Idas ao México

Relembre as vezes em que brasileiros foram ao México para ver os atores CH

Discuta aqui tudo relacionado aos trabalhos de Chespirito, como Chaves, Chapolin, Chaves em Desenho e Programa Chespirito. Discuta aqui também o trabalho de outros atores, como as séries do Kiko.
Avatar do usuário
JoãoB
Membro
Membro
Mensagens: 1651
Registrado em: 12 Jul 2009, 20:30
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Botafogo
Curtiu: 102 vezes
Curtiram: 573 vezes

Idas ao México

Mensagem por JoãoB » 02 Dez 2024, 23:58

De vez em quando, os atores CH vem ao Brasil, para alegria dos fãs brasileiros. Mas também já teve gente daqui que fez o caminho inverso: ir até o México para conhecer os atores lá. Profissionais da imprensa e muitos fãs já fizeram isso. Neste tópico, vamos relembrar as vezes em que isso ocorreu. Separei algumas curiosidades. O tópico vai ficar muito grande, mas não é preciso lê-lo de uma vez. Também não é necessário ver todos os vídeos, isso é totalmente opcional. Vamos lá:


1988

O primeiro brasileiro a ir até o México para conhecer pessoalmente os atores CH foi o apresentador Gugu Liberato. Em 1988, ele entrevistou Chespirito, Florinda Meza, Rubén Aguirre e Edgar Vivar para o programa Viva a Noite. Na ocasião, eles estavam gravando o Programa Chespirito, que até então era completamente desconhecido no Brasil. Um dos momentos mais memoráveis da entrevista foi quando o próprio Chespirito se vestiu de Chaves para falar com o Gugu. A entrevista foi dublada pela Maga, com os mesmos dubladores do seriado - a exceção foi o Mário Vilela, que por algum motivo não dublou o Edgar e foi substituído pelo Potiguara Lopes.





Existe uma confusão com a data dessa entrevista: alguns dizem que ela é de 1988, outros dizem que é de 1989. Qual data é a correta? As duas! Isso porque a entrevista foi gravada em novembro de 1988, mas só foi ao ar em 7 de janeiro de 1989.

Outra curiosidade é que, por muitos anos, não havia nenhuma gravação da entrevista completa. E o SBT, quando reprisava a entrevista, só exibia alguns trechos. Uma gravação da entrevista completa só foi aparecer em 2019, 30 anos depois da exibição original:
viewtopic.php?f=47&t=17457


1991

Em 1991, Gugu repetiu o feito. Mas, desta vez, ele entrevistou apenas Chespirito. Assim como em 1989, a entrevista foi dublada pela Maga e exibida no Viva a Noite.




1997

Em 1997, o Silvio Santos estava cogitando fazer uma versão brasileira de Chaves e queria negociar essa possibilidade com Roberto Gómez Bolaños. Então o SBT enviou um representante ao México para tratar do assunto diretamente com Chespirito. Roberto Manzoni, o Magrão, que dirigiu programas como Viva a Noite e Domingo Legal, foi o enviado do SBT para a Cidade do México, em maio de 1997. Mas o Bolaños não aprovou a ideia de fazer uma nova versão de Chaves. Ele alegou falta de tempo. Fonte:
https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia ... hoes-26178

Nessa época, Chespirito estava atuando na peça "11 e 12" e também trabalhava na Televicine, unidade de cinema da Televisa, o que pode explicar essa falta de tempo.



2001

Em 2001, por duas vezes, houve entrevistas de Chespirito ao Brasil, feitas no México. Primeiro, o programa A Casa é Sua, apresentado por Sônia Abrão na RedeTV!, entrevistou Roberto Gómez Bolaños em um escritório na Televisa. Quem foi ao México e fez essa entrevista foi o repórter Sérgio Frias.



No mesmo ano, o SBT Repórter entrevistou Chespirito. Além dele, a equipe do programa falou com Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha.




