Notícias e debates sobre os demais estados do Brasil

Espaço para debates sobre assuntos que não sejam relacionados a Chespirito, como cinema, política, atualidades, música, cotidiano, games, tecnologias, etc.
Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul

Mensagem por Chapolin Gremista » 08 Jan 2020, 23:17

Extrema direita
Festival nazista é cancelado em Canoas
Se já chegamos ao ponto de vermos eventos como bandas de música para cantar o nazifascismo, o que falta para a esquerda acreditar que estamos diante de uma ameaça real?


Um festival de bandas de música que exaltam o nazismo com apresentação marcada para domingo(5), em Canoas/RS, foi cancelado, tendo sido o evento reduzido a uma encontro privado a ser realizado na casa do produtor das bandas.

A apologia ao nazismo de membros das bandas e de organizadores do festival foi exposta e denunciada por uma pessoa, que divulgou várias fotos e vídeos onde eles aparecem com armas, ameaçando esquerdistas e comunistas, fazendo gestos de saudação nazista.

O que é mais intrigante nessa notícia, é o fato de já se ouvir falar em bandas exaltando o nazifascismo e festivais que organizam eventos como esse, o que, claramente, demonstra o aumento da extrema-direita e de sua ideologia. Mas, diante dessa e outras notícias do gênero que temos visto, é angustiante saber que a esquerda não enxerga o crescimento desse movimento preocupante, e que, a pretexto de defender as instituições democráticas e a própria polícia, vive fantasias e ilusões que a desorientam todos os seus militantes.

Cabe aqui, por oportuno, lembrar Rui Costa Pimenta, presidente nacional do PCO – Partido da Causa Operária, cuja avaliação sobre isso divulgada no programa Análise Política da Semana, se pronunciou exatamente sobre esses eventos nazifascistas, e avaliou como a esquerda tem dado uma demonstração gigantesca de completa desorientação política.

Inclusive, o motivo que suscitou o debate no sábado (28/12/2019) com Rui, foi o ataque ocorrido nos dias anteriores, que um grupo integralista teria feito à produtora do programa humorístico Porta dos Fundos, segundo o noticiou a imprensa, com arremesso de coquetel molotov contra as janela da sede da empresa.

Além disso, Rui também comentou as várias colocações absurdas feitas pela esquerda sobre o ocorrido, que, entre outras coisas discutiu se deveria acusar o integralismo como causador do transtorno sob a alegação de falta de provas, e se isso não era dar importância demasiada ao integralismo, um movimento insignificante, segundo avaliaram equivocadamente essas outras pessoas.

Em seus comentários, Rui lembrou que muitos reagem dizendo que grupos como os integralistas não são nada, são meia dúzia de gatos pingados! E que, a mesma reação tiveram quando falaram do Bolsonaro, da intervenção militar, e também durante toda a campanha do golpe de Estado. Disseram sempre: são meia dúzia de gatos pingados! E que, agora, essa meia dúzia de gatos pingados tomaram conta no governo.

Rui afirma categoricamente, que, com esse pano de fundo, a esquerda não poderia fazer uma propaganda mais idiota. Uma pesquisa, continuou ele, mostrando que no Brasil existem mais de 400 células nazistas, corrobora com o fato de que é uma forma equivocada de análise entender que os integralistas não representam nada. Isso porque, se imaginarmos que cada célula dessa é composta por, pelo menos, 3 membros, chegaríamos, só aí, ao número de 1200 pessoas. E, se considerarmos que a esse número devêssemos somar a maior parte da polícia, e que certamente é fascista ( a PM é uma organização, que educa e seleciona pessoas, praticando constantemente a atividade de matar gente na rua, fazendo, inclusive, disso tudo, uma mentalidade, uma ideologia perigosa) e que ela representa algo em torno de 500 ou 700 mil pessoas, então, chegaríamos a um número estimado e perto de um milhão de pessoas. E isso sem contar o número de nazifascistas dentro das forças armadas, onde muitos já assim se declaram abertamente.

Então, diante de um universo de pessoas desse quantitativo, que certamente chega a um milhão de pessoas, quando se subestima o grupo integralista achando que não representa perigo por ser pequeno, não se avalia direito o problema e se evita uma análise mais realista, ao passo que, seguindo esse raciocínio, fica patente estarmos diante de uma ameaça real, da qual não podemos nos esconder!

