Nascido em 7 de agosto de 1939, João iniciou sua carreira na dublagem em 1964, no extinto estúdio Ibrasom. No final da década de 70, depois da greve dos dubladores, João fundou a cooperativa Com-Arte, que teve grande parceria com a TVS. Foi nessa cooperativa que João dublou e dirigiu a dublagem (ao lado de Marcelo Gastaldi) do tokusatsu Spectreman, onde ficou marcado como o narrador e a voz dos Dominantes. Trabalhou bastante também nas cooperativas Elenco e MaGa, que vieram depois da Com-Arte. Também dublou na AIC, BKS, Álamo, dentre outros estúdios.
Nos últimos anos estava dirigindo e dublando no estúdio Marmac Group, em São Paulo.
Além dos Dominantes, João também é muito conhecido por ser a voz de Jubei Yamada em Fatal Fury 2, Sage e Hakurei em Saint Seiya: Lost Canvas, a primeira voz do Professor Charles Xavier em Wolverine e os X-Men, além de ter sido um dos dubladores do Pai do Andy Panda em Andy Panda e uma das vozes do Leôncio em Pica-Pau. De atores, ele dublou Morgan Freeman nos filmes Os Amores de Moll Flanders na versão em VHS, O Quinto Passo e Vítimas Inocentes, James Earl Jones na dublagem MaGa de Campo dos Sonhos, e foi a segunda voz do Dr. McCoy (DeForest Kelley) na clássica dublagem da AIC de Jornada nas Estrelas.
Em CH, sua contribuição foi no filme Charrito - Um Herói Mexicano, onde dublou o personagem do Produtor, interpretado pelo ator Víctor Alcocer.
Dono de um vozeirão, com certeza seus trabalhos seguirão na memória não apenas dos apreciadores da dublagem brasileira, mas também dos apreciadores de CH. Apesar de sua pequena contribuição em CH, seu trabalho não será esquecido.








