Meu calendário do futebol brasileiro :
. Copa São Paulo de Futebol Júnior - teria início 2 dias depois do Campeonato Brasileiro - Série A (que terminaria na primeira semana de dezembro), a fase de grupos da Copinha seria em dezembro, com 128 clubes sendo que 64 clubes seriam de São Paulo, o Corinthians (clube de maior torcida de São Paulo) teria como um de seus adversários um time da capital paulista (Nacional, Juventus ou similares) e esse jogo entre paulistas seria na segunda rodada da fase de grupos no final de semana (sábado ou domingo) no Pacaembu (depois que o estádio for reformado), os outros 2 jogos do Corinthians seriam em cidades do interior com bons estádios e em que o clube tenha muita torcida.
Cada grupo terá 2 clubes paulistas obrigatoriamente e os outros clubes seriam convidados.
Depois da fase de grupos, o torneio teria uma pausa para a semana do Natal e do Reveillon e voltaria com a fase mata-mata a partir do dia 3 de janeiro do ano seguinte.
Os jogos da fase mata-mata teriam um intervalo de 3 dias (e não mais de apenas 2 dias, como aconteceu recentemente).
A final do torneio seria no final de semana (sábado ou domingo) por volta dos dias 17, 18, 19 e 20 de janeiro. E não seria mais no dia do aniversário de São Paulo (que passaria a ter rodada especial do Campeonato Paulista - Série A1 nesse dia).
-
. Campeonatos Estaduais - Passariam a ter um formato de Copa do Mundo, com 16 clubes divididos em 4 grupos de 4 clubes. O campeão de cada grupo se classificaria para o quadrangular final, valendo o título.
Os segundos colocados de cada grupo disputariam um troféu menos importante (EX : Taça Rio, Taça Paulista, etc) e também jogariam o quadrangular.
Os terceiros colocados de cada grupo também disputariam uma taça (também menos importante) em um quadrangular.
Por fim, os últimos colocados de cada grupo também jogariam um quadrangular e apenas o último colocado desse quadrangular seria rebaixado. O penúltimo colocado disputaria uma repescagem contra o segundo colocado da segunda divisão. Já o campeão da segunda divisão subiria automaticamente para a primeira divisão.
Cada clube do campeonato estadual faria 6 jogos (3 jogos da fase de grupos e 3 jogos do quadrangular).
Os clubes fariam duas semanas de pré-temporada (mas os clubes que não são da Série A e nem da Série B fariam sua estreia uma semana antes no estadual - na segunda semana de janeiro - já os clubes da Série A e da Série B só jogariam no estadual a partir da terceira semana de janeiro).
O campeonato estadual terminaria em fevereiro.
-
. Campeonato Brasileiro - Série A - 20 clubes jogariam 19 rodadas na fase de classificação, os 4 melhores colocados jogariam um quadrangular final (com o time de melhor campanha na fase de classificação jogando todos os jogos em casa, o segundo melhor colocado faria 2 jogos em casa, o terceiro melhor colocado faria 1 jogo em casa e o quarto melhor colocado faria os 3 jogos como visitante). Em caso de empate no número de pontos ao fim do quadrangular, o time de melhor campanha na fase de classificação seria o campeão. A maioria dos jogos da Série A seriam aos finais de semana. Seriam 3 clubes rebaixados para a Série B e 3 clubes da Série B subiriam.
. Campeonato Brasileiro - Série B - 24 clubes, jogando em pontos corridos em 46 rodadas. Subiriam 3 clubes para a Série A e cairiam 4 clubes para a Série C
. Campeonato Brasileiro - Série C - 20 clubes, divididos em 2 grupos de 10 clubes que jogariam 18 rodadas em pontos corridos, em um
grupo clubes do Sul e do Sudeste (e talvez alguns do Centro Oeste) e no outro grupo clubes do Nordeste, do Norte e talvez alguns do Centro Oeste. Os 2 primeiros colocados de cada grupo subiriam para a Série B e depois esses 4 clubes jogam semifinais (jogos de ida e de volta) e finais (jogos de ida e de volta) para decidir o campeão.
. Supercopa do Brasil - Os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil fariam um jogo único, em campo neutro, para decidir o título. Esses 2 clubes já entrariam direto nas oitavas de final da Copa do Brasil (seriam os únicos clubes que jogam a Libertadores que não precisariam jogar a terceira fase da Copa do Brasil).