Ainda com o Rui, e sobre a análise do comportamento da esquerda, diante desse quadro em que, a cada dia que passa, ganha a extrema-direita mais forma e consistência, ficamos surpreso por ver que a maior parte da esquerda defende a palavra de ordem que é a polícia que tem que investigar e reprimir o grupo integralista. O que é um contrassenso da esquerda, já que a polícia, que é uma parte do aparato repressivo do Estado, que está totalmente ligada a esses integralistas, que apoia essa política, que é composta de direitistas, não pode ter a obrigação de proteger a esquerda da extrema-direita, e nem muito menos a esquerda esperar uma coisa dessas?!

E não só isso. Rui também lembrou que é um erro acreditar nas Instituições como órgãos defensores dos direitos humanos, da democracia, e da justiça, por exemplo. Porque as instituições são manipuladas pelos grupos dirigentes responsáveis pelo regime político e econômico, e, no Brasil, esse grupo é a extrema-direita. E isso já está mais do que claro, não só pela condução do judiciário, cujo esforço tem se mostrado no sentido de criminalizar os movimento sociais e a esquerda, como pela crescente impunidade contra àqueles que matam os trabalhadores do campo e na periferia urbana.

O pior de tudo é que, na insistência de salvaguardar as instituições, a esquerda começou uma campanha para igualar os nazifascistas aos terroristas, o que, irremediavelmente, a coloca ao lado da direita, que também tem uma campanha contra o terrorismo, aliás uma campanha internacional que todo mundo sabe que é dirigida pelos norte-americanos, e que tem motivado o enquadramento das organizações e movimentos sociais como organizações terroristas, e não pela atividade que desempenham, que nada tem a haver com qualquer tipo de violência, como, por exemplo, é o caso do MST, e que ocupam terras improdutivas, ou do MTST, que ocupam prédios abandonados.

Então, o que nós estamos vendo, e esse é um acontecimento muito grave e relevante que merece toda a nossa atenção, destacou Rui, é que, ao invés de se discutir uma organização própria contra o crescente ataque da extrema-direita, a esquerda, com a palavra de ordem de campanha contra o terrorismo; com a utilização da Lei anti-terrorista; e com a ideia de valorizar a polícia contra os “terroristas”, caminha a passos apressados para um esmagamento total.

Enquanto a esquerda não discute uma organização para a sua defesa, a extrema-direita cresce, se organiza, inclusive com suas bandas de música, criando uma cultura que dia-a-dia dissemina sua ideologia de forma cada vez mais aberta e escancarada.

Nossa saída são os comitês de lutas, e os cursos sobre o fascismo, e, de igual forma, a criação de uma cultura geral esclarecida de luta destemida e com muita disposição contra o crescimento da extrema-direita, com uma política bem orientada pelo fora Bolsonaro, uma palavra de ordem que objetiva o ataque à origem do problema no âmbito nacional, e ao imperialismo no Brasil.

https://www.causaoperaria.org.br/festiv ... em-canoas/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
gusta dos biscoitos
Membro
Membro
Mensagens: 11120
Registrado em: 24 Jul 2018, 12:05
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Grêmio
Localização: RSRSRSRS
Curtiu: 4399 vezes
Curtiram: 931 vezes

Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul

Mensagem por gusta dos biscoitos » 08 Jan 2020, 23:28

eu sou canoense e nem tava sabendo dessa porra
Informações confidenciais. Leia se for capaz.
Chanfle, você foi capaz! :vamp:

Me! Follow me the goods! =)
Usuário do fórum desde 24 de julho de 2018.
Eleito "Usuário do mês" em Agosto/2018, Outubro/2018, Dezembro/2018, Janeiro/2019, Fevereiro/2019, Abril/2019 e Novembro/2020.
Eleito "Usuário do ano" em 2018.
Eleito "Moderador global" entre Maio/2019 e Maio/2020, e entre Maio/2021 e Maio/2022.
♥️ ✧◝(⁰▿⁰)◜✧ ♥️ entre 06 de novembro de 2019 e 18 de janeiro de 2020.

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 09 Jan 2020, 00:15

Polícia no controle
Milícias e PM são a mesma coisa
As milícias cariocas são uma espécie de extensão sinistra da Polícia Militar
A partir de análise do Ministério Público carioca, que aponta que de 2.959 tiroteios com a presença da Polícia na cidade do Rio de Janeiro, entre 5 de julho de 2016 e 30 de setembro de 2019 se revelam as orientações políticas quanto a ação das forças de repressão do Estado.