2003

Em 2003, o programa Falando Francamente, apresentado por Sônia Abrão no SBT, estava fazendo várias reportagens sobre Chaves, inclusive exibindo trechos de episódios perdidos no Brasil. Em setembro desse ano, trouxeram o Edgar Vivar pela primeira vez ao Brasil para uma entrevista especial. Mas a equipe do programa também foi ao México e entrevistou a Maria Antonieta de las Nieves, que mostrou a casa dela e falou sobre sua briga com Chespirito (que tinha começado há pouco tempo). No México, o Edgar também deu uma entrevista para o programa.






2005

Em 2005, a apresentadora Priscilla Alcântara, que na época tinha apenas 8 anos, foi ao México participar de um programa de televisão infantil, em que foi feita uma homenagem a Roberto Gómez Bolaños. Nessa ocasião, a Priscilla e o Roberto chegaram a se conhecer e tiraram uma foto juntos, mas infelizmente, essa foto foi perdida. Na entrevista abaixo, aos 16:51, Priscila fala de como foi conhecer o Chespirito:



E o programa que a Priscila participou no México em 2005 foi esse:




2007

Em 2007, o desenho animado do Chaves estreou no Brasil e começou a fazer sucesso por aqui. Aproveitando o sucesso da série animada, o repórter Sérgio Utsch, do SBT Brasil, foi até o México e realizou uma matéria sobre o desenho na Ánima Estúdios, o estúdio que produziu a série animada. Chespirito e Florinda Meza foram entrevistados por Sérgio Utsch.



Um detalhe é que, nessa matéria, foi exibido um trecho do episódio Pintando a Vila, da série animada, sendo que esse episódio ainda era inédito no Brasil.

No mesmo ano, um fã brasileiro, chamado Fábio Rogério, foi a Cidade do México para assistir Chespirito e Florinda Meza na peça "11 e 12". Depois da peça, ele conseguiu falar com os dois e gravou um vídeo, que repercutiu muito na internet.



Em 2011, o mesmo Fábio foi ao programa da Eliana e contou mais detalhes desse encontro:




2008

Em 2008, foi a vez da equipe do Pânico na TV ir até o México. Eles entrevistaram Carlos Villagrán, o Quico e até o presentearam com uma bola quadrada.




2011

Em 2010, Edgar Vivar e Carlos Villagrán vieram ao Brasil para o 2º Festival da Boa Vizinhança, evento organizado pelo Fã-Clube Chespirito Brasil, em São Paulo. Os dois foram entrevistados no Programa do Ratinho. Depois disso, o Ratinho se interessou em entrevistar os outros atores do elenco. Em maio de 2011, o Ratinho e sua equipe viajaram ao México para entrevistar Chespirito e Florinda Meza na casa deles em Cancún. Durante a entrevista, Chespirito recebeu de presente uma camisa da seleção brasileira, autografada por Pelé. A entrevista inteira emocionou, mas o ápice foi no final, em que Bolaños mandou uma mensagem para os fãs brasileiros, disse que ama o Brasil e abraçou um boneco do Chaves. Muitos que assistiram foram às lágrimas. A entrevista foi exibida em 19 de agosto de 2011.



Um detalhe é que, na primeira vez que a entrevista foi exibida, houve um erro de edição e a cena que o Bolaños abraça o boneco do Chaves foi praticamente cortada. Esse erro foi consertado nas reprises da entrevista.

O SBT, na época, queria trazer Chespirito ao Brasil para o especial de 30 anos da emissora. O próprio Ratinho, quando visitou Chespirito em Cancún, o convidou para vir ao Brasil. Mas, como Chespirito estava com problemas de saúde, os médicos dele recomendaram que ele não fizesse uma viagem tão longa.

No vídeo abaixo, o Murilo Bordoni, do Programa do Ratinho, conta mais detalhes dessa emocionante entrevista:



2012

Em 2012, ocorreu o América Celebra a Chespirito, a grande homenagem da Televisa a Roberto Gómez Bolaños, realizada no Auditório Nacional na Cidade do México. Vários fãs brasileiros foram ao México para assistir a homenagem de perto. A equipe do Programa do Ratinho também foi e cobriu todo o evento. Destaque que, durante o evento, o Brasil foi o vencedor do concurso de melhor megacoreografia em homenagem a Chespirito.