. Copa do Brasil - A primeira fase, a segunda fase e a terceira fase teriam apenas um jogo único (que se terminar empatado, será decidido nos pênaltis), na primeira fase e na segunda fase os jogos serão na casa de times do Nordeste, Norte e Centro Oeste de preferência, já na terceira fase os times que jogam a Libertadores seriam os mandantes dos jogos. A partir da fase oitavas de final tudo como é agora, os jogos ida e volta nas oitavas de final, quartas de final, semifinais e finais, sendo que os jogos das semifinais e das finais serão sempre nos finais de semana (a tabela do Campeonato Brasileiro terá alguns jogos movidos para o meio da semana para dar destaque à Copa do Brasil), as finais serão na segunda semana de outubro e na terceira semana de outubro, para evitar conflitos com datas de eleição e de Enem.
. Libertadores - 40 participantes. 8 grupos de 5 times (assim como a Champions, mudaria o formato da fase de grupos, cada clube faria 2 jogos em casa e 2 jogos fora de casa). Todos os times brasileiros fariam seus jogos como mandante na mesma rodada (sexta, sábado, domingo e se necessário, segunda-feira) e aos finais de semana. Dessa maneira, duas rodadas da fase de grupos da Libertadores seriam no final de semana (as rodadas em que os clubes brasileiros forem mandantes) e duas rodadas da fase de grupos seriam como visitantes (jogos que seriam disputados no meio da semana).
Não teria mais "Pré-Libertadores", todos os clubes classificados entrariam direto na fase de grupos, o Brasil teria 8 representantes e cada time terá que ficar obrigatoriamente em um grupo diferente, a Argentina também terá 8 representantes e todos em grupos diferentes, em cada grupo terá obrigatoriamente um time brasileiro e um time argentino.
A Libertadores teria início em abril e acabaria na quarta semana de novembro, com um jogo no sábado à tarde (em jogo único, mas o local da decisão só seria decidido depois de conhecer os 2 finalistas do torneio), em campo neutro.
A Libertadores teria 5 rodadas nos finais de semana (duas rodadas da fase de grupos, o sábado da final do torneio, a rodada dos jogos de volta das oitavas de final e a rodada dos jogos de volta das quartas de final). Já as demais 6 rodadas do torneio seriam no meio da semana (incluindo a rodada das semifinais).
Se nenhum time brasileiro chegar na final, o Campeonato Brasileiro terá jogos movidos para o final de semana, mas acontendo à noite para não ser no mesmo horário da decisão da Libertadores.
. Copa Sul Americana - 40 participantes. 8 grupos de 5 times (cada clube faria 2 jogos em casa e 2 jogos fora de casa). Nesse caso, clubes brasileiros de cidades com muitos clubes na Libertadores seriam mandantes quando os times da mesma cidade forem visitantes na Libertadores (EX : Se o Fluminense estiver na Sul Americana, e Flamengo, Vasco e Botafogo estiverem na Libertadores, o Fluminense jogará como visitante nos finais de semana e como mandante no meio da semana na fase de grupos), já outros times em cidades com menos times na Libertadores jogariam como mandante no final de semana (EX : Cruzeiro na Sul Americana e Atlético-MG na Libertadores, os 2 jogariam como mandantes nos finais de semana) - a Copa Sul Americana terá 8 clubes brasileiros e 8 clubes argentinos na fase de grupos, cada grupo com um representante do Brasil e da Argentina.
A Copa Sul Americana teria início em abril e acabaria na quarta semana de novembro, com um jogo no domingo à tarde, em jogo único, em local escolhido pela Conmebol após a definição dos 2 finalistas, em campo neutro.
. Recopa Sul Americana - Terá 2 jogos em fevereiro (um no final de semana e o outro jogo no meio da semana), um dos jogos será no final de semana do Carnaval no Brasil, quando os estaduais param e teremos um amistoso da seleção brasileira em uma cidade brasileira que não receba Carnaval (ou seja, nada de Salvador, nem de Rio de Janeiro , nem de São Paulo capital e nem de Recife), todas as outras cidades (especialmente do Sul e do Sudeste) receberiam amistoso da seleção brasileira (de preferência contra seleções africanas ou do continente americano).
. Campeonato Brasileiro Sub-20 - Terá seus jogos decisivos acontecendo no meio do ano, quando o futebol profissional estiver parado por causa de torneios de seleções (Copa do Mundo, Copa América) ou de clubes (Mundial de Clubes). A ideia do calendário é ter jogos (seja do profissional ou da base) em todas as semanas do ano (exceto na semana do Natal e do Reveillon, quando seriam jogados jogos comemorativos com ex-jogadores).
-
FUTEBOL FEMININO
. Copa do Mundo - Será disputada de 2 em 2 anos, em anos ímpares.
. Olímpiadas - Sempre em ano par, com as melhores jogadoras do mundo podendo participar (a FIFA vai continuar liberando)
. Eurocopa e Copa América - Nos anos pares em que não tiver Olimpíadas, a ideia é o futebol feminino ter um grande evento todos os anos.