Na prática há duas polícias: uma que promove incessante e violento confronto contra a população pobre, tendo como nuvem de fumaça, o tráfico de drogas para justificar as milhares de mortes provocadas pela PM e por outro lado a sua quase total leniência com as milícias.

Apesar de parte considerável da cidade estar sob o controle das milícias. Em suas áreas ocorreram apenas 88 trocas de tiro com as forças de segurança em mais de três anos —2,97% do total. De acordo com dados do Ministério Público do Rio, mais de 40% do território da capital já é dominado por esses grupos.

Por outro lado, 2.333 tiroteios ocorreram em áreas dominadas pelas três principais facções de traficantes do estado —o equivalente a 78,8% do total de tiroteios envolvendo agentes de segurança em mais de três anos.

Assim como demonstrado no importante filme Panteras Negras, que mostra a ação do Estado apoiando a proliferação das drogas nos guetos, para melhor controle dos guetos, no caso aqui denunciado a situação aponta para um cenário em que as milícias, apontadas hoje como a principal ameaça à segurança no Rio, expandem seus domínios sobre territórios até então dominados pelo tráfico, com o consentimento da polícia, que tem entre seus agentes, a maioria dos milicianos, passando também a controlar o comércio das drogas.

É preciso dissolver a polícia, órgão repressão do Estado para esmagar a população pobre. No Rio de Janeiro, particularmente, ela tem sido usada e estimulada de maneira sistemática pelo governador Wilson Witzel em sua política fascista de genocídio nos bairros operários, ampliada pelas milícias que se formam a partir de elementos de dentro das tropas. Fora Witzel! Dissolução da polícia, já!
https://www.causaoperaria.org.br/milici ... sma-coisa/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 08:38, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Notícias e Debates sobre o Rio Grande do Sul

Mensagem por Victor235 » 09 Jan 2020, 01:52

Pelo jeito a canoa virou.
Esses usuários curtiram o post de Victor235 (total: 2):
Chapolin Gremistagusta dos biscoitos
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Chapolin Gremista » 09 Jan 2020, 16:48

Balanço e perspectivas
Retrospectiva Paraná 2019, um ano de Ratinho Jr. e Bolsonaro
Um balanço da luta que os trabalhadores, estudantes e a população paranaense travaram contra os golpistas no ano passado e as perspectivas para 2020

Por Emmanuel Lobo

Dois mil e dezenove completou um ano de Ratinho e Bolsonaro. O que nos impõe um balanço de como foi a luta política no Paraná e os efeitos da política dos golpistas a nível federal e estadual no Paraná.

Dois aspectos que destacarei neste primeiro balanço são a greve dos professores e a privatização da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar).

No fim do ano o governo bolsonarista de Ratinho Jr (PSD) promoveu uma nova ofensiva, enviando a PEC de reforma da previdência aos deputados, que desencadeou no inevitável acirramento da luta contra os servidores públicos (liderados por professores e funcionários). Com os ânimos elevados rapidamente na base dos trabalhadores, a direção da APP Sindicaro, que encerrou a greve de julho em seu momento de pico (sob o risco de enfrentar uma greve selvagem, que passasse por cima de seu controle), imediatamente chamou uma assembleia para o dia 23/11, onde os trabalhadores aprovaram por unanimidade a greve (mostrando sua disposição para a luta).

No entanto, ao invés de entrar em estado imediato de mobilização, a direção chamou a greve para iniciar apenas no dia 2/12 e um ato estadual em Curitiba para o dia 3/12, quando seria votada da reforma da Paraná Previdência. Não mobilizou a categoria para se enfrentar com o governo, dar o sangue pela pauta e barrar a ofensiva da direita. Ao marcar o ato para o dia da votação e não organizar caravanas sequer de todos os 29 núcleos sindicais espalhados pelo estado, a direção dava ao ato um caráter de mobilização de baixa intensidade apenas para pressão parlamentar.

O caráter de mobilização pela base, desta forma, consequentemente, foi sistematicamente combatido. Com essa postura a direção chamara um ato fúnebre da previdência, como quando as direções da CUT e das outras “centrais” chamaram atos para o dia da votação da reforma da previdência na Câmara Federal dos Deputados.

