O problema é que parece que os cortes são antigos já.
Cenas cortadas em CH.
Discussão sobre cenas cortadas ou não mais distribuídas pela TELEVISA.
- lucasdb
- Membro

- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Curtiu: 19 vezes
- Curtiram: 1877 vezes
Cenas cortadas em CH.
MAVECRED - Empréstimo consignado é com a gente
Contato via WhatsApp +55 21 97914-8734
Contato via WhatsApp +55 21 97914-8734
- JP Gomez
- Membro

- Time de Futebol: Bahia
- Curtiu: 5 vezes
- Curtiram: 41 vezes
Cenas cortadas em CH.
Acredito que deste jeito não, já que A Falta Dagua foi distribuído sem cortes quando foi pro SBT. Além de que, conforme o lote, o corte dos gesseiros fica pior.
- Chamone
- Membro

- Curtiu: 230 vezes
- Curtiram: 1026 vezes
Cenas cortadas em CH.
Sim, isso aí é chamado de dropout e pode afetar componentes separados da imagem (dropout de áudio, cor e brilho). Especificamente o sinal Luma (Y) neste caso.
Tava vendo a discussão Festival parte 2 e a dúvida sobre a volta da cena com Nhonho e Pópis. E me chamou a atenção o quão escura é a imagem no retorno para o segundo bloco.
A imagem volta muito escura...

E então quando o Ramón abre os braços o brilho volta ao normal:

No outro bloco o fade in também é meio demorado como se tivesse duas fases de brilho. E isso não afeta os intervalos das partes 3 e 4 que tem fade ins suaves, o que torna a coisa toda ainda mais estranha.

Não sei o que pensar. Os fades incomuns são indício de alguma tecnicalidade, mas como eles ocorrem nos dois blocos não são necessariamente uma indicação de que a cena com Nhonho e Pópis foi cortada, até mesmo porque são personagens secundários.
- Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 8):
- O Gordo • Cyrano (Fabricio De Carvalho). • Seu Artério • Douglas Reis • Senhor Madruga • gusta dos biscoitos • I.A Degenerativa • Jacinto
(...)
- Seu Artério
- Membro

- Curtiu: 2564 vezes
- Curtiram: 1244 vezes
Cenas cortadas em CH.
viewtopic.php?p=1002827#p1002827
O tópico está trancado, então vou deixar registrado aqui.
"Roupa suja lava-se em público" (1976) tinha 2 edições mutiladas, essa que o sumido @Mr. Zero mencionou e a outra que chegou a passar no fim da tarde que era mais cortada ainda, pois começava com a Dona Florinda indo ao seu balde molhado de roupas antes de ser derrubada pelo Chaves com sua caixa de garrafas, e o início do terceiro bloco, se iniciava com a Dona Clotilde colocando as calças do Seu Madruga pra perto do seu chapéu no varal antes de ser derrubada (novamente) pelo Chaves, sem contar o segundo bloco e (também) após o Quico fazer gentalha no Madruga indo rumo à esquina alegre depois da Dona Florinda pisar nas suas calças injustamente.
"Roupa suja lava-se em público" (1976) tinha 2 edições mutiladas, essa que o sumido @Mr. Zero mencionou e a outra que chegou a passar no fim da tarde que era mais cortada ainda, pois começava com a Dona Florinda indo ao seu balde molhado de roupas antes de ser derrubada pelo Chaves com sua caixa de garrafas, e o início do terceiro bloco, se iniciava com a Dona Clotilde colocando as calças do Seu Madruga pra perto do seu chapéu no varal antes de ser derrubada (novamente) pelo Chaves, sem contar o segundo bloco e (também) após o Quico fazer gentalha no Madruga indo rumo à esquina alegre depois da Dona Florinda pisar nas suas calças injustamente.
- Ruan Fonseca
- Membro

- Time de Futebol: potiguar de mossoró
- Curtiu: 492 vezes
- Curtiram: 1916 vezes
Cenas cortadas em CH.
Seu Artério escreveu: ↑Ontem, 18:15viewtopic.php?p=1002827#p1002827
que maravilhoso era o SBT raiz
- Esses usuários curtiram o post de Ruan Fonseca (total: 1):
- Cyrano (Fabricio De Carvalho).
capivara de tromba
trapezista de algum circo tchecoslovaco
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
trapezista de algum circo tchecoslovaco
Ruan Fonseca A.K.A. Chafundifórnios
-- Membro do fórum desde abril de 2014 --
- Jacinto
- Colaborador