Calendário do futebol brasileiro e do futebol internacional
- E.R
- Colaborador

- Mensagens: 105460
- Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Localização: Rio de Janeiro
- Curtiu: 6379 vezes
- Curtiram: 3937 vezes
- CHarritO
- Membro

- Mensagens: 71727
- Registrado em: 02 Fev 2009, 12:40
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Palmeiras
- Localização: Indaial/SC
- Curtiu: 83 vezes
- Curtiram: 1274 vezes
Calendário do futebol brasileiro e do futebol internacional
E a Série D do Brasileirão???
E Libertadores incluia a volta dos times mexicanos acrescentando com times da MLS pra ficar mais interessante!
E Libertadores incluia a volta dos times mexicanos acrescentando com times da MLS pra ficar mais interessante!
Meus títulos e conquistas no FCH:
- E.R
- Colaborador

- Mensagens: 105460
- Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Localização: Rio de Janeiro
- Curtiu: 6379 vezes
- Curtiram: 3937 vezes
Calendário do futebol brasileiro e do futebol internacional
A Série D seria no mesmo formato como é atualmente. Subiriam 4 times para a Série C.
No começo da Série D, apenas times da mesma região do país se enfrentariam para só enfrentar times de outras regiões só nas fases seguintes.
Com relação aos times mexicanos e americanos, colocaria só na Copa Sul Americana mesmo, mas times convidados, que não atrapalhassem a Copa dos Campeões da CONCACAF.
Ou seja, apenas times que não disputem a Copa dos Campeões da CONCACAF poderiam ser convidados, seria apenas 1 time do México convidado e 1 time dos Estados Unidos convidado, e esses times obrigatoriamente não poderiam cair nos grupos dos campeões da Argentina e do Brasil, cairiam nos grupos de times brasileiros e argentinos menos bem rankeados no ranking da Conmebol e que não fossem os campeões nacionais.
Esses times convidados que teriam que se adequar ao calendário sul-americano e caso necessário, adiassem seus jogos nos campeonatos nacionais para poder jogar aqui, caso contrário, melhor nem virem.
Outra coisa é que tanto o time do México, tanto o time dos Estados Unidos, teriam que ser de cidades com bons aeroportos e com bom estádio, que ofereça boa infra-estrutura para os times da América do Sul viajarem para lá.



- E.R
- Colaborador

- Mensagens: 105460
- Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Localização: Rio de Janeiro
- Curtiu: 6379 vezes
- Curtiram: 3937 vezes
Calendário do futebol brasileiro e do futebol internacional
Calendário das seleções, dos torneios internacionais de clubes e dos clubes europeus.
. Copa do Mundo - 48 seleções (12 grupos de 4 times), classificando os 2 primeiros colocados de cada grupo e mais 8 terceiros colocados. Depois teremos dezesseis avos de final, oitavas de final, quartas de final, semifinais, disputa de terceiro lugar e final. As 4 primeiras colocadas farão no total : 8 jogos.
A América do Sul teria 8 vagas diretas para a Copa do Mundo, já a Europa seria o continente com mais vagas na Copa do Mundo (entre 16 vagas a 18 vagas, dependendo se tiver países sedes da Copa do Mundo ou não, só as Eliminatórias da Europa dariam 16 vagas para o torneio).
Seria disputada de 4 em 4 anos (ao contrário do Mundial Feminino, esse sim que seria de 2 em 2 anos).
--
. Eliminatórias da Copa do Mundo - Conmebol - O formato seria diferente, teríamos 2 grupos de 5 seleções (que seriam divididas pelo critério de ranking da FIFA, por exemplo, se seguisse o ranking atual, um grupo seria : Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia, e o outro grupo seria : Brasil, Colômbia, Equador, Chile e Peru.
Os 4 melhores colocados de cada grupo se classificariam diretamente para a Copa do Mundo.
Cada seleção faria 8 jogos nas Eliminatórias (4 jogos como mandante e 4 jogos como visitante).
A data FIFA seria apenas no meio da semana, uma vez por mês, com os jogos alguns na quinta-feira e outros na sexta-feira. Os atletas seriam liberados para seus clubes a partir do dia seguinte do jogo (sexta-feira ou sábado) e antes se apresentariam nas seleções ou no domingo ou na segunda-feira, ficando menos de uma semana na seleção.
--
. Copa América - 16 seleções (4 grupos de 4 seleções, sendo que 6 seleções seriam convidadas, México, Canadá e Estados Unidos sempre estariam entre as convidadas). Depois teríamos quartas de finais, semifinais, disputa de terceiro lugar e final. Seria disputada de 4 em 4 anos.
--
. Eurocopa - 32 seleções (8 grupos de 4 seleções), depois teremos oitavas de finais, quartas de finais, semifinais e final. Seria disputada de 4 em 4 anos.