O circo estava armado, a direção perderia a pauta lutando contra o governo, desgastaria a base do governo e o governo para as eleições do ano que vem, enquanto a direita golpista levaria em troca a previdência de todo o funcionalismo paranaense. Contudo, os trabalhadores, a revelia da política ultra moderada de sua direção reformista, ocuparam a ALEP e impediram a votação de prosseguir, pondo para correr os deputados, que mesmo com proteção da Polícia tiveram que fugir da sessão, que foi encerrada.

Esta atitude dos trabalhadores, estando ou não no roteiro de quem planejou o roubo ou o encerramento da greve, foi uma prova acabada de dois aspectos fundamentais da luta política no Paraná:

1. É possível derrotar o governo golpista de Ratinho Jr.

Se a ocupação se mantivesse mesmo após a aprovação do roubo, para denunciá-lo e intensificar a greve, como a base teria respondido? O que teria ocorrido se a direção tivesse utilizado todos os recursos do maior sindicato do estado para intensificar a ocupação? Como isso impactaria nas bases das outras categorias do funcionalismo e na população? Mais, porque a direção não mobilizou amplamente as bases em torno da ocupação? Porque não publicou boletins, imagens em redes sociais, chamados de vídeo, texto, fez caravanas de todos os núcleos sindicais no Paraná? A continuidade da ocupação e da greve, sinalizaria uma disposição ferrenha de luta pelos direitos dos trabalhadores e revelaria todas as debilidades do governo bolsonarista do Paraná. Seria um problema muito grande para o governo desocupar violentamente a “casa do povo”. Ainda mais se a ocupação ganhasse fòlego dentro e fora da categoria.

2. Ao não lutar pela vitória, mas apenas pelo desgaste eleitoral, a direção organiza as derrotas

A direção sequer esperou a votação na Ópera de Arame terminar para encerrar a greve e orientar a desocupação da sede do legislativo. Isto porque essa mesma direção, em julho, num momento de acirramento da mobilização e recuo parcial do governo Ratinho, ao invés de impulsionar a decisão dos comandos de greve, que decidiram manter a paralisação, colocou-se contra a continuidade do movimento.

Mais que isso, naquele momento, confundindo o movimento grevista, a direção chamou a categoria a lutar pela substituição do Secretário da Educação de Ratinho Jr, Renato Feder, sob a palavra de ordem de “Fora Feder”, dizendo que o problema não era o governo de conjunto, mas sim a relação da SEED (Secretaria de Educação) com a categoria, como se o secretário comandasse uma pasta de si mesmo e não fizesse parte da política do governo como um todo.

Isso ocorre porque a direção não acredita na mobilização da sua base e quer educá-la de que é possível obter conquistas sociais ou manutenção dos direitos já conquistados sem luta! Foi assim que a direção desarmou a maior categoria organizada do estado do Paraná e a fez aceitar sua derrota passivamente, ainda sob o argumento de que “agora a luta é na Justiça”.

Essa prática política evidencia as ilusões eleitorais, institucionais e os “acordos de cavalheiros” que a direção reformista mantém com o regime (como se vê nos recuos sistemáticos em momentos de acirramento e na política de reformar o governo Ratinho Jr.). É um dado objetivo de que as derrotas sucessivas da categoria no governo de Ratinho Jr. não são uma fatalidade, mas sim o resultado da política da direção de organizar derrotas. Tudo para tentar convertê-las em ganhos eleitorais.

Assim, o quadro da luta de classe no Estado, cada qual agindo na defesa de seus interesses, polariza-se entre o governo e os trabalhadores (neste caso aqui representados pelos trabalhadores em Educação), onde a direção reformista aparece como um entrave ao desenvolvimento da luta. Porém não um entrave qualquer, mas sim um que atua na prática contra os próprios trabalhadores.

Por isso, os trabalhadores do Paraná precisam extrair dessa derrota a experiência de que a política de luta apenas por pressão parlamentar e demagogia eleitoral não vai garantir nossos direitos. Não há vitória sem luta, são conclusões que a própria história recente e os acontecimentos na América latina tem mostrado, só a mobilização popular radicalizada pode fazer avançar a luta dos oprimidos.