Em março de 2012, um grupo de fãs brasileiros que tinha ido ao México para o América Celebra a Chespirito visitou o cemitério onde estão enterrados Ramón Valdés, o Seu Madruga; e Angelines Fernández, a Dona Clotilde. Na ocasião, os fãs encontraram os túmulos em mau estado de conservação e ajudaram a repará-los:




Pouco depois disso, o Vesgo, do programa Pânico na Band, foi até o México tentar entregar alguns presentes para o Chespirito e a Florinda, como um sanduíche de presunto, uma carta e um buquê de flores. Vesgo conseguiu descobrir o endereço da casa de Bolaños em Cancún e entrou no condomínio mas, quando ele tocou a campainha da porta da casa do Roberto, ninguém atendeu. Os seguranças do condomínio vieram e o retiraram do local, mas o Vesgo deixou os presentes na porta da casa do Bolaños. Dias depois, numa twitcam, o próprio Chespirito disse que recebeu os presentes e agradeceu.




2013

Em janeiro de 2013, dois fãs brasileiros, Maurício Trilha e Fábio Ribeiro, foram ao México para gravar uma série de matérias sobre Chaves, que foi postada no canal Anos Incríveis, no youtube. Eles visitaram o Hotel Emporio, em Acapulco, onde foram gravados os clássicos episódios de 1977. Também entrevistaram Ana Lilian de la Macorra, a Paty; e Ricardo de Pascual, o Seu Furtado. Mas o principal momento foi quando os dois visitaram Roberto Gómez Bolaños e Florinda Meza na casa deles em Cancún. O vídeo dessa visita repercutiu muito na internet.






Em setembro de 2013, outros três fãs brasileiros, Pablo, Dionatã e Filipe Chambón, foram ao México e também conseguiram visitar Chespirito na casa dele em Cancún.




2014

Em fevereiro de 2014, Chespirito completou 85 anos e recebeu em sua casa a visita de Edgar Vivar, o Senhor Barriga. Nessa ocasião, o Edgar levou mais um brasileiro para conhecer o Chespirito: o produtor Adriano Almeida. Isso foi um convite do Edgar.



No mesmo ano, o apresentador Luiz Bacci foi a Cidade do México e realizou um reencontro de Edgar Vivar, o Senhor Barriga, com Ana Lilian de la Macorra, a Paty.




Em 28 de novembro de 2014, veio a notícia que nenhum fã queria: Chespirito faleceu, após sofrer uma parada cardíaca. Houve uma intensa cobertura da imprensa brasileira sobre o ocorrido, trazendo todas as informações direto do México. Muitos fãs brasileiros também marcaram presença no Estádio Azteca, onde o corpo de Bolaños foi velado. A cerimônia foi transmitida ao vivo no Brasil pelo programa da Eliana.






2015

Em 2015, a equipe do Programa do Ratinho foi até Puerto Vallarta para entrevistar o único ator de Chaves que ainda não havia sido entrevistado pelo programa: Rubén Aguirre, o Professor Girafales. O Ratinho não pôde ir na viagem, então quem entrevistou o Rubén foi a Nadja Haddad.



Alguns fãs queriam que a equipe do Ratinho levasse o dublador Osmiro Campos para se encontrar com o Rubén. Mas, infelizmente, o Osmiro faleceu meses antes, então não foi possível fazer um encontro dele com o ator.


2016

Em 2016, o apresentador Gugu Liberato foi até o México para entrevistar Florinda Meza, a Dona Florinda e viúva de Chespirito. Com isso, Gugu e Florinda se reencontraram após a entrevista de 1988. Os dois mostraram o quarto onde Chespirito morreu e falaram muito sobre as séries. Mas o que mais repercutiu foi que, em um dado momento, a Florinda disse que Ramón Valdés, o Seu Madruga, tinha problemas com drogas. Essa declaração causou muita polêmica, repercutiu em toda a América Latina e os filhos de Ramón até cogitaram processar a atriz. Florinda depois pediu desculpas por ter dito isso.