- Time de Futebol: Sport
- Curtiu: 9453 vezes
- Curtiram: 5152 vezes
Cenas cortadas em CH.
O pior, é que eu tenho vaga lembrança desse ínicio do episódio com essa imagem bem amarelada também, só não lembro quando.kelvindesouza escreveu: ↑19 Jan 2026, 14:02Eu já relatei isso aqui. Eu já vi esse episódio desde o começo.JP Gomez escreveu: ↑19 Jan 2026, 13:30O caso do episódio O Professor Apaixonado chega a ser estranho. É visível que o episódio não começa daquele jeito, porém o episódio em si já é extenso pra 1977, o que faz questionar o quanto foi cortado. Em 1974 tem a versão original da história, com Chaves e Quico brigando pela bola. Na versão de 1984, a Popis discute com a Chiquinha e empresta a bola ao Chaves. Nenhuma das situações se encaixam na versão de 77, mas sendo bem otimista, acredito que comece com a Chiquinha querendo brincar de pula corda (ela está com uma corda nas mãos) e o Chaves o Quico querem jogar bola. Discutem com a Chiquinha, que após ver o Chaves chutando em direção ao seu Madruga, logo acusa ele. Toda a sequência deve levar o episódio a 25min mais ou menos, o que já era considerável na época.
Se não estou enganado chiquinha sai da casa com o pai de mãos dadas. E chaves brincando no pátio. Aí seu madruga retorna sozinho e leva uma bolada. Não é certeza. Única certeza que tenho é da imagem amarela bem forte,estourada.Parece que arrocharam no brilho. A imagem em si é impossível de exibirem. Hoje acredito que conseguiriam consertar. O brilho amarelo estava em uns 70% e com o passar dos segundos foi melhorando,mas no começo está de doer os olhos.
- Chamone
- Membro

- Curtiu: 230 vezes
- Curtiram: 1026 vezes
Cenas cortadas em CH.
O Festival parte 2 é tão divertido que não paro de assistir. Mas é um episódio problemático.
No momento que a Florinda canta "mais um, mais um" tem um micro corte onde foram perdidos alguns frames. Alguém do SBT percebeu isso e fez uma versão que corta parcialmente a fala da Florinda. Tem mais do que parece aí:
Quando ocorre o jump cut, o frame inteiro se desloca para a esquerda e permanece assim. Não é movimento de câmera, a notar pelas bordas:

O mesmo ocorre na saída de bloco, quando o Seu Madruga agradece os aplausos:

Por que diabos isso importa?
Em videotape, a presença de qualquer artefato anômalo
não é por acaso. Neste caso, acredito que tenha havido uma troca de fita nestes momentos. Por conta da natureza analógica, nenhuma máquina de videotape registra ou reproduz o mesmo resultado que outra as imagens invariavelmente contém diferenças, como esse deslocamento do frame. É possível fazer repararos de partes de conteúdo danificado com cópias secundárias de uma mídia, mas isso é geralmente feito entre blocos ou cortes de câmera.
E para mim foi isso que o editor tentou fazer aqui, mas falhou:

No caso da Dona Florinda o remendo é bem tosco e suponho que emergencial. A gravação super limpa do Scoobyonda tem uma falha naquele exato ponto.
No fim, isso tudo acontece entre os fades estranhos e a suposta cena cortada de Nhonho e Pópis. Tem muita evidência de que realmente mexeram no andamento do episódio durante ou após a montagem. O episódio é bem denso e realmente podem ter filmado mais do que o normal.
No momento que a Florinda canta "mais um, mais um" tem um micro corte onde foram perdidos alguns frames. Alguém do SBT percebeu isso e fez uma versão que corta parcialmente a fala da Florinda. Tem mais do que parece aí:
Quando ocorre o jump cut, o frame inteiro se desloca para a esquerda e permanece assim. Não é movimento de câmera, a notar pelas bordas:

O mesmo ocorre na saída de bloco, quando o Seu Madruga agradece os aplausos:

Por que diabos isso importa?
Em videotape, a presença de qualquer artefato anômalo
E para mim foi isso que o editor tentou fazer aqui, mas falhou:

No caso da Dona Florinda o remendo é bem tosco e suponho que emergencial. A gravação super limpa do Scoobyonda tem uma falha naquele exato ponto.
No fim, isso tudo acontece entre os fades estranhos e a suposta cena cortada de Nhonho e Pópis. Tem muita evidência de que realmente mexeram no andamento do episódio durante ou após a montagem. O episódio é bem denso e realmente podem ter filmado mais do que o normal.
- Esses usuários curtiram o post de Chamone (total: 1):
- Senhor Madruga
(...)
- Senhor Madruga
- Membro

- Curtiu: 1217 vezes
- Curtiram: 388 vezes
Cenas cortadas em CH.
sei q é uma ideia bem idiota, mas imagina se a Televisa na época fodia as cenas com essa escuridão para sinalizar cenas que tinham que ser cortadas por falhas e etc.
mas o mais provável pra mim é que seja erro na hora de copiar para outra fita. porque eu só acho que não tem como uma fita de vídeo fazer uns troços tão drásticos assim
mas o mais provável pra mim é que seja erro na hora de copiar para outra fita. porque eu só acho que não tem como uma fita de vídeo fazer uns troços tão drásticos assim
De louco e louco todo 45Chaves45 tem um pouco.
últimas fotos de perfil:
► Exibir Spoiler
► Exibir Spoiler