É nestes termos que temos de fazer a discussão com os companheiros professores e funcionários de todo o estado. Se a direção quer a política do “fica Ratinho, eleições 2020 e 2022”, mesmo que isso custe todos os nossos direitos e a nossa aposentadoria, está na hora da base superar a política de sua direção.
https://www.causaoperaria.org.br/retros ... rana-2019/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Avatar do usuário
JF CH
Membro
Membro
Mensagens: 16883
Registrado em: 29 Dez 2015, 14:02
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Santos
Localização: Dourados-MS
Curtiu: 1262 vezes
Curtiram: 1688 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por JF CH » 09 Jan 2020, 17:52

Rapaz, será que os 27 governos estaduais são golpistas?
Esses usuários curtiram o post de JF CH (total: 1):
gusta dos biscoitos
JF CH
Usuário do Fórum Chaves desde 29 de Dezembro de 2015
Campeão do De Que Episódio é Essa Foto? - Edição 2016
Usuário do Mês de Outubro/2016, Janeiro/2018, Maio/2019, Janeiro/2020 e Setembro/2020

F42 escreveu:
18 Abr 2021, 21:26
com todo o perdão da palavra e com toda a certeza que eu serei punido, piada é a cabeça da minha piroca! porra mano, eu tive que adicionar seu nome como "pseudo" pré candidato a moderação lá no datafórum e você agora fala que é piada? o que vc tem na sua cabeça, mano?
piadaitaliano/

Avatar do usuário
Dona Clotilde
Membro
Membro
Mensagens: 9300
Registrado em: 13 Nov 2012, 23:45
Programa CH: Chaves
Localização: Casa nº 71
Curtiu: 38 vezes
Curtiram: 964 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Dona Clotilde » 09 Jan 2020, 18:32

Só o Nordeste que não. :rolleyes:
Imagem

Avatar do usuário
E.R
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 105460
Registrado em: 01 Fev 2009, 19:39
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Flamengo
Localização: Rio de Janeiro
Curtiu: 6382 vezes
Curtiram: 3939 vezes

Re: Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por E.R » 10 Jan 2020, 19:30

https://politica.estadao.com.br/blogs/f ... a-paraiba/
A Operação Calvário, que mira suposto esquema de corrupção na Paraíba, abriu novas frentes de investigação na política do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Homologado pelo Superior Tribunal de Justiça, um acordo de delação cita caixa dois à campanha do governador Wilson Witzel (PSC), e propinas aos ex-deputados Cândido Vaccarezza (Avante) e Leonardo Picciani (MDB), que envolveram o lobista Jorge Luz, delator da Operação Lava Jato.

O governador afirma que sua campanha não teve caixa dois e diz que condena tais práticas.

Um dos anexos se refere a suposto caixa dois de R$ 115 mil à campanha do governador Wilson Witzel.

Segundo ele, Robson dos Santos França, o Robinho, o então assessor do senador Arolde de Oliveira (PSD) – que já foi secretário de Transportes do Rio – se apresentou como intermediário e arrecadador da candidatura. “Me recordo que naquele ano, ROBSON me ajudou a receber de maneira mais célere créditos junto àquela Secretaria”.

Robinho foi exonerado do cargo de assessor em 18 de dezembro de 2019 após ser delatado por Daniel Gomes da Silva.

O empresário diz ter estabelecido uma “relação de confiança” com Robson, e teria tratado ‘em diversos períodos eleitorais sobre ajuda financeira’. “Assim aconteceu à época em que ele trabalhou nas campanhas do Arolde de Oliveira à Deputado Federal e, ainda, quando ele trabalhou na campanha do Antônio Pedro Índio da Costa à Prefeitura do Rio de Janeiro no ano de 2016, logo após assessorá-lo na Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação da Prefeitura no governo de Marcelo Crivella”.

“Robson e eu mantínhamos uma boa e confiável relação desde o nosso primeiro contato, motivo pelo qual eu sempre o ajudei nas campanhas, apostando nas vitórias dos candidatos que ele apoiava e visando facilidades na obtenção de eventuais contratos com o poder público no futuro”, narra o delator.

Em outubro de 2018, já no segundo turno, o delator diz ter sido procurado por Robson, que pediu recursos à campanha de Wilson Witzel. As tratativas foram, em parte, feitas pelo WhatsApp, e as mensagens foram entregues pelo empresário à Procuradoria-Geral da República.
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 08:37, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Imagem
Imagem
Imagem

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Chapolin Gremista » 10 Jan 2020, 19:38

Engano de vocês. O PCO vive batendo nos governadores ''de esquerda'' do nordeste.
Destruição dos assentamentos
BA: Empresa a serviço de Bolsonaro tenta extorquir famílias sem-terra
Empresas e vereadores bolsonaristas estão entrando nos assentamentos do Extremo Sul da Bahia para enganar as famílias sem-terra prometendo titular os lotes

Empresas privadas tem entrado em assentamentos da reforma agrária na região do Extremo Sul da Bahia para enganar famílias e vender títulos da terra falsos. A região possui assentamentos históricos do movimento dos trabalhadores Sem-Terra (MST) na Bahia e o objetivo dessas empresas, financiadas por políticos bolsonaristas locais, é roubar as famílias e destruir as áreas de assentamento e o movimento de luta pela terra.