--
. Copa Africana de Nações - 32 seleções (8 grupos de 4 seleções), depois teremos oitavas de finais, quartas de finais, semifinais e final. Teria início duas semanas depois do começo da Eurocopa e passaria a ser disputada no meio do ano, de 4 em 4 anos.
--
. Torneio dos Campeões Mundiais - 8 seleções (2 grupos de 4 seleções, depois teria semifinais e final) - Torneio que seria disputado de 4 em 4 anos com as seleções campeãs mundiais (em anos ímpares) - se alguma seleção diferente for campeã daqui em diante, serão 9 seleções (divididas em 3 grupos de 3 seleções, com as campeãs de cada grupo se classificando junto com o melhor segundo colocado entre os 3 grupos, depois semifinais e final).
-
. Copa Intercontinental - Torneio de seleções disputado todos os anos com 6 participantes (campeão da Libertadores, campeão da UEFA Champions League, campeão da Copa dos Campeões da Concacaf, campeão da Liga dos Campeões da CAF, campeão da Liga dos Campeões da AFC e o campeão da Liga dos Campeões da OFC).
O campeão europeu já entra direto na final e o campeão da Libertadores já entra direto na semifinal.
Os outros 4 clubes jogam a fase oitavas de final (campeão da Ásia x campeão da Oceania e campeão da Concacaf x campeão da África, os vencedores das oitavas de final jogam nas quartas de final e o vencedor enfrenta o campeão da Libertadores na semifinal.
-
. Mundial de Clubes da FIFA - Torneio com 32 clubes (12 clubes da Europa - os 4 últimos campeões da Champions e mais 8 clubes convidados pela FIFA - e 6 clubes da América do Sul, os últimos 4 campeões da Libertadores e mais outros 2 clubes que estiverem melhor no ranking da Conmebol), a ser disputado de 4 em 4 anos.
-
. UEFA Champions League - 40 clubes (8 grupos com 5 clubes, cada clube fazendo 2 jogos em casa e 2 jogos fora de casa). Na fase de grupos, duas rodadas nos finais de semana em que os principais clubes do mundo (EX : Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Bayern de Munique) farão seus jogos como mandantes e outras duas rodadas (em que esses clubes grandes jogarão como visitantes) no meio da semana.
Depois teremos oitavas de finais, quartas de finais, semifinais e a grande final, sempre aos finais de semana. A decisão sendo no sábado.
-
. Liga Europa - 40 clubes (8 grupos com 5 clubes, cada clube fazendo 2 jogos em casa e 2 jogos fora de casa).
Depois teremos oitavas de finais, quartas de finais, semifinais e a grande final, nos mesmos finais de semana que a Champions. A decisão sendo no domingo.
-
. Olímpiadas - De 4 em 4 anos, sempre em anos pares. Não teria mais o torneio de futebol masculino, porém, teria outros esportes ligados à FIFA, como futebol de areia (beach soccer), futsal (masculino e feminino), além do torneio de futebol feminino (com as principais jogadoras do mundo). Teria todos os esportes que já tem nas Olimpíadas, além de outros esportes, como boliche, caratê, sumô e críquete.
-
. Campeonatos nacionais de clubes - Com mais rodadas da UEFA Champions League e da Liga Europa aos finais de semana, os grandes campeonatos nacionais como Premier League, Bundesliga, Série A, Ligue 1, La Liga, etc, teria aos finais de semana mais jogos entre os clubes grandes e clássicos, deixando a maioria dos jogos dos times grandes contra os times médios e pequenos no meio da semana.
. Copa do Mundo - 48 seleções (12 grupos de 4 times), classificando os 2 primeiros colocados de cada grupo e mais 8 terceiros colocados. Depois teremos dezesseis avos de final, oitavas de final, quartas de final, semifinais, disputa de terceiro lugar e final. As 4 primeiras colocadas farão no total : 8 jogos.
A América do Sul teria 8 vagas diretas para a Copa do Mundo, já a Europa seria o continente com mais vagas na Copa do Mundo (entre 16 vagas a 18 vagas, dependendo se tiver países sedes da Copa do Mundo ou não, só as Eliminatórias da Europa dariam 16 vagas para o torneio).
Seria disputada de 4 em 4 anos (ao contrário do Mundial Feminino, esse sim que seria de 2 em 2 anos).
--
. Eliminatórias da Copa do Mundo - Conmebol - O formato seria diferente, teríamos 2 grupos de 5 seleções (que seriam divididas pelo critério de ranking da FIFA, por exemplo, se seguisse o ranking atual, um grupo seria : Argentina, Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia, e o outro grupo seria : Brasil, Colômbia, Equador, Chile e Peru.
Os 4 melhores colocados de cada grupo se classificariam diretamente para a Copa do Mundo.
Cada seleção faria 8 jogos nas Eliminatórias (4 jogos como mandante e 4 jogos como visitante).
