
Morreu nesta terça-feira (3) o veterano dublador José Carlos Guerra, aos 75 anos. A notícia foi confirmada durante a madrugada pelo também dublador Francisco Brêtas, no Facebook. A causa da morte não foi divulgada.
De longa carreira na arte das vozes, Guerra é conhecido pelos fãs de CH por ter sido o dublador do homem da roupa velha na versão MAGA de "Remédio duro de engolir", o mais antigo quadro de Chaves distribuído pela Televisa. Guerra fez a voz de José Luís Fernández nesse esquete, de 1972. Além disso, ele também dublou Roberto Gómez Bolaños no documentário do Biography Channel, exibido em 2012.

Nascido em 3 de dezembro de 1944, iniciou sua carreira na TV Tupi como ator. No final da década de 1960, começa a dublar na AIC. Na década seguinte, torna-se também diretor no estúdio Álamo. Ele dublou até o final dos anos 1980, fazendo vozes como do Smedley em Pica-Pau, sendo o responsável pela famosa frase "Em todos esses anos nesta indústria vital, esta é a primeira vez que isso me acontece". Fez ainda o Comissário Gordon no Batman, na AIC, e Zampa em Jaspion.
Em 2008, após 20 anos sem dublar, voltou à profissão. Seus últimos trabalhos foram no filme "Dois Papas", da Netflix, dirigido por Fernando Meirelles, e no desenho "Peixonauta".