Desde o ano passado, o assentamento Rosa do Prado, um dos assentamentos mais antigos da Bahia localizado no município de Prado, tem sofrido investida de empresas que alegam ter autorização do INCRA para fazer o título da terra para as famílias, mas que na verdade só estão interessadas no dinheiro das assentadas.

Uma delas é a empresa Rural e Cia, que possui endereço em Itamaraju, e está enganando as famílias de maneira descarada, não somente no Assentamento Rosa do Prado, mas em vários outros municípios da mesma maneira.

Essas empresas se utilizam de pistoleiros bancados com recursos de políticos locais, como o vereador bolsonarista Jorginho do Guarani (PSL) do município de Prado/BA, para cobrar valores absurdos de um serviço que é gratuito e garantido pelo INCRA, ameaçar as famílias que não querem aderir ao processo e realizar diversos atentados na área: matam animais, cortam energia elétrica, roubam roças, tudo para criar um clima de terror nos assentamentos.

O INCRA, órgão do governo federal que é responsável pela titulação dos lotes dos assentamentos, e que se encontra hoje sob a presidência de um general de extrema direita, tem incentivado essa ação, delegando a empresas privadas o “direito” de fazer o georreferenciamento das áreas de assentamento.

Esse processo, que é uma das etapas para a titulação, é que as empresas tem se utilizado para confundir e enganar as famílias assentadas com a promessa falsa de que vão emitir o título as famílias, porém desaparecem após extorquir o dinheiro das famílias e não entregam título nenhum, já que não possuem essa atribuição que é do próprio INCRA.

Trata-se de uma ação coordenada do governo golpista de Bolsonaro e empresas ligadas à latifundiários e empresários para destruir os assentamentos que foram conquistados pela luta organizada do MST.

Bolsonaro já destruiu o órgão (INCRA) e já paralisou totalmente a ação de vistorias em latifúndios improdutivos e a assistência técnica para os assentamentos. Agora em mais um ataque frontal aos movimentos de luta pela terra, está atacando os assentamentos já existentes com privatização através de fraudes e da titulação de terras.

A situação dos trabalhadores sem-terra está cada vez pior. É necessário denunciar a ação destas empresas e de políticos bolsonaristas locais e impedir que roubem o dinheiro dos trabalhadores.

Também é necessário derrubar Bolsonaro antes que seus planos sejam colocados em prática, e finalmente chegue à aprovação das leis que classifiquem o MST e outros movimentos de luta pela terra como organizações terroristas.
https://www.causaoperaria.org.br/ba-ver ... entamento/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Chapolin Gremista » 10 Jan 2020, 20:15

acidente de trabalho
Tragédia em plataforma de empresa privada que iria explorar o pré-sal
Tragédia em Plataforma para o pre-sal, comandada por empresa terceirizada, que está vindo para a bacia de Santos deixa pelo menos um morto, um cego e mais cinco intoxicados.
No transporte da plataforma p 70 que está sendo trazida para o Brasil, mais precisamente para o Rio de Janeiro, houve um acidente onde um trabalhador brasileiro sofreu um acidente e morreu, um ficou cego e outros cinco ficaram em coma por intoxicação alimentar. (Sindipetro-NF – 09/01/2020)

Segundo informações da imprensa, esta plataforma está vindo da China, saiu a poucos dias do estaleiro chinês rumo ao Brasil para operar no pré-sal.

Sabe-se que, na hora do incidente, a plataforma navegava em águas internacionais, nas proximidades da África do Sul e fazendo um desvio na altura de Durban, para que as pessoas intoxicadas fossem atendidas por médicos que chegaram à embarcação de helicóptero. (idem)

O operário terceirizado e as péssimas condições de trabalho

O transporte da P-70 está sendo feito pela holandesa Boskalis, que ainda não se pronunciou sobre o ocorrido na embarcação que traz a plataforma para o Brasil pelo sistema de dry tow (transporte seco).