2017

Em 2017, Gugu foi ao México de novo, desta vez para entrevistar Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha. Foi a primeira vez que eles se encontraram, já que a Maria não foi entrevistada pelo Gugu em 1988. Os dois falaram de alguns assuntos polêmicos, como a briga com Chespirito pelos direitos da Chiquinha e a declaração da Florinda sobre o Ramón usar drogas.



No mesmo ano, uma fã brasileira e o seu namorado foram ao hotel de Acapulco. A fã falou sobre essa ida durante uma entrevista do Edgar Vivar no The Noite (no vídeo abaixo, a partir dos 28:46):




2019

Em 2019, o youtuber Lucas Lira foi ao México, visitou o Hotel Emporio e os cemitérios onde alguns dos atores estão enterrados.



Logo depois, um homem chamado Spooky House, que faz análises espirituais, analisou o vídeo do Lucas Lira e fez algumas declarações que repercutiram na internet. Segundo o Spooky, no vídeo do Lucas Lira, o espírito do Chespirito estava ao redor do túmulo, vagava pelo cemitério e gritava "Me tira daqui!":




2024

Recentemente, a dubladora Cecília Lemes foi a Cidade do México e se encontrou com Maria Antonieta de las Nieves. Foi a terceira vez que elas se encontraram - as duas anteriores foram quando a Maria veio ao Brasil, em 2011 e 2013. A Cecília também visitou a sede do Grupo Chespirito e recriou uma cena na vila do Chaves.





Houve mais idas de brasileiros ao México para ver os atores e alguns locais, mas essas são as mais conhecidas. E agora, para terminar, aqui vai uma pergunta: você também já foi ou gostaria de ir ao México para se encontrar com os atores CH? Ou para ver algum local de Chaves, como o Hotel de Acapulco?

Até a próxima!
Editado pela última vez por JoãoB em 17 Dez 2024, 08:57, em um total de 2 vezes.
Esses usuários curtiram o post de JoãoB (total: 9):
Sargento RefúgioCyrano (Fabricio De Carvalho).JBzinJoão Neto (Eng. Camin)Chavito.MDiego@Marinho[PV]MVNScyber Revolvinho

Avatar do usuário
Cyrano (Fabricio De Carvalho).
Membro
Membro
Mensagens: 4798
Registrado em: 30 Ago 2024, 14:55
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Condomínio Taroni, Senador Camará - RJ
Curtiu: 11964 vezes
Curtiram: 2388 vezes

Idas ao México

Mensagem por Cyrano (Fabricio De Carvalho). » 03 Dez 2024, 00:18

Ótimo trabalho de pesquisa. :aplausos:
1 ano no Fórum Chaves! :feliz:
Oficialmente no fórum desde 13/09/2024.
No meio CH desde 2024.
Conquistas no fórum e no meio:
► Exibir Spoiler

Avatar do usuário
Sargento Refúgio
Membro
Membro
Mensagens: 5451
Registrado em: 07 Ago 2012, 11:19
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Santos
Localização: Botucatu/SP
Curtiu: 24166 vezes
Curtiram: 2967 vezes

Idas ao México

Mensagem por Sargento Refúgio » 05 Dez 2024, 15:43

Acho que se contar quantas vezes o Edgar esteve no Brasil ultrapassa até quanto tempo ele morou no México. :]
Esses usuários curtiram o post de Sargento Refúgio (total: 3):
Cyrano (Fabricio De Carvalho).MVNScyber Revolvinho
- Ex-Moderador Global do FCH de 05/2017 à 11/2017
- Usuário do Mês de 04/2017
- Eleito em 5º lugar no Melhor Usuário do Ano de 2024 do FCH

Responder