A data FIFA seria apenas no meio da semana, uma vez por mês, com os jogos alguns na quinta-feira e outros na sexta-feira. Os atletas seriam liberados para seus clubes a partir do dia seguinte do jogo (sexta-feira ou sábado) e antes se apresentariam nas seleções ou no domingo ou na segunda-feira, ficando menos de uma semana na seleção.
--
. Copa América - 16 seleções (4 grupos de 4 seleções, sendo que 6 seleções seriam convidadas, México, Canadá e Estados Unidos sempre estariam entre as convidadas). Depois teríamos quartas de finais, semifinais, disputa de terceiro lugar e final. Seria disputada de 4 em 4 anos.
--
. Eurocopa - 32 seleções (8 grupos de 4 seleções), depois teremos oitavas de finais, quartas de finais, semifinais e final. Seria disputada de 4 em 4 anos.
--
. Copa Africana de Nações - 32 seleções (8 grupos de 4 seleções), depois teremos oitavas de finais, quartas de finais, semifinais e final. Teria início duas semanas depois do começo da Eurocopa e passaria a ser disputada no meio do ano, de 4 em 4 anos.
--
. Torneio dos Campeões Mundiais - 8 seleções (2 grupos de 4 seleções, depois teria semifinais e final) - Torneio que seria disputado de 4 em 4 anos com as seleções campeãs mundiais (em anos ímpares) - se alguma seleção diferente for campeã daqui em diante, serão 9 seleções (divididas em 3 grupos de 3 seleções, com as campeãs de cada grupo se classificando junto com o melhor segundo colocado entre os 3 grupos, depois semifinais e final).
-
. Copa Intercontinental - Torneio de seleções disputado todos os anos com 6 participantes (campeão da Libertadores, campeão da UEFA Champions League, campeão da Copa dos Campeões da Concacaf, campeão da Liga dos Campeões da CAF, campeão da Liga dos Campeões da AFC e o campeão da Liga dos Campeões da OFC).
O campeão europeu já entra direto na final e o campeão da Libertadores já entra direto na semifinal.
Os outros 4 clubes jogam a fase oitavas de final (campeão da Ásia x campeão da Oceania e campeão da Concacaf x campeão da África, os vencedores das oitavas de final jogam nas quartas de final e o vencedor enfrenta o campeão da Libertadores na semifinal.
-
. Mundial de Clubes da FIFA - Torneio com 32 clubes (12 clubes da Europa - os 4 últimos campeões da Champions e mais 8 clubes convidados pela FIFA - e 6 clubes da América do Sul, os últimos 4 campeões da Libertadores e mais outros 2 clubes que estiverem melhor no ranking da Conmebol), a ser disputado de 4 em 4 anos.
-
. UEFA Champions League - 40 clubes (8 grupos com 5 clubes, cada clube fazendo 2 jogos em casa e 2 jogos fora de casa). Na fase de grupos, duas rodadas nos finais de semana em que os principais clubes do mundo (EX : Real Madrid, Barcelona, Manchester City, Bayern de Munique) farão seus jogos como mandantes e outras duas rodadas (em que esses clubes grandes jogarão como visitantes) no meio da semana.
Depois teremos oitavas de finais, quartas de finais, semifinais e a grande final, sempre aos finais de semana. A decisão sendo no sábado.
-
. Liga Europa - 40 clubes (8 grupos com 5 clubes, cada clube fazendo 2 jogos em casa e 2 jogos fora de casa).
Depois teremos oitavas de finais, quartas de finais, semifinais e a grande final, nos mesmos finais de semana que a Champions. A decisão sendo no domingo.
-
. Olímpiadas - De 4 em 4 anos, sempre em anos pares. Não teria mais o torneio de futebol masculino, porém, teria outros esportes ligados à FIFA, como futebol de areia (beach soccer), futsal (masculino e feminino), além do torneio de futebol feminino (com as principais jogadoras do mundo). Teria todos os esportes que já tem nas Olimpíadas, além de outros esportes, como boliche, caratê, sumô e críquete.
-
. Campeonatos nacionais de clubes - Com mais rodadas da UEFA Champions League e da Liga Europa aos finais de semana, os grandes campeonatos nacionais como Premier League, Bundesliga, Série A, Ligue 1, La Liga, etc, teria aos finais de semana mais jogos entre os clubes grandes e clássicos, deixando a maioria dos jogos dos times grandes contra os times médios e pequenos no meio da semana.