O que ocorreu com os trabalhadores da plataforma P-70 não é fato isolado na Petrobras, porem, com as medidas impostas pelo governo golpista do Fascista Jair Bolsonaro, quanto à extinção de todas as Normas Regulamentadoras (NRs) que regulamentam, principalmente sobre as questões de segurança e saúde dos trabalhadores, colocam os operários em condições cada vez mais vulneráveis. Na realidade as NRs vieram para legitimar uma prática das empresas terceirizadas , que sempre ignoraram qualquer regra de proteção e segurança de seus trabalhadores.

Uma coisa a mais a se ressaltar diante dessa tragédia é que, em relação ao governo golpista que já entregou parcela grande da Petrobrás e que vem operando uma verdadeira destruição do país, os acontecimentos são tratados de maneira absolutamente banal, ou seja, “mais um acidente”. São emitidas os comunicados formais de que a Petrobrás está prestando todo assistência necessária às vítimas ou as suas famílias, mas o que importa, acima de tudo, enfatiza a empresa, é que o acidente ocorrido na plataforma P-70 não vai afetar o cronograma de instalação da unidade.
https://www.causaoperaria.org.br/traged ... o-pre-sal/
Editado pela última vez por Bugiga em 11 Mar 2020, 08:37, em um total de 1 vez.
Razão: Colocação de spoiler em notícia longa
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Notícias e Debates sobre o Rio de Janeiro

Mensagem por Victor235 » 11 Jan 2020, 23:53

Chapolin Comunista escreveu:
O que ocorreu com os trabalhadores da plataforma P-70 não é fato isolado na Petrobras, porem, com as medidas impostas pelo governo golpista do Fascista Jair Bolsonaro, quanto à extinção de todas as Normas Regulamentadoras (NRs) que regulamentam, principalmente sobre as questões de segurança e saúde dos trabalhadores, colocam os operários em condições cada vez mais vulneráveis. Na realidade as NRs vieram para legitimar uma prática das empresas terceirizadas , que sempre ignoraram qualquer regra de proteção e segurança de seus trabalhadores.
Mal redigido. Se as normas regulamentadoras não cumprem sua função e apenas legitimam comportamentos vistos como contrários à proteção e segurança, o redator deveria ter considerado positiva a sua extinção.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Jan 2020, 20:45

Política neoliberal no RN
RN: falta dinheiro para a Previdência, sobra para a repressão
Cedendo à pressão da direta, o governo do RN ataca os trabalhadores duplamente com Reforma da previdência estadual e investimento em repressão policial.

O governo do Rio Grande do Norte, de Fátima Bezerra (PT), tem cedido à pressão da burguesia e da extrema-direita, tomando medidas que se aproximam da política neoliberal do governo federal. Como por exemplo no início de dezembro último quanto a proposta de reforma previdenciária para os servidores estaduais foi enviada pelo executivo à Assembleia Estadual, aumentando e criando alíquotas de contribuição, que podem chegar até a 18% e dificultando o acesso à aposentadoria integral. Proposta nos mesmos moldes da aprovada pelo Congresso Federal em Outubro.

O argumento utilizado foi o famoso “déficit da previdência”, tendo sido apresentado o número de R$ 50,5 bilhões, segundo o Tribunal de Contas do Estado (TCE), no patrimônio dos servidores administrado pelo Instituo de Previdência dos Servidores Públicos Estaduais do RN (IPERN). Perdas que como sempre caem “na cabeça” dos trabalhadores que, mesmo não sendo responsáveis por gerir o patrimônio para o qual contribuem, são os responsáveis na hora de assumir os supostos problemas econômicos do sistema.

Por outro lado, vê-se investimentos na área da repressão social. Foi apresentado pelo governo estadual o programa de formação dos novos policiais, aprovados no último concurso de 2019. O curso, custará “meros” 10 milhões de reais, segundo a Secretaria de Estado e Administração. Será oferecido aos quase mil candidatos aprovados, terá carga horária de 1.430 horas, em dois turnos (manhã e tarde), com duração de 8 meses, envolvendo aulas teóricas, aulas práticas, treinamento físico e de laboratório em 37 disciplinas. Investimento que não se vê na educação pública da mesma forma. Na verdade, os custos totais com o treinamento não foram divulgados, pois este montante envolve somente o custo com o auxílio dos policiais em treinamento, cerca de R$ 1.039,00 por aluno.

