio de 2012 a maio de 2013)
- Moderador do Bar do Chespirito (de maio de 2011 a maio de 2012; de maio a novembro de 2014)
- Usuário do mês de abril de 2011
- Campeão de algumas competições no FCH, tais como GUF Séries A e B e Bolão do Brasileirão 2013

- Botafoguense sofredor
- Eleito o usuário mais sexy do Fórum Chaves

Victor235
Membro
Membro
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Mensagem por Victor235 » 24 Jun 2012, 02:58

Eu me incomodo um pouco com as fotos do Clube em qualquer matéria relacionada à era clássica. Mas isso tem justificação. Ainda assim, é chato.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Guilherme CH
Membro
Membro
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Vasco da Gama
Curtiu: 116 vezes
Curtiram: 417 vezes

Mensagem por Guilherme CH » 24 Jun 2012, 12:14

Rafinha escreveu:Eu não me importo que noticiem Chaves como um programa infantil. Isso de é ou não é um programa voltado para as crianças vai de cada um. Até porque o protagonista é uma criança e tantos outros personagens também são.

O que é irritante são as inconsistências que publicam. Notícias sem fundamento, com fatos errôneos.
Eu também não me importo que noticiem Chaves como um programa infantil.

Lembrando que o próprio Chespirito disse que os seus programas não são feitos para crianças, e sim para pessoas inteligentes.

Vicente Souza
Banido
Banido
Programa CH: Chespirito
Curtiu: 0
Curtiram: 0

Mensagem por Vicente Souza » 24 Jun 2012, 12:23

Chapolin Colorado escreveu:
Rafinha escreveu:Eu não me importo que noticiem Chaves como um programa infantil. Isso de é ou não é um programa voltado para as crianças vai de cada um. Até porque o protagonista é uma criança e tantos outros personagens também são.

Eu também não me importo que noticiem Chaves como um programa infantil.

Lembrando que o próprio Chespirito disse que os seus programas não são feitos para crianças, e sim para pessoas inteligentes.
Ah, por isso que o iago83 vive falando mal do "Xesperito" e do Chaves. :muttley: :vamp:
Falando sério agora,
Eu também não me importo que falem que Chaves é um programa infantil. Tudo bem por mim, pois o maior público que assiste Chaves realmente é infantil. Claro que é um seriado para todas as idades, mas o maior público é infantil. Mas tipo, também deviam parar com aquilo de "O MEXICANO MAIS QUERIDO PELAS CRIANÇAS", e sim colocar "O MEXICANO MAIS QUERIDO DO BRASIL".
a

Trancado