- Barbano
- Administrador

- Mensagens: 45392
- Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
- Time de Futebol: São Paulo
- Localização: São Carlos (SP)
- Curtiu: 2173 vezes
- Curtiram: 4743 vezes
Calendário do futebol brasileiro e do futebol internacional
Comercialmente é um péssimo calendário.E.R escreveu: ↑08 Nov 2024, 14:14Meu calendário do futebol brasileiro :
. Copa São Paulo de Futebol Júnior - teria início 2 dias depois do Campeonato Brasileiro - Série A (que terminaria na primeira semana de dezembro), a fase de grupos da Copinha seria em dezembro, com 128 clubes sendo que 64 clubes seriam de São Paulo, o Corinthians (clube de maior torcida de São Paulo) teria como um de seus adversários um time da capital paulista (Nacional, Juventus ou similares) e esse jogo entre paulistas seria na segunda rodada da fase de grupos no final de semana (sábado ou domingo) no Pacaembu (depois que o estádio for reformado), os outros 2 jogos do Corinthians seriam em cidades do interior com bons estádios e em que o clube tenha muita torcida.
Cada grupo terá 2 clubes paulistas obrigatoriamente e os outros clubes seriam convidados.
Depois da fase de grupos, o torneio teria uma pausa para a semana do Natal e do Reveillon e voltaria com a fase mata-mata a partir do dia 3 de janeiro do ano seguinte.
Os jogos da fase mata-mata teriam um intervalo de 3 dias (e não mais de apenas 2 dias, como aconteceu recentemente).
A final do torneio seria no final de semana (sábado ou domingo) por volta dos dias 17, 18, 19 e 20 de janeiro. E não seria mais no dia do aniversário de São Paulo (que passaria a ter rodada especial do Campeonato Paulista - Série A1 nesse dia).
-
. Campeonatos Estaduais - Passariam a ter um formato de Copa do Mundo, com 16 clubes divididos em 4 grupos de 4 clubes. O campeão de cada grupo se classificaria para o quadrangular final, valendo o título.
Os segundos colocados de cada grupo disputariam um troféu menos importante (EX : Taça Rio, Taça Paulista, etc) e também jogariam o quadrangular.
Os terceiros colocados de cada grupo também disputariam uma taça (também menos importante) em um quadrangular.
Por fim, os últimos colocados de cada grupo também jogariam um quadrangular e apenas o último colocado desse quadrangular seria rebaixado. O penúltimo colocado disputaria uma repescagem contra o segundo colocado da segunda divisão. Já o campeão da segunda divisão subiria automaticamente para a primeira divisão.
Cada clube do campeonato estadual faria 6 jogos (3 jogos da fase de grupos e 3 jogos do quadrangular).
Os clubes fariam duas semanas de pré-temporada (mas os clubes que não são da Série A e nem da Série B fariam sua estreia uma semana antes no estadual - na segunda semana de janeiro - já os clubes da Série A e da Série B só jogariam no estadual a partir da terceira semana de janeiro).
O campeonato estadual terminaria em fevereiro.
-
. Campeonato Brasileiro - Série A - 20 clubes jogariam 19 rodadas na fase de classificação, os 4 melhores colocados jogariam um quadrangular final (com o time de melhor campanha na fase de classificação jogando todos os jogos em casa, o segundo melhor colocado faria 2 jogos em casa, o terceiro melhor colocado faria 1 jogo em casa e o quarto melhor colocado faria os 3 jogos como visitante). Em caso de empate no número de pontos ao fim do quadrangular, o time de melhor campanha na fase de classificação seria o campeão. A maioria dos jogos da Série A seriam aos finais de semana. Seriam 3 clubes rebaixados para a Série B e 3 clubes da Série B subiriam.
. Campeonato Brasileiro - Série B - 24 clubes, jogando em pontos corridos em 46 rodadas. Subiriam 3 clubes para a Série A e cairiam 4 clubes para a Série C
. Campeonato Brasileiro - Série C - 20 clubes, divididos em 2 grupos de 10 clubes que jogariam 18 rodadas em pontos corridos, em um
grupo clubes do Sul e do Sudeste (e talvez alguns do Centro Oeste) e no outro grupo clubes do Nordeste, do Norte e talvez alguns do Centro Oeste. Os 2 primeiros colocados de cada grupo subiriam para a Série B e depois esses 4 clubes jogam semifinais (jogos de ida e de volta) e finais (jogos de ida e de volta) para decidir o campeão.
. Supercopa do Brasil - Os campeões do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil fariam um jogo único, em campo neutro, para decidir o título. Esses 2 clubes já entrariam direto nas oitavas de final da Copa do Brasil (seriam os únicos clubes que jogam a Libertadores que não precisariam jogar a terceira fase da Copa do Brasil).
. Copa do Brasil - A primeira fase, a segunda fase e a terceira fase teriam apenas um jogo único (que se terminar empatado, será decidido nos pênaltis), na primeira fase e na segunda fase os jogos serão na casa de times do Nordeste, Norte e Centro Oeste de preferência, já na terceira fase os times que jogam a Libertadores seriam os mandantes dos jogos. A partir da fase oitavas de final tudo como é agora, os jogos ida e volta nas oitavas de final, quartas de final, semifinais e finais, sendo que os jogos das semifinais e das finais serão sempre nos finais de semana (a tabela do Campeonato Brasileiro terá alguns jogos movidos para o meio da semana para dar destaque à Copa do Brasil), as finais serão na segunda semana de outubro e na terceira semana de outubro, para evitar conflitos com datas de eleição e de Enem.
. Libertadores - 40 participantes. 8 grupos de 5 times (assim como a Champions, mudaria o formato da fase de grupos, cada clube faria 2 jogos em casa e 2 jogos fora de casa). Todos os times brasileiros fariam seus jogos como mandante na mesma rodada (sexta, sábado, domingo e se necessário, segunda-feira) e aos finais de semana. Dessa maneira, duas rodadas da fase de grupos da Libertadores seriam no final de semana (as rodadas em que os clubes brasileiros forem mandantes) e duas rodadas da fase de grupos seriam como visitantes (jogos que seriam disputados no meio da semana).
Não teria mais "Pré-Libertadores", todos os clubes classificados entrariam direto na fase de grupos, o Brasil teria 8 representantes e cada time terá que ficar obrigatoriamente em um grupo diferente, a Argentina também terá 8 representantes e todos em grupos diferentes, em cada grupo terá obrigatoriamente um time brasileiro e um time argentino.
A Libertadores teria início em abril e acabaria na quarta semana de novembro, com um jogo no sábado à tarde (em jogo único, mas o local da decisão só seria decidido depois de conhecer os 2 finalistas do torneio), em campo neutro.
A Libertadores teria 5 rodadas nos finais de semana (duas rodadas da fase de grupos, o sábado da final do torneio, a rodada dos jogos de volta das oitavas de final e a rodada dos jogos de volta das quartas de final). Já as demais 6 rodadas do torneio seriam no meio da semana (incluindo a rodada das semifinais).
Se nenhum time brasileiro chegar na final, o Campeonato Brasileiro terá jogos movidos para o final de semana, mas acontendo à noite para não ser no mesmo horário da decisão da Libertadores.
. Copa Sul Americana - 40 participantes. 8 grupos de 5 times (cada clube faria 2 jogos em casa e 2 jogos fora de casa). Nesse caso, clubes brasileiros de cidades com muitos clubes na Libertadores seriam mandantes quando os times da mesma cidade forem visitantes na Libertadores (EX : Se o Fluminense estiver na Sul Americana, e Flamengo, Vasco e Botafogo estiverem na Libertadores, o Fluminense jogará como visitante nos finais de semana e como mandante no meio da semana na fase de grupos), já outros times em cidades com menos times na Libertadores jogariam como mandante no final de semana (EX : Cruzeiro na Sul Americana e Atlético-MG na Libertadores, os 2 jogariam como mandantes nos finais de semana) - a Copa Sul Americana terá 8 clubes brasileiros e 8 clubes argentinos na fase de grupos, cada grupo com um representante do Brasil e da Argentina.
A Copa Sul Americana teria início em abril e acabaria na quarta semana de novembro, com um jogo no domingo à tarde, em jogo único, em local escolhido pela Conmebol após a definição dos 2 finalistas, em campo neutro.
. Recopa Sul Americana - Terá 2 jogos em fevereiro (um no final de semana e o outro jogo no meio da semana), um dos jogos será no final de semana do Carnaval no Brasil, quando os estaduais param e teremos um amistoso da seleção brasileira em uma cidade brasileira que não receba Carnaval (ou seja, nada de Salvador, nem de Rio de Janeiro , nem de São Paulo capital e nem de Recife), todas as outras cidades (especialmente do Sul e do Sudeste) receberiam amistoso da seleção brasileira (de preferência contra seleções africanas ou do continente americano).
. Campeonato Brasileiro Sub-20 - Terá seus jogos decisivos acontecendo no meio do ano, quando o futebol profissional estiver parado por causa de torneios de seleções (Copa do Mundo, Copa América) ou de clubes (Mundial de Clubes). A ideia do calendário é ter jogos (seja do profissional ou da base) em todas as semanas do ano (exceto na semana do Natal e do Reveillon, quando seriam jogados jogos comemorativos com ex-jogadores).
-
FUTEBOL FEMININO
. Copa do Mundo - Será disputada de 2 em 2 anos, em anos ímpares.
. Olímpiadas - Sempre em ano par, com as melhores jogadoras do mundo podendo participar (a FIFA vai continuar liberando)
. Eurocopa e Copa América - Nos anos pares em que não tiver Olimpíadas, a ideia é o futebol feminino ter um grande evento todos os anos.
6 rodadas de estadual, 22 rodadas de Brasileirão, 1 jogo da Supercopa, 11 rodadas de Copa do Brasil, 11 rodadas de Libertadores e 2 de Recopa. Acabou enxugando demais o calendário, e isso prejudicaria muito o faturamento dos clubes. O Brasileirão em turno e returno é essencial para o faturamento dos clubes.
Eu gostei do formato dos estaduais e Copa do Brasil. Já Brasileirão, Libertadores e Sula eu deixaria como já é (até gostei do formato da Libertadores, mas se fosse com jogos de ida e volta na primeira fase, totalizando 8 rodadas).
No caso dos estaduais com 6 datas você quebra os clubes pequenos. Tem que pensar num formato que tenha uma fase inicial sem os clubes grandes, para preencher calendário.
- E.R
- Colaborador

- Mensagens: 105460
- Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
- Programa CH: Chaves
- Time de Futebol: Flamengo
- Localização: Rio de Janeiro
- Curtiu: 6379 vezes
- Curtiram: 3937 vezes
Calendário do futebol brasileiro e do futebol internacional
Dá pra fazer torneios estaduais sem ser o campeonato estadual - como, por exemplo, Copa Paulista e Copa Rio, com os times que não disputam nem a Série A, nem a Série B e nem a Série C do Campeonato Brasileiro.
Um torneio que duraria o ano inteiro e que não teria rebaixamento, em que os clubes teriam calendário de jogos o ano inteiro.
Esses torneios poderiam passar em canais do YouTube, como GOAT e Cazé TV, ou mesmo no canal das federações no YouTube e conseguir patrocinadores e dar visibilidade para os times, de preferência, com seus jogos passando em horários alternativos aos dos jogos importantes, por exemplo, poderia ter jogo no domingo às 14:00, antes dos jogos da Série A na TV aberta.
O que é importante - até pensando na questão do emprego dos jogadores - é ter calendário pelo menos 11 meses por ano para todos os times.
Já com relação ao faturamento dos clubes, em alguns meios de semana do ano, os clubes de grande torcida poderiam fazer amistosos pelo país, como acontecia antigamente, em cidades em que esses clubes tenham muitos torcedores. Poderiam até convidar outros times da América do Sul ou equipes de outros continentes para disputar esses jogos amistosos.
Alguns clubes brasileiros poderiam voltar a jogar torneios na Europa como Ramón de Carranza e Teresa Herrera, como acontecia no passado.
Outra coisa é que com menos jogos, partidas que precisarem ser adiadas (esse ano, por exemplo, com o problema climático no Rio Grande do Su), teriam mais datas no calendário para serem jogadas, sem precisar colocar jogos em semanas de data FIFA.
Um torneio que duraria o ano inteiro e que não teria rebaixamento, em que os clubes teriam calendário de jogos o ano inteiro.
Esses torneios poderiam passar em canais do YouTube, como GOAT e Cazé TV, ou mesmo no canal das federações no YouTube e conseguir patrocinadores e dar visibilidade para os times, de preferência, com seus jogos passando em horários alternativos aos dos jogos importantes, por exemplo, poderia ter jogo no domingo às 14:00, antes dos jogos da Série A na TV aberta.
O que é importante - até pensando na questão do emprego dos jogadores - é ter calendário pelo menos 11 meses por ano para todos os times.
Já com relação ao faturamento dos clubes, em alguns meios de semana do ano, os clubes de grande torcida poderiam fazer amistosos pelo país, como acontecia antigamente, em cidades em que esses clubes tenham muitos torcedores. Poderiam até convidar outros times da América do Sul ou equipes de outros continentes para disputar esses jogos amistosos.
Alguns clubes brasileiros poderiam voltar a jogar torneios na Europa como Ramón de Carranza e Teresa Herrera, como acontecia no passado.
Outra coisa é que com menos jogos, partidas que precisarem ser adiadas (esse ano, por exemplo, com o problema climático no Rio Grande do Su), teriam mais datas no calendário para serem jogadas, sem precisar colocar jogos em semanas de data FIFA.



- Barbano
- Administrador

- Mensagens: 45392
- Registrado em: 28 Jan 2009, 13:29
- Time de Futebol: São Paulo
- Localização: São Carlos (SP)
- Curtiu: 2173 vezes
- Curtiram: 4743 vezes
Calendário do futebol brasileiro e do futebol internacional
https://www.uol.com.br/esporte/colunas/ ... do-ano.htm
Uma sugestão interessante de calendário. Ataca um dos problemas do calendário atual, que é ter reta final de Libertadores, Copa do Brasil, Sula e Brasileirão de forma concomitante.
Uma sugestão interessante de calendário. Ataca um dos problemas do calendário atual, que é ter reta final de Libertadores, Copa do Brasil, Sula e Brasileirão de forma concomitante.