É importante destacar que a demagogia que circunda a implantação da política neoliberal sempre vem acompanhada de argumentos fajutos e superficiais, como ficou escancarado no caso da Reforma da Previdência federal, para a qual foi montado um forte esquema de propaganda pelo governo e pelos meios de comunicação da burguesia (Telejornais, programas de TV, jornais impressos etc) para mentir sobre a real situação da Previdência Social, que nunca foi deficitária. Do mesmo modo acontece no âmbito dos Estados que estão um a um, inclusive aqueles que possuem governadores de esquerda, aprovando reformas iguais ou piores à de Bolsonaro. Nenhum deles apresenta a situação real, não só das contas da Previdência, mas das contas do Estado como um todo. As justificativas são somente de, descarregar um dito prejuízo no bolso dos trabalhadores, sem qualquer explicação, como se estes tivessem criado o dito déficit.

Assim como outros governos pelo Nordeste, o governo de Fátima Bezerra, tem sofrido grande pressão da direita para implementar a política de ataques à população. Setores ligados às forças de repressão também têm feito grande pressão, inclusive com ameaças constantes de greves e intervenções pelos militares das Forças Armadas. E tem conseguido avançar, como mostram as medidas acima, que demonstram uma política de adaptação à política neoliberal da direita, o que é um grave erro político e que vai custar caro, pois não há solução por estas vias.

Ceder às pressões da direita visando alianças eleitorais ou para enfrentar a extrema direita bolsonarista são “um beco sem saída” pois a extrema direita é produto do desmoronamento do centro do regime político, o chamado centrão, e se agarrar à política direitista tradicional somente leva ao fortalecimento da extrema direita, e não o contrário. O caminho deve ser uma política de atendimento às demandas da população, como geração de emprego, investimento em programas sociais e em educação pública, por exemplo.

As duas medidas, citadas acima, cortes de direitos para os servidores e investimento na repressão policial, são medidas que só beneficiam a burguesia e aumentam a espoliação da população.

Os servidores do Rio Grande do Norte devem se manifestar imediatamente, quebrando a paralisia de setores que querem deixar as mobilizações pra Março ou para as eleições, contra as medidas de ataques aos seus direitos e escancarar a política demagógica que vem sendo tocada pelo governo do Estado.
https://www.causaoperaria.org.br/rn-fal ... pressao-2/
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Victor235
Membro
Membro
Mensagens: 38473
Registrado em: 04 Dez 2011, 22:00
Programa CH: Chaves
Time de Futebol: Palmeiras
Curtiu: 2574 vezes
Curtiram: 2490 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Victor235 » 12 Jan 2020, 20:56

Chapolin Comunista escreveu:Engano de vocês. O PCO vive batendo nos governadores ''de esquerda'' do nordeste.
Claro. O que esse partido quer é ver o circo pegar fogo, um grupo brigar com o outro, acabar com os inimigos políticos. Até parece certo Presidente da República.
"Se aproveitaram da minha astúcia" - VELOSO, Caetano

helenaldo
Membro
Membro
Mensagens: 1826
Registrado em: 04 Abr 2013, 19:14
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Flamengo
Curtiu: 69 vezes
Curtiram: 128 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por helenaldo » 12 Jan 2020, 20:59

JF CHmaníaco escreveu:Rapaz, será que os 27 governos estaduais são golpistas?
Pela logica do causa operaria qualquer governo eleito democraticamente será golpista kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
O FLAMENGO É SELEÇÃO!

Chapolin Gremista
Banido
Banido
Mensagens: 7071
Registrado em: 03 Fev 2009, 00:22
Programa CH: Chapolin
Time de Futebol: Grêmio
Localização: Viamão - RS
Curtiu: 223 vezes
Curtiram: 138 vezes

Re: Notícias e debates sobre os demais estados

Mensagem por Chapolin Gremista » 12 Jan 2020, 21:11

Não, o que o PCO gostaria são eleições verdadeiramente democráticas com Lula candidato. Porque era isso que a maioria do povo queria. Eleição sem Lula é fraude.
Adquirir conhecimento e experiencia e ao mesmo tempo não dissipar o espirito lutador, o auto-sacrificio revolucionário e a disposição de ir até o final, esta é a tarefa da educação e da auto-educação da juventude revolucionária. '' LEON TROTSKI

